PCP

Crise no GES

Marques Mendes sobre Pinho: "Quem cala, consente"

O ex-dirigente do PSD lançou duras criticas ao antigo ministro, em particular, mas também criticou o papel dos deputados que o questionaram na audiência da passada terça-feira.
PCP

PCP não rejeita "geringonça II"

João Oliveira já não coloca a questão sobre se a atual solução governativa é repetível, mas sim na importância "decisiva" do reforço do peso do PCP num quadro semelhante ao de 2015.
Parlamento

Rio salva Governo nas faixas de combustível 

785
PSD esteve sempre ao lado do PCP na defesa de indemnizações para proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível. À última recuou e ajudou Governo que era contra a medida.
Parlamento

BE quer fazer PS voltar atrás na Reforma Laboral  

Esquerda critica reforma laboral aprovada esta tarde pelo PS com a ajuda da direita. PCP foi duro nas acusações, enquanto o BE se mostrou disponível para renegociar com os socialistas
Aeroportos

PCP insiste no aproveitamento do aeroporto de Beja

O PCP/Alentejo insistiu na "necessidade urgente do cabal aproveitamento" do aeroporto de Beja, que assume "importância ainda maior" devido à saturação dos aeroportos de Lisboa e Faro.
Parlamento

AR. Acordos de última hora e um problema adiado

O Parlamento vai de férias, mas não escapou às correrias de última hora. O Governo tentou contornar tropeções finais, mas não conseguiu evitar todos. Fomos ver como ficaram os dossiers mais quentes.
PCP

PCP. Medidas para o interior são "propaganda"

Conselho de Ministros extraordinário que se realizou na semana passada e que foi exclusivamente dedicado ao interior deixou os comunistas desiludidos. "É preciso bem mais do que propaganda e anúncios"
João Semedo

Do "mais bonito acto de amor" à entrevista inédita

Em 2016, João Semedo surpreendeu Marisa Matias e dava-lhe o seu "mais bonito acto de amor" na vida política. No ano seguinte foi ao Observador que deu a sua última grande entrevista. Veja o vídeo.
Parlamento

PCP. Miguel Tiago abandona Parlamento

216
Deputado comunista vai ser substituído pelo economista Duarte Alves a partir de setembro. Miguel Tiago deixa o Parlamento 13 anos depois de ter sido eleito pela primeira vez.
PCP

A breve reação do PCP à morte de João Semedo

128
O PCP reagiu à morte de João Semedo sem fazer qualquer referência ao percurso do médico, membro do partido durante várias décadas. Foram apenas enviadas condolências à família e ao Bloco de Esquerda.
MPLA

PCP diz que mudança no poder do MPLA é "exemplar"

O PCP classifica como "exemplar" a transição em curso no poder no MPLA, em Angola, com João Lourenço a preparar-se para suceder a José Eduardo dos Santos na presidência do partido.
PCP

Jerónimo de Sousa e a "geringonça". "Assim não dá"

Jerónimo de Sousa defendeu que o compromisso maior do Governo é com as regras europeias, avisando que "assim não dá", pois ficarão por resolver problemas estruturais na sociedade.
Jerónimo De Sousa

PCP. Passos teve "política de terra queimada"

275
Jerónimo de Sousa garante que "o PCP não parte para o debate do Orçamento do Estado com pedras no sapato" e quer continuar a promover "medidas de reposição de direitos e rendimentos".
PCP

Jerónimo: "geringonça" tem caráter "limitado"

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa disse este sábado que a atual solução política tem um "caráter" limitado. No Porto, Jerónimo de Sousa apelou a um maior apoio às opções do PCP.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos. PCP não revela posição

PCP pediu esclarecimentos sobre todo o caso de Tancos, no âmbito do inquérito do Ministério Público, e só tomará posição sobre uma eventual comissão parlamentar de inquérito perante proposta concreta.
Estado da Nação

Como António Costa assistiu ao Estado da Nação  /premium

Quatro horas e meia. Quatro-horas-e-meia de um longo debate em que o primeiro-ministro perdeu ministros, torceu o nariz ao Bloco e recorreu ao gabinete de apoio para preparar o contra-ataque.
Estado da Nação

O nosso check-up ao estado da Nação /premium

207
O país político tem dado sinais de claro mal-estar: maioria à esquerda a sofrer de hipertensão, oposição com fraturas expostas e dores de crescimento. Eis o check-up do Observador ao Estado da Nação.
PCP

PCP quer projeto patriótico anti-NATO

O dirigente comunista João Ferreira reafirmou o "projeto próprio" do PCP para uma "política patriótica e de esquerda" e vincou diferenças com o PS, defendendo a dissolução da NATO.
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
PCP

PCP chama ministro da Ciência ao parlamento

O grupo parlamentar do PCP requereu, "com carácter potestativo, a audição urgente" do ministro da Ciência sobre os problemas na concretização do descongelamento das carreiras.
Orçamento do Estado

PCP nega tensão nas negociações do OE2019

O secretário-geral do PCP afirmou a inexistência de tensão nas negociações do Orçamento do Estado para 2019, aproximando-se o período "normal e natural" de "exame comum" da futura proposta do Governo.
Medicamentos

Cristas admite Estado a produzir medicamentos 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu que a proposta do PCP de produção de medicamentos pelo Estado poderá ser uma ideia interessante, mas apenas se ficar mais barato.
PCP

"Não mudamos uma palavra", diz Jerónimo

150
O secretário-geral do PCP disse que não vai mudar "nem uma palavra, nem uma letra" apesar da proximidade da discussão do próximo Orçamento do Estado. Jerónimo de Sousa discursava em Coimbra.
PCP

PCP: acordo com o PS não é prioridade

100
O secretário-geral do PCP avisou que, na discussão do OE, a prioridade será evitar o empobrecimento do povo português e não o compromisso de governação estabelecido com o PS
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
PCP

PCP faz vídeo onde compara Costa a Padrinho

563
O PCP publicou no Facebook onde compara António Costa ao Padrinho Vito Corleone, acusando-o primeiro-ministro e outros de serem "os padrinhos da precariedade", a propósito das leis laborais.
PCP

PCP leva a votos iniciativas sobre trabalho

O PCP vai levar a votos na sexta-feira cinco das suas seis iniciativas sobre legislação laboral, enquanto "Os Verdes" vão aguardar o prazo legal da discussão pública das suas três propostas.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa: "Não estamos a falar sozinhos"

O líder do Partido Comunista Português sublinhou a ideia de dar voz às injustiças e reiterou a intenção de proceder ao "exame comum" da proposta do Orçamento do Estado para 2019.
Orçamento do Estado

PCP recusa "pressões" sobre o Orçamento do Estado

Jerónimo de Sousa advertiu que os comunistas decidirão com independência o voto sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2019, recusando "pressões inaceitáveis" do primeiro-ministro.
Trabalho

"Não percebi bem que mudança Rio trouxe ao PSD"

Vieira da Silva disse que as leis laborais "não fogem ao espírito" da geringonça, apesar de não contar com os seus votos. Sobre o PSD, que deverá aprová-las, diz que há "uma dupla forma de expressar".
Segurança Social

PCP desafiou, mas PS votou ao lado da direita

João Oliveira usou apenas 45 segundos para desafiar o PS a esclarecer de que lado do Parlamento está. PS falhou a prova e votou ao lado da direita projeto sobre financiamento da Segurança Social.
PCP

Comité Central do PCP reune sexta e sábado

Na próxima semana prevê-se uma reunião entre Jerónimo de Sousa e António Costa, além de outros dirigentes comunistas e do ministro das Finanças, Mário Centeno sobre o Orçamento do Estado para 2019.
Jerónimo De Sousa

Combustíveis. Críticas ao PCP são "conversa fiada"

Secretário-geral do PCP rejeita acusações de "traição" do deputado socialista Ascenso Simões. O PS é que não está a respeitar compromissos assumidos sobre combustíveis, acusou Jerónimo de Sousa.
PS

Deputado do PS acusa Bloco e PCP de "traição"

257
Deputado socialista fez declaração de voto onde considerou "uma traição" o facto de PCP e BE terem votado favoravelmente um diploma do CDS que elimina o adicional do impostos sobre os combustíveis
PCP

PCP. Governo pode resolver questão dos professores

O PCP disse esta segunda-feira que o Governo tem as "ferramentas" necessárias para resolver a contagem do tempo de serviço e que só é necessário negociar com os sindicatos.
Fogo de Pedrógão Grande

Bombeiros arguidos "não podem ser bode expiatório"

O secretário-geral do PCP defende que no incêndio de Pedrógão Grande existem outros fatores para a tragédia, como as políticas que provocaram a desertificação do interior.
Orçamento do Estado

Aviso ao PS. Sim ao Orçamento depende da proposta

O líder do PCP volta a avisar que viabilização do Orçamento de Estado para 2019 vai depender da proposta do Governo socialista, que acusou de querer manter uma política de direita.
Parlamento

A liga dos últimos

Está de volta a liga dos últimos, não dos clubes de futebol, mas das cores partidárias, todos competindo, acerrimamente e perante as câmaras, pelo prémio “Capitão Moura” do Parlamento.
Floresta

Incêndios: Atraso no teste do cadastro de terras 

O registo de terras é considerado ponto imprescindível para a reforma florestal. O novo modelo que está em curso em 10 concelhos identificou 36% do território. Faltam recursos, reclama o PCP.
PCP

PCP. Cimeira Trump-Kim é passo para solução de paz

633
PCP divulgou comunicado sobre a cimeira de Trump e Kim Jong-un onde felicita passo dado no sentido de encontrar uma "solução pacífica" para um conflito motivado pela "política agressiva dos EUA".
PCP

PCP quer ouvir ministro sobre combustíveis

O dirigente comunista Vasco Cardoso afirmou que "é necessário e possível reduzir no imediato o preço dos combustíveis" e que "tomará as iniciativas legislativas necessárias à sua concretização".
10 de junho

O que dizem os políticos do discurso de Marcelo

O PCP classificou de "discurso de circunstância" a intervenção do Presidente da República. O PS considera ser um discurso próprio do Dia de Portugal. CDS destaca a "coerência" das palavras.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo reage a "desabafos" do Presidente

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa recusou pressões sobre os comunistas relativamente ao Orçamento do Estado para 2019, frisando que não assinam "cheques em branco".
PCP

"O PCP nunca defendeu a sovietização do país" /premium

592
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
Eutanásia

Não somos comunistas

Fazem mal os conservadores que atribuem outra importância à posição do PCP que não a mera aliança aritmética que nos ajudou a chumbar uma lei iníqua.
PCP

PCP: 36 críticas ao governo em menos de 30 horas 

234
Comunistas reuniram-se durante um dia e meio no Alentejo. Beberam minis e contaram piadas de astronautas. Mas o que mais fizeram foi tiro ao alvo ao "governo minoritário do PS"
Parlamento

PCP chama ministro da Saúde ao Parlamento

145
Deputados comunistas visitaram unidades de saúde no litoral alentejano e decidiram chamar com "carácter de urgência" o ministro da saúde ao Parlamento e apresentar um projeto de resolução na AR.
PCP

Jerónimo na igreja mas sem fé no Governo

162
Secretário-geral do PCP continua a "avolumar" o rol de críticas ao Governo e a criticar a colagem a PSD e CDS em áreas como a legislação laboral. Abertura das jornadas foi em Pousada de luxo.
Eutanásia

O nome da coisa 

Seria injusto e errado não reconhecer publicamente o papel fundamental que na rejeição da eutanásia teve o voto do Partido Comunista Português.
Agricultura

Agricultura. Corte nas verbas é "inaceitável"

291
Jerónimo de Sousa afirmou que o seu partido se vai bater contra os cortes propostos, num combate em que contará com os deputados do PCP no Parlamento Europeu e na Assembleia da República.
PCP

Jerónimo de Sousa critica PS e Governo

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou este sábado o PS e o Governo, insistindo na necessidade de uma política diferente para resolver os problemas do país e dos portugueses.
Eutanásia

As críticas do Bloco que irritaram o PCP

791
No debate sobre a despenalização da eutanásia, Mariana Mortágua colou os comunistas a Cavaco Silva e a Assunção Cristas. PCP devolveu críticas e sugeriu que o Bloco não pensa pela própria cabeça.
Eutanásia

PCP recusa que debate seja sobre dignidade 

138
O PCP insiste que a despenalização seria um passo no sentido do retrocesso civilizacional. "A dignidade da vida não se assegura com a consagração legal do direito à antecipação da morte."
Eutanásia

Eutanásia divide parlamento até à última /premium

219
No PSD, a maioria está contra a legalização da eutanásia, mas há liberdade de voto e o Observador contou pelo menos 8 deputados que votam a favor. A margem será sempre mínima.
Orçamento do Estado

OE. Carlos César antecipa negociação "difícil"

O presidente do PS manifestou-se confiante na manutenção da estabilidade política no país, mas antecipou que a negociação do orçamento para 2019 com os parceiros de esquerda "será mais difícil".
Congresso do PS

Jerónimo critica "posição de esquerda" do PS

102
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, questionou a forma como o PS faz "proclamações convictas" e "cheias de força" ao se afirmar de esquerda, para depois se associar à direita.
Eutanásia

PCP confirma que vai votar contra a eutanásia

1.524
O PCP vai votar contra os projetos de lei para a despenalização da eutanásia. Na base da decisão está a "preservação da vida" e os avanços científicos que asseguram o aumento da esperança de vida.
Eutanásia

PCP vai votar contra legalização da eutanásia

838
O PCP vai votar contra a proposta de legalização da eutanásia, que vai ser votada no dia 29. O voto contra dos 15 deputados comunistas atira a decisão para a bancada do PSD, que deu liberdade de voto.
PCP

Jerónimo de Sousa acusa PS de se aliar à direita

O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusa o PS de se aliar aos partidos "da direita contra os direitos dos trabalhadores e reiterou que "não assinará de cruz" a proposta do próximo Orçamento
Leis

Secretas contra acesso a documentos classificados

O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) é contrário ao projeto de lei do PCP sobre o acesso do parlamento a documentos e informações como segredo de Estado.
Maioria de Esquerda

Os Blocos de interesses centrais e particulares

Há uma franja flutuante de votantes da esquerda disputada por PS e BE desde que Louçã apoiou a candidatura de Manuel Alegre à Presidência. O BE está longe de ter o seu eleitorado consolidado.
Porto

PSD/Porto critica abandono da Praça da Corujeira

Vereadora comunista da Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, critica presidente da Câmara, Rui Moreira, por deixar a Praça da Corujeira "ao abandono". E lembra salvo positivo de 90 milhões em 2017.
PCP

PCP defende 35 horas semanais também no privado

154
O PCP propõe a redução generalizada do horário de trabalho para as 35 horas semanais, setor privado incluído, calculando que a medida corresponda a um alívio de 240 horas anuais a cada pessoa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)