269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

PCP

Câmara Municipal Lisboa

Moedas, CDS , PCP e BE condenam Medina

Fernando Medina anunciou a identificação de pelo menos 52 casos de partilha de dados de manifestantes com embaixadas. CDS, PCP, BE e Carlos Moedas falam de uma situação que não se pode repetir.
Coronavírus

PCP opõe-se às medidas restritivas em Lisboa

O PCP manifestou-se frontalmente contra as medidas impostas na Grande Lisboa. O líder parlamentar disse que "aquilo que é verdadeiramente necessário é reforçar a vacinação, o rastreio e a testagem".
Pandemia

Avante liberal

O festival comunista foi feito em três dias, cada um com capacidade máxima para quase 17 mil pessoas em simultâneo. O arraial liberal aconteceu em apenas uma noite e juntou cerca de mil pessoas.
PCP

PCP reclama a redução de passe de 40 para 30 euros

Jerónimo de Sousa defendeu esta terça-feira a "progressiva gratuitidade" do passe social intermodal, para os menores de 18 anos, e propôs uma redução do preço de 40 para 30 euros.
Lisboa

CDU defende nova ponte e aeroporto em Alcochete

Propostas foram apresentadas num encontro da CDU, em Lisboa, no qual foi apresentado um compromisso eleitoral da coligação para a Área Metropolitana de Lisboa.
PCP

PCP diz que IL "mordeu a língua"

O secretário-geral do PCP disse esta segunda-feira que o arraial organizado pela Iniciativa Liberal é fruto da "ânsia de palco", que leva a que "muitos mordam a língua", após as críticas ao Avante.
PS

PS atira-se a Rui Rio. "Em política não vale tudo"

2100
PSD e JSD entregam matrioscas e garrafa de vodka a Medina para dizer que “não pode continuar a esconder-se e a arranjar desculpas (...) para uma polémica que devia ter resultado na (sua) demissão".
Resposta Pronta

João Ferreira: "Quem aplicou o procedimento?"

174
"Depois deste esclarecimento de Medina, impõe-se outro: Qual é a origem do procedimento" que levou ao envio de dados para as autoridades russas?, pergunta o candidato do PCP a Lisboa
Câmara Municipal Lisboa

Jerónimo. Casos de manifestantes russos é "grave" 

325
Secretário-geral do PCP diz que prestação de dados pessoais de manifestantes russos à embaixada é "grave", a confirmar-se. Recusa fazer "juízos de valor apressados".
Impostos

Há ou não um "Big Brother fiscal" para empresas? /premium

À direita chamam-lhe "Big Brother fiscal", mas o Governo garante que é benéfico. O que está em causa com o ficheiro que tanta polémica tem gerado? 6 respostas sobre a lei que foi votada esta 4ª feira.
Trabalho

PCP. Decisão do TC está "aquém" das expectativas

O deputado do PCP António Filipe afirmou que o TC "reconheceu parcialmente" que "havia razão" quanto à inconstitucionalidade de uma norma da lei, mas que "fica aquém" da convicção do partido".
PCP

PCP quer ouvir ministro sobre contratações

Os comunistas consideraram que "é urgente recuperar os atrasos na prestação de cuidados de saúde" e "é incompreensível que o Governo deixe os processos arrastarem-se no tempo".
Coronavírus

Jerónimo diz que decisão do RU é "condenável"

Jerónimo de Sousa criticou este sábado à tarde a decisão do Reino Unido de retirar Portugal da "lista verde" de viagens internacionais e pediu mais rapidez para o processo de vacinação nacional
Regionalização

Jerónimo de Sousa acusa PS de não cumprir "juras"

Jerónimo de Sousa disse que "o país não precisa de mais adiamentos da regionalização", mas antes "sem hesitações", concretizar aquele processo por ser "um fator de coesão e desenvolvimento do país".
Autárquicas 2021

PCP sem receio de pagar preço de acordo com PS

Dirigente comunista que tem o dossiê autárquico acredita que os últimos anos de "geringonça" e depois entendimento sem papel com o PS podem ter "um peso favorável" e não o contrário.
Noticiário

10h. PCP: "PS é adversário nas autárquicas"

"Nós discutimos câmaras com o PS", garante dirigente comunista Jorge Cordeiro. PCP quer “naturalmente confirmar”, nas urnas, as 24 maiorias nas câmaras que governam e recuperar as 10 perdidas em 2017
Autárquicas 2021

PCP elege PS como "adversário eleitoral" da CDU

Objetivo dos comunistas é, pelo menos, manter as atuais 24 câmaras e recuperar as 10 que perderam nas autárquicas de 2017. O adversário "é o PS", dizem.
Noticiário

8h. Rio: PS dá "anel de noivado" ao PCP

“A revisão da lei laboral é uma espécie do anel de noivado, que António Costa quer dar ao PCP, como quem diz: ‘tens aqui este anel, se agora me votares o orçamento”, ironiza líder do PSD
Rui Rio

Rio: Costa está a dar "anel de noivado" ao PCP

Para o presidente do PSD, o primeiro-ministro está a fazer "tudo o que está ao seu alcance para segurar o poder", deixando o país para segundo lugar, e adotando uma estratégia de propaganda.
Resposta Pronta

Arraiais. João Ferreira: "Teria feito diferente"

Lisboa não vai ter arraiais este ano. João Ferreira, candidato da CDU, critica a falta de "medidas de proteção para programar estas atividades". Promete que teria feito "diferente".
PCP

PCP contra turismo "desligado" do ambiente

Alma Rivera considera que o turismo está a promover um "excessivo atropelo do desenvolvimento do território" podendo ameaçar zonas que são "primeiro de usufruto das populações".
PCP

PCP defende necessidade de medidas de proteção 

PCP defende o regresso do público aos eventos desportivos e lembrou que é preciso "garantir as medidas de proteção e prevenção da saúde pública".
PCP

PCP quer ACT reforçada e fim do "faz de conta"

Jerónimo de Sousa reivindicou que a ACT deve ter "poderes de ação executiva". "É preciso acabar com a política do faz de conta nas violações patronais dos direitos dos trabalhadores", acrescentou.
RTP

PCP contra fim de publicidade na RTP

O PCP manifestou-se contra o fim da publicidade nos canais na RTP, considerando que vai levar a um "subfinanciamento crónico" e que põe em causa o futuro da estação pública.
PS

Esquerda em rutura? Direita pode servir de cola /premium

Costa promete rever leis laborais, mas esquerda desconfia. BE diz que quer esquerda unida, mas PS e PCP não acreditam. Ex-parceiros não se entendem, mas objetivo maior é o mesmo: derrotar a direita.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Requisição civil a profissionais do SEF é "grave"

A "requisição civil dos profissionais do SEF face a uma paralisação que o seu sindicato havia agendado para a próxima semana a pretexto da epidemia é uma decisão de particular gravidade", diz o PCP.
Lisboa

Assembleia Municipal recomenda revisão do PDM

É necessário um novo planeamento estratégico para a cidade, desenvolvendo uma Carta Estratégica e iniciando a revisão do PDML, paralelamente, para uma direção diferente, recomenda o PCP.
PCP

PCP cético com apelos do BE ao diálogo à esquerda

"Não é uma ou outra afirmação que ilude as muitas outras que transversalmente percorreram a convenção e que desmentem essa intenção", disse o PCP mostrando-se cético com os apelos feitos pelo BE.
XII Convenção BE

BE. Vencedores, vencidos e o ausente da convenção /premium

Catarina, que renovou a liderança. Mariana, a estrela pop do BE. E os críticos internos, que ganharam muito peso. Numa convenção com ausências notadas, Costa e Jerónimo foram os mais visados.
XII Convenção BE

Tensão com PCP marca Convenção do Bloco /premium

BE acha que PCP devia ter sido mais "firme" com o PS. PCP responde: BE foi irresponsável e pôs em causa a governação. Houve um apelo no palco para a esquerda "falar melhor", mas relação está azeda.
PCP

PCP quer preservação da estação da Boavista  

O PCP quer a classificação e preservação in situ da antiga estação ferroviária da Boavista e deseja que se tomem "as medidas necessárias à sua urgente classificação".
XII Convenção BE

Bloco não existe para ser "fantoche" do PS

1214
Em entrevista, Mariana Mortágua recusa a ideia de que o Bloco de Esquerda deve aprovar Orçamentos do Estado que considera "maus" e onde é obrigado a abdicar de bandeiras em nome de "acordos vazios".
XII Convenção BE

Jorge Costa: "Não há razão para queda do Governo"

Jorge Costa acredita que caso houvesse novas eleições a esquerda se manteria maioritária no Parlamento, o que leva o líder parlamentar interino do BE a recusar a ideia de "crise política".
Orçamento do Estado

PCP recusa para já discutir o próximo OE

O líder parlamentar do PCP reforçou a mensagem de que "não é possível começar a fazer uma discussão do Orçamento para 2022 com a execução do Orçamento para 2021 nestes termos (por executar)".
Explicador

Novo Banco. "Objetivo conseguido. Com que custo?"

PS, PSD, PCP e CDS discutem as conclusões da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. "Resolução e alienação tinham objetivo de estabilidade e isso foi conseguido. Mas com que custo?"
PCP

Interpelação acaba com luta do PCP e com papa

Coube ao deputado comunista António Filipe encerrar a discussão pelo PCP, insistindo num aumento geral dos salários, a redução do horário semanal para as 35 horas e “mais justiça laboral”.
Explicador

Forças Armadas. "Estamos a importar modas porquê?"

Contra a proposta do governo, PCP teme que Forças Armadas sejam transformadas "numa qualquer direção geral". PS acusa comunistas de tentativa de "concentração de poder no Presidente da República"
PCP

Médio Oriente. Posição de Portugal "não é boa"

144
"O povo palestiniano quer é paz, quer a sua pátria. Israel quer alargar a sua influência geoestratégica. Creio que não é saudável nem boa a posição do Governo português", explica Jerónimo de Sousa.
PCP

PCP quer posição clara do Governo sobre Palestina

820
Apelo foi feito por Jerónimo de Sousa num improviso na sua intervenção de encerramento do Congresso da Juventude Comunista Portuguesa, em Vila Franca de Xira.
PCP

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" 

No encerramento no Congresso da Juventude Comunista Portuguesa, em Vila Franca de Xira, o líder comunista disse, no entanto, que a solução não está nos "projetos reacionários de PSD e CDS".
Orçamento do Estado

Discutir Orçamento de 2022? É "precipitado"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou "no mínimo precipitado" antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e "deitar borda fora" a concretização do atual.
Groundforce

PCP quer ouvir ministro sobre Groundforce

"A Groundforce tem que ser libertada do seu acionista privado, mas tal opção não pode ser o pretexto para arrasar direitos, tirar postos de trabalho e reduzir salários", afirmou o deputado Bruno Dias.
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Governo

Jerónimo responsabiliza Costa pelo caso de Odemira

O secretário-geral do Partido Comunista Português subiu um degrau nas críticas ao Governo pela situação que se vive em Odemira e responsabilizou o primeiro-ministro pelo caso.
PCP

Jerónimo foi ao Porto criticar a UE e a Cimeira

"A situação é cada vez mais dramática para milhões e milhões", apontou o líder do PCP, que acusa a União Europeia de proclamações e "falta de respostas" e o Governo português de "seguidismo enorme".
Política

O PS ocupa, mas os portugueses resistem /premium

196
Para quem está nas direitas, o nosso país passa por um momento bem complicado. O PS ocupa o Estado, o BE radicaliza a sociedade e o PCP “educa” – ou melhor deseduca – os nossos jovens nos liceus.
Orçamento do Estado

PS adiou votação de plano que PCP ia chumbar /premium

Lei das grandes opções costumava ser viabilizada pelos partidos de esquerda e PAN. Desta vez, ex-parceiros criticaram e PCP avisou que ia chumbar. Governo diz-se disponível para fazer alterações.
Novo Banco

PCP responsabiliza PSD, CDS e PS por Novo Banco

O PCP considera que confirma o que "tem denunciado": tanto a resolução do BES (governo PSD/CDS) como a privatização do Novo Banco (governo PS) "não acautelaram o interesse público".
União Europeia

PCP. Cimeira social é "branqueamento de políticas"

Jerónimo de Sousa criticou as intenções da cimeira agendada para a próxima semana e diz que se aproximam "novas formas de desregulação laboral".
Orçamento do Estado

OE22. PCP diz que "não assina de cruz"

117
Jerónimo de Sousa admite conversar "sem bota-abaixismos" com o Governo PS sobre o Orçamento do Estado de 2022. Mas lembra: "Não peçam ao PCP que as coisas andem para trás".
Resposta Pronta

CGTP. Aumentos em crise? "É possível e necessário"

210
Líder da CGTP diz que "serão garantidas todas as medidas de proteção da saúde" na manifestação da Alameda. "Para haver recuperação económica aumento dos salários é fundamental
Orçamento do Estado

PCP pressiona sobre OE. Governo marca reuniões /premium

Governo vai marcar reuniões sobre Administração Interna e Saúde para manter PCP por perto. Comunistas queixam-se de falhas na execução: "é o denominador comum" neste Orçamento. Olhos postos no OE2022.
Constituição da República Portuguesa

Aprovada proposta para dar Constituição a alunos 

864
Oferecer um exemplar da Constituição é honrar "o compromisso para com a Democracia e o Estado de Direito" e fazer "cumprir o direito à educação na sua mais plena aceção", diz o PCP.
PCP

Comemorações de abril são para afirmar poder local

287
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, defendeu que as comemorações do 25 de Abril no ano em que se assinalam os 45 anos da Constituição "devem ser um momento para afirmar o Poder Local".
PCP

PCP critica Programa de Estabilidade do Governo

O projeto de resolução do PCP não propõe que se rejeite o Programa, mas toma uma posição política e, ao longo de seis páginas, repete as críticas feitas nas últimas semanas.
Comentário

"Prematuro dizer que 'machado' vai ser enterrado"

Rita Tavares, jornalista de Política do Observador, destaca "intenção" do Governo de chamar BE para negociar Orçamento do Estado, mas relação está "fria e tensa". "Negociação não será fácil", avisa.
Orçamento do Estado

Governo vai chamar Bloco para negociar Orçamento /premium

644
Conversa adivinha-se tensa, tendo em conta o histórico com o Governo, convencido de uma "aliança tácita entre BE e PSD". Há também fé que o PCP não se deixe influenciar pelo combate autárquico.
PCP

Jerónimo cita Zeca Afonso para falar do desfile

123
O secretário-geral do PCP relembra Zeca Afonso ao falar do desfile de comemoração do 25 de Abril que vai decorrer no domingo: "Sejam bem-vindos aqueles que vierem por bem".
Autárquicas 2021

CDU. Maria das Dores Meira é candidata a Almada

544
A vontade de ser candidata era pública, mas agora é oficial: Maria das Dores Meira, que esgotou o limite de mandatos como presidente da câmara municipal de Setúbal, é a escolha da CDU para Almada.
Coronavírus

PCP reclama medidas imediatas para a Cultura 

O PCP critica a falta de apoios dados aos profissionais da Cultura e acrescenta: "Não se compreende a falta de transparência e de informação nas respostas dadas."
Desporto

PCP critica falta de apoios para o desporto

Os comunistas escrevem que é urgente o estabelecimento de normas sanitárias para cada modalidade e situação em concreto e a rápida atribuição dos apoios prometidos que, acusam, tardam em chegar.
SIRESP

PCP: controlo público das comunicações emergência

Comunistas recomendam ao Governo que assegure a eficácia e a cobertura de todo o território nacional em qualquer cenário de catástrofe e a capacidade autónoma do Estado sem dependência de terceiros.
PCP

Resposta a impactos da pandemia "não virá" da UE

O secretário-geral Jerónimo de Sousa defendeu hoje que "a resposta" para os "impactos" causados pela pandemia de covid-19 em Portugal "não virá" das "imposições" da União Europeia.
Educação

PCP prevê instabilidade no próximo ano letivo

A deputada comunista Ana Mesquita alertou para o risco de "um clima de instabilidade no arranque do ano letivo" de 2021/22 se não forem resolvidos vários problemas na escola pública.
PCP

Festa do "Avante!" já está "em preparação"

130
Comunistas apontam para a organização do ano passado e garantem que a festa "derrubou mitos" sobre a pandemia. Prioridade será dada aos artistas portugueses para apoiar o setor.
Política

PCP quer crime de enriquecimento injustificado

609
O líder parlamentar do PCP afirmou que esta solução é “uma medida de grande importância para a prevenção e deteção de crimes de corrupção”, não sendo “violadora de princípios e normas constitucionais"
Noticiário

11h. BES. Partidos apontam falhas à atuação do BdP

No Explicador da rádio Observador, os deputados João Paulo Correia (PS), Duarte Pacheco (PSD) e Duarte Alves (PCP) concordam que o Banco de Portugal podia ter feito mais para evitar colapso do BES
Recibos Verdes

15 trabalhadores da Casa da Música "pendurados"

Ao longo dos últimos meses, foram vários os processos de regularização de vínculos precários que chegaram a tribunal e com direito a desfechos diferentes.
Política

PCP critica Governo por resistir a atribuir apoios

Jerónimo de Sousa lamentou que a "grande prioridade" seja o défice e não as pessoas. Esquerda aumenta pressão com olhos postos na execução do atual Orçamento e na negociação do próximo.
Operação Marquês

PCP critica arrastar do caso, PSD reage amanhã

Comunistas assinalam que processo que visa ex-primeiro-ministro está longe do seu fim. E consideram que o "arrastar no tempo é inaceitável aos olhos do cidadão comum". PSD reuniu-se e vai reagir.
Noticiário

11h. Farmácias contra autotestes em todos os super

Numa curta nota à comunicação social, comunistas pedem que o processo siga para julgamento tão rápido quanto possível. Ainda os autotestes nos supermercados: "É brincar com a saúde pública".
Comentário

Autárquicas. "Almada é uma preocupação para o PS"

Parte das ambições de PS e PCP nas autárquicas centra-se no distrito de Setúbal. Mariana Lima Cunha, jornalista de Política, explica as estratégias partidárias. “Há alguns cuidados a pensar no OE2022”.
Autárquicas 2021

PS e PCP preparam-se para luta autárquica "feroz" /premium

Comunistas apostam em autarcas experientes, PS quer Setúbal e tenta agarrar maioria das câmaras no distrito. Consequências a nível nacional são afastadas pelos dois, mas pode haver um "irritante".
PCP

PCP: Pilar Social pode nivelar por baixo direitos

O PCP encara "com bastante preocupação" a implementação do Pilar Social, com objetivos "muito pouco ambiciosos" no que toca ao combate à pobreza e ao emprego.
Autárquicas 2021

Carlos Humberto é o candidato da CDU ao Barreiro

397
Carlos Humberto, que liderou a câmara durante 12 anos, e José Luís Ferreira, deputado do PEV, são as apostas da CDU para a autarquia que quer reconquistar ao PS.
PCP

PCP responde à salvação do OE por Marcelo

O PCP diz que há competências que "são inequivocamente" do Presidente e outras que não e afirma que diálogo com Governo será "menos difícil" se execução orçamental for boa.
Comunismo

Falta Croquete e Também Não Há Batatinha /premium

557
Comparado com Estaline, Trotsky era o ambicioso. Trotsky queria pegar no bonito trabalho que estavam a fazer e internacionalizá-lo. Se Estaline foi a fome, Trotsky foi a vontade de comer.
PCP

PCP quer dar uma Constituição a alunos 

2853
O PCP quer oferecer Constituição aos alunos a partir dos 12 anos, do 3.º ciclo do ensino básico ao secundário, numa altura em que "surgem forças políticas que põem em causa os valores da democracia".
Política

Esquerda vai "aumentar confronto" com Governo /premium

PCP é claro: as opções do Governo são “muito relevantes” e levam a um “aumento da instabilidade”. BE vê as críticas ao Orçamento vingadas. Esquerda põe ónus no Governo: está a brincar com o fogo.
Coronavírus

Parlamento aprova prolongamento de moratórias

Depois de aprovado na generalidade, o projeto de lei baixa à especialidade. Só se passar em votação final global a lei é aprovada no parlamento e seguirá para decisão do Presidente da República.
Moçambique

PCP condena "ações criminosas" em Moçambique

O Partido Comunista Português condenou os ataques terroristas na província de Cabo Delgado, em Moçambique, e alerta para os interesses de eventuais tentativas de intervenção externa na região.
Autárquicas 2021

Lisboa. PCP admite acordo pós-eleitoral com PS /premium

113
Na apresentação da candidatura à câmara, Ferreira atirou (muito) ao BE, a Medina e a Moedas. Se é candidato repetente é porque o PCP "tem orgulho" no trabalho feito. E quer convencer "descontentes".
PCP

João Ferreira deixa de ser eurodeputado

119
O vereador e eurodeputado vai sair para se dedicar às eleições autárquicas, em que volta a ser o candidato da CDU por Lisboa. Será substituído por João Pimenta Lopes.
PCP

'Lei-travão' não travou epidemia nem abusos

Numa intervenção na iniciativa do PCP alusiva ao Dia Nacional da Juventude, Jerónimo de Sousa aludiu aos diplomas de reforço dos apoios sociais que aguardam decisão do Presidente da República.
PCP

Ajudas para gastos acrescidos do teletrabalho

164
PCP propõe a definição de ajudas de custo, no valor de 2,5% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) por dia, "para compensar pelos gastos acrescidos", como comunicações, eletricidade ou água.
Novo Banco

PCP: pedido do NB é uma "afronta" aos portugueses

244
PCP defende que pedido de 598 milhões de euros do Novo Banco ao Fundo de Resolução deve ser "liminarmente rejeitado" pelo Governo por ser uma "afronta" aos milhares" de portugueses em dificuldades.
PCP

PCP desafia Marcelo a promulgar lei dos apoios

Jerónimo de Sousa desafiou o Presidente da República a promulgar a lei que reforça os apoios sociais no combate aos efeitos da pandemia da Covid-19. Os apoios sociais são "imprescindíveis".
PCP

Chumbada proposta do PCP sobre gestão de resíduos 

O projeto visava a cessação da vigência do novo regime da gestão de resíduos. Foi chumbado com o voto contra do Partido Socialista e da Iniciativa Liberal.
Parlamento Europeu

UE. PCP critica programa InvestEU

A eurodeputada Sandra Pereira criticou o InvestEU, que propõe mobilizar 370 milhões em investimento até 2027, por "favorecer grandes potências económicas" e não contribuir para as políticas de coesão.
Incêndios

Pedrógão. BE e PCP dão contributos ao relatório 

Os dois partidos avançaram com propostas de alteração ao projeto de relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar. Os bloquistas e comunistas apresentaram novas conclusões e recomendações.
Fact Check

PCP violou distanciamento no 100º aniversário?

A publicação mostra uma fotografia em que parece que os militantes do PCP estão demasiado próximos uns dos outros na celebração do partido. Mas o ângulo é enganador. PSP diz que não houve incidentes.
Autárquicas 2021

Dividir eleições autárquicas? Partidos reagem

O PCP pede cautela, PSD o adiamento das eleições e o BE quer que o voto antecipado seja posto em cima da mesa cirticando Cabrita por não o ter admitido.
PCP

PCP quer lei para trabalhadores de plataformas

Para o PCP, os funcionários das plataformas "deveriam ser considerados trabalhadores por conta de outrem" e com contrato, não esquecendo a saúde, a parentalidade e as férias pagas.
Governo

Governo e esquerda numa relação a duas velocidades /premium

PCP reúne-se com o Governo, mas sobre execução orçamental; BE foi chamado por causa do SEF e pandemia, mas sem meter Orçamento. Partidos estão atentos aos avisos de Pedro Nuno Santos sobre a esquerda.
Educação

PCP exige "respostas distintas" na Educação

O grupo parlamentar do PCP entregou à AR três projetos de leis com vista à melhoria do sistema de educação. O reforço da ação social escolar, sobretudo a nível alimentar, é uma das medidas propostas.
Emissão Especial

PCP quer que Governo compre "outras vacinas"

116
O secretário-geral do PCP volta a pedir ao Governo a "diversificação" da compra de fármacos e sublinha que quer criar condições para a produção de vacina em Portugal. Ouça aqui.
Óbito

Morreu a ex-dirigente do PCP Laura Serra

121
Morreu esta terça-feira, aos 96 anos, Laura Serra, militante e ex-dirigente do Partido Comunista Português. O funeral realiza-se na sexta-feira no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.
Vacinas

PCP alerta para "desespero" caso plano falhe

 A falha do processo de vacinação pode levar ao "desespero" das pessoas, alerta o secretário-geral do PCP. Volta a insistir que é preciso o estado dar respostas e apoios aos trabalhadores.
Comunismo

Ainda o comunismo /premium

A criação de um novo modelo económico que volte a promover a prosperidade depende muito do combate eficiente aos extremos políticos. Só com um centro reforçado poderemos reformar o país.
Coronavírus

Líder comunista critica "vacinação a conta-gotas"

O líder comunista condena a "vacinação a conta-gotas" contra a covid-19 e a submissão de Portugal e da União Europeia às "grandes farmacêuticas americanas e europeias".
PCP

PCP quer impedir concessão de seis barragens 

Recomenda ao executivo socialista que "não abdique das prerrogativas legais que permitem ao Governo impedir a transação de partes da concessão da EDP", para salvaguardar interesses das populações.
Coronavírus

PCP. "Confinamento é a exceção e não a solução"

O líder comunista considera que dar continuidade ao estado de emergência é a "posição é a mais cómoda", mas alerta que é preciso "preparar o país para o desenvolvimento económico".
Comunismo

Até que os amanhãs cantem /premium

381
Poderá um partido comunista, e um partido comunista particularmente alinhado com a “experiência soviética”, celebrar-se como “pai da democracia” e das “amplas liberdades democráticas”?
PCP

A Rússia no Rossio

320
É imperativo que se continue a içar bandeirinhas e a entoar cantigas. Não vá o cidadão incauto descobrir que o PC só combateu a ditadura que se lhe opunha, para instaurar a ditadura que lhe convinha.
PCP

Será que ainda posso dizer que sou anticomunista? /premium

2869
Demasiados se encantaram com os cem anos do PCP, poucos se lembraram de que comunismo não rima com democracia pois resulta em ditaduras. Sendo liberal e antifascista, só posso ser também anticomunista
PCP

Para o menino PCP, uma ressalva digna de palmas  /premium

230
Uma coisa é o PCP não querer viver num país comunista, outra é o PS decidir que, um dia, lá chegaremos. Agora até o líder da JS garante que o grande problema de Sócrates foi defender o liberalismo...
Subsídios

PCP quer subsídio de insularidade

233
Na proposta comunista, funcionários judiciais e os elementos dos serviços e forças de segurança da administração central, em funções nas regiões autónomas teriam subsídio entre 140 e 200 euros anuais.
Comunismo

PCP, um Partido que não sabe envelhecer

109
Neste ano de centenário, o PCP ainda não teve tempo para ver desabar o muro de Berlim e aceitar a implosão da URSS. A ortodoxia continua a ditar a lei. Ao arrepio dos ventos da História.
Câmara Municipal Lisboa

Rui Rio é parvo ou faz-se? /premium

860
Rui Rio, sempre disponível para ajudar o Governo, não teve disponibilidade para formalizar o interesse do PSD no apoio da IL à candidatura de Carlos Moedas.É caso para perguntar:Rio é parvo ou faz-se?
Noticiário

8h. Jerónimo: "Cavaco está velho"

Líder comunista reage às críticas do antigo Presidente da República. Cavaco Silva falava em "democracia amordaçada" pelo governo socialista. Números da pandemia são uma "vergonha"
PCP

Jerónimo diz que Cavaco Silva "está velho"

1027
Jerónimo de Sousa criticou o antigo Presidente, dizendo que está apenas a materializar uma "tática do PSD" de apoiar o Governo, mas colocar figuras do partido a criticá-lo para mostrar distanciamento.
PCP

Jerónimo diz que PCP não é "força de apoio ao PS" /premium

117
Pelos cem anos do partido, várias centenas de pessoas juntaram-se, com distanciamento, em Lisboa. Jerónimo deixou avisos ao PS e pediu uma "convergência de democratas" para formar uma "alternativa".
PCP

Costa felicita PCP e destaca respostas comuns

757
O primeiro-ministro felicitou o PCP pelo centenário do partido, congratulando-se com a "forma franca" como nos últimos anos se encontraram "respostas comuns" para os problemas de Portugal.
PCP

PCP assinala um século com ações no país

321
O PCP assinala hoje os seus 100 anos com 100 ações, em mais algumas dezenas de locais, estando previsto um desfile, em Lisboa, em que vai participar Jerónimo de Sousa, secretário-geral dos comunistas.
Noticiário

9h. PCP faz 100 anos com 100 ações de rua

Jerónimo de Sousa vai desfilar e discursar em Lisboa. Comício de aniversário chegou a estar marcado para a Praça de Touros do Campo Pequeno, mas pandemia obrigou ao cancelamento
PCP

O comunismo fica-nos tão bem /premium

1230
E indiferente se o dr. Costa subjuga pessoas saudáveis pela força ou idiotas pelo engodo. O importante é perceber que todos, a não ser os perpetradores deste crime descomunal, caminham para a desgraça
PCP

O PCP além de Cunhal: os revolucionários perdidos /premium

110
O primeiro século do comunismo em Portugal terá um dia também de ser escrito com as biografias de muitos que ficaram guardados em notas de rodapé. Estes são apenas os "primeiros sete".
PCP

100 anos do PCP: para onde vai o comunismo? /premium

673
Talvez estes longos 100 anos justifiquem que se pergunte porque é que o PCP é como é. Mas primeiro alguém terá de responder a outra pergunta: o que é o PCP? Um ensaio de Adelino Cunha.
PCP

Aniversário do PCP. Marcelo cumprimenta Jerónimo

231
Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentou o secretário-geral do PCP pelo centésimo aniversário deste partido, destacando tratar-se do "mais antigo em atividade contínua em Portugal".
Autárquicas 2021

PCP afasta aliança de esquerda em Lisboa 

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, afirmou que a coligação PCP-PEV já decidiu concorrer "tanto em Lisboa como no resto do país" e admitiu que João Ferreira repita a candidatura.
Autárquicas 2021

Moedas não muda estratégia da esquerda em Lisboa /premium

BE nem quer pensar em coligações com o PS e já traça objetivos para as autárquicas, centrados em Lisboa. PCP concorre ao lado do PEV. E PAN também segue sozinho. Moedas não serve de cimento à esquerda
Jerónimo De Sousa

PCP. "Tem-se mais medo de viver do que de morrer"

429
Em entrevista à TVI, Jerónimo de Sousa defendeu que deviam ter sido tomadas medidas menos drásticas e alertou para "os efeitos" no plano pessoal e familiar deste confinamento "agressivo".
PCP

Covid-19: PCP quer apoios a 100% para pais

Jerónimo de Sousa pediu ao Governo apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, alertando para uma "situação insustentável".
Eleições

Sondagem. Chega perde quase dois pontos num mês

2221
A avaliação do Governo é penalizada em fevereiro, depois do pico da pandemia, mas a perda do PS é ligeira. Bloco desce quase um ponto, mas descola do Chega, o único partido que cai à direita.
Coronavírus

PCP defende "nova estratégia" para acelerar vacina

Sandra Pereira (PCP) defendeu uma nova estratégia para a UE acelerar a vacinação. "Não podemos estar dependentes de multinacionais farmacêuticas que põem o o lucro à frente da saúde", afirma.
PCP

Profissionais de saúde. PCP quer melhores salários

A eurodeputada do PCP Sandra Pereira defendeu que "só se faz com a dignificação da carreira com a melhoria salarial" e acrescentou que "há um desinvestimento sistémico no SNS".
Coronavírus

PCP apela à compra de vacinas a outros países

O PCP apelou a que o Governo compre vacinas a outros países, para além dos abrangidos pelos acordos com a UE. Partido defende que, caso contrário, não haverá imunidade de grupo no final do verão.
PCP

PCP apela a que comunistas saiam à rua no dia 25

2699
Jerónimo de Sousa apela a que os comunistas saiam à rua e se juntem à ação nacional da CGTP de dia 25 de fevereiro, numa luta em que é necessário "um empenhamento prioritário na mobilização".
PCP

PCP interroga Governo sobre encerramento de postos

206
O PCP saber se suspensão de dez postos de atendimento reduzido da GNR, em Castelo Branco, é temporário e se vão encerrar mais postos.
Coronavírus

PCP quer esclarecimentos sobre casos nos CTT

Segundo o PCP só no centro de tratamento em Cabo Ruivo, a "negligência" dos CTT "fez com que se chegasse ao ponto de se verificaram mais de 100 casos positivos".
PCP

Jerónimo: É prematuro pensar em adiar autárquicas

Jerónimo de Sousa considera "prematuro" decidir adiamento de eleições. Sobre o cancelamento do comício, afirma que o PCP é "consciente" e que "fazer transbordar o Campo Pequeno tinha de ser pensado".
PCP

Comunistas portugueses e russos: o mesmo destino /premium

441
Como é possível acreditar no “Pai Natal” russo, considerando-o “anti-imperialista” ou “anti-fascista”, quando ordena a invasão de países vizinhos ou tem como aliados partidos da extrema-direita russa?
Coronavírus

PCP cancela comício dos 100 anos 

109
O PCP "considerou nas condições atuais não ser adequado realizar" o comício do centenário mas anunciou 100 ações por todo o país para festejar a data. E "serão garantidas as condições sanitárias".
Coronavírus

'Bazuca europeia' é "pólvora seca"

O secretário-geral do PCP afirmou que a denominada "bazuca europeia" de fundos para recuperação económica é "de pólvora seca". Jerónimo insta comunistas a "reduplicar o trabalho".
Fact Check

Ventura não aplaude memória de vítimas de nazis?

668
Deputado do PCP recordou críticas ao partido, por não aplaudir discurso de tomada de posse de Marcelo, em 2016. E assinalou ‘silêncio’ de Ventura sobre Holocausto.
PCP

PCP quer contratos definitivos para professores 

O PCP quer a contratação de todos os professores com cinco anos ou mais de serviço até 2022. O partido afirma corresponder "aos anseios e lutas de milhares de professores".
Coronavírus

Saúde. PCP critica atraso do Governo nas medidas 

Secretário-geral do PCP pede ao Governo que seja mais audacioso na concretização das medidas previstas no Orçamento de Estado. Para tal, defende entre outras a contratação de mais pessoal médico.
Presidenciais 2021

Resultado de João Ferreira deu "ânimo" ao PCP /premium

278
João Ferreira subiu em Lisboa o suficiente para cobrir todos os votos perdidos em Portalegre, Setúbal, Évora e Beja. Faixa litoral e áreas metropolitanas ajudam o PCP a acreditar que é possível.
União Europeia

Aborto. Eurodeputada do PCP lidera iniciativa 

910
A eurodeputada Sandra Pereira, do PCP, lidera uma iniciativa de solidariedade sobre dos "retrocessos legislativos" na interrupção voluntária da gravidez na Polónia e na Eslováquia.
EFACEC

PCP e BE a favor nacionalização da Efacec

139
O parlamento debateu a nacionalização temporária da Efacec após a saída de Isabel dos Santos da empresa. BE e PCP estão a favor de nacionalização, alegando interesse público. PS, PSD e CDS são contra.
Lisboa

PCP quer salvaguarda de vestígios islâmicos da Sé

164
Comunistas querem que os vestígios islâmicos encontrados no claustro da Sé após investigação de 30 anos sejam conservadas e integradas num museu. Partido não poupa críticas à Direção do Património.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "O que dói a Rio é fuga de votos do PSD"

904
Em entrevista ao jornal Avante!, Jerónimo frisou que o PCP cresceu face à última eleição presidencial e aponta críticas aos que "escondem" essa realidade por "derrubar a narrativa de perda eleitoral".
PCP

PCP indicou apenas dois deputados para vacinação

240
Prioridade apenas ao vice-presidente e à secretária da mesa da Assembleia da República, António Filipe e Ana Mesquita. Restantes oito deputados, incluíndo Jerónimo de Sousa, aguardarão.
Política

Nem todos se vendem como os comunistas /premium

997
Para os comunistas portugueses há apenas quatro tipos de pessoas: os “iluminados”, os “idiotas úteis”, os “fascistas” e os “traidores”.
Coronavírus

Decreto vai prever ensino à distância 

Estado de emergência vai preparar escolas para temporada fora. PS saiu de reunião com Marcelo a dizer que só daqui 3 semanas se pode avaliar situação e PSD a dizer que aulas remotas vão regressar.
Política

O Chega está a fazer o que o PCP fez nos anos 70

240
Os alentejanos não são comunistas, nem fascistas, são uma comunidade que se sente ignorada, pobre, sem oportunidades, farta de políticas que pouco ou nenhum efeito surtem nas suas vidas.
Presidenciais 2021

Ventura e a esquerda

153
Estes portugueses não passaram de descontentes eleitores de esquerda a fascistas. Permanecendo descontentes, esquecidos por sucessivos governos sentem-se, agora também, esquecidos pela esquerda.
Presidenciais 2021

Marcelo mais forte, esquerda frágil, direita ferve /premium

315
Eleições deram mais votos a Marcelo desta vez e colocaram-no no pódio dos Presidentes. Quer ser "mais" junto do Governo e dá chega para lá a Ventura que cresceu 7 vezes. Esquerda encolheu.
Reportagem Observador

João Ferreira. "Bicho só entra na madeira podre"

176
Na penúltima ação do último dia de campanha, João Ferreira apela ao voto e aponta às ameaças contra a democracia. E Jerónimo de Sousa diz que candidato "rompeu com preconceitos" e "calou os insultos".
Presidenciais 2021

Porquê Mayan e porque não os outros?

1652
Tiago Mayan Gonçalves mostra que é possível haver uma direita humanista, civilizada e com uma visão estratégica rumo à prosperidade económica. O seu único preconceito é não ter preconceitos.
Emissão Especial

João Ferreira ao telefone: "Debates foram úteis"

"Ouviu a senhora a dizer que me queria dar um abraço? Eu também fiquei com vontade de lho dar." João Ferreira em chamadas sobre uma campanha marcada pela pandemia. 
Autoridade Tributária

Lei trava venda de mais de 1000 casas penhoradas

111
Lei em questão entrou em vigor em 2016 e resultou de propostas do PS, PCP, BE e Verdes. Segundo a DECO, se esta medida não existisse, muitas famílias "possivelmente ficariam sem as suas casas".
Coronavírus

Costa ainda admite fechar escolas se necessário /premium

1032
No momento mais crítico da pandemia, António Costa reconhece que não faria tudo igual no Natal. E admite que, se a estirpe inglesa se tornar dominante, as escolas podem mesmo fechar.
Presidenciais 2021

O sermão constitucional de João Ferreira /premium

Notas de campanha. Com uma mão cheia de ações de temas desde a saúde mental à habitação, João Ferreira ainda teve tempo para distribuir presentes aos jovens.
Reportagem Observador

João Ferreira contra a "deriva" antidemocrática

170
O candidato do PCP defende que a resposta contra aqueles que "levam água ao moinho dos projetos antidemocráticos" está na Constituição. E garante que Ventura não ficará em 2.º, à frente da esquerda.
Presidenciais 2021

Três critérios para apoiar Marcelo

Mais do que debater casos de atualidade, devem debater-se as grandes questões nacionais. O Presidente não representa vontades nem opiniões do eleitorado: representa o país na sua totalidade.
Coronavírus

O sinistro milagre português  /premium

886
Não houve milagre epidemiológico em Portugal. Mas na política, há um milagre: o conforto com que a elite do poder preside à crise epidemiológica, ao declínio económico, e à degradação institucional.
Prestações Sociais

PS e PSD pedem cautela em relação à PSI

BE, PCP, CDS-PP e PAN querem alargar a abrangência e valor da Prestação Social de Inclusão, mas PSD e PS questionam os impactos orçamentais. Socialistas avançam que propostas "colocam em causa" o PSI
Tribunal Constitucional

Nova Lei do Mar travada por grupo do PS, PSD e PCP

38 deputados requereram ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva abstrata da constitucionalidade da nova lei do mar, considerando estar em causa a integridade da soberania do Estado.
Presidenciais 2021

A campanha que acordou sem precisar de café /premium

Notas de campanha. No regresso à estrada João Ferreira começou na esplanada e terminou via zoom. Uma manhã a colher apoios e uma tarde aproveitada para mais críticas a Marcelo.
Fact Check

Fact Check. Estado pagou 750 milhões aos privados?

Relatório do Tribunal de Contas revelou que o Estado pagou milhões a empresas fornecedoras do SNS. João Ferreira disse que o dinheiro era para unidades hospitalares privadas. E está errado.
Presidenciais 2021

Cafés por beber, mas sintonia na hora do voto /premium

541
Sintonia no sentido de voto e na hora de dispensar o café. João Ferreira volta à estrada numa manhã de coletânea de apoios antes de rumar ao Minho.
A página está a demorar muito tempo.