PCP

PCP

Jerónimo. PS e direita estão "unidos" a banqueiros

509
O secretário-geral do PCP acusou PS, PSD e CDS-PP de estarem "unidos" na "garantia" aos banqueiros, apoiando-se no erário publico para cobrir as "negociatas" e "fraudes" do setor.
Professores

Professores. PCP quer repor 2.384 dias em 6 anos

Depois de o Governo ter aceitado repor 1.027 dias do tempo de serviço dos professores já em 2019, o PCP propõe a reposição faseada do tempo restante entre 2020 e 2025.
Debate Quinzenal

Pingue-pongue, propaganda e um amuo parlamentar

397
Primeiro-ministro trazia economia para brilhar no debate quinzenal, mas a oposição foi direta às canelas eleitorais da redução dos passes. Temas multiplicaram-se e houve até um pequeno amuo de Costa.
Debate Quinzenal

PSD protesta e Costa interrompe resposta a meio - como aconteceu

219
O primeiro-ministro está no Parlamento para fazer o “balanço e perspetivas” das políticas económicas. Mas em semana quente de críticas sobre eleitoralismo, já houve acusações, protestos e um amuo.
PCP

A História os absorverá /premium

2.304
Termos partidos leninistas e trotskistas a conviver com pessoas comuns é um luxo para o cidadão português interessado em História. É como um paleontólogo ter um Brontossauro de estimação no quintal.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo não faz previsões sobre as eleições

O líder dos comunistas remete as decisões para os portugueses mas entende que as próximas eleições "determinarão com certeza soluções políticas e também programáticas".
Política

Coreia do Norte não é democracia? "É uma opinião"

5.597
O secretário-geral do PCP recusou-se a classificar o regime de Kim-Jong-un: "Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia", afirmou em entrevista ao Polígrafo.
PCP

Jerónimo: PS, PSD e CDS seguem a mesma "receita"

386
O líder comunista falou no almoço comemorativo do 98.º aniversário do partido, que aconteceu no Pavilhão do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, no Seixal.
Teatro

Morreu Armando Caldas, fundador do Teatro Moderno

Defensor do teatro político, militante do PCP, ator, encenador e fundador do Teatro Moderno, Armando Caldas morreu aos 84 anos. O corpo está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos.
PCP

PCP quer passe social completado com mais oferta

O secretário-geral do PCP frisou ainda que é necessário o "reforço de barcos" e uma aposta na "manutenção e reparação", enquanto não chegam os novos catamarãs.
PCP

PCP diz que reforço do PS é travão ao progresso

110
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, pediu que se "desfaçam as ilusões" quanto ao prosseguimento de "soluções de progresso" para o país se a correlação de forças se alterar a favor do PS.
Dia da Mulher

Jerónimo encoraja "luta" das mulheres em Lisboa

105
"Quem vai ter um papel decisivo serão as mulheres e a sua luta, porque ninguém dá nada a ninguém nesta matéria", disse o líder do PCP. Mulher como líder do partido? "Questão que não está colocada".
Sondagens

Legislativas: PS à frente mas sem maioria absoluta

1.562
Uma sondagem SIC/Expresso com ISC/ISCTE coloca o PS como o partido mais votado, com 37%, mas sem maioria absoluta. PSD fica com apenas 25%, BE cai e Aliança surge com 2% atrás do PAN.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica fim de tradição no Dia da Mulher

O líder do PCP critica Almada por ter posto fim a uma iniciativa com mais de 30 anos. No mesmo evento, Jerónimo aproveitou para criticar a direita, por alimentar discriminação das mulheres.
Debate Quinzenal

"Maria Albertina" e outras variações do quinzenal

Garantia dada pelo Estado ao Novo Banco foi rebaptizada por Catarina Martins. Costa está curioso com auditorias do Banco de Portugal. E os outros temas que fizeram este debate quinzenal.
Debate Quinzenal

Costa "curioso" sobre auditorias internas do BdP - como aconteceu

Debate Quinzenal começou com Novo Banco. António Costa diz-se "curioso" com auditorias internas do Banco de Portugal que nunca foram publicadas. Governo confirma que vai clarificar lei das idoneidades
PCP

Violência doméstica. PCP critica ação do Governo

130
PCP criticou o Governo por optar pela propaganda em vez de agir e lamenta a "desresponsabilização" do Estado e serviços públicos no combate à violência doméstica.
PCP

Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas"

Dias depois de ter admitido que podia não se recandidatar ao cargo em 2020, Jerónimo de Sousa assegura que continuará militante comunista, sendo a sua continuação no cargo uma decisão do partido.
PCP

Jerónimo de Sousa admite deixar liderança em 2020

187
O secretário-geral do PCP admite não ser recandidato à liderança do partido, porque "é da lei da vida", mas frisa que não vai "calçar as pantufas" e continuará militante comunista.
Novo Banco

PCP: "Se o Estado paga" deve gerir o Novo Banco

790
O PCP defendeu a reversão da privatização do Novo Banco de modo a impedir "a entrega de milhares de milhões de euros" a privados, considerando do que "se o Estado paga o banco, o Estado deve gerir".
PCP

Professores. PCP promete levar decreto à AR

Jerónimo de Sousa afirma que "se houver promulgação, é necessária apreciação parlamentar" e o partido irá tomar as iniciativas necessárias para isso.
ADSE

ADSE. PCP diz que não se pode "ceder à chantagem" 

119
O PCP afirmou que "esta operação e chantagem" demonstra que o que move os grupos privados "não é o direito à saúde", mas sim "transformar a doença em lucro" e aconselha o Governo a não ceder.
Professores

Jerónimo de Sousa avisa Governo sobre negociações

142
Jerónimo de Sousa pediu ao Governo um diálogo efetivo para concretizar o que está previsto no OE, defendendo que o Governo não pode chegar às negociações com os docentes "com uma mão cheia de nada".
PCP

Jerónimo insiste: Governo não é das esquerdas

352
O líder do PCP pediu que as três eleições deste ano, europeias, regionais na Madeira e legislativas, sejam vistas como "uma única batalha" e atacou as opções de Governo.
PCP

PCP acusa PSD e CDS de "profunda hipocrisia"

715
O secretário-geral do PCP acusou este sábado o PSD e o CDS-PP de "profunda hipocrisia" por apontarem "o dedo" a situações no país de que, "tal como o PS", também são responsáveis.
Política

"Costa é o travão, Centeno é um operacional" /premium

425
Em plena guerra institucional entre Governo e enfermeiros, Eduardo Vítor Rodrigues diz que a decisão de negociar é do primeiro-ministro. Dirigente do PS pressiona Costa com listas para europeias.
PSD

Quando o Papa não é católico /premium

301
Para o PSD, a exclusão do PCP e do BE é a grande prioridade nacional. Mas para isso, é indiferente votar PSD ou PS. Como explicaram os quadros do BCP, uma maioria absoluta do PS também serve.
PCP

PCP quer medicamentos gratuitos para maiores de 65

2.883
Os comunistas vão apresentar um projeto de lei para garantir a gratuitidade dos medicamentos para doentes maiores de 65. O PCP anunciou ainda que vai propor o regresso da indemnização anual para a RTP
PCP

Saúde. PCP desafia Governo a requisitar privados

2.152
Na sessão de encerramento das jornadas parlamentares, o PCP desafiou o Governo a avançar com a requisição dos privados na área da Saúde. Uma ferramenta prevista na lei para casos de exceção.
PCP

PCP quer ligação direta entre Braga e Guimarães

766
Os deputados comunistas estiveram esta terça-feira na estação de comboios de Braga em contacto com os utentes. O PCP vai propor a criação de uma ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães.
PCP

Jornadas do PCP arrancam sem ações de rua

O PCP não parece apostado em entrar já em campanha. Pelo menos na forma. Em ano eleitoral, as jornadas parlamentares do partido deixaram de lado as ações de rua.
PCP

"Está em curso uma poderosa operação contra o SNS"

1.285
O secretário-geral comunista acusou os privados de promoverem a degradação do Sistema Nacional de Saúde. No arranque das jornadas parlamentares, o PCP concentrou esforços nos ataques a PS, PSD e CDS.
PCP

"PSD e CDS deram muito mais apoio a este Governo" /premium

1.020
Em entrevista ao Observador, João Oliveira defende que PSD e CDS foram o verdadeiro apoio do atual Governo. Antecipa ainda o ano eleitoral e o seu futuro. "Não me vejo como secretário-geral do PCP".
PCP

PCP. Deputados em Braga porque "avançar é preciso"

133
O PCP escolheu Braga para realizar as últimas jornadas parlamentares da legislatura. Sob o tema "desenvolvimento e soberania", os deputados comunistas vão visitar o distrito segunda e terça-feira.
ADSE

PCP. Governo a resistir à "chantagem" dos privados

294
O líder do PCP desafiou o Governo a não ceder à "chantagem" dos grupos económicos privados na questão da ADSE e a dar-lhes a resposta que "merecem": o reforço do Serviço Nacional de Saúde.
Política

BE e PCP votam contra moção de censura

803
Bloco de Esquerda e PCP anunciaram esta sexta-feira que vão votar contra a moção de censura ao Governo anunciada pelo CDS. PS endurece discurso e fala de "radicalização" dos centristas.
PCP

Loures. Genro de Jerónimo ainda não tinha empresa 

3.011
É no primeiro contrato entre Jorge Bernardino e o município que surge a incongruência. Passou mais de um mês desde o convite da autarquia para apresentar a proposta e a formalização de empresa.
Transtejo

Transtejo. Jerónimo defende maior oferta de barcos

Jerónimo de Sousa admite que a redução dos passes sociais é um grande passo adiante, mas que isso irá resultar numa maior procura. Lídee do PCP diz ser urgente comprar dez novos barcos.
Parlamento

PS prepara-se para chumbar fim das propinas

Parlamento discute na sexta-feira projetos de lei do BE e do PCP que defendem fim das propinas no ensino superior até 2023. PS prepara-se para chumbar propostas.
PCP

PCP acusa grupos da saúde de chantagem com o SNS

831
Jerónimo de Sousa acusou os dois grupos da área da saúde que suspenderam os serviços à ADSE de estarem a fazer chantagem com o Serviço Nacional de Saúde.
Professores

PCP acompanha "injustiça" sentida por professores 

113
Segundo Jerónimo de Sousa, "houve uma proposta mínima", mas é necessária "uma negociação franca e aberta, que não está a acontecer". E por isso os professores reagem "em defesa dos seus direitos".
PCP

Difamação! Calúnia! Perseguição! /premium

298
Para o PCP, os jornalistas incómodos são “preconceituosos”, “provocadores”, “ridículos”, “rasteiros” (pausa para respirar), “insidiosos” e (o meu preferido, de longe) “repugnantes”.
Venezuela

Maduro. PCP usou imagem que terá sido manipulada

3.324
O partido publicou numa nota sobre a Venezuela uma fotografia que causou polémica nas redes sociais: a imagem dos 20 anos de chavismo não terá tido a multidão que apareceu em alguns media.
Venezuela

O que a Venezuela explica da esquerda portuguesa /premium

1.552
Lição para o debate público: ter o PCP e o BE a pregar sobre a democracia, partidos que sucessivamente defendem os inimigos dos regimes abertos e livres, não deve merecer um segundo do nosso tempo.
PCP

As medidas que o PS quer "tomar para si"

208
O secretário-geral do PCP acusou o PS de "tomar para si" medidas de alcance social que até rejeitava e defendeu que se avance para "um nível superior de resposta" aos problemas do país.
PCP

O PCP e o 18 de Janeiro de 1934 /premium

O 18 de Janeiro marca o fim da influência maioritária do anarco-sindicalismo nos movimentos organizados do operariado. O PCP assumiu então o controlo da via revolucionária. Ensaio de José Luís Andrade
Parlamento

Venezuela. BE, PCP e PEV contra voto de condenação

15.019
Os partidos à esquerda do PS votaram contra voto apresentado por PSD e CDS, que também pedia reconhecimento do "mandato democrático da Assembleia Nacional e do seu Presidente Juan Guaidó".
Comunismo

Quem tem medo da revisão da História? /premium

2.520
Senhor deputado, você fez-me lembrar a sua colega Rita Rato que, sendo formada em Relações Internacionais na Universidade Nova, não sabe o que foi o “Gulag” criado por Lénine, Trotski e Estaline.
PCP

PCP sobre CGD: “Nova comissão é desnecessária"

3.620
Os comunistas consideram que criar uma nova comissão de inquérito à CGD não é oportuno neste momento. Apesar de discordarem, vão abster-se na votação e vão deixar que o documento passe em plenário.
PCP

PCP. Milhões adjudicados a empresas de militantes /premium

17.383
Cinco empresas de militantes ganharam mais de dois milhões em adjudicações de autarquias do PCP. Loures admite que houve 2 contratos de genro de Jerónimo atribuídos sem serem ouvidas outras empresas.
Venezuela

BE é um "relógio de cuco" ao lado do imperialismo

664
O PCP acusou o BE de ser um relógio de cuco suíço do imperialismo norte-americano para "ir sempre na onda do que está a dar a partir da comunicação social dominante", a propósito da Venezuela.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. PS, PSD, BE e CDS apresentam texto comum

O PCP é o único partido que vai ficar de fora da apresentação do texto comum que define o âmbito da segunda comissão de inquérito à Caixa. PS, PSD, BE e CDS chegaram a consenso.
PCP

PCP critica "máscara de hipocrisia" de PSD e CDS

350
Jerónimo de Sousa afirma que se tem assistido "a uma frenética e escandalosa operação de retoque e limpeza de fachada" da parte do PSD e CDS, referindo os casos da saúde e dos CTT.
Parlamento

PS junta-se à direita na condenação da violência

141
PSD e o CDS levaram um voto de condenação da violência na grande Lisboa à plenário e o PS aprovou-o. A esquerda, o PAN, a socialista Isabel Moreira e o não inscrito Paulo Trigo Pereira abstiveram-se.
Venezuela

PCP condena "seguidismo" do governo

7.414
Os dirigentes do PCP condenaram o que consideram ser uma "operação golpista" dos EUA na Venezuela, apoiada pela União Europeia, lamentando ainda o "seguidismo" do Governo português.
Saúde

Governo entre a "foice e martelo" e o grupo Mello

Rima e é a dicotomia que reinou no Parlamento quando se debateram as propostas da Lei de bases da Saúde. PS não quer "estatizar" nem "privatizar". Quer "equilíbrio virtuoso". Ministra não diz como.
Extrema Esquerda

Para que servem o BE e o PCP? /premium

195
O país anda à procura de onde surgirão os 'coletes amarelos' à francesa, mas estes podem aparecer onde menos se espera: entre o próprio eleitorado da esquerda.
PCP

Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate /premium

1.853
Bernardino Soares justificou as quantias pagas dizendo que estes “são os preços do mercado”. Como quem diz: “A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso".
Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
PCP

PCP realça "resiliência" do SNS

Jerónimo de Sousa considera que o conjunto das propostas entregues na Assembleia da República confirma não estarem ainda garantidas as condições necessárias para uma revisão progressiva da Lei.
PCP

O PCP não é um partido de protesto, mas do Estado /premium

1.056
Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores
PCP

Jerónimo de Sousa: "A minha vida fala por si"

3.189
O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
Política

Salazar /premium

1.910
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)