PCP

Legislação Laboral

Jerónimo: Lei do Trabalho é um "autêntico golpe"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou Marcelo Rebelo de Sousa por ter promulgado o diploma que altera o Código do Trabalho e disse que jovens estarão "sempre em período experimental".
Greve

Greve da Ryanair. PCP fala em “critérios ilegais”

António Costa “afronta a lei da greve e altera os critérios que havia adotado para as anteriores”, disse o partido, concluindo que serviços mínimos são para "necessidades sociais impreteríveis".
Trabalho

Lei do Trabalho: PCP, BE e Verdes recorrem ao TC

A Lei do Trabalho recebeu a promulgação do PR, mas os partidos da esquerda cumprem o que disseram no Parlamento no último plenário e vão mesmo enviar o diploma para o Tribunal Constitucional.
PCP

PCP avança com "medidas urgentes" para a saúde

716
Em relação ao Governo liderado por António Costa, Jerónimo de Sousa voltou a "clarificar", num almoço convívio, que "não há nenhuma maioria de esquerda".
Política

Zita Seabra deixa PSD e integra Iniciativa Liberal

8.500
A ex-dirigente comunista que tinha trocado o PCP pelo PSD considera agora que a solução para "refazer a direita" passa pela nova geração "que não tenha medo de ser de direita e liberal".
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1.805
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
PCP

PCP teme limitações ao direito de greve

859
"Não haja a menor dúvida: o PCP é inteiramente solidário com os trabalhadores do setor e as suas reivindicações", afirmou Jerónimo de Sousa aos cerca de 300 militantes, no comício de verão do partido.
Combustível

Uma história de hipocrisia /premium

452
António Costa precisa, quanto mais não seja por causa da dúbia origem do seu poder, de afirmar constantemente a sua autoridade. Daí também ter encenado um espectáculo sem par.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2.479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
PCP

PCP: portugueses pagam "interesses monopolistas"

605
Esta sexta-feira foi divulgado que Novo Banco tem 400 milhões de prejuízo. "Os portugueses continuam a pagar os custos de uma política de gestão ao serviço dos interesses monopolistas", acusa o PCP.
Impostos

Para nós, as golas; para os outros, IRS a 20% /premium

1.030
O socialismo sempre foi assim, com dois países dentro de cada país: um para os estrangeiros, de cujo dinheiro precisa, e outro para os nacionais, que julga não poderem “fugir”.
Incêndios

Incêndios. PCP quer apurar responsáveis sobre Kits

365
Os comunistas frisam que “as várias questões que estão associadas aos «kits» distribuídos em aldeias do País exigem o rigoroso apuramento de responsabilidades”.
PCP

ERC dá razão ao PCP e acusa TVi de falta de rigor

150
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deu razão ao PCP, que acusou a TVI de falta de rigor informativo numa reportagem sobre a contratação de serviços ao genro do secretário-geral comunista.
PCP

Legislatura. PCP com maior número de iniciativas

No total foram 831 iniciativas nos últimos três anos, batendo todos os restantes partidos, à exceção do item de projetos de resolução, no qual os comunistas (458) são ultrapassados pelo BE (513).
PCP

PCP: partido liberal falhado?

513
Será então que a proposta eleitoralista de taxar depósitos acima de 100 mil euros um desvio liberal de um partido warxista? De modo algum. Não só é iliberal como irá agravar a próxima crise económica.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
PCP

Distribuição de rendimentos "é injusta", diz PCP

Jerónimo de Sousa diz que "os salários são baixos e a precariedade (no emprego) é elevada". Acusou também o PS de se encostar "ao PSD e ao CDS".
Política

PCP quer que a AR condene ciganofobia do PAN

289
A deputada do PAN Fátima Dâmaso apresentou em junho, na Assembleia Municipal da Moita, uma proposta que foi considerada discriminatória pela esmagadora maioria. Deputada demitiu-se depois da polémica.
Infraestruturas

PS quer ponte sobre o Tejo entre Chelas e Barreiro

3.864
Proposta do grupo parlamentar do PS prevê ressuscitar a terceira travessia sobre o Tejo, um projeto que o Governo de José Sócrates chegou a levar a concurso, mas abandonou um ano e meio depois.
PCP

Creches para todos e despenalização de reformas

Numa hora o PCP apresentou sete compromissos para as legislativas de outubro. Quer que a ACT possa fazer de vínculos precários contratos efetivos e garantir creches às crianças até aos três anos.
PCP

Reforma fiscal no programa eleitoral do PCP

Entre as iniciativas fiscais defendidas vão estar a baixa do IVA de 23% para 21% e a introdução de um imposto de 0,5% para depósitos acima de 100 mil euros e também património mobiliário em geral.
Jerónimo De Sousa

"Qual é a ideologia do Bloco? É uma interrogação"

1.806
Líder do PCP diz que "é legítimo" que o PS tente chegar a uma maioria absoluta em outubro, o que implicaria "libertar-se" da geringonça. E acrescenta que o projeto do BE sempre foi "uma interrogação".
Serviço Nacional de Saúde

Lei de bases da saúde. Rio acusa o PS de encenação

401
Líder social-democrata defende que o PS fez uma "encenação" ao tentar negociar a nova lei de bases da saúde com o PSD. E diz que o partido de António Costa está "encostado" ao BE e PCP.
PCP

PCP quer taxar depósitos acima de 100 mil euros

490
O PCP propõe baixar a taxa do IVA de 23% para 21% e cobrar um imposto de 0,5% aos depósitos bancários acima de 100 mil euros, estendendo esta medida fiscal a todo o património mobiliário.
PCP

Esquerda fecha acordo surpresa para Lei de Bases

387
A uma semana das últimas votações em plenário PS, PCP e BE anunciam ter chegado a acordo para a viabilização da nova lei de bases da saúde. Regulamentação sobre PPP terá de ser feita em seis meses.
Estado da Nação

Os episódios mais peculiares do "Estado da Nação"

No calor do debate que mede o país, Manuel Pinho não se conteve e caiu. Anos depois, o termo "geringonça" passou de pejorativo a emblema acarinhado. São alguns momentos que marcam o "Estado da Nação".
PCP

PCP quer ver continuar reposição de rendimentos

189
Para Jerónimo de Sousa, Portugal não foi mais além da reposição de rendimentos e direitos porque "o PS não tinha no seu programa, nos seus objetivos, esses mesmos avanços que se verificaram".
PCP

Jerónimo diz que PCP não calará crítica ao PS

212
O secretário-geral do PCP disse que o seu partido não calará a crítica ao PS e acusou os socialistas de andarem "de braço dado com o PSD e o CDS".
PCP

Gestão pública da Saúde? PCP diz que apoia PS

Secretário-geral do PCP assinalou que se o PS quiser "garantir a gestão pública das unidades de saúde existentes" contará com uma "posição construtiva" dos comunistas sobre a Lei de Bases da Saúde.
PCP

PCP irredutível sobre PPP na lei de bases da Saúde

Depois de o PS ter rompido as negociações da lei de bases da Saúde com o PSD e se ter virado novamente para os parceiros da 'geringonça' o PCP recusa, uma vez mais, viabilizar a existência de PPP.
CDU

Heloísa recusa que PEV esteja a ser posto de parte

143
A deputada d'Os Verdes vai ser a cabeça de lista da CDU por Leiria, um distrito onde a coligação não elege desde 1985. Heloísa Apolónia nega que o PEV esteja a ser posto de parte. "Estou confiante".
PCP

PCP vetou nome de Marisa para presidente do grupo

4.359
Os deputados europeus do PCP vetaram o nome de Marisa Matias como presidente do grupo parlamentar da Esquerda Unitária europeia. Deputada do BE e João Ferreira ficam provisoriamente vices do grupo.
Parlamento

Taxas Moderadoras: "Geringonça" avariou de vez?

106
Ideia para fasear alargamento da isenção das taxas moderadoras está a ser vista à esquerda como um novo recuo do PS. BE desconfia das intenções dos socialistas. PCP diz que bloquistas foram iludidos.
PCP

PCP acusa PS e PSD de pressões no poder judicial

166
O PCP criticou as propostas do PS e do PSD que pretendem alterar a composição do Conselho Superior do Ministério Público, em discussão no parlamento.
Crónica

E se o nosso futebol fosse gerido por comunistas?

1.496
Se aplicássemos as ideias comunistas ao futebol português, deixaríamos as boas intenções de ajudar os mais desfavorecidos arruinar a sua competitividade. Porque havemos de as aplicar à nossa economia?
PCP

Taxas moderadoras. PS tem de "clarificar" posição

169
O secretário-geral do PCP reiterou a necessidade do PS "clarificar" a sua posição sobre a isenção das taxas moderadoras na saúde, afirmando que o PCP não irá "permitir" um "retrocesso no processo".
PCP

Jerónimo acusa CDS de querer um SNS para ricos

405
Jerónimo de Sousa acusa o CDS de querer dividir o Serviço Nacional de Saúde num sistema para ricos e outro para pobres com proposta de alargamento de ADSE para todos.
PCP

Jerónimo diz que PS quer convergir com PSD e CDS

O secretário-geral do PCP acusou o PS de, criadas as condições, "querer retomar as políticas" de convergência com o PSD e o CDS, "transferindo para o povo qualquer dificuldade ou crise que surja".
PCP

PCP confronta Governo sobre serviços públicos

O PCP diz que "há verbas no Orçamento de Estado e não há razão nenhuma para que o Governo ponha as metas do défice à frente das necessidades dos serviços públicos".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo quer mudança imediata da lei de bases

O líder comunista defende a clarificação e separação do setor público do privado. A questão da lei de bases advém de “problemas estruturais” da direita, diz. Jerónimo pede ainda o fim das PPP.
Saúde

Lei de Bases da Saúde fica sem referências às PPP

103
O grupo de trabalho que discute a nova lei de bases da Saúde chumbou todas as propostas relativas às PPP. Resultado: o texto final não terá quaisquer referências às PPP, permitindo-as por omissão.
Debate Quinzenal

Períodos de céu muito nublado. Clima da despedida

319
Esta geringonça está a acabar, com o fim da legislatura. E no último debate quinzenal antes das eleições, o mau tempo à esquerda sentiu-se. Costa até apontou diretamente o dedo a Catarina Martins.
Hospital de Santa Maria

MP investiga morte de Ruben de Carvalho

918
O histórico dirigente do PCP Ruben de Carvalho entrou em coma após uma queda quando estava internado no Hospital de Santa Maria. Depois da notícia, hospital decidiu investigar.
Óbito

Centenas de pessoas no adeus a Ruben de Carvalho

Centenas de pessoas despediram-se este domingo do dirigente comunista Ruben de Carvalho, com um "até sempre", ao som de uma guitarra, da "Carvalhesa" e do "Avante Camarada".
Eleições

PCP alerta para "risco de retrocesso" com o PS

Jerónimo de Sousa alerta para o risco que o país corre de "retroceder nas conquistas dos direitos alcançados" porque para o PS as "imposições de Bruxelas serão sempre prioridades".
Eleições

Acordo com Bloco e PCP? “É possível e desejável”

253
Mariana Vieira da Silva, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, faz avaliação positiva da parceria com os partidos à esquerda.
Parlamento

PSD junta-se a "geringonça" nas taxas moderadoras

474
O Parlamento aprovou o fim da cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde. Foi também aprovado o diploma do PAN que regula as multas para quem atirar beatas de cigarros para o chão.
SIRESP

SIRESP. Jerónimo diz que se dá "bónus" a privados

O secretário-geral do PCP criticou o negócio da compra do SIRESP, por considerar que o Governo vai "dar um bónus de sete milhões de euros" aos privados por "um serviço que está reduzido a osso".
SIRESP

PCP. Compra do SIRESP é uma "má opção"

450
Na opinião do PCP, "é um erro gastar um cêntimo que seja", uma vez que o Estado devia assumir o controlo público da rede. Partido vai insistir na audição da comissão técnica.
Manuais Escolares

PCP e BE querem manuais gratuitos com força de lei

244
PCP e BE defenderam no parlamento a inscrição na lei da gratuitidade dos manuais escolares para combater desigualdades no acesso à educação. Direita duvida da sustentabilidade do projeto.
PCP

As 5 apostas do PCP para as legislativas

252
O PCP demarca-se das opções do PS e destaca a necessidade de combater a corrupção "a nível global”. O programa eleitoral só será revelado em julho, mas os comunistas já têm as linhas gerais.
PCP

Morreu Ruben de Carvalho, histórico do PCP

6.538
O jornalista e dirigente histórico do PCP tinha 74 anos. Preso seis vezes, fã de fado, Ruben de Carvalho foi também deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
Política

6 pontos para compreender a Lei de Bases da Saúde /premium

100
Depois de uma legislatura de esforço, a Lei de Bases da Saúde corre o risco de ficar na gaveta. Nas últimas horas, a "geringonça" tem tentado chegar a acordo. Afinal, o que está em causa?
PCP

PCP recusa adiar decisão sobre PPP na saúde

111
O acordo entre o PS e o PCP para a viabilização da Lei de Bases da Saúde parece cada vez mais distante. O PCP não abdica do fim das PPP e não equaciona deixar a decisão para a próxima legislatura.
PCP

Jerónimo critica "decisão inaceitável" da CGD

O secretário-geral do PCP pressiona o governo a agora perante decisão "inaceitável" da CGD sobre pagamento de pensões. "É preciso intervir, em defesa do interesse público".
Comunismo

Isto já não é cegueira ideológica, mas senilismo /premium

2.131
O PCP ainda não deu conta que a República Popular da China é um país com uma economia capitalista selvagem, mesmo que dirigido por um partido irmão que matou milhões desde 1949 em nome do comunismo?
PCP

PCP. Prémios da TAP são mais um ataque à empresa

O deputado do PCP, Bruno Dias, voltou a criticar a opção do PS em manter o consórcio Atlantic Gateway na TAP que, considera, "não podia ter comprado" a empresa.
Debate Quinzenal

Um debate pós-europeias a pensar nas legislativas

Sem uma palavra sobre eleições que passaram, não faltaram referências às que se seguem. Bloco fez voz grossa sobre PPP, Costa pediu que se evitasse "conflito" com Belém. Nova Cristas apareceu moderada
PCP

PCP acusa Casanova e recorre da condenação

O PCP vai recorrer da decisão judicial que condenou o partido a reintegrar Miguel Casanova, crítico da "geringonça". Dirigentes dispõem de um mês para apresentar recurso no Tribunal da Relação.
Habitação e Urbanismo

Habitação. Geringonça vai aprovar Lei de Bases

Vice-presidente da bancada do PCP anuncia acordo com o governo, embora destaque que se poderia ter "ido mais longe". O PS conseguiu, como pretendia, unir os parceiros da "geringonça" em torno da lei.
PCP

PCP condenado a reintegrar crítico da "geringonça"

6.221
Miguel Casanova, que era crítico da geringonça, foi despedido do PCP em maio de 2018 e recorreu judicialmente meses depois. O Tribunal do Trabalho deu-lhe razão. Partido tem 30 dias para recorrer.
Parlamento

PSD recua e coligação com esquerda fica suspensa

O PSD pediu o adiamento da votação sobre as carreiras dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. À esquerda teme-se um recuo. Os sociais-democratas negam. Preferem falar em responsabilidade
PCP

Se PS tiver as mãos livres, há risco de recuos

120
O líder do PCP avisa que o PS não mudou e se tiver as "mãos completamente livres", o que foi alcançado "corre o risco sério de andar para trás".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)