Dark Mode 95,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

PCP

Governo

CCDR. Eleição indireta prejudica regionalização

Bloco e PCP vão pedir a cessação da vigência do decreto do Governo que estabelece eleição indireta dos presidentes das CCDR, por considerarem que vai adiar, pôr em causa e prejudicar a regionalização.
PCP

PCP. "Marcelo contribui para novo bloco central"

158
Jerónimo de Sousa falava no comício "Nem um direito a menos. Confiança e luta por uma vida melhor", no Porto. Acusou ainda o Presidente da República de "branquear o PSD" e a "política de direita".
Orçamento do Estado

PCP. Suplementar beneficia grande capital

155
Jerónimo de Sousa diz que vivemos tempos de "agravamento de injustiças e desigualdades" porque "os trabalhadores são atingidos pelos efeitos da epidemia e pelo aproveitamento que fazem dela".
Coronavírus

PCP preocupado com planos de contingência em lares

142
O PCP considera que as condições em que surgiu e se desenvolveu o surto em Reguengos de Monsaraz "suscitam óbvias preocupações", em particular no distrito de Évora
PCP

Évora. PCP "teme o pior" no novo hospital

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, afirmou "temer o pior" em relação ao projeto do novo Hospital Central do Alentejo devido aos atrasos do Governo na adjudicação da obra.
TAP

Gestão da TAP. BE e PCP querem mais

72,5% do controlo acionista não chega, com o PCP a lembrar que Estado já era maioritário e gestão da TAP era privada. É preciso mais, dizem. Auditoria em cima da mesa.
Orçamento do Estado

PCP vota contra Orçamento Suplementar 

591
PCP vai votar contra o Orçamento Suplementar e denuncia "convergência entre PS e PSD". Morte da geringonça? Nem por isso, desde que PSD seja excluído da equação. BE abstém-se.
Orçamento Retificativo

Como se cose a despesa dos partidos no suplementar /premium

O orçamento a que Centeno chamou de "suplementar", e que deve atingir 6,3% de défice, vai acomodar a partir desta terça-feira as propostas de alteração. Só que algumas já têm os dias contados.
Fact Check

Fact Check. A Festa do Avante! foi cancelada? 

Publicação diz que Festa do Avante! foi anulada e dá os parabéns ao PCP pela "atitude responsável". É falso que o evento tenha sido cancelado e a organização até já definiu regras.
Eleições Presidenciais

PCP confirma candidatura própria às presidenciais

190
O nome ainda não é conhecido, mas o Partido Comunista não abdica de apresentar — contra a provável recandidatura de Marcelo — um candidato "que dê voz ao projeto e valores de Abril".
PCP

OE2020. Governo pode ter "um problema sério"

303
Está em causa a manutenção da abstenção dos comunistas na generalidade, disse Jerónimo no final de uma reunião do Comité Central do PCO. Votação final global está prevista para sexta-feira.
PCP

PCP pede verbas extra para bombeiros

165
Jerónimo de Sousa defendeu este sábado "verbas extraordinárias para os bombeiros", para o combate à Covid-19 e aos incêndios, após uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários do Barreiro.
António Costa

António Costa não está no governo, está no poder /premium

3504
Em Portugal, sob a cobertura do BCE, são os correligionários de Sócrates e as viúvas do Adeus Lenine quem mandam. Para isso, nem precisam de governar bem. Ou sequer de governar. Basta-lhes mandar
PCP

PCP: "Estabilidade não é um valor em si mesmo"

O secretário-geral dos comunistas defende uma "estabilidade que responde aos problemas" e não uma "estabilidade apontando à resignação". "Isso não faremos", disse.
Banco de Portugal

PCP relativiza escolha de Mário Centeno para BdP

Para o PCP, o Governo do PS e o antigo ministro das Finanças têm uma posição conhecida para que "se mantenha" um BdP que "não passa de uma sucursal" do BCE e da União Europeia.
Coronavírus

Festa do Avante. PCP suspende afixação de cartazes

1020
Jerónimo de Sousa não dá como certa realização da festa anual. Decisão final só será tomada em agosto. Mas os comunistas já dão todos os detalhes sobre segurança e higiene no festival.
Governo

Esquerda duvida do "novo começo" pedido por Costa /premium

187
O desafio já foi lançado nas primeiras reuniões da esquerda com o novo ministro das Finanças, mas a negociação para o futuro será liderada por Costa. BE e PCP céticos: "Palavras leva-as o vento".
Orçamento do Estado

PCP quer suspender despejos até dezembro

No segundo grupo de propostas de alteração ao Orçamento Suplementar PCP propõe suspensão dos despejos até final do ano e um reforço orçamental para as autarquias.
Coronavírus

PCP quer reforço dos transportes e SNS

Jerónimo de Sousa defende reforço dos transportes públicos e das unidades de saúde pública. Quanto às medidas restritivas para combater a Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, o PCP não se opôs.
Banco de Portugal

PCP "não acompanha" projeto para impor nojo no BdP

Em causa está a imposição de um período de nojo entre Governo e Banco de Portugal. PCP aponta como verdadeiro problema que este organismo seja "uma sucursal" do Banco Central Europeu.
Festa do Avante

PCP mantém Festa do Avante!

292
Jerónimo de Sousa afirmou que o partido mantém a intenção de realizar a Festa do Avante! em setembro, mas promete "pesar e bem" as circunstâncias em que vai acontecer.
Castelo Branco

PCP questiona sobre tentativa de despedimento

E causa está a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco. PCP exigiu medidas ao Governo para evitar situação.
PCP

PCP/Açores adia XI Congresso para 2021

O PCP/Açores decidiu adiar a realização do seu XI Congresso, inicialmente marcado para o início de abril, para o primeiro semestre de 2021. Quanto ao Congresso nacional do PCP mantém-se em novembro.
PSD

Sondagem. PS bate PSD, BE e PCP juntos

914
Duas sondagens mantêm vantagem confortável do PS sobre o PSD. Chega à frente do PCP, enquanto que o CDS pode estar em apuros — numa das sondagens cai para 1,2% e só está acima do Livre.
Código do Trabalho

PCP desafia Governo PS a mudar código laboral 

O PCP vai confrontar a ministra do Trabalho, pedindo que sejam revogadas "um conjunto de normas gravosas que persistem no Código do Trabalho" e um "aumento significativo do salário mínimo nacional".
PCP

PCP apresenta primeiras 20 propostas de alteração

No minuto seguinte ao Orçamento Suplementar ter sido aprovado, o PCP apresentou 20 propostas de alteração. Não são linhas vermelhas, mas votação final vai depender do conteúdo global do documento.
Casa da Música

Casa da Música: “Não são falsos recibos verdes" /premium

José Pena do Amaral, presidente do Conselho de Administração da Casa da Música, garantiu não existirem falsos recibos verdes na instituição, recusou pressões aos trabalhadores e falta de diálogo.
Jerónimo De Sousa

PCP não se opõe a Centeno no Banco de Portugal /premium

725
Em entrevista à TSF, Jerónimo de Sousa diz que não vê incompatibilidade em Centeno ir para governador. Diz que povo português não é racista e que o PCP vai indicar candidato a PR em setembro.
EFACEC

PCP vai propor nacionalização da Efacec

O PCP vai apresentar no parlamento uma proposta de controlo público da Efacec, por forma a assegurar a continuidade da empresa, colocando ao serviço do desenvolvimento económico da região e do país.
Évora

Évora: PCP denuncia "usurpação de dias de férias"

359
O PCP questionou o Governo sobre a alegada "usurpação de dias de férias" aos trabalhadores da fábrica de Évora da Tyco Eletronics, considerando a situação "inaceitável".
Política

Ontem e hoje, os extremos tocam-se

336
A demagogia do Chega preocupa-me menos do que a corrupção, a estagnação económica e a falta de mobilidade social. Não se duvide: a força dos extremos está, como sempre esteve, nas fraquezas do centrão
Coronavírus

PCP lança campanha para contactar empresários

Objetivo passa por contactar micro, pequenos e médios empresários para dar a conhecer as propostas comunistas, conhecer melhor a realidade e ouvir as suas dificuldades. Ação será feita durante junho.
PCP

A lição do PCP sobre política na rua do pós-Covid /premium

131
Militantes de máscara, à distância, com lugares pré-definidos e staff disponível para ajudar quem ainda estivesse com dúvidas nos procedimentos. 30 minutos de discurso no regresso do PCP aos comícios.
PCP

PCP diz que PEES é "de uma grande insuficiência"

Comunistas destacam inclusão de "algumas medidas" no PEES, mas querem "medidas mais de fundo". "É uma recessão económica sem precedentes e, portanto, não se responde com medidas isoladas", frisam.
Coronavírus

Jerónimo quer "salário pago a 100%"

O secretário-geral do PCP só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas", defendendo que os trabalhadores em layoff devem ter "um salário pago a 100%".
Coronavírus

PCP retoma comícios ao ar livre

206
O comício contra a retirada de direitos dos trabalhadores realiza-se ao ar livre, no alto do parque Eduardo VII em Lisboa, respeitando o distanciamento físico entre os participantes.
PCP

Festa do Avante! começa a ser montada já no sábado

4161
As regras no recinto serão diferentes até na preparação do espaço para receber a Festa do Avante. Uso de máscara obrigatório em pontos de atendimento e locais para desinfeção das mãos pelo recinto.
PCP

Comício do PCP no Parque Eduardo VII a 7 de junho /premium

3452
É o primeiro grande comício do partido depois das polémicas comemorações do 1.º de maio da CGTP na Alameda. O palco será outro e as regras também. Jerónimo discursará na tarde de domingo.
Comunismo

O que une Trump, Bolsonaro, Putin e Jerónimo? /premium

1744
Se a Câmara do Seixal se empenhasse tanto no desaparecimento de bairros clandestinos como o PCP se aplica na “Festa do Avante”, o Bairro da Jamaica já poderia ter as condições de vida humanas.
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

"Layoff não é corte, é proteção de emprego"

Jerónimo de Sousa quer "salário a 100% dos que estiveram na linha da frente”. Primeiro-ministro reitera que “a austeridade seria a pior forma de responder a esta crise”.
Coronavírus

PCP não quer assessor do Governo como interlocutor

Jerónimo de Sousa afirma que Governo tem o direito de se rodear de assessores e especialistas, mas entende que "deve ser sempre alguém do Governo" a discutir com os partidos na Assembleia.
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
Coronavírus

Educação. "Não estamos todos no mesmo barco"

261
Jerónimo de Sousa disse que com a pandemia e o encerramento de unidades educativas "caiu por terra" a teoria de que todos estão no mesmo barco e "a ilusão de que vai tudo ficar bem".
Porto

Porto. PCP pede ampla divulgação de passe família

Comunistas consideram que o passe família para a área metropolitana do Porto já vem tarde e que não está a ser devidamente publicitado. A medida devia ter entrado em vigor a 1 de maio
Coronavírus

PCP admite cancelar Avante se pandemia se agravar

555
Secretário-geral do PCP admitiu que “não seria um drama”, devido à Covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la em setembro.
PCP

PCP: Proposta da comissão europeia é "limitada"

133
Jerónimo de Sousa diz que mais que o "caráter limitado dos montantes" anunciados pela Comissão Europeia é preciso saber "quais as condicionantes e imposições que estarão associadas".
Coronavírus

PCP: urgente repor transporte rodoviário em Évora

O Partido Comunista Português considera que a "reposição e reforço" do serviço de transporte rodoviário de passageiros no distrito de Évora é "urgente", alertando para consequências para a população.
Coronavírus

O que já se sabe do plano de recuperação do país  /premium

Primeiro-ministro já ouviu parceiros dos últimos anos, os partidos que garantiram a aprovação dos orçamentos PS. No plano de recuperação há medidas prometidas, outras alinhadas e muitas exigidas.
Novo Banco

Jerónimo crítica verba "inaceitável" do Novo Banco

425
O secretário-geral do PCP diz que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para "resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem".
Coronavírus

Azambuja: PCP recusa responsabilizar trabalhadores

192
O PCP da Azambuja rejeitou a responsabilização de trabalhadores pelo surto de covid-19 num polo empresarial daquele concelho e lamentou declarações da ministra da Saúde nesse sentido.
Coronavírus

Sócios-gerentes. PCP quer apreciação de decreto

123
O PCP vai requerer a apreciação parlamentar do decreto que alarga medidas excecionais de proteção social na pandemia aos sócios-gerentes. Faturação até limite máximo de 80 mil euros "é um absurdo".
PCP

PCP avisa que "política de retrocesso" isolará PS

364
O líder comunista deu uma entrevista ao Diário de Notícias na qual aponta o caminho que será seguido pelo PCP na análise do orçamento retificativo que chegará ao Parlamento em junho.
Coronavírus

PCP visa Mário Ferreira por layoff e compra da TVI

1265
Jerónimo de Sousa criticou as "empresas com lucros milionários" que recorrem ao lay-off. E deu um exemplo: a compra da TVI por Mário Ferreira.
Coronavírus

PCP quer 438 euros de prestação social de apoio

186
Numa espécie de proposta 2 em 1, o PCP quer uma prestação para quem não se qualifica para apoios de proteção social durante a pandemia e obrigar as empresas a regularizar falsos recibos verdes.
Emissão Especial

PCP: "Medidas de apoio estão cheias de alçapões"

Jerónimo de Sousa fala em "corrida de obstáculos para ultrapassar o balcão da Segurança Social para se chegar à conclusão de que "as linhas vão ser suspensas”. “Não se esqueça dos que perderam tudo".
Coronavírus

Tentar privatizar SATA foi "criminoso intento"

Em abril, o presidente do Governo dos Açores admitiu que a pandemia da Covid-19 "pode afetar e muito" a decisão que o executivo tinha de privatizar parte da Azores Airlines, empresa do grupo SATA.
Coronavírus

Jerónimo anuncia comício do PCP a 7 de junho

1531
Jerónimo de Sousa anunciou este domingo que PCP fará comício a 7 de junho contra retirada de direitos. Sobre o Avante, a ideia é simples: só irá acontecer "se estiverem reunidas as condições".
Coronavírus

PCP pede apoios a quebras na produção de cereja

As perdas de produção de cereja em Lamego e Resende deverão ser entre 60 e 70%, pelo que o PCP pediu medidas para as compensar. Em causa estão as "condições climatéricas extremas" e a Covid-19.
Festa do Avante

Não há excepção como esta /premium

1727
No Avante!, para tripar não é preciso esperar que a droga bata. No Avante!, a única coisa que bate é a Segurança. Geralmente, em homossexuais.
Resposta Pronta

Avante. Costa está a beneficiar "partidos amigos"

1841
Para o líder parlamentar do CDS, "Avante é um festival de música" e, por isso, Costa está a tratar a lei de forma desigual. "Se PCP não fosse aliado do Governo, nem havia discussão", acusa centrista. 
Coronavírus

CDS-PP pressiona Governo sobre Festa do Avante

2046
O líder parlamentar Telmo Correia questiona primeiro-ministro sobre a realização a "título excecional" da Festa do Avante e classifica a autorização da mesma como "um privilégio" dado ao PCP.
Festa do Avante

Festa do Avante! "Comunistas são muito criativos"

3937
Secretário-geral do PCP rejeitou que Festa do Avante! seja considerada um festival. O partido não tem uma "posição fechada" sobre a sua realização, mas "os comunistas portugueses são muito criativos".
Jerónimo De Sousa

PCP. Há quem queira "reabilitar o regime fascista"

5078
O secretário-geral do PCP considerou que que, olhando para o fim da Segunda Guerra Mundial, "melhor se compreenderá a atitude de todos" os que, em Portugal, "pretendem reabilitar o regime fascista".
PCP

Afinal, quem venceu na Segunda Guerra Mundial? /premium

414
Há uma diferença fundamental que o PCP esquece entre o Acordo de Munique e o Pacto Molotov-Ribbentrop: o primeiro não tinha protocolos secretos nem previa a partilha de territórios entre os assinantes
Coronavírus

Costa admite Avante. É "atividade política" /premium

54810
Numa entrevista ao Porto Canal, Costa foi questionado sobre a polémica à volta da proibição dos festivais de verão e possível realização da Festa do Avante. Diz não poder proibir atividade política.
PCP

Não foi a CGTP que esteve na Alameda /premium

687
O PCP teve sempre – e apenas – a força que, por interesse próprio, os outros lhe deram. Se esteve na Alameda durante o estado de emergência, foi porque o Estado quis, e não porque o PCP se impôs.
Avante!

PCP deixa em aberto decisão sobre Festa do Avante

2867
Há uma semana o PCP planeava um Avante com artistas 100% portugueses. Hoje, o Governo proíbe "espetáculos análogos a festivais de música" até outubro. E agora?
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

959
Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
Parlamento

Põe máscara, tira máscara e críticas a quem quiser /premium

205
Foi o primeiro plenário sob a obrigação de usar máscara até no plenário, exceto para falar. Foi um tira e põe da proteção individual que não roubou ímpeto aos ataques nos oito temas em debate.
E o Resto é História

Como é que o PCP ganhou tanta força sindical?

A propósito do 1º de maio, falamos das origens da força do PCP nos sindicatos. E ainda sobre extremismos políticos, telescola e os 60 anos do início da batalha e da queda de França, na II Guerra.  
Coronavírus

Do Zoom à cozinha vegan: como os partidos mudaram /premium

Teletrabalho e inúmeras notificações no telemóvel. Os partidos habituaram-se a fazer política em casa. Houve quem se aventurasse na culinária. Líder do CDS fez pizza, PAN partilhou receitas vegan.
Coronavírus

Jerónimo de Sousa e Arménio Carlos sem máscaras?

Está a circular uma fotografia no Facebook alegando que Jerónimo de Sousa e Arménio Carlos se cumprimentaram durante a manifestação do dia 1 de maio. Sem máscara e de mãos dadas. É falso.
Coronavírus

PCP/Açores quer medidas para produção e pesca

O PCP dos Açores defende que "é urgente toda a defesa da economia e produção regional", pedindo medidas complementares para as produções locais, como legumes, carne e leite, e ainda o setor da pesca.
Saúde

PCP acusa ministra da Saúde de questionar o SNS

772
O PCP criticou Marta Temido por questionar a capacidade do sistema público para responder à recuperação de doentes em lista de espera, considerando que está "a dar a mão" aos privados.
PCP

PCP considera inaceitável reintegração de Casanova

17128
Um dia depois de ter sido noticiada a condenação, pelo Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), de os comunistas reintegrarem o funcionário, o PCP comentou a decisão em sete parágrafos e 2.224 caracteres.
Coronavírus

PCP também é contra situação de calamidade

269
Depois de votar contra a renovação do estado de emergência em Portugal, apontando os prejuízos na vida dos trabalhadores, o PCP mostra-se já contra a situação de calamidade.
Coronavírus

PCP alerta para situação na Casa da Música

O PCP revela que os trabalhadores dizem "que estão sem quaisquer rendimentos ou com redução significativa dos mesmos" e que lhes têm sido propostas "soluções que alastram a situação de precariedade".
Emissão Especial

Jerónimo de Sousa: "Impunha-se estar aqui"

241
“Se há momento em que o 25 de abril não pode ser apagado é este, para reforçar a atualidade dos seus valores e os seus ideais de liberdade e de emancipação social", disse o líder do PCP.
25 de Abril

Abril über alles /premium

1021
Se o 25 de Abril é hoje associado à liberdade e à democracia, e não, como o 28 de Maio, ao começo de uma ditadura, é porque em 1975 houve quem resistisse à tomada do poder pelo PCP.
História

Quantos papéis foram desviados do Arquivo da PIDE? /premium

656
Os Arquivos da PIDE que se encontram na Torre do Tombo estão longe de estar completos e a afirmação de que parte dos documentos da polícia política foram desviados para Moscovo ganhou agora mais força
Coronavírus

PCP quer proibir distribuição de dividendos

A proibição defendida pelos comunistas abrange a banca e as grandes empresas, "permitindo que sejam distribuídos lucros apenas nas micro, pequenas e médias empresas, ainda que com limitações".
PCP

PCP acredita no socialismo como alternativa 

517
O PCP assinalou os 150 anos do nascimento de Lenine, "o genial continuador de Marx e Engels", afirmando com "profunda convicção" que o socialismo continua a ser "alternativa ao capitalismo".
Coronavírus

Costa dá a vez aos partidos na abertura do debate 

O primeiro-ministro entendeu que devem ser os partidos a colocarem ao Governo as suas questões e prescindiu da sua intervenção de abertura do debate quinzenal no parlamento, que será feita pelo PCP.
Coronavírus

PCP quer apoios para produtores de bovinos

O PCP alerta que a crise provocada pela pandemia "ameaça de ruína" os produtores desta raça, questionando a ministra da Agricultura sobre que medidas pretende tomar para os ajudar.
Coronavírus

PCP defende controlo pessoal de doentes na China

703
PCP defende que situações entre Portugal e a China "não são comparáveis" e defendeu controlo de doentes no início da pandemia. Partido criticou ainda as "campanhas de desinformação" dos EUA.
Luanda Leaks

PCP quer nacionalização da Efacec em definitivo

436
Comunistas quer nacionalização da empresa ainda detida por Isabel dos Santos. Mas sublinha que não pode ser uma solução transitória, com fundos públicos, para depois passar outra vez aos privados.
Coronavírus

PCP quer Grândola à janela no 25 de abril

254
PCP afirma que medidas de "prevenção e contenção social devem ser asseguradas e verificadas sem necessidade de imposição do estado de emergência" que diz ter limitado direitos dos trabalhadores.
União Europeia

PCP quer explicações sobre movimentos de resíduos

PCP pediu este domingo esclarecimentos à Comissão Europeia sobre que "medidas estão previstas para combater os efeitos perniciosos dos atuais movimentos transfronteiriços de resíduos".
Coronavírus

PCP denuncia "ofensiva" contra trabalhadores

653
PCP denunciou o que considera ser uma "ofensiva em curso contra os trabalhadores" por parte dos patrões, apontando que se têm aproveitado da pandemia de covid-19 para despedir ou retirar direitos.
PCP

PCP contra apoio ao plano de transição democrática

1480
Comunistas contra apoio português ao "plano de transição democrática para a Venezuela" criado pelos norte-americanos exigem que o Governo "respeite a Constituição da República Portuguesa".
PCP

Governo questionado sobre fecho de panificadora

135
A empresa Camipão, com sede no lugar da Cruz Velha, em Vila Praia de Âncora, parou, segundo o PCP, o seu funcionamento "ilegalmente", deixando cerca de 60 trabalhadores no desemprego.
Coronavírus

PCP leva a votos suspensão de cortes na luz e água

1063
Suspender os cortes de serviços essenciais, congelar o pagamento de propinas e impedir compensações às concessionárias de autoestradas por queda de tráfego As propostas do PCP que vão a votos na AR
Coronavírus

Partidos admitem aprovar estado de emergência  /premium

276
PSD incentiva mesmo Presidente a avançar para estado de emergência. PS faz saber que não se vai opor, PCP admite viabilizar na AR, tal como o CDS. Bloco diz que hipótese tem de "estar em cima da mesa"
Conversas à Quinta

O estranho nascimento do PCP foi já há 99 anos

109
A data oficial é 6 de Março de 1921, mas o PCP de então ainda não era bem comunista e os seus primeiros líderes tiveram uma bizarra evolução política - um para o catolicismo, outro para o Estado Novo.
PCP

Jerónimo: "Mulheres podem contar com PCP"

220
O secretário-geral do PCP disse que as mulheres "podem contar" com o partido "todos os dias", e garantiu que os comunistas estão empenhados na defesa dos seus direitos "na lei e na vida".
PCP

PCP já comemora centenário que só termina em 2022

103
Para já são os 99 anos, em 2021, o centenário, mas o PCP quer provar que "continua de pé" e só vai encerrar as comemorações dos 100 anos do partido em 2022. E Jerónimo deixou recados sobre a sucessão.
PCP

PCP lança debate das Teses para congresso

As teses são publicadas no órgão oficial do PCP e lançam os "tópicos para debate nas organizações", desde a situação internacional, à económica, passando pela análise da situação política em Portugal.
PCP

PCP lança programa do centenário do partido

333
O partido aprovou uma resolução com as comemorações do centenário do partido, que integram “um amplo programa de reforço orgânico” dos comunistas em diversos planos, que se vão prolongar dois anos.
Debate Quinzenal

Costa sobre caso Ana Leal: "É men-ti-ra!" - como aconteceu

340
Com o tema do Covid-19 a marcar o debate quinzenal, a discussão passou pelas PPP, incompatibilidades no Governo, governador do Banco de Portugal, e o novo aeroporto no Montijo.
PCP

PCP. "Pouco avisado" PS falar em força de bloqueio

Jerónimo de Sousa diz ser "pouco avisado" o PS recorrer à teoria das forças de bloqueio, usada por Cavaco Silva, e aconselhou os socialistas a aprenderem que "não têm maioria absoluta".
Trabalho

Aprovadas resoluções para impedir abusos laborais

789
Bloco de Esquerda e PCP fizeram recomendações para que o Governo “trave os atropelos laborais” no setor da vigilância e limpeza, com recurso a normas anti-abuso e fiscalizações continuadas.
Aeroportos

Montijo. PCP acusa Governo de "chantagem"

153
PS pôs pressão no PSD, PSD passou a bola ao PCP, que lava daí as suas mãos. Construção do novo aeroporto cabe ao Governo, que está a ceder aos interesses na multinacional Vinci, acusa.
Aeroportos

Montijo. Jerónimo de Sousa devolve acusação ao PS

502
Líder do PCP devolveu as acusações de "força de bloqueio" aos socialistas, defendendo que se deve "cumprir a lei em vigor". Mudança é “um fato à medida dos interesses da ANA e da Vinci”, acrescentou.
Banca

Parlamento discute limitação a comissões bancárias

As 11 propostas sobre limitação e proibição de comissões bancárias vão ser debatidos esta quinta-feira a pedido do BE, que pretende que estes cheguem à fase de especialidade.
Aeroportos

Montijo. PS: autarcas PCP são "forças de bloqueio"

161
PS/Setúbal considera o investimento do aeroporto do Montijo "absolutamente imprescindível" e critica autarcas do PCP da região. Questão volta a ser debatida no parlamento esta quarta-feira.
PCP

PCP: Metro do Porto “não precisa de mais estudos"

113
O Governo "precisa decidir construir e disponibilizar as verbas necessárias” para o desenvolvimento da rede Metro do Porto, alerta o PCP. As cinco linhas estão definidas "há mais de uma década".
Vichyssoise

"PCP não vai criar obstruções" à Eutanásia

139
Deputado do PCP garantiu no program Vichyssoise que o PCP não vai criar "obstruções" até entrada em vigor da lei da eutanásia, nem via Parlamento, nem através do Tribunal Constitucional.
Comentário

Pina Moura. O PCP, Guterres e o sentido de humor

Usava o sentido de humor em situações de tensão. Falava abertamente do passado no PCP. Guterres via-o como "indispensável". Seixas da Costa recorda o amigo Pina Moura.
Eutanásia

Eutanásia. As pistas para o que se segue /premium

133
Despenalização da eutanásia foi aprovada -- mas foi só o primeiro passo. Até nova lei entrar em vigor ainda há um longo caminho. E Marcelo pode ser decisivo. Veja aqui quem votou como.
Comentário

Paulo Ferreira recorda "o cardeal" Pina Moura

Paulo Ferreira, comentador de economia do Observador, lembra o percurso de Pina Moura, da ruptura com o PCP à ascensão e queda no governo de Guterres e à entrada para a Iberdrola.
Regionalização

João Oliveira quer lançar regionalização até 2021

Líder parlamentar do PCP defende que o debate agendado para esta quarta-feira é uma oportunidade para lançar a regionalização até 2021, sob o risco de ser adiada “por muitos anos”.
Banca

Esquerda quer travar comissões bancárias 

Apesar das medidas partilharem intenções semelhantes, os socialistas querem apenas limitar a cobrança de comissões, enquanto a restante esquerda pretende eliminá-las por completo.
CGTP

Quem é a nova líder que tem a vida toda na CGTP /premium

528
Trabalha há 40 anos na CGTP e foi subindo aos poucos na hierarquia. E a família? Também está na intersindical: é casada com um dos dirigentes mais antigos. A vida da nova líder Isabel Camarinha.
Eutanásia

"Não matem", apela Jerónimo de Sousa

881
Jerónimo de Sousa disse “não” por duas vezes, contra o referendo e a eutanásia, ou morte assistida, que estará em debate dentro de uma semana no parlamento. "Não matem", apelou o líder do PCP.
PCP

PCP quer explicações sobre contrato do Metro 

O PCP exigiu explicações ao Governo sobre um contrato "especificamente alterado" para incluir a linha circular do metropolitano de Lisboa, assinado depois do Orçamento a ter suspendido.
Parlamento

Parlamento: novas regras para discutir votos

Conjunto de novas regras inclui a transferência de iniciativas do plenário para comissão especializada como forma de combater "a crescente banalização de discussão de votos em plenário".
PCP

Função pública. PCP pede "resposta mais avançada"

Secretário-geral do PCP afirmou ser possível chegar mais longe na valorização salarial da função pública, frisando que "Governo não pode usar a arma" do OE2020 e deve dar uma "resposta mais avançada".
PCP

Jerónimo acusa BE de colaborar na "farsa do PSD"

114
Jerónimo de Sousa aproveitou um comício em Sacavém, Loures, para fazer o contra-ataque aos bloquistas, aconselhando-os a "retirar a lição" do que aconteceu.
Livros

As memórias de Domingos Lopes, dissidente do PCP /premium

O choque ideológico em família, a luta clandestina e os bastidores do Comité Central estão nestas “Memórias Escolhidas”. O Observador publica dois capítulos.
Orçamento do Estado

OE. PCP contra rejeição de propostas por origem

Secretário-geral do PCP elogiou o PSD por estar disponível para "conversar" sobre a possibilidade de baixar o IVA da eletricidade, afirmando não conhecer o conteúdo da proposta do partido.
PCP

OE2020: PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

129
PSP propôs ainda a “reposição de direitos e rendimentos aos trabalhadores da administração pública e do setor privado” e “reforço da verba atribuída" ao Metro de Lisboa, à Transtejo, e Soflusa.
PCP

PCP defende creche gratuita com 100 mil vagas

196
O secretário-geral do PCP considera que a gratuitidade das creches para apenas 40 mil crianças "está longe de ser a solução necessária", defendendo a criação de uma rede com 100 mil vagas.
PCP

Pesca. PCP defende cooperação UE-Guiné-Bissau

O eurodeputado João Ferreira defendeu uma colaboração mais estreita entre a UE e a Guiné-Bissau com o objetivo de tornar mais sustentável a exploração do setor da pesca no país africano.
PCP

PCP quer mais apoio público às artes 

O Partido Comunista Português apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2020. Entre as alterações está um maior apoio público às artes.
Orçamento do Estado

Jerónimo avisa que "logo se verá" voto final 

Este "não é o melhor dos Orçamentos", ao contrário do que diz o Governo. Jerónimo de Sousa não se compromete com voto final e lembra que Executivo ainda não disse quando vai aumentar pensões.
Orçamento do Estado

PCP quer escalões do IRS a refletir a inflação 

Nas 33 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020, comunistas querem atualizar escalões do IRS a 1% e um plano para criação de creches gratuitas dentro de seis meses.
Orçamento do Estado

PCP: aumento de 10 euros para todas as pensões

"A proposta de um aumento mínimo de 10 euros [já em janeiro] para todas as pensões visa assegurar que quanto mais baixo é o valor da pensão maior é o aumento percentual", afirmou Jerónimo de Sousa
PCP

Morreu comunista António Gervásio. Tinha 92 anos

199
O histórico dirigente comunista e deputado à Constituinte António Gervásio. Com mais sete companheiros, participou na célebre fuga de Caxias no carro blindado de Salazar, em dezembro de 1961.
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
Orçamento do Estado

PCP abstém-se na votação no Orçamento 

539
Comunistas dizem que Governo abriu "possibilidades de avançar com medidas" propostas pelo PCP, tais como o aumento das pensões ou a gratuitidade das creches. Mas a votação final fica "condicionada".
Orçamento do Estado

Governo e PCP encerraram negociação do Orçamento

206
Comunistas ainda não revelaram como votarão a proposta na sexta-feira, mas saíram da reunião desta terça-feira com Mário Centeno com abertura para a viabilização de propostas de alteração do partido.
Álvaro Cunhal

Jerónimo. Fuga de Cunhal abriu fenda no fascismo

165
O secretario-geral do PCP visitou a Fortaleza de Peniche como forma de comemorar o 60º aniversário da fuga de Álvaro Cunhal desse sítio quando ainda era uma prisão, na época do Estado Novo
Noticiário

19h. As respostas dos partidos a Marcelo

BE ouve pedidos de convergência. PS garante que já trabalha com outros partidos. CDS promete que é uma oposição forte. PSD ainda não fala, e PCP não tem entusiasmo.
PCP

PCP saúda reintegração da EMEF na CP 

Em comunicado, o PCP considera tratar-se de “uma importante medida”, mas alertou que não pode “esconder o muito que falta fazer para reverter o caminho de destruição da ferrovia nacional”.
Transporte Ferroviário

PCP quer fim da concessão ferroviária à Fertagus

232
O PCP acusou o Governo de ceder aos interesses do grupo detentor da Fertagus "à frente do interesse público", propondo que o parlamento ponha fim à concessão da travessia na Ponte 25 de Abril.
PCP

PCP. Costa omitiu "problemas estruturais"

Jorge Pires, do PCP, considera que a mensagem de Natal do primeiro-ministro omitiu problemas estruturais e que revelou uma obsessão pelo défice zero, que limita a resposta aos problemas no país.
Orçamento do Estado

PS não teme chumbo e abre portas ao diálogo

100
O BE saiu da audiência do Presidente da República aos partidos com um recado ao PS: sem maioria absoluta, é preciso negociar o OE. PCP e PSD querem mais tempo para analisar o documento.
Assembleia Da República

Nacionalidade. Aprovadas alterações do PAN e PCP

As alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP foram aprovadas esta quinta-feira pela Assembleia da República, que aprovou também as resoluções do BE e do PAN para mais pessoal na saúde.
Orçamento do Estado

OE. Quem é o pai do plano para o SNS?

158
Governo apresentou plano de 800 milhões para SNS. PCP diz que o já o conhecia "há uns tempos". BE diz que Executivo o seguiu. Uma picardia sobre um conteúdo que nenhum dos dois acha suficiente.
Partido LIVRE

Tensão entre CDS e Joacine por símbolos nacionais

O debate sobre a lei da nacionalidade obrigou a deputada única do Livre a pedir à mesa da Assembleia a defesa da honra. Telmo Correia, do CDS, acusou o Livre de destratar símbolos nacionais.
PCP

Rendas de bairros sociais. PCP quer alterar regras

Alterações da última legislatura não são suficientes para o PCP. Comunistas querem a taxa máxima de esforço ainda mais baixa e redução nas rendas de agregados com pessoas com mais de 65 anos.
PCP

Jerónimo diz que SNS está "sob fogo cerrado"

184
Jerónimo de Sousa falava no final de um almoço que reuniu perto de 300 pessoas no ginásio da coletividade Águias de Alpiarça (distrito de Santarém), inserido na campanha “Intervir, Lutar, Avançar”.
PCP

PCP quer Orçamento "que não desista do país"

Num discurso para militantes, em Arouca, Jerónimo de Sousa considerou "uma emergência nacional" o aumento dos salários, reformas e pensões e a defesa dos serviços públicos.
PCP

PCP quer referendo sobre regionalização em 2021

589
Posição do Presidente da República sobre regionalização não intimida os comunistas que retomam proposta de 2017. Caso passe no hemiciclo, o PCP confia na "interpretação" do Presidente da República.
PCP

PCP insiste no novo hospital central do Alentejo

140
Entre os dois edifícios do hospital de Évora passa uma estrada nacional, com tráfego intenso. Nos quadros do hospital faltam profissionais de saúde, dos médicos aos técnicos de diagnóstico.
PCP

PCP quer regionalização até às autárquicas de 2021

O grupo parlamentar do PCP rumou até Évora para lembrar o PS das reivindicações para o Orçamento e dizer que quer a regionalização até às eleições autárquicas de 2021.
Entrevista

"Negociação do OE não tem a profundidade anterior" /premium

Líder parlamentar comunista admite diferenças na negociação com o novo Governo. Confessa que o PCP avançou para as reuniões do Orçamento nos mínimos e fala da sucessão de Jerónimo: "Não é tabu".
Secretas

PCP quer esclarecer fiscalização das "secretas"

Declarações de espião condenado levam PCP a querer saber quais são as "explicações" que o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa tem a dar ao Parlamento.
País

PCP condena investimento em defesa

344
O PCP manifestou a sua "clara oposição" à cedência perante a imposição dos Estados Unidos de investir 2% do PIB em defesa. O partido comunista invocou o artigo 7º da constituição para se justificar.
Maioria de Esquerda

Costa diz ter apagado vestígios do Muro de Berlim

1119
Orgulhoso da "geringonça", o primeiro-ministro afirmou, perante uma plateia de socialistas bascos, ser sua intenção "prosseguir e aprofundar" a solução política à esquerda em Portugal.
PCP

2019 foi "ano perdido para o investimento público"

511
O secretário-geral do PCP considerou, num comício na Marinha Grande, que 2019 foi "um ano perdido para o investimento público" e que "não cumprirá sequer com a exígua meta do que foi orçamentado".
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Debate Quinzenal

"O mais precário sou eu", responde Costa a Ventura - como aconteceu

4307
André Ventura, do "Chega", quis saber se o primeiro-ministro tinha trabalhadores precários no seu gabinete. António Costa respondeu: "O mais precário sou eu, que tenho contrato de quatro anos"
Salários

PCP: Aumento de salários é uma emergência nacional

"O aumento geral dos salários é uma emergência nacional", salientou Jerónimo de Sousa, reafirmando que enquanto "existirem salários baixos não se conseguem alcançar reformas dignas".
PCP

PCP chama ministra da Presidência e ERC

O PCP apresenta requerimentos para ouvir a ministra da Presidência, a ERC e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Projeto de resolução para respostas à violência sobre mulheres.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo: salário mínimo de 635 euros não chega

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que a fixação do Salário Mínimo Nacional nos 635 euros para 2020 "está muito aquém dos 850 euros reivindicados pela CGTP-IN".
PCP

O cerco da PIDE a José Mário Branco, o "Bento" /premium

360
Detido em casa dos pais às 7h30 da manhã por atividades subversivas, foi o preso 25222. Tinha 19 anos, mas só ao fim de um mês na cadeia do Aljube admitiu num interrogatório as ligações ao PCP.
PCP

Jerónimo critica Governo pela "ditadura do défice"

128
O secretário-geral do PCP criticou o programa do Governo PS por "dar prioridade" à "ditadura do défice" e manter "privilégios" dos grandes grupos económicos "em detrimento" do investimento.
Debate Quinzenal

A prestação dos partidos para ler em minuto e meio

144
Nova legislatura, novos quinzenais. E agora com três partidos novos, a quem foi concedido um minuto e meio para intervir. Aqui mostramos-lhe os dez protagonistas analisados nesse período de tempo.
A página está a demorar muito tempo.