PCP

Segurança

Documentos classificados. Lei do PCP aumenta risco

A proposta do PCP "pode originar uma disseminação da informação" que, "apesar dos necessários cuidados a ter com a sua proteção, aumenta significativamente os riscos de quebras de segurança.
PCP

João Oliveira: "A cada OE vai sendo mais difícil"

Crítico da aproximação do PS ao PSD e ao CDS, líder parlamentar dos comunistas assume que o grande teste é o Orçamento do Estado, que vai sendo "mais difícil". E compara Centeno a Gaspar.
PCP

Jerónimo acusa PS de estar com quem é contra SNS

O líder comunista responsabiliza o Governo socialista de manter "problemas estruturais", nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde. A culpa é da "obsessão pela redução do défice", diz.
Arrendamento

PCP quer revogar arrendamento urbano

O secretário-geral do PCP anunciou na sexta-feira à noite, no distrito de Aveiro, que o partido agendou para 4 de maio um projeto-lei que revoga o regime de arrendamento urbano.
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
PCP

Plano de Estabilidade. PCP também tem projeto

Depois do BE, CDS e PSD, (quase) só faltava o PCP apresentar um projeto de resolução sobre o Programa de Estabilidade do Governo. Comunistas criticam submissão à Europa e metas do défice e da dívida.
Governo

Elefante de que (quase) não se falou marcou debate

Governo e PSD iam assinar dois acordos importantes poucas horas depois. E só no final do debate Heloísa Apolónia (PEV) falou do elefante na sala, mas o tema marcou as intervenções do quinzenal.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste em aumentos para a função pública

Depois de António Costa ter considerado "extemporâneo" falar sobre o aumento de salários na função pública, Jerónimo De Sousa afirma que é "perfeitamente lógica e aceitável" falar em 2019.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
António Costa

"Compromissos que temos são sobre medidas"

O primeiro-ministro rejeitou que os acordos que suportam o Governo se baseiem em metas do défice e salientou que nenhuma medida acordada com os parceiros de esquerda será revista.
Incêndios

PCP acusa ministros de fugirem a fiscalização

Comunistas pedem intervenção de Ferro nas audições "sistematicamente adiadas" de três ministros sobre medidas relativas aos fogos. Governo nega e diz que dois ministros nunca foram chamados.
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Política

Uma cartilha extremista

282
A geringonça pode até estar a caminho do fim, mas deve ter feito uma promessa e ainda funciona, nem que seja demonstrando uma hipocrisia política que tínhamos todo o interesse em conhecer.
Programa de Estabilidade

BE e PCP estão "muito unidos", diz Cristas

127
Assunção Cristas disse esta quarta-feira que Bloco e PCP estão "muito unidos" porque acabam por aprovar os documentos estruturantes da governação, como o Programa de Estabilidade (PE).
Pensões

Pensões. BE acusa Governo de “rasgar compromissos"

180
Os socialistas juntaram-se a PSD e a CDS para chumbar o fim das penalizações nas longas carreiras contributivas. Bloco acusou o Governo de "rasgar compromissos" e criticou "imposições de Centeno".
Justiça

Os coitadinhos

As acusações do BE e PCP de que as justiças espanhola e brasileiras mostram evidente politização e motivação ideológica servem um só propósito: descredibilizar a lei, a ordem e a justiça portuguesas.
PCP

PCP critica Governo

113
Líder comunista fez duras críticas ao Executivo do PS sobre matérias como a banca e as leis laborais. Mas garante que isso não significa uma rutura ou o fim do entendimento entre os dois partidos.
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
PCP

Jerónimo defende Manifesto Comunista 

958
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu a importância do Manifesto do Partido Comunista considerando que 170 anos depois continua a ser uma resposta atual.
País

Parlamento condena "violência" de Israel

O Parlamento condenou esta sexta-feira a "violência desproporcional do exército de Israel" contra palestinianos em Gaza e pediu "um apuramento independente" sobre estes incidentes.
NATO

Parlamento saúda 69 anos da NATO

O Parlamento aprovou, com os votos contra do PCP, BE e PEV, um voto de saudação pelos 60 anos da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, reafirmando o "empenho de Portugal" na Aliança Atlântica.
PCP

PCP denuncia descargas poluentes no rio Lima

PCP denuncia descargas poluentes no rio Lima, em Ponte de Lima, a partir da estação de águas residuais de Santa Comba. Associação ambientalista diz que "as descargas ocorrem há mais de dois anos".
Cultura

PCP quer alteração do modelo de apoio da DGArtes

O PCP quer a correção dos resultados das candidaturas ao apoio às artes, a revisão do modelo e o reforço do financiamento em mais de sete milhões de euros. Ministro é ouvido na terça-feira.
Greve

Ryanair. PCP quer que Governo vá "mais além"

A deputada do PCP, Rita Rato, considerou esta quarta-feira que não basta a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) na greve da Ryanair e que o Governo "deve ir mais além".
Cultura

Diretora de Cultura de "consciência tranquila"

Celeste Amaro diz que não se vai demitir depois de Bloco de Esquerda e PCP terem criticado as declarações, nas quais elogiou um grupo de teatro por não pedir apoios.
Greve

PCP lamenta falta de intervenção no caso Ryanair

278
O PCP lamentou a falta de intervenção do Governo no cumprimento da lei da greve, impedindo que aviões voem com tripulação a substituir trabalhadores que aderiram à paralisação.
Teatro

PCP critica verbas insuficientes para o teatro

377
O PCP questionou hoje o Governo se vai assegurar o aumento das verbas para os apoios às artes "para níveis dignos", apontando uma insuficiência de verbas destinadas ao teatro.
Jerónimo De Sousa

OE com política de direita? "Temos um problema"

255
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, disse esta quarta-feira em entrevista à RTP que não aprova o Orçamento do Estado se "os traços de política de direita se acentuarem".
Pobreza

Jerónimo de Sousa pede aumentos salariais

241
Jerónimo de Sousa pediu o aumento dos salários para que o Presidente deixe de ter "vergonha da pobreza". "Temos uma boa solução: valorizar os salários para que eles deixem de ser pobres", disse.
Sociedade

PCP quer que Governo trave despejos da Fidelidade

363
O PCP instou o Governo a atuar junto da companhia Fidelidade para "impedir o processo de despejo" de 150 famílias que residem em prédios pertencentes à seguradora no concelho de Loures.
Jerónimo De Sousa

Fogos. PS, PSD e CDS partilham "culpas pesadas"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que PS, PSD e CDS "partilham culpas igualmente pesadas" em relação aos incêndios florestais de 2017.
Parlamento

PCP critica reforma laboral do Governo. BE celebra

A reforma laboral apresentada pelo Governo dividiu os parceiros parlamentares: para comunistas, é "objetivamente insuficiente"; para bloquistas, "corresponde genericamente aos compromissos assumidos".
Jerónimo De Sousa

Leis laborais. Jerónimo acusa PS de "sobranceria"

Jerónimo de Sousa diz que o PS se comportou "com uma atitude de sobranceria" relativamente às propostas de alteração da legislação laboral feitas pelo PCP.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Jerónimo De Sousa

Aumentos salariais são "mais elementar justiça"

Jerónimo de Sousa disse que o aumento salarial é "questão sempre presente" nas discussões sobre os Orçamentos do Estado. Em Portugal continua a ganhar-se menos do que antes da crise.
Jerónimo De Sousa

PCP critica "convergência" de PS com PSD e CDS/PP

122
O secretário-geral do PCP criticoa "convergência" entre PS, PSD e CDS/PP, dizendo que socialistas devem romper com políticas do passado.
Jerónimo De Sousa

Educação. PCP lamenta "frustração" e "revolta"

O líder do PCP considerou "natural" a existência de um clima de "frustração" e "revolta" na comunidade educativa, acusando o Governo de manter "aspetos estruturantes" das políticas de "direita".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "Bloco Central informal" PSD/PS

Para Jerónimo, a convergência do PS com os partidos à sua direita "ficou bem patente no bloco de oposição que formou contra as propostas do PCP de alteração às normas gravosas da legislação laboral".
PCP

PCP acusa PS de estar "amarrado" ao grande capital

220
Jerónimo Sousa disse na Madeira que o PS continua "amarrado" a compromissos com o "grande capital" e acusou o primeiro-ministro de estar em convergência com o PSD e o CDS-PP.
Segurança Social

PCP propõe contribuição extra sobre os lucros

Proposta prevê contribuição complementar sobre lucros das empresas para financiar a Segurança Social. Deputado do PCP António Filipe afirmou que ainda não houve diálogo com Governo.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Legislação Laboral

Jerónimo "profundamente inquieto" com PS

178
O secretário-geral do PCP declarou grande "inquietude" com a posição do PS sobre legislação laboral, dizendo que "não se limita a ficar em cima do muro".
PCP

Jerónimo: PS está "com os trabalhadores ou contra"

O secretário-geral do PCP afirmou que a votação de legislação laboral na quarta-feira, no parlamento, servirá para o PS mostrar se está ou não em convergência com o PSD e o CDS.
Ponte 25 de Abril

Jerónimo defende nova travessia do Tejo

162
O secretário-geral do PCP afirma que "sempre alertámos para a necessidade de recuperar as infraestruturas tendo em conta o grau de degradação", referindo-se às notícias sobre a Ponte 25 de Abril.
PCP

PCP quer luta das mulheres sem "guerra de sexos"

Jerónimo de Sousa apelou esta quinta-feira à luta das mulheres pela emancipação mas sem uma "guerra de sexos". O líder do PCP destacou a importância da igualdade salarial entre homens e mulheres.
PCP

PCP. PS é "incapaz de se afirmar de esquerda"

O secretário-geral do PCP acusou o PS de ser "incapaz de se afirmar claramente de esquerda", afirmando que nas questões laborais os socialistas estão "do lado do capital".
Financiamento dos Partidos

Financiamento partidário. PCP contra PSD e Bloco

287
O secretário-geral do PCP criticou o PSD e o BE por "darem o dito pelo não dito" na lei do financiamento partidário e defendeu que os partidos "devem fazer pela vida" e não depender do Estado.
PCP

PCP alerta para regresso de bloco central informal

O secretário-geral do PCP advertiu para a possibilidade do regresso de "um bloco central informal" entre o PS e o PSD que atinja a Segurança Social sob a "máscara das reformas estruturais".
Financiamento dos Partidos

O que pediu Marcelo? O que fizeram os partidos...

Presidente exigiu à Assembleia transparência no debate ou, no limite, que recuasse nas alterações ao IVA e na angariação de fundos. Deputados cumpriram dois terços e Marcelo ficou satisfeito.
Debate Quinzenal

PCP abre quinzenal que marca estreia de Negrão

O PCP abre o debate quinzenal desta quarta-feira com questões sobre os direitos dos trabalhadores. A sessão é marcada pela estreia de Fernando Negrão como líder parlamentar do PSD.
Jerónimo De Sousa

Portugal "não vai lá com geometria variável" do PS

Jerónimo de Sousa falou sobre a legislação laboral, dizendo que "isto não vai lá com geometrias variáveis, mas com a rutura com a política de direita que nos tem afligido durante tantos anos".
Parlamento

Regras do PS não permitiriam eleição de Negrão

100
Instabilidade na bancada do PSD está a ser vista com atenção pelo PS, que já faz apostas sobre a resistência de Rui Rio. Líder parlamentar socialista tem de ter maioria absoluta para ser eleito.
Incêndios

PCP acusa Governo de "alarme injustificado"

208
No início da semana os contribuintes começaram a receber e-mails das finanças a avisar da limpeza de terrenos. O PCP critica a ação do Governo depois de ter sido contactado por idosos assustados.
Cuidados de Saúde

PCP quer reforçar cuidados de saúde primários

O grupo parlamentar do PCP vai entregar um projeto de resolução com medidas de reforço dos cuidados de saúde primários e de proximidade às populações inseridos no SNS.
Política

Efeito Rio. PCP e BE não gostam do flirt à direita

136
Clima entre Costa e Rio gera desconforto na "geringonça". PCP lança comunicado a colar PS à direita. BE diz que Rio quer tirar influência à esquerda. PS diz que diálogo é apenas "complementar".
Novo Acordo Ortográfico

Parlamento discute saída do Acordo Ortográfico

1.180
O Parlamento discute na tarde desta quarta-feira uma petição e uma proposta do PCP relativa à saída de Portugal do Acordo Ortográfico.
PCP

PCP acusa PS, PSD e CDS de atacar trabalhadores

226
Jerónimo de Sousa criticou o empenho crescente numa retoma "formal ou informal" num bloco central no PSD, CDS e PS, alertando estar em causa um ataque ao seu partido e aos direitos dos trabalhadores.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria. 137 mulheres abortaram no privado

O presidente da administração do CHLN está a ser ouvido no parlamento sobre o encerramento da consulta de interrupção voluntária da gravidez. Durante esse período 137 mulheres abortaram no privado.
Governo

BE e PCP querem reverter reforma de Nuno Crato

6.578
Bloquistas e comunistas concordam: nota de Educação Física deve contar para a média de acesso ao ensino superior. Os dois partidos pressionam assim o Governo a reverter uma das reformas de Nuno Crato.
União Europeia

PCP quer contribuições proporcionais para a UE

O PCP defende que os Estados devem fazer contribuições diretas e proporcionais para reforçar o orçamento da UE. João Ferreira afirma que esse reforço não pode ser feito com "outras novas receitas".
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho: BE e PCP "rosnam mas não mordem"

1.483
O líder do PSD defendeu que o BE e o PCP "rosnam mas não mordem" ao Governo de António Costa. Pedro Passos Coelho deu o exemplo da posição dos dois partidos quanto à crise grega.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)