PCP

Eleições

Podcast Eurovisões. Dos gelados à cataplana

Miguel Pinheiro e Pedro Benevides fazem contas a quem ganhou ou perdeu votos na primeira semana de campanha. E Bandex faz da frase: “a mim ninguém viu a cozinhar cataplana" a canção do dia.
SIRESP

PCP rejeita aquisição do SIRESP pelo Estado

O Partido Comunista rejeitou a aquisição do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) por parte do Estado e caracterizou esta rede como "obsoleta".
Eleições

Podcast Eurovisões: caça ao voto, baú e Bandex

A 13 dias para as eleições, o Observador estreia o podcast Eurovisões. Comentários, fact-checks, histórias da campanha de 1987 e uma música nova de Bandex. De segunda a sexta, pelas 17h00
Eleições Europeias

Salários dos eurodeputados devem ter "vínculo"

O cabeça de lista da CDU às eleições europeias disse que a CDU foi o "único" partido português a votar contra o "aumento substancial" dos vencimentos dos eurodeputados.
PCP

"Chantagem" do PS revelou convergência com direita

175
O secretário-geral do PCP diz que a "operação de chantagem de demissão do Governo" veio mostrar a convergência do PS com a direita e o "fito" de alcançar vantagem eleitoral.
CDU

Um dia na estrada com João Ferreira /premium

Almoçou com militantes, passou por uma festa à beira Tejo e terminou a discursar para vinte pessoas. Não faltaram os ataques à direita e ao PS. Pelo meio, admitiu que coloca o BE "num saco diferente".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "operação de chantagem"

177
Jerónimo de Sousa acusou o executivo de reclamar para si conquistas e progressos que o PS inicialmente rejeitou. O líder do PCP apontou ainda o dedo ao Governo por emprestar dinheiro ao Novo Banco.
Professores

"Com propostas da direita nem daqui a 50 anos"

375
O secretário-geral do PCP criticou as propostas de PSD e CDS por considerar que com a sua aprovação "nem daqui a 50 anos" o tempo de serviço dos professores seria devolvido na íntegra.
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Crise Política

A crise acabou. Cinco respostas sobre o que aí vem /premium

106
Uma crise que podia durar semanas e acabar em eleições antecipadas foi estancada pela oposição. Mas, até lá, ainda tem de enfrentar o sabor da derrota na AR. O que segue após o fim da crise.
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
PCP

PCP não está disponível para "andar para trás"

266
Após um comício no Barreiro, o líder dos comunistas portugueses frisou que o seu partido está sim interessado em continuar uma política de "reposição de direitos"
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1.260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
Extrema Esquerda

Os incorrigíveis /premium

138
Mesmo símbolólica, o desejo da morte do outro (Bolsonaro), tem ilustre e documentada tradição: representa o desprezo revolucionário pelo outro, a redução do outro ao não-humano e está nos genes do BE.
Maioria de Esquerda

Nauseante /premium

462
Não se deve aceitar que quem branqueia opressão política na Coreia do Norte e justifica miséria e ataques contra a população na Venezuela participe numa maioria parlamentar num país democrático.
Jerónimo De Sousa

Líder do PCP quer apoio para pequenos empresários 

607
Segundo o líder comunista, os pequenos empresários têm dificuldades face ao elevado preço dos combustíveis, das portagens e da carga fiscal. Jerónimo criticou ainda declarações de Cavaco Silva.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo exige "fim da promiscuidade" na Saúde

151
O secretário-geral do PCP exigiu o "fim da promiscuidade" entre o setor público e privado no SNS, durante um almoço comemorativo do 45.º aniversário do 25 de abril em Vila do Conde, Porto.
Parlamento

Parlamento chumba resoluções de PSD, CDS-PP e PCP

Os partidos propunham a rejeição do Programa de Estabilidade. PSD e CDS-PP também propuseram medidas para o Plano Nacional de Reformas, com o parlamento a chumbar as resoluções.
Saúde

PCP fala em "patrocínio" de PR no acordo PS/PSD

358
Comunistas rejeitam que as PPP na saúde se transformem num negócio que favoreça grupos económicos. E acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar por trás do recuo do Governo no acordo com a esquerda.
Eleições Europeias

Europeias. PS e PSD podem empatar, dizem sondagens

1.487
Sondagens Aximage para Negócios/Correio da Manhã e da Pitagórica para o JN/TSF põem o PS e o PSD muito próximos e com empate técnico. Num dos casos elegem o mesmo número de eurodeputados.
25 de Abril

PCP. Jovens defenderão conquistas da revolução

286
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, destacou o Serviço Nacional de Saúde gratuito como uma das conquistas de abril que, acredita, os jovens saberão defender.
Parlamento

Saúde. PS e PSD aproximam-se, Bloco "em choque"

179
À saída da sessão comemorativa do 25 de abril, os partidos voltaram à carga com a lei de bases da Saúde. PS e PSD parecem agora mais próximos enquanto o BE se diz "chocado" com o recuo dos socialistas
Parlamento

PSD acusa comunistas de fingirem oposição 

231
Para Duarte Alves, os programas de Estabilidade e Nacional de Reforma do Governo contrariam o que "o país precisa de fazer". O PSD diz que comunistas estão a apoiar estratégia orçamental do Governo.
PCP

Jerónimo: "Não há governo à esquerda" sem a CDU

533
"Esta é a força patriótica e de esquerda que não vacila nas opções que faz pelo povo e pelo país", afirmou o secretário-geral da CDU, apelando ao voto nas eleições europeias.
Bloco de Esquerda

Saúde. Acordo com BE? Governo desmente

115
O Governo fez saber esta tarde que o processo de negociações para a nova Lei de Bases da Saúde ainda não está fechado, diz que o suposto acordo é uma "versão de trabalho" e puxa o foco para o PS.
Debate Quinzenal

Gasolina caiu sobre o fogo da Segurança Social 

Foi o tema levado pelo primeiro-ministro que acabou por marcar mais o debate quinzenal. Sobre os combustíveis não houve quem não perguntasse, mas Costa só se mostrou preparado para falar de resultados
Debate Quinzenal

Combustíveis: PM admite alargar serviços mínimos - como aconteceu

510
Ao PSD, Costa admitiu alargar serviços mínimos. Mais tarde, pressionado pelo CDS, não se comprometeu e ficou-se por uma garantia: "O governo tudo fará para que o conflito seja ultrapassado".
Programa de Estabilidade

PCP acusa governo de fazer "opções erradas"

362
O líder parlamentar comunista João Oliveira acusa o Governo de colocar as metas do défice à frente do aumento dos salários e da produção nacional. Diz que PCP agirá como nos últimos anos.
Eleições Europeias

PCP. Geringonça abriu fenda na muralha da direita

382
Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que a atual solução política é "insuficiente e limitada", mas permitiu "abrir uma fenda na muralha da fortaleza da política de direita".
PCP

PCP alerta para risco de privatização das pensões

A deputada comunista Diana Ferreira classificou notícias sobre o aumento da idade da reforma como uma maneira de ameaçar o sistema de proteção público, universal e solidário da Segurança Social
PCP

Líder do PCP defende ética mais do que leis

Para o líder comunista, os valores éticos é que determinam a transparência. "Estar na política representa servir os interesses dos trabalhadores, do povo e do país", referiu.
PCP

PCP e Salvini, a mesma luta /premium

374
Quem acha que não há partidos populistas em Portugal devia ouvir o eurodeputado do PCP João Ferreira. Nacionalismo económico? Isolacionismo? Ataque às elites? Mentalidade de cerco? Está lá tudo.
PCP

Jerónimo nega rebelião contra "geringonça"

173
Secretário-geral do PCP referiu que a recente expulsão de um militante por críticas à posição atual do partido é uma "questão do foro interno", rejeitando tratar-se de um fenómeno alargado.
PCP

PCP está a ser alvo de "campanha de difamação"

2.104
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que o partido está a ser alvo de uma campanha de ódio e difamação por ter estragado a "festa" e viabilizado uma nova solução política.
PCP

PCP expulsa militante crítico da ‘geringonça’

4.311
Na nota de expulsão, avança o Expresso, incluem-se as “várias publicações nas redes sociais” em que o militante criticou a direção e a decisão de manter a ‘geringonça’ com o Partido Socialista.
Debate Quinzenal

Costa quer critérios para nomeações de família - como aconteceu

212
O Governo chega ao debate quinzenal debaixo de fogo. O "familygate" fez as primeiras baixas no Executivo e a direita já levou o assunto à conversa com António Costa. A esquerda ficará em silêncio?
PCP

Vila Viçosa. Autarca condenado a perda de mandato

2.435
Manuel Condenado e Luís do Nascimento foram condenados por peculato de uso por titular de cargo político. A CM de Vila Viçosa terá pago o transporte de trabalhadores para manifestação da CGTP.
PCP

Patrão santo, funcionário posto fora da loja /premium

3.569
Estou chocado. Nunca pensei que o PCP não cumprisse a lei laboral. Mas o PCP está ainda mais chocado: nunca pensou ser obrigado a cumprir a lei laboral. É que escrevê-la é uma coisa, obedecê-la outra.
PCP

Jerónimo. PS e direita estão "unidos" a banqueiros

594
O secretário-geral do PCP acusou PS, PSD e CDS-PP de estarem "unidos" na "garantia" aos banqueiros, apoiando-se no erário publico para cobrir as "negociatas" e "fraudes" do setor.
Professores

Professores. PCP quer repor 2.384 dias em 6 anos

Depois de o Governo ter aceitado repor 1.027 dias do tempo de serviço dos professores já em 2019, o PCP propõe a reposição faseada do tempo restante entre 2020 e 2025.
Debate Quinzenal

Pingue-pongue, propaganda e um amuo parlamentar

397
Primeiro-ministro trazia economia para brilhar no debate quinzenal, mas a oposição foi direta às canelas eleitorais da redução dos passes. Temas multiplicaram-se e houve até um pequeno amuo de Costa.
Debate Quinzenal

PSD protesta e Costa interrompe resposta a meio - como aconteceu

219
O primeiro-ministro está no Parlamento para fazer o “balanço e perspetivas” das políticas económicas. Mas em semana quente de críticas sobre eleitoralismo, já houve acusações, protestos e um amuo.
PCP

A História os absorverá /premium

2.304
Termos partidos leninistas e trotskistas a conviver com pessoas comuns é um luxo para o cidadão português interessado em História. É como um paleontólogo ter um Brontossauro de estimação no quintal.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo não faz previsões sobre as eleições

O líder dos comunistas remete as decisões para os portugueses mas entende que as próximas eleições "determinarão com certeza soluções políticas e também programáticas".
Política

Coreia do Norte não é democracia? "É uma opinião"

5.597
O secretário-geral do PCP recusou-se a classificar o regime de Kim-Jong-un: "Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia", afirmou em entrevista ao Polígrafo.
PCP

Jerónimo: PS, PSD e CDS seguem a mesma "receita"

386
O líder comunista falou no almoço comemorativo do 98.º aniversário do partido, que aconteceu no Pavilhão do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, no Seixal.
Teatro

Morreu Armando Caldas, fundador do Teatro Moderno

Defensor do teatro político, militante do PCP, ator, encenador e fundador do Teatro Moderno, Armando Caldas morreu aos 84 anos. O corpo está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos.
PCP

PCP quer passe social completado com mais oferta

O secretário-geral do PCP frisou ainda que é necessário o "reforço de barcos" e uma aposta na "manutenção e reparação", enquanto não chegam os novos catamarãs.
PCP

PCP diz que reforço do PS é travão ao progresso

110
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, pediu que se "desfaçam as ilusões" quanto ao prosseguimento de "soluções de progresso" para o país se a correlação de forças se alterar a favor do PS.
Dia da Mulher

Jerónimo encoraja "luta" das mulheres em Lisboa

105
"Quem vai ter um papel decisivo serão as mulheres e a sua luta, porque ninguém dá nada a ninguém nesta matéria", disse o líder do PCP. Mulher como líder do partido? "Questão que não está colocada".
Sondagens

Legislativas: PS à frente mas sem maioria absoluta

1.562
Uma sondagem SIC/Expresso com ISC/ISCTE coloca o PS como o partido mais votado, com 37%, mas sem maioria absoluta. PSD fica com apenas 25%, BE cai e Aliança surge com 2% atrás do PAN.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica fim de tradição no Dia da Mulher

O líder do PCP critica Almada por ter posto fim a uma iniciativa com mais de 30 anos. No mesmo evento, Jerónimo aproveitou para criticar a direita, por alimentar discriminação das mulheres.
Debate Quinzenal

"Maria Albertina" e outras variações do quinzenal

Garantia dada pelo Estado ao Novo Banco foi rebaptizada por Catarina Martins. Costa está curioso com auditorias do Banco de Portugal. E os outros temas que fizeram este debate quinzenal.
Debate Quinzenal

Costa "curioso" sobre auditorias internas do BdP - como aconteceu

Debate Quinzenal começou com Novo Banco. António Costa diz-se "curioso" com auditorias internas do Banco de Portugal que nunca foram publicadas. Governo confirma que vai clarificar lei das idoneidades
PCP

Violência doméstica. PCP critica ação do Governo

130
PCP criticou o Governo por optar pela propaganda em vez de agir e lamenta a "desresponsabilização" do Estado e serviços públicos no combate à violência doméstica.
PCP

Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas"

Dias depois de ter admitido que podia não se recandidatar ao cargo em 2020, Jerónimo de Sousa assegura que continuará militante comunista, sendo a sua continuação no cargo uma decisão do partido.
PCP

Jerónimo de Sousa admite deixar liderança em 2020

187
O secretário-geral do PCP admite não ser recandidato à liderança do partido, porque "é da lei da vida", mas frisa que não vai "calçar as pantufas" e continuará militante comunista.
Novo Banco

PCP: "Se o Estado paga" deve gerir o Novo Banco

790
O PCP defendeu a reversão da privatização do Novo Banco de modo a impedir "a entrega de milhares de milhões de euros" a privados, considerando do que "se o Estado paga o banco, o Estado deve gerir".
PCP

Professores. PCP promete levar decreto à AR

Jerónimo de Sousa afirma que "se houver promulgação, é necessária apreciação parlamentar" e o partido irá tomar as iniciativas necessárias para isso.
ADSE

ADSE. PCP diz que não se pode "ceder à chantagem" 

119
O PCP afirmou que "esta operação e chantagem" demonstra que o que move os grupos privados "não é o direito à saúde", mas sim "transformar a doença em lucro" e aconselha o Governo a não ceder.
Professores

Jerónimo de Sousa avisa Governo sobre negociações

142
Jerónimo de Sousa pediu ao Governo um diálogo efetivo para concretizar o que está previsto no OE, defendendo que o Governo não pode chegar às negociações com os docentes "com uma mão cheia de nada".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)