PCP
Debate Quinzenal

A prestação dos partidos para ler em minuto e meio

Nova legislatura, novos quinzenais. E agora com três partidos novos, a quem foi concedido um minuto e meio para intervir. Aqui mostramos-lhe os dez protagonistas analisados nesse período de tempo.
Jerónimo De Sousa

PCP: "Não vamos para negociar" o OE2020

"O objetivo é fazer uma abordagem sobre a realidade nacional, os problemas que afetam a sociedade portuguesa", explicou o Jerónimo de Sousa.
PCP

PCP aceita mudar regimento sobre pequenos partidos

155
João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defende a alteração do Regimento da Assembleia para a participação dos deputados únicos nos debates em vez de utilizar os regimes de exceção como com o PAN.
Saúde

Doentes vão ter cartão prioritário para WC

250
PSD, CDS e PCP deram entrada de projetos de resolução que recomendam atribuição de um cartão para acesso prioritário a casas de banho para cidadãos com Doenças Inflamatórias do Intestino.
Orçamento do Estado

Partidos e Governo discutem investimento público

O investimento nas áreas da saúde e da educação e o combate às alterações climáticas são alguns dos temas que estarão em cima da mesa nas reuniões entre o Governo e os partidos à sua esquerda.
Parlamento

Esquerda situacionista quer calar 192.679 cidadãos /premium

1980
O PS, Bloco e PCP querem controlar quem fala, querem determinar o que é politicamente correto pensar e querem zelar para que o espírito do socialismo condicione o pluralismo inerente à democracia.
PCP

PCP. Legado de Cunhal é "instrumento importante"

218
Álvaro Cunhal faria este domingo 106 anos. Foi homenageado pelo líder do Partido Comunista Português que lembrou que as ideias que teve foram premonitórias sobre a situação do país.
Orçamento do Estado

OE2020. Costa recebe PAN, BE e PEV na terça-feira

O PAN será o primeiro partido a ir ao encontro do Governo, terça-feira, pelas 14h, seguindo-se as reuniões com "Os Verdes", pelas 16h, e com o BE, às 18h.
PCP

PCP critica "denominada queda do muro de Berlim"

1834
O Partido Comunista Português criticou a onda de revisionismo histórico que advém da queda do Muro de Berlim e aponta para um falso fim da história da Guerra Fria e revivalismo da extrema-direita.
PCP

PCP e BE chamam ministro da Educação com urgência

578
Comunistas e bloquistas entregaram esta quinta-feira um pedido de audição urgente do ministro da Educação. Os dois requerimentos serão votadas numa das próximas reuniões da comissão de Educação.
Salário Mínimo Nacional

PCP em covergência com a CGTP sobre salário mínimo

O PCP assumiu a convergência com a CGTP/IN na defesa de um salário mínimo nacional de 850 euros, a fixar assim que possível, após ter reunido com a confederação sindical na Assembleia da República.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo alerta para proximidade entre salários

O secretário-geral do PCP alertou para uma necessidade valorização dos salários, tendo em conta a proposta do Governo de aumentar o salário mínimo suba para 750 euros.
País

Centeno responde às acusações de Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa levantou dúvidas quanto à independência de António Mendonça Mendes, mas o Governo já respondeu que este opera "na direta dependência do ministro das Finanças".
PCP

Francisco Lopes deixa Parlamento

250
O histórico deputado do PCP vai ser substituído por Bruno Dias, que seguia em quarto lugar no círculo de Setúbal. Francisco Lopes continuará a integrar o Secretariado do Comité Central.
PCP

Jerónimo acusa PS de denegrir CDU em Almada

374
O líder do PCP lança acusações duras ao PS, afirmando que os socialistas mancham a imagem de "honestidade e competência" dos comunistas na gestão de autarquias, em particular na de Almada.
Almada

"Despesas ilegais" encontradas na C.M. de Almada

8740
O valor foi detetado pela Inspeção-Geral das Finanças e diz respeito ao período entre 2014 e 2016, que corresponde à presidência do comunista Joaquim Judas.
Tomada de Posse

PCP não vai à tomada de posse

174
No comunicado divulgado pelo partido comunista pode ler-se que esta é a regra. Contudo, o PCP esteve presente na cerimónia de tomada de posse em 2015, como uma tomada de posição contra Cavaco Silva.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
PCP

PCP mantém João Oliveira como líder parlamentar

O líder parlamentar do PCP vai continuar a ser João Oliveira. António Filipe será vice-presidente da Assembleia da República. A deputada Ana Mesquita ficará como secretária da Mesa.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa, o último "resistente"

Jerónimo de Sousa é o último constituinte no parlamento. O comunista vai assumir o lugar de deputado pela 13.ª vez. Há 44 anos, chegou à Assembleia Constituinte num grupo parlamentar de 30 membros.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

445
O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
PCP

PCP vai-se posicionar em função das "opções do PS"

137
O secretário geral do PCP avisou que vai intervir com "inteira independência política" e que se vai posicionar em função dos "instrumentos orçamentais" que o PS apresentar.
PCP

Pode "não haver secretário-geral" no PCP

O líder parlamentar do PCP garantiu esta quinta-feira que “não há tabu nenhum” em relação à liderança do partido e que há “até a possibilidade de não haver secretário-geral”.
PCP

Quem é quem na mesa para formar a geringonça 2.0?

Uma longa maratona ocupou a esquerda parlamentar esta quarta-feira. Quem são os negociadores escolhidos por cada partido para estas conversas iniciais? Navegue nas fotos para perceber.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
Legislativas 2019

CDU. Salário mínimo, creches gratuitas, SNS

A CDU elege aumento do salário mínimo, rede de creches gratuitas e investimento no SNS como metas principais para a próxima legislatura. Acrescentámos animações para ilustrar as propostas.
Legislativas 2019

Fact Check. 46 crianças mortas com hepatite B?

Jerónimo de Sousa recorreu ao número para enfatizar a falta de investimento no SNS e acabou corrigido pelo próprio assessor: afinal queria dizer meningite. Mesmo assim, as contas não batem certo.
Jerónimo De Sousa

Tancos. PCP: "ninguém pode esconder a gravidade"

105
Na reação à acusação do ex-ministro da defesa, o PCP diz que não se pode esconder a gravidade do que se passou e que caso haja condenação é preciso apurar se prestou "falsas declarações na comissão".
Legislativas 2019

Jerónimo "não se quer meter" entre PS e BE

Já com algumas de centenas de quilómetros percorridos, Jerónimo prefere manter-se à distância dos problemas entre BE e PS, talvez por isso tenha chegado à Marinha Grande depois do BE já ter saído.
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Legislativas 2019

Jerónimo quer combate "pela positiva"

O candidato do PCP discordou este domingo da líder do BE, que este sábado declarou que as legislativas serão uma luta do PS contra a esquerda, e garantiu que a sua campanha vai ser "pela positiva".
António Costa

Costa: geringonça foi feita "apesar do Bloco"

323
Em conversa com Daniel Oliveira, António Costa não foi brando com o BE. Diz que Catarina Martins fez "teatro" sobre haver condições para permitir a governação e acusa o Bloco de "impertinência".
Tribunal Constitucional

TC volta a negar metadados a "secretas"

O TC deu razão a PCP, BE e PEV e voltou a negar aos espiões dos serviços secretos os metadados de telecomunicações, admitindo o acesso das "secretas" em caso de suspeitas de terrorismo.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio deu "empate do bloco central" 

Jerónimo considerou o debate apenas "mais um debate" e falou num "pedregulho" que nem Costa nem Rio "conseguem remover". Líder do PCP diz ainda que não houve discussão sobre matérias de fundo.
Legislativas 2019

Jerónimo crítico com "novos ambientalistas"

801
O plano para o boicote não correu como esperado. Havia algumas pessoas à espera no Youtube e poucos no Twitter na entrevista feita em casa. Jerónimo criticou "visão repressiva" dos novos ecologistas.
Partidos e Movimentos

Fogos. PSD e PCP defendem política florestal comum

As bancadas do PSD e do PCP no Parlamento Europeu defenderam criação de uma política comum na União Europeia para gestão das florestas, visando que a região tenha medidas para prevenir incêndios.
Jerónimo De Sousa

Manuais escolares. Jerónimo critica economicismo

O líder comunista diz que a reutilização dos manuais é uma "ideia peregrina" e uma medida "mesquinha" do Governo para poupar "uns milhares de euros", impedindo a criança de ter um livro novo.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio? "Nem vou ver", diz Jerónimo

"Vou ter o que fazer e, possivelmente, nem vou ver. Tenho outra tarefa", disse esta manhã o líder do PCP. À mesma hora, Jerónimo vai estar numa entrevista transmitida online pelos canais da CDU.
Hospital de Santa Maria

Ruben de Carvalho. Hospital rejeita culpa na morte

Ruben de Carvalho morreu depois de uma queda no Hospital de Santa Maria onde estava internado. O Ministério Público e a Entidade Reguladora da Saúde continuam a investigação.
Eleições Legislativas

CDU contra maioria absoluta do PS

O secretário-geral do PCP dramatiza uma maioria absoluta do PS nas legislativas e pede o voto na CDU para evitar o regresso do "ramerrame" da política de direita, com os socialistas.
PCP

Jerónimo nega movimento de contestação no PCP

Jerónimo de Sousa admite que possa haver "um ou outro descontente" no PCP, mas afasta a existência de um movimento de contestação interna no partido.
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
Bloco de Esquerda

PCP? "Imprescindível a equilíbrio de forças"

“Nós temos gostado muito de trabalhar com o PCP", declarou Catarina Martins. A líder bloquista afirma que o seu partido valoriza a convergência com o PCP, mas também destaca alguns "desacordos".
Fundos Comunitários

PCP. "Questão da aplicação dos fundos é decisiva"

"A senhora comissária pode estar muito bem-intencionada, mas de depois de quem é a decisão?" O líder do PCP receia que o dinheiro dos fundos comunitários não seja aplicado no desenvolvimento do país.
Eleições Legislativas

Jerónimo dará entrevista durante debate Costa-Rio

120
A entrevista "online" tem o propósito de “furar a discriminação” das TV’s. O PCP acusa as televisões de tratarem PS e PSD como "partidos de primeira" e os restantes como "partidos de segunda".
PCP

PCP "nunca será descartável", diz Jerónimo 

Jerónimo diz que o seu partido “não é descartável porque a AR, a sua composição, vai determinar muito do futuro das políticas”. O líder do PCP fala ainda numa "arrumação de forças" determinante.
Festa do Avante

Jerónimo quer ganhar espaço onde não tem deputados

Jerónimo de Sousa quer o reforço da CDU e dramatiza com a falta de tempo. Até lá, o PS não mudou e chega-se à direita quando precisa, o PSD e CDS só trazem má memória aos portugueses.
Avante!

PCP. Um sobreiro plantado em jeito de crítica

Jerónimo plantou um sobreiro e aproveitou a deixa para criticar o planeamento florestal dos últimos governos. Deixou um alerta para questões ambientais, mas há muito plástico descartável no recinto.
Avante!

"Voto CDU conta para impedir maioria absoluta"

O secretário-geral apelou ao voto na CDU para impedir a maioria absoluta do PS. Jerónimo de Sousa recordou as conquistas da legislatura e as propostas do partido para as eleições de 06 de outubro.
PCP

Jerónimo de Sousa abre a 43.ª Festa do Avante!

O secretário-geral do PCP abre a festa do Avante!, rentrée comunista que, neste ano, aboliu o uso de talheres e pratos plásticos, e durante três dias vai receber artistas como Moonspell em 10 palcos.
Jerónimo De Sousa

Aumento da produção nacional é “vital para futuro"

245
Jerónimo acusa o Governo de "não fazer o suficiente" nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar "produção nacional".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo recusa comparações de Costa com Espanha

"Não se pode comparar o que não é comparável", disse o secretário-geral do PCP em resposta a António Costa que pediu força aos eleitores para não se cair num "impasse à espanhola".
PCP

Jerónimo: acordo com PS foi "exigência" de Cavaco

1167
Secretário-geral do PCP diz que um novo acordo escrito com o PS "não é condição" nem é "repetível". Só o fez em 2015 porque "foi uma exigência" de Cavaco Silva. "Por nós não tinha sido necessário."
PCP

PCP indignado com MP sobre sindicato de motoristas

227
O secretário-geral do PCP defendeu o apuramento dos factos sobre eventuais desconformidades na constituição do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP).
PCP

PS e PCP lamentam ausência do SummerCEmp

PCP diz ter sido discriminado e PS lamenta ausência de convite. A Comissão lembra que foram ou vão ao evento vários governantes do PS e diz que os convites não têm lógica partidária.
Obituário

Morreu Jorge Leite deputado pelo PCP nos anos 1970

185
Jorge Leite era uma referência na área do Direito do Trabalho e foi deputado na década de 1970, eleito pelo PCP, partido do qual saiu mais tarde. Primeiro-ministro recordou o "notável docente".
Jerónimo De Sousa

Trabalho: PCP acusa PS de se aliar a PSD e CDS

O secretário-geral do PCP acusa o PS de se ter aliado de novo ao PSD e CDS para a aprovar a nova legislação laboral: "um ensaio para criar futuras gerações de trabalhadores sem direitos".
Partidos e Movimentos

Jerónimo: PS não iria tão longe sem PCP e CDU

188
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que o Governo do PS "nunca iria tão longe se não fosse o PCP e a CDU", em resposta a Carlos César que pediu "maioria clara" nas eleições.
Partidos e Movimentos

Jerónimo: ou votam na CDU ou andam "para trás"

2235
O líder do PCP diz que os portugueses têm de escolher "entre dois caminhos" nas eleições legislativas de 6 de outubro, dar "mais força à CDU" ou "andar para trás pelas mãos de PS, PSD e CDS".
Legislação Laboral

Jerónimo: Lei do Trabalho é um "autêntico golpe"

201
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou Marcelo Rebelo de Sousa por ter promulgado o diploma que altera o Código do Trabalho e disse que jovens estarão "sempre em período experimental".
Greve

Greve da Ryanair. PCP fala em “critérios ilegais”

António Costa “afronta a lei da greve e altera os critérios que havia adotado para as anteriores”, disse o partido, concluindo que serviços mínimos são para "necessidades sociais impreteríveis".
Trabalho

Lei do Trabalho: PCP, BE e Verdes recorrem ao TC

257
A Lei do Trabalho recebeu a promulgação do PR, mas os partidos da esquerda cumprem o que disseram no Parlamento no último plenário e vão mesmo enviar o diploma para o Tribunal Constitucional.
PCP

PCP avança com "medidas urgentes" para a saúde

752
Em relação ao Governo liderado por António Costa, Jerónimo de Sousa voltou a "clarificar", num almoço convívio, que "não há nenhuma maioria de esquerda".
Política

Zita Seabra deixa PSD e integra Iniciativa Liberal

8623
A ex-dirigente comunista que tinha trocado o PCP pelo PSD considera agora que a solução para "refazer a direita" passa pela nova geração "que não tenha medo de ser de direita e liberal".
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
PCP

PCP teme limitações ao direito de greve

859
"Não haja a menor dúvida: o PCP é inteiramente solidário com os trabalhadores do setor e as suas reivindicações", afirmou Jerónimo de Sousa aos cerca de 300 militantes, no comício de verão do partido.
Combustível

Uma história de hipocrisia /premium

452
António Costa precisa, quanto mais não seja por causa da dúbia origem do seu poder, de afirmar constantemente a sua autoridade. Daí também ter encenado um espectáculo sem par.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
PCP

PCP: portugueses pagam "interesses monopolistas"

605
Esta sexta-feira foi divulgado que Novo Banco tem 400 milhões de prejuízo. "Os portugueses continuam a pagar os custos de uma política de gestão ao serviço dos interesses monopolistas", acusa o PCP.
Impostos

Para nós, as golas; para os outros, IRS a 20% /premium

1030
O socialismo sempre foi assim, com dois países dentro de cada país: um para os estrangeiros, de cujo dinheiro precisa, e outro para os nacionais, que julga não poderem “fugir”.
Incêndios

Incêndios. PCP quer apurar responsáveis sobre Kits

365
Os comunistas frisam que “as várias questões que estão associadas aos «kits» distribuídos em aldeias do País exigem o rigoroso apuramento de responsabilidades”.
PCP

ERC dá razão ao PCP e acusa TVi de falta de rigor

150
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deu razão ao PCP, que acusou a TVI de falta de rigor informativo numa reportagem sobre a contratação de serviços ao genro do secretário-geral comunista.
PCP

Legislatura. PCP com maior número de iniciativas

No total foram 831 iniciativas nos últimos três anos, batendo todos os restantes partidos, à exceção do item de projetos de resolução, no qual os comunistas (458) são ultrapassados pelo BE (513).
PCP

PCP: partido liberal falhado?

513
Será então que a proposta eleitoralista de taxar depósitos acima de 100 mil euros um desvio liberal de um partido warxista? De modo algum. Não só é iliberal como irá agravar a próxima crise económica.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
PCP

Distribuição de rendimentos "é injusta", diz PCP

Jerónimo de Sousa diz que "os salários são baixos e a precariedade (no emprego) é elevada". Acusou também o PS de se encostar "ao PSD e ao CDS".
Política

PCP quer que a AR condene ciganofobia do PAN

289
A deputada do PAN Fátima Dâmaso apresentou em junho, na Assembleia Municipal da Moita, uma proposta que foi considerada discriminatória pela esmagadora maioria. Deputada demitiu-se depois da polémica.
Infraestruturas

PS quer ponte sobre o Tejo entre Chelas e Barreiro

3864
Proposta do grupo parlamentar do PS prevê ressuscitar a terceira travessia sobre o Tejo, um projeto que o Governo de José Sócrates chegou a levar a concurso, mas abandonou um ano e meio depois.
PCP

Creches para todos e despenalização de reformas

Numa hora o PCP apresentou sete compromissos para as legislativas de outubro. Quer que a ACT possa fazer de vínculos precários contratos efetivos e garantir creches às crianças até aos três anos.
PCP

Reforma fiscal no programa eleitoral do PCP

Entre as iniciativas fiscais defendidas vão estar a baixa do IVA de 23% para 21% e a introdução de um imposto de 0,5% para depósitos acima de 100 mil euros e também património mobiliário em geral.
Jerónimo De Sousa

"Qual é a ideologia do Bloco? É uma interrogação"

1806
Líder do PCP diz que "é legítimo" que o PS tente chegar a uma maioria absoluta em outubro, o que implicaria "libertar-se" da geringonça. E acrescenta que o projeto do BE sempre foi "uma interrogação".
Serviço Nacional de Saúde

Lei de bases da saúde. Rio acusa o PS de encenação

401
Líder social-democrata defende que o PS fez uma "encenação" ao tentar negociar a nova lei de bases da saúde com o PSD. E diz que o partido de António Costa está "encostado" ao BE e PCP.
PCP

PCP quer taxar depósitos acima de 100 mil euros

490
O PCP propõe baixar a taxa do IVA de 23% para 21% e cobrar um imposto de 0,5% aos depósitos bancários acima de 100 mil euros, estendendo esta medida fiscal a todo o património mobiliário.
PCP

Esquerda fecha acordo surpresa para Lei de Bases

387
A uma semana das últimas votações em plenário PS, PCP e BE anunciam ter chegado a acordo para a viabilização da nova lei de bases da saúde. Regulamentação sobre PPP terá de ser feita em seis meses.
Estado da Nação

Os episódios mais peculiares do "Estado da Nação"

No calor do debate que mede o país, Manuel Pinho não se conteve e caiu. Anos depois, o termo "geringonça" passou de pejorativo a emblema acarinhado. São alguns momentos que marcam o "Estado da Nação".
PCP

PCP quer ver continuar reposição de rendimentos

189
Para Jerónimo de Sousa, Portugal não foi mais além da reposição de rendimentos e direitos porque "o PS não tinha no seu programa, nos seus objetivos, esses mesmos avanços que se verificaram".
PCP

Jerónimo diz que PCP não calará crítica ao PS

212
O secretário-geral do PCP disse que o seu partido não calará a crítica ao PS e acusou os socialistas de andarem "de braço dado com o PSD e o CDS".
PCP

Gestão pública da Saúde? PCP diz que apoia PS

Secretário-geral do PCP assinalou que se o PS quiser "garantir a gestão pública das unidades de saúde existentes" contará com uma "posição construtiva" dos comunistas sobre a Lei de Bases da Saúde.
PCP

PCP irredutível sobre PPP na lei de bases da Saúde

Depois de o PS ter rompido as negociações da lei de bases da Saúde com o PSD e se ter virado novamente para os parceiros da 'geringonça' o PCP recusa, uma vez mais, viabilizar a existência de PPP.
CDU

Heloísa recusa que PEV esteja a ser posto de parte

143
A deputada d'Os Verdes vai ser a cabeça de lista da CDU por Leiria, um distrito onde a coligação não elege desde 1985. Heloísa Apolónia nega que o PEV esteja a ser posto de parte. "Estou confiante".
PCP

PCP vetou nome de Marisa para presidente do grupo

4359
Os deputados europeus do PCP vetaram o nome de Marisa Matias como presidente do grupo parlamentar da Esquerda Unitária europeia. Deputada do BE e João Ferreira ficam provisoriamente vices do grupo.
Parlamento

Taxas Moderadoras: "Geringonça" avariou de vez?

106
Ideia para fasear alargamento da isenção das taxas moderadoras está a ser vista à esquerda como um novo recuo do PS. BE desconfia das intenções dos socialistas. PCP diz que bloquistas foram iludidos.
PCP

PCP acusa PS e PSD de pressões no poder judicial

166
O PCP criticou as propostas do PS e do PSD que pretendem alterar a composição do Conselho Superior do Ministério Público, em discussão no parlamento.
Crónica

E se o nosso futebol fosse gerido por comunistas?

1496
Se aplicássemos as ideias comunistas ao futebol português, deixaríamos as boas intenções de ajudar os mais desfavorecidos arruinar a sua competitividade. Porque havemos de as aplicar à nossa economia?
PCP

Taxas moderadoras. PS tem de "clarificar" posição

169
O secretário-geral do PCP reiterou a necessidade do PS "clarificar" a sua posição sobre a isenção das taxas moderadoras na saúde, afirmando que o PCP não irá "permitir" um "retrocesso no processo".
PCP

Jerónimo acusa CDS de querer um SNS para ricos

405
Jerónimo de Sousa acusa o CDS de querer dividir o Serviço Nacional de Saúde num sistema para ricos e outro para pobres com proposta de alargamento de ADSE para todos.
PCP

Jerónimo diz que PS quer convergir com PSD e CDS

O secretário-geral do PCP acusou o PS de, criadas as condições, "querer retomar as políticas" de convergência com o PSD e o CDS, "transferindo para o povo qualquer dificuldade ou crise que surja".
PCP

PCP confronta Governo sobre serviços públicos

O PCP diz que "há verbas no Orçamento de Estado e não há razão nenhuma para que o Governo ponha as metas do défice à frente das necessidades dos serviços públicos".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo quer mudança imediata da lei de bases

O líder comunista defende a clarificação e separação do setor público do privado. A questão da lei de bases advém de “problemas estruturais” da direita, diz. Jerónimo pede ainda o fim das PPP.
Saúde

Lei de Bases da Saúde fica sem referências às PPP

103
O grupo de trabalho que discute a nova lei de bases da Saúde chumbou todas as propostas relativas às PPP. Resultado: o texto final não terá quaisquer referências às PPP, permitindo-as por omissão.
Debate Quinzenal

Períodos de céu muito nublado. Clima da despedida

319
Esta geringonça está a acabar, com o fim da legislatura. E no último debate quinzenal antes das eleições, o mau tempo à esquerda sentiu-se. Costa até apontou diretamente o dedo a Catarina Martins.
Hospital de Santa Maria

MP investiga morte de Ruben de Carvalho

918
O histórico dirigente do PCP Ruben de Carvalho entrou em coma após uma queda quando estava internado no Hospital de Santa Maria. Depois da notícia, hospital decidiu investigar.
Óbito

Centenas de pessoas no adeus a Ruben de Carvalho

Centenas de pessoas despediram-se este domingo do dirigente comunista Ruben de Carvalho, com um "até sempre", ao som de uma guitarra, da "Carvalhesa" e do "Avante Camarada".
Eleições

PCP alerta para "risco de retrocesso" com o PS

Jerónimo de Sousa alerta para o risco que o país corre de "retroceder nas conquistas dos direitos alcançados" porque para o PS as "imposições de Bruxelas serão sempre prioridades".
Eleições

Acordo com Bloco e PCP? “É possível e desejável”

253
Mariana Vieira da Silva, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, faz avaliação positiva da parceria com os partidos à esquerda.
Parlamento

PSD junta-se a "geringonça" nas taxas moderadoras

474
O Parlamento aprovou o fim da cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde. Foi também aprovado o diploma do PAN que regula as multas para quem atirar beatas de cigarros para o chão.
SIRESP

SIRESP. Jerónimo diz que se dá "bónus" a privados

O secretário-geral do PCP criticou o negócio da compra do SIRESP, por considerar que o Governo vai "dar um bónus de sete milhões de euros" aos privados por "um serviço que está reduzido a osso".
SIRESP

PCP. Compra do SIRESP é uma "má opção"

450
Na opinião do PCP, "é um erro gastar um cêntimo que seja", uma vez que o Estado devia assumir o controlo público da rede. Partido vai insistir na audição da comissão técnica.
Manuais Escolares

PCP e BE querem manuais gratuitos com força de lei

244
PCP e BE defenderam no parlamento a inscrição na lei da gratuitidade dos manuais escolares para combater desigualdades no acesso à educação. Direita duvida da sustentabilidade do projeto.
PCP

As 5 apostas do PCP para as legislativas

252
O PCP demarca-se das opções do PS e destaca a necessidade de combater a corrupção "a nível global”. O programa eleitoral só será revelado em julho, mas os comunistas já têm as linhas gerais.
PCP

Morreu Ruben de Carvalho, histórico do PCP

6538
O jornalista e dirigente histórico do PCP tinha 74 anos. Preso seis vezes, fã de fado, Ruben de Carvalho foi também deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
Política

6 pontos para compreender a Lei de Bases da Saúde /premium

100
Depois de uma legislatura de esforço, a Lei de Bases da Saúde corre o risco de ficar na gaveta. Nas últimas horas, a "geringonça" tem tentado chegar a acordo. Afinal, o que está em causa?
PCP

PCP recusa adiar decisão sobre PPP na saúde

111
O acordo entre o PS e o PCP para a viabilização da Lei de Bases da Saúde parece cada vez mais distante. O PCP não abdica do fim das PPP e não equaciona deixar a decisão para a próxima legislatura.
PCP

Jerónimo critica "decisão inaceitável" da CGD

O secretário-geral do PCP pressiona o governo a agora perante decisão "inaceitável" da CGD sobre pagamento de pensões. "É preciso intervir, em defesa do interesse público".
Comunismo

Isto já não é cegueira ideológica, mas senilismo /premium

2131
O PCP ainda não deu conta que a República Popular da China é um país com uma economia capitalista selvagem, mesmo que dirigido por um partido irmão que matou milhões desde 1949 em nome do comunismo?
PCP

PCP. Prémios da TAP são mais um ataque à empresa

O deputado do PCP, Bruno Dias, voltou a criticar a opção do PS em manter o consórcio Atlantic Gateway na TAP que, considera, "não podia ter comprado" a empresa.
Debate Quinzenal

Um debate pós-europeias a pensar nas legislativas

Sem uma palavra sobre eleições que passaram, não faltaram referências às que se seguem. Bloco fez voz grossa sobre PPP, Costa pediu que se evitasse "conflito" com Belém. Nova Cristas apareceu moderada
PCP

PCP acusa Casanova e recorre da condenação

O PCP vai recorrer da decisão judicial que condenou o partido a reintegrar Miguel Casanova, crítico da "geringonça". Dirigentes dispõem de um mês para apresentar recurso no Tribunal da Relação.
Habitação e Urbanismo

Habitação. Geringonça vai aprovar Lei de Bases

Vice-presidente da bancada do PCP anuncia acordo com o governo, embora destaque que se poderia ter "ido mais longe". O PS conseguiu, como pretendia, unir os parceiros da "geringonça" em torno da lei.
PCP

PCP condenado a reintegrar crítico da "geringonça"

6221
Miguel Casanova, que era crítico da geringonça, foi despedido do PCP em maio de 2018 e recorreu judicialmente meses depois. O Tribunal do Trabalho deu-lhe razão. Partido tem 30 dias para recorrer.
Parlamento

PSD recua e coligação com esquerda fica suspensa

O PSD pediu o adiamento da votação sobre as carreiras dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. À esquerda teme-se um recuo. Os sociais-democratas negam. Preferem falar em responsabilidade
PCP

Se PS tiver as mãos livres, há risco de recuos

120
O líder do PCP avisa que o PS não mudou e se tiver as "mãos completamente livres", o que foi alcançado "corre o risco sério de andar para trás".
Extremismo

Os fascistas da saúde /premium

2671
O Bloco e o PCP (e o PAN para lá caminha) são os fascistas da saúde em Portugal. Têm dois objectivos: terminar com a iniciativa privada na saúde, e acabar com a liberdade de escolha dos cidadãos.
Assalto em Tancos

Tancos. Onde estão as responsabilidades políticas? /premium

289
Relatório preliminar foi feito por deputado do PS, mas os partidos da oposição vão apresentar alterações. PSD, CDS e Bloco queixam-se de desequilíbrios nas conclusões.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo diz que vai continuar no PCP

508
O líder comunista diz que quer defender com empenho os interesses do PCP. Garante que vai continuar no partido independentemente do resultado das legislativas de outubro.
PCP

PCP perdeu mas estratégia é para manter

571
O Comité Central do PCP esteve reunido esta terça-feira para analisar a situação política e os resultados das europeias. Não foi o esperado, mas a culpa não é do partido. Estratégia é para manter.
António Costa

Costa. Geringonça é "insuficiente para casamento" 

368
O primeiro-ministro abriu portas a uma Geringonça com o PAN e até falou numa próxima na Europa.
Eleições

Podcast Eurovisões. Dos gelados à cataplana

Miguel Pinheiro e Pedro Benevides fazem contas a quem ganhou ou perdeu votos na primeira semana de campanha. E Bandex faz da frase: “a mim ninguém viu a cozinhar cataplana" a canção do dia.
SIRESP

PCP rejeita aquisição do SIRESP pelo Estado

O Partido Comunista rejeitou a aquisição do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) por parte do Estado e caracterizou esta rede como "obsoleta".
Eleições

Podcast Eurovisões: caça ao voto, baú e Bandex

A 13 dias para as eleições, o Observador estreia o podcast Eurovisões. Comentários, fact-checks, histórias da campanha de 1987 e uma música nova de Bandex. De segunda a sexta, pelas 17h00
Eleições Europeias

Salários dos eurodeputados devem ter "vínculo"

O cabeça de lista da CDU às eleições europeias disse que a CDU foi o "único" partido português a votar contra o "aumento substancial" dos vencimentos dos eurodeputados.
PCP

"Chantagem" do PS revelou convergência com direita

175
O secretário-geral do PCP diz que a "operação de chantagem de demissão do Governo" veio mostrar a convergência do PS com a direita e o "fito" de alcançar vantagem eleitoral.
CDU

Um dia na estrada com João Ferreira /premium

Almoçou com militantes, passou por uma festa à beira Tejo e terminou a discursar para vinte pessoas. Não faltaram os ataques à direita e ao PS. Pelo meio, admitiu que coloca o BE "num saco diferente".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "operação de chantagem"

177
Jerónimo de Sousa acusou o executivo de reclamar para si conquistas e progressos que o PS inicialmente rejeitou. O líder do PCP apontou ainda o dedo ao Governo por emprestar dinheiro ao Novo Banco.
Professores

"Com propostas da direita nem daqui a 50 anos"

375
O secretário-geral do PCP criticou as propostas de PSD e CDS por considerar que com a sua aprovação "nem daqui a 50 anos" o tempo de serviço dos professores seria devolvido na íntegra.
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Crise Política

A crise acabou. Cinco respostas sobre o que aí vem /premium

106
Uma crise que podia durar semanas e acabar em eleições antecipadas foi estancada pela oposição. Mas, até lá, ainda tem de enfrentar o sabor da derrota na AR. O que segue após o fim da crise.
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
PCP

PCP não está disponível para "andar para trás"

266
Após um comício no Barreiro, o líder dos comunistas portugueses frisou que o seu partido está sim interessado em continuar uma política de "reposição de direitos"
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
Extrema Esquerda

Os incorrigíveis /premium

138
Mesmo símbolólica, o desejo da morte do outro (Bolsonaro), tem ilustre e documentada tradição: representa o desprezo revolucionário pelo outro, a redução do outro ao não-humano e está nos genes do BE.
Maioria de Esquerda

Nauseante /premium

462
Não se deve aceitar que quem branqueia opressão política na Coreia do Norte e justifica miséria e ataques contra a população na Venezuela participe numa maioria parlamentar num país democrático.
Jerónimo De Sousa

Líder do PCP quer apoio para pequenos empresários 

607
Segundo o líder comunista, os pequenos empresários têm dificuldades face ao elevado preço dos combustíveis, das portagens e da carga fiscal. Jerónimo criticou ainda declarações de Cavaco Silva.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo exige "fim da promiscuidade" na Saúde

151
O secretário-geral do PCP exigiu o "fim da promiscuidade" entre o setor público e privado no SNS, durante um almoço comemorativo do 45.º aniversário do 25 de abril em Vila do Conde, Porto.
Parlamento

Parlamento chumba resoluções de PSD, CDS-PP e PCP

Os partidos propunham a rejeição do Programa de Estabilidade. PSD e CDS-PP também propuseram medidas para o Plano Nacional de Reformas, com o parlamento a chumbar as resoluções.
Saúde

PCP fala em "patrocínio" de PR no acordo PS/PSD

358
Comunistas rejeitam que as PPP na saúde se transformem num negócio que favoreça grupos económicos. E acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar por trás do recuo do Governo no acordo com a esquerda.
Eleições Europeias

Europeias. PS e PSD podem empatar, dizem sondagens

1487
Sondagens Aximage para Negócios/Correio da Manhã e da Pitagórica para o JN/TSF põem o PS e o PSD muito próximos e com empate técnico. Num dos casos elegem o mesmo número de eurodeputados.
25 de Abril

PCP. Jovens defenderão conquistas da revolução

286
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, destacou o Serviço Nacional de Saúde gratuito como uma das conquistas de abril que, acredita, os jovens saberão defender.
Parlamento

Saúde. PS e PSD aproximam-se, Bloco "em choque"

179
À saída da sessão comemorativa do 25 de abril, os partidos voltaram à carga com a lei de bases da Saúde. PS e PSD parecem agora mais próximos enquanto o BE se diz "chocado" com o recuo dos socialistas
Parlamento

PSD acusa comunistas de fingirem oposição 

231
Para Duarte Alves, os programas de Estabilidade e Nacional de Reforma do Governo contrariam o que "o país precisa de fazer". O PSD diz que comunistas estão a apoiar estratégia orçamental do Governo.
PCP

Jerónimo: "Não há governo à esquerda" sem a CDU

533
"Esta é a força patriótica e de esquerda que não vacila nas opções que faz pelo povo e pelo país", afirmou o secretário-geral da CDU, apelando ao voto nas eleições europeias.
Bloco de Esquerda

Saúde. Acordo com BE? Governo desmente

115
O Governo fez saber esta tarde que o processo de negociações para a nova Lei de Bases da Saúde ainda não está fechado, diz que o suposto acordo é uma "versão de trabalho" e puxa o foco para o PS.
Debate Quinzenal

Gasolina caiu sobre o fogo da Segurança Social 

Foi o tema levado pelo primeiro-ministro que acabou por marcar mais o debate quinzenal. Sobre os combustíveis não houve quem não perguntasse, mas Costa só se mostrou preparado para falar de resultados
Debate Quinzenal

Combustíveis: PM admite alargar serviços mínimos - como aconteceu

510
Ao PSD, Costa admitiu alargar serviços mínimos. Mais tarde, pressionado pelo CDS, não se comprometeu e ficou-se por uma garantia: "O governo tudo fará para que o conflito seja ultrapassado".
A página está a demorar muito tempo.