PCP

Política

Retorno a um passado negro /premium

112
Uma boa parte daquilo que é conhecido pelo nome de “esquerda", em nome de uma concepção da justiça colhida no mundo das ideias, propõe políticas que têm por efeito o exacto contrário do proclamado.
Parlamento

Parlamento. Farpas e ajustes de contas no regresso

O PS marcou o debate sobre o Plano Nacional de Investimentos, meses depois de PS e PSD terem fechado um acordo sobre fundos europeus. Mas os principais partidos tinham outras prioridades.
Parlamento

Ministro da Ciência chamado ao Parlamento

Todos os partidos, exceto o PS, aprovaram esta terça-feira um requerimento para ouvir Manuel Heitor no Parlamento. Em causa está o "subfinanciamento e a precariedade" que o PCP vê no Ensino Superior.
PGR

PGR. Jerónimo acusa PSD e CDS de condicionarem

O líder do PCP acusou o PSD e o CDS-PP de estarem a tentar "condicionar" o processo de nomeação do procurador-geral da República, recusando "fulanizar e partidarizar" o cargo.
PCP

Jerónimo: É "insuficiente" contratar sem aumentos

O líder do PCP defendeu que o Governo tem de dar uma resposta ao funcionários públicos, o que, a seu ver, passa por uma "valorização salarial". Contratar sem aumentar salários é "insuficiente".
PCP

As duas vidas dentro do PCP /premium

105
Foram três dias de festa em que a política partilhou o palco com a cultura e a fraternização. Nas pessoas, nos cartazes e nos discursos ficaram patentes as duas faces de um PCP em renovação.
PCP

PCP. "Resposta não se faz com o governo do PS"

177
Jerónimo de Sousa atacou o PS e a direita, fez exigências ao Governo e apelou ao voto no PCP, sem rodeios. No discurso final da Festa do Avante, o PCP começou a cerrar fileiras. A campanha está aí.
PCP

OE. “Não contem com o ovo no dito cujo da galinha”

Jerónimo de Sousa reagiu às declarações de Pedro Nuno Santos e aconselhou cautela ao Governo. Aos jornalistas, admitiu ainda que João Ferreira seria um “excelente candidato” às europeias.
Orçamento do Estado

“Não há três sem quatro”, diz Pedro Nuno Santos

O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares passou pela Festa do Avante! e deixou uma mensagem de confiança para o Orçamento do Estado. A cooperação da geringonça é para continuar.
Orçamento do Estado

Orçamentómetro. A negociação começou /premium

Vem aí o último Orçamento da "geringonça", mas nem por isso trará menos exigências dos parceiros. As contas de Centeno também não estão mais fáceis. O que pedem os partidos e o que o Governo quer dar?
Festa do Avante

PCP. Jerónimo renova confiança na “geringonça”

O secretário-geral deu uma prova de força da atual solução governativa no discurso inaugural da Festa do Avante mas deixou ainda críticas ao PS. Houve ainda espaço para fazer exigências para o OE.
PCP

O que esperar da Festa do Avante!

A rentrée comunista começa esta sexta-feira e termina no domingo, dia em que Jerónimo de Sousa fará a intervenção mais política dos três dias. Os alvos, os objetivos e quem vai passar pela festa.
Parlamento

Esquerda contra voto de pesar pela morte de McCain

1.496
Parlamento português pronunciou-se sobre a morte do senador norte-americano John McCain, mas esquerda votou contra. "AR não deve homenagear um paladino do militarismo e da guerra", diz PCP.
PCP

PCP chama Ministro da Saúde ao Parlamento

Os comunistas querem ouvir Adalberto Campos Fernandes com "caráter urgente". Em causa, a situação atual do SNS e as recentes demissões em bloco em vários centros hospitalares do país.
Corrupção

Ex-autarca de Benavente nega ilegalidades

110
António José Ganhão, militante do PCP e presidente da Câmara Municipal de Benavente entre 1979 e 2013, é um dos cinco arguidos no processo em que é acusado pelo Ministério Público de corrupção.
PCP

CGD. PCP chama Centeno ao Parlamento

Os comunistas querem ouvir o Ministro das Finanças sobre a falta de acordo entre trabalhadores e administração da CGD. PCP acusa administradores de cederem "às imposições das instituições europeias".
Lula da Silva

PCP pede fim da perseguição a Lula da Silva 

1.106
Os comunistas consideram que a decisão recente de impedir a candidatura foi tomada por "'justiça' reconhecidamente comprometida com o golpe de Estado institucional -- iniciado em 2016".
PCP

Jerónimo diz que Rio não precisa ter ciúmes

"Não gosto de ser comentador de comentários de outros dirigentes políticos", mas o presidente do PSD, Rui Rio, "foi um pouco ingrato", no discurso que fez na Festa do Pontal.
PCP

PCP pede investimento nos transportes públicos

Fernando Medina anunciou que fez uma proposta ao Governo para que este inclua na proposta do Orçamento do Estado para 2019 uma medida para que o passe social não custe mais do que 30 euros por mês.
PCP

Fim da mudança de hora. PCP fala em "cinismo"

348
Os comunistas portugueses criticam a forma como Bruxelas está a gerir a proposta para pôr fim à mudança de hora. João Ferreira fala em "cinismo" e critica alteração feita por "imposição".
Orçamento do Estado

OE2019. PCP acusa governo de estar "deslumbrado"

O PCP assume que as dificuldades nas negociações do Orçamento do Estado para 2019 são maiores do que nos anos anteriores, uma vez que o Governo está "deslumbrado com as metas do défice".
PCP

PCP acusa Governo de "pressão" sobre autarquias

Segundo o PCP, a carta do Ministro às Câmaras e Assembleias Municipais "só pode ser vista como expressão da desorientação face a uma legislação resultante do negócio entre o Governo e o PSD".
Casamento

Prazo para casar após divórcio: proposta parada

O PS, BE e PAN querem acabar com o prazo que obriga homens a esperar 180 dias e mulheres 300 após dissolução de um matrimónio para poderem casar novamente, mas proposta está parada há mais de um ano.
Saúde

PCP opõe-se à política da Saúde de PS, PSD e CDS

O dirigente comunista Jorge Pires frisou a oposição do PCP à atual política da Saúde que desvia três mil milhões de euros por ano para grupos empresariais privados.
Câmara Municipal Lisboa

PCP defende “limites” ao turismo em Lisboa

1.091
Vereadores comunistas na capital apresentaram uma proposta para que sejam fixados “limites críticos da intensidade turística no território da cidade” e dá os exemplos de Amesterdão e Barcelona.
Venezuela

O Bloco nada tem a dizer sobre a Venezuela? /premium

2.683
Como todas as outras experiências socialistas do século XX, o socialismo na Venezuela acabou numa ditadura, na pobreza, na miséria e com refugiados a fugirem para países capitalistas.
PCP

PCP. Ferrovia é reflexo da destruição da Sorefame

518
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse este sábado que a situação da ferrovia em Portugal é um reflexo da destruição, em 2003, da Sorefame, empresa que produzia carruagens no país.
PCP

CDS-PP verte "lágrimas de crocodilo" pela ferrovia

271
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou o desinvestimento na ferrovia e acusou a direção nacional do CDS-PP de "verter lágrimas de crocodilo" sobre o setor ferroviário.
PCP

PCP acusado de censurar livro de Luaty Beirão

2.948
A Tinta da China acusa o PCP de proibir a venda do livro de Luaty Beirão na Festa do Avante por não quererem incomodar camaradas do MPLA. PCP diz que não tem responsabilidades sobre esta decisão.
PCP

PCP propõe livros escolares gratuitos até 12º ano

150
Para o PCP, "a cedência a título definitivo é a solução que permite que fique garantido que, na relação com o livro, o aluno não esteja condicionado pela ameaça de os pais terem de vir a pagá-lo".
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
PCP

PCP exige documentos sobre manutenção de pontes

O PCP pediu ao ministro do Planeamento e Infraestruturas todos os esclarecimentos documentais sobre a manutenção das várias pontes e viadutos.
Política

PCP defende publicidade das subvenções vitalícias

O PCP defendeu que a lista de nomes com direito a subvenções vitalícias por desempenho de cargos políticos e públicos volte a ser publicada, considerando que a legislação deve indicá-lo expressamente.
PCP

PCP insiste em terceiro aumento de 10€ das pensões

A dirigente comunista Fernanda Mateus voltou a defender um terceiro aumento mínimo consecutivo de dez euros, em janeiro de 2019, para reformados e pensionistas.
Governo

O fracasso da geringonça /premium

238
No domínio táctico, a geringonça foi uma vitória das esquerdas. No domínio político, não é mais do que a capitulação de PCP/BE em troca de acesso ao poder, mas nunca de real influência na governação.
Professores

PCP defende contagem total do tempo dos docentes 

198
Secretário-geral do PCP quer que o Governo contabilize "o tempo todo" em matéria da progressão das carreiras dos professores, como já "está inscrito" no Orçamento do Estado (OE) deste ano.
Política

Mafra. PCP contra retirada de pendões do "Avante!"

798
O PCP diz que Câmara Municipal de Mafra (PSD) "atentou contra direitos, liberdades e garantias" ao retirar "injustificadamente" pendões publicitários da Festa do "Avante!".
PCP

Monchique. PCP defende mudanças no ordenamento

183
Em visita ao Algarve e à zona ardida na passada semana, Jerónimo de Sousa defendeu uma intervenção de fundo no ordenamento da floresta. Só assim "se evitam fogos como o de Monchique".
PCP

PCP: Portugal sem resposta para problemas graves

O secretário-geral do PCP diz que Portugal "ainda não tem a resposta de que precisa para os problemas que se mantêm e agravam", permanecendo um país "amarrado aos interesses do grande capital".
PCP

PCP culpa UE pela "iminente rutura" da ferrovia

146
Em conferência de imprensa, o dirigente comunista João Ferreira ironizou com o "sucesso" dos "pacotes legislativos" comunitários para grandes multinacionais.
Incêndios

PCP. Medidas para responder a prejuízos não chegam

O PCP considerou que as medidas de apoio anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, só respondem em parte aos danos e prejuízos causados pelo incêndio que lavrou em Monchique.
PCP

Incêndios. PCP alerta para "problemas estruturais"

"O que a situação confirma são os problemas estruturais com que a floresta e o seu ordenamento se confrontam", afirmou o PCP sobre o incêndio que lavra desde sexta-feira na região de Monchique.
PCP

PCP quer aumento de 10 euros nas pensões em 2019

O objectivo é "assegurar um novo aumento mínimo de dez euros a todas as pensões, com efeitos a 1 de janeiro" e não apenas a partir de agosto, como aconteceu este ano e no ano passado.
PCP

PCP vai questionar ministro e presidente da CP

101
Os comunistas referem que os problemas que têm vindo a ser noticiados sobre a CP - Comboios de Portugal são "a evidência de uma situação que o PCP há muito tem denunciado".
PCP

PCP exige ao Governo normalização do 112

Os dirigentes do PCP consideraram "inaceitáveis" as notícias sobre insuficiência no atendimento dos serviços de urgência do número telefónico 112.
PCP

PCP critica aumento das despesas para a NATO

O PCP criticou esta segunda-feira a disponibilidade revelada pelo Governo português para o aumento das despesas militares no âmbito dos compromissos com a NATO.
PCP

Descentralização. PCP contra promulgação do PR

Comunistas manifestaram esta sexta-feira a sua "viva discordância" em relação à luz verde que Marcelo Rebelo de Sousa deu ao diploma da descentralização.
SIRESP

PCP e CDS querem explicações sobre o SIRESP

O PCP e o CDS querem ouvir as explicações do Governo sobre a nova estrutura acionista do SIRESP, depois de a Altice ter reforçado a sua posição e ter passado a deter 52% do capital.
Habitação e Urbanismo

Partidos reagem ao veto do PR

O PCP condenou a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto o CDS-PP defendeu pertinência do veto presidencial e o PS mostra-se disponível para melhorar o diploma.
PCP

PCP lamenta promulgação da lei Uber

Os comunistas emitiram esta quarta-feira um comunicado em que lamentam a promulgação do diploma que regula a atividade da Uber e da Cabify. PCP garante continuar a "luta" dos taxistas.
Infraestruturas

PCP questiona Governo sobre Alfa Lisboa-Porto

Deputados do PCP questionaram esta terça-feira o Ministério do Planeamento e Infraestruturas sobre a supressão da ligação Alfa Pendular Lisboa-Porto alegando que esta medida "deteriora o serviço".
PCP

Robles: PCP atira farpas ao BE em dia de demissão

Em dia duro para o BE, houve quem reclamasse cunho comunista do diploma citado por Catarina Martins e o próprio Secretário-Geral do PCP a lembrar que "está de consciência perfeitamente tranquila".
PCP

PCP sem "reserva mental" em relação ao orçamento

Após uma audiência esta segunda-feira com o Presidente da República, o líder do PCP, Jerónimo Sousa, afirmou que não tem "reserva mental" nem obrigação para aprovar o orçamento.
Jerónimo De Sousa

Caso Robles. Jerónimo de "consciência tranquila"

164
Questionado sobre os riscos "sistémicos" de o PCP também ser afetado pelo caso Robles, Jerónimo de Sousa respondeu com ar grave e rematou com a frase: "Eu tenho a consciência perfeitamente tranquila.
PCP

PCP. "Governo quer livrar-se do engulho?"

Num artigo de opinião publicado no jornal "Avante!", o líder parlamentar do PCP afirma que o Governo tem impedido avanços e pede que esclareça qual o caminho que quer seguir daqui para a frente
PCP

PCP. Balanço do ano não se faz sem críticas ao PS

103
O PCP fez esta terça-feira o balanço do ano político. João Oliveira criticou viragem do PS à direita mas avisou: "críticas são feitas com os olhos postos no futuro"
Crise no GES

Marques Mendes sobre Pinho: "Quem cala, consente"

141
O ex-dirigente do PSD lançou duras criticas ao antigo ministro, em particular, mas também criticou o papel dos deputados que o questionaram na audiência da passada terça-feira.
PCP

PCP não rejeita "geringonça II"

João Oliveira já não coloca a questão sobre se a atual solução governativa é repetível, mas sim na importância "decisiva" do reforço do peso do PCP num quadro semelhante ao de 2015.
Parlamento

Rio salva Governo nas faixas de combustível 

785
PSD esteve sempre ao lado do PCP na defesa de indemnizações para proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível. À última recuou e ajudou Governo que era contra a medida.
Parlamento

BE quer fazer PS voltar atrás na Reforma Laboral  

Esquerda critica reforma laboral aprovada esta tarde pelo PS com a ajuda da direita. PCP foi duro nas acusações, enquanto o BE se mostrou disponível para renegociar com os socialistas
Aeroportos

PCP insiste no aproveitamento do aeroporto de Beja

O PCP/Alentejo insistiu na "necessidade urgente do cabal aproveitamento" do aeroporto de Beja, que assume "importância ainda maior" devido à saturação dos aeroportos de Lisboa e Faro.
Parlamento

AR. Acordos de última hora e um problema adiado

O Parlamento vai de férias, mas não escapou às correrias de última hora. O Governo tentou contornar tropeções finais, mas não conseguiu evitar todos. Fomos ver como ficaram os dossiers mais quentes.
PCP

PCP. Medidas para o interior são "propaganda"

Conselho de Ministros extraordinário que se realizou na semana passada e que foi exclusivamente dedicado ao interior deixou os comunistas desiludidos. "É preciso bem mais do que propaganda e anúncios"

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)