PCP

Saúde

Governo entre a "foice e martelo" e o grupo Mello

Rima e é a dicotomia que reinou no Parlamento quando se debateram as propostas da Lei de bases da Saúde. PS não quer "estatizar" nem "privatizar". Quer "equilíbrio virtuoso". Ministra não diz como.
Extrema Esquerda

Para que servem o BE e o PCP? /premium

169
O país anda à procura de onde surgirão os 'coletes amarelos' à francesa, mas estes podem aparecer onde menos se espera: entre o próprio eleitorado da esquerda.
PCP

Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate /premium

1.489
Bernardino Soares justificou as quantias pagas dizendo que estes “são os preços do mercado”. Como quem diz: “A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso".
Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
PCP

PCP realça "resiliência" do SNS

Jerónimo de Sousa considera que o conjunto das propostas entregues na Assembleia da República confirma não estarem ainda garantidas as condições necessárias para uma revisão progressiva da Lei.
PCP

O PCP não é um partido de protesto, mas do Estado /premium

1.004
Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores
PCP

Jerónimo de Sousa: "A minha vida fala por si"

2.615
O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
Política

Salazar /premium

1.910
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
Jerónimo De Sousa

CDS, PS, PSD e BE pedem explicações à CM Loures

2.911
O CDS junta-se a PSD, PS e Bloco, que pediram explicações de todos os contratos adjudicados ao genro de Jerónimo de Sousa, bem como os critérios das mesmas. E já enviaram requerimentos.
Serviço Nacional de Saúde

PCP. SNS "faz melhor e mais barato" que o privado

2.022
Secretário-geral comunista defende que o setor público "faz melhor e mais barato" do que o privado na saúde. Jerónimo de Sousa também responsabilizou o PSD e o CDS-PP pelo estado do SNS.
PCP

Câmara de Loures repudia "eventual promiscuidade"

5.661
A autarquia liderada por Bernardino Soares contesta em comunicado a notícia da TVI, sobre os cinco contratos por ajuste direto com o genro do secretário-geral do PCP.
PCP

Contratos com genro de Jerónimo. PCP ataca TVI  

15.342
O genro de Jerónimo de Sousa celebrou seis contratos com a autarquia comunista de Loures, cinco dos quais por ajuste direto, conta a TVI. PCP diz que reportagem é "uma abjeta peça de anticomunismo".
CDU

João Ferreira pede uma "outra Europa"

155
O cabeça de lista da CDU às eleições europeias defendeu uma mudança de fundo para alcançar uma "outra Europa". Na apresentação oficial, negou ser anti-europeísta e atacou a direita - onde inclui o PS.
PCP

Jerónimo não se intromete "no convento" PSD

O secretário-geral do PCP prefere não se intrometer na crise interna do PSD, "por uma questão de princípio". Mas ressalva que o partido está a acompanhar a "evolução da situação."
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3.945
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
Debate Quinzenal

O socratismo que não veio e a saúde (do PSD)

110
Sociais-democratas eram poucos no primeiro debate quinzenal do ano onde acusaram Costa de pouco investir na saúde e não só. PM diz que fez mais do que Governo anterior e que o socratismo não voltou.
Parlamento

Costa provoca PSD: "Estão tão nervosos hoje" - como aconteceu

158
Com o PSD em ebulição interna como pano de fundo, no primeiro quinzenal do ano discutiu-se o Programa Nacional de Investimentos do Governo. Saúde, ferrovia e aeroporto foram os temas mais badalados.
PCP

PCP quer legalizar imigrantes trabalhadores 

669
O PCP defende a legalização de todos os imigrantes sem documentos legais, mas que trabalhem, ou que vivam em Portugal desde julho de 2015. O projeto-lei será debatido esta quinta-feira em parlamento.
Parlamento

Habitação. Debate morno para inaugurar 2019

O Parlamento entrou no novo ano a falar de habitação. PS, BE e PCP aproximaram-se, mas não se comprometeram. À direita houve em críticas o que faltou em propostas.
Política

Partidos reagem à mensagem do PR

PS, PSD e CDS partilham as preocupações da mensagem de ano novo do Presidente. BE criticou o encorajamento de Marcelo à "integração europeia" e o PCP sublinhou necessidade de "melhores salários".
Parlamento

2019: O fim da geringonça e o que falta resolver /premium

210
Vêm aí 9 meses de campanha eleitoral contínua. E, pelo meio, pontos delicados para António Costa que quer voltar a ocupar o cargo de primeiro-ministro. Que pedras terá de sacudir do sapato até lá?
Habitação e Urbanismo

BE: entregar casa ao banco pode liquidar crédito

2.281
Proposta do BE prevê que quem não consiga pagar o crédito à habitação possa entregar a casa ao banco e ficar com a dívida saldada. Falta saber se os bancos vão estar abertos a estes pedidos.
PCP

Jerónimo diz que 2019 é ano de "opções decisivas"

151
Na mensagem de ano novo, Jerónimo de Sousa antevê um ano de 2019 difícil, marcado pelas escolhas com que os portugueses serão confrontados. Sem falar de eleições, insinua um apelo ao voto no PCP.
António Costa

Reações dos partidos à mensagem de Natal de Costa

189
PCP considera que há uma "contradição inequívoca" entre o que Costa diz ser o caminho e a intervenção do Governo. PS caracteriza como uma "mensagem realista". PSD diz que é um conjunto de fantasias.
PCP

Jerónimo reivindica louros do aumento de pensões

430
O secretário-geral do PCP reivindicou a responsabilidade pelo aumento das pensões bem como pela reposição do subsídio de Natal. Segundo o próprio, o PS "limitava-se a descongelar as pensões".
Debate Quinzenal

Direita ataca com greves e esquerda estranha

144
Debate quinzenal não passou ao lado da tensão social dos últimos dias, em especial da greve de enfermeiros que Costa condena. Mas desta vez, foi a direita que trouxe a rua para o plenário.
Debate Quinzenal

Costa: greve dos enfermeiros "não é aceitável" - como aconteceu

775
Numa resposta ao PSD, o primeiro-ministro disse que "ninguém pode morrer porque há o exercício do direito à greve" e considerou que a paralisação dos enfermeiros "não é aceitável"
PCP

Jerónimo pede voto no PCP para travar políticas PS

810
Secretário-geral do PCP pediu reforço da votação no partido nas legislativas de 2019, sublinhando que essa é a única forma de continuar a impedir que o PS imponha as suas políticas.
PCP

Bombeiros. PCP contra "resistência" do Governo

O secretário-geral do PCP diz não entender a "resistência" do Governo à pretensão dos bombeiros de participarem na coordenação da Proteção Civil.
Mercado Imobiliário

O ‘grande capital’ de que fala o PCP é ele mesmo? /premium

1.706
Seria bonito termos eleitores que exigissem ao Estado que cumprissem aquilo que impõe aos privados. Ainda não temos. É por isso que os partidos, para os negócios próprios, fazem o que entendem.
Orçamento do Estado

Carreiras. Marcelo só decide depois do Orçamento

Partidos à esquerda do PS esperam promulgação de decreto do Governo para depois o alterar no Parlamento. Mas o Presidente da República só analisa diploma depois de decidir o que fazer ao Orçamento.
Orçamento do Estado

Direita acusa Governo de "inventar custos" 

Arrancou debate do Orçamento na especialidade. Direita acusa Governo de "inventar custos", Governo ataca com passado. Carreira dos professores é tema mais polémico do dia e fica nas mãos do PSD
Orçamento do Estado

PS aceitará agravamento da derrama de IRC e AIMI

574
Socialistas preparam-se para aceitar a proposta do PCP para criar um novo escalão na derrama do IRC, para empresas com lucros entre 20 e 30 milhões. E vão aprovar agravamento do imposto Mortágua.
Greve

Jerónimo defende juízes em greve

269
O secretário-geral do PCP defendeu a greve geral de juízes, considerando que o executivo socialista deve "dar resposta" às "reivindicações justas".
PCP

Portugal "não tem a política para avançar a sério"

292
O secretário-geral do PCP considerou que Portugal "não tem ainda a política de que precisa para pôr o país a avançar a sério" e "ultrapassar os problemas estruturais que se mantém e agravam".
Orçamento do Estado

PCP quer aumentar mínimo de existência 

Comunistas querem mais 300 euros no mínimo de existência e preços máximos para os combustíveis. Atiram o ISP do gasóleo para a negociação com o Governo. Apresentaram 174 propostas de alteração ao OE.
PCP

PCP exige esclarecimentos da ligação do PAN ao IRA

2.301
Numa nota enviada à imprensa, o PCP exige um cabal esclarecimento do PAN sobre o suposto envolvimento do partido em "práticas criminosas" sob o "pretexto" da "preocupação com a natureza e os animais"
Jerónimo De Sousa

"O PCP não se põe numa mera posição de protesto"

PCP não rejeita ir para Governo porque "não se põe numa mera posição de protesto". Mas Europa pode ser obstáculo. A dois anos do fim do mandato, Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas".
Assalto em Tancos

Tancos. Jerónimo desconfia de intenções do CDS

O secretário-geral do PCP afirma que é mais importante apurar os contornos do assalto aos paióis do que desvendar o eventual encobrimento do caso.
PCP

Jerónimo diz que não houve nenhum avanço sem o PCP

O secretário-geral comunista defendeu que "não há nenhum avanço" na vida política nacional sem a marca do partido, porque que é no PCP que está "a garantia mais sólida" de um caminho alternativo.
PCP

PS "não se desmarca da política de direita"

Em Coimbra, no final da iniciativa "Álvaro Cunhal e o legado de Karl Marx", o líder comunista visou o PS e o seu "amarramento" ao grande capital e à União Europeia. "É preciso uma política diferente".
Câmara Municipal Lisboa

Munícipe interrompe reunião de câmara e é expulso

1.774
Um munícipe pediu a palavra durante a reunião pública da Câmara de Lisboa, Fernando Medina não autorizou porque naquele momento estava a interromper a ordem de trabalhos. O homem foi retirado à força.
PS

PS diz que Esquerda rendeu-se às contas públicas

313
Em entrevista à Lusa, Ana Catarina Mendes fala sobre os três anos da assinatura dos acordos bilaterais entre PS, Bloco de Esquerda, PCP e PEV que estão na origem da atual solução de Governo.
Parlamento

Esquerda assinala progressos com Governo atual

A um ano das legislativas, PS, PCP, BE e PEV assinalam progressos alcançados com a atual solução de Governo, mas recusam abrir o jogo sobre a sua renovação ou fórmula a adotar na próxima legislatura.
PCP

Jerónimo sobre Tancos: "O PR é muito prolixo"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, comentou em Bruxelas que “o Presidente da República é muito prolixo”, mas dá razão às diversas intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o caso Tancos
Política

PCP. Jerónimo critica "contradições" do Governo

O secretário-geral do PCP disse que a política do Governo PS está enredada em "contradições" e afirma que a proposta de Orçamento para 2019 impede "resposta plena".
Orçamento do Estado

OE2019. PCP quer "novos avanços" no IRS

120
O PCP confirmou que irá votar favoravelmente a proposta de Orçamento do Estado para 2019, mas considera que o documento é "limitado e insuficiente" e promete bater-se por "novos avanços" no IRS.
PCP

OE2019. PCP reúne-se domingo para confirmar voto

O PCP é o único partido da maioria de esquerda com posições conjuntas que viabilizaram o Governo do PS que ainda não assumiu o voto favorável à proposta de OE2019, o quarto e último da legislatura.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
Exército

Tancos: Partidos dizem que caso não acaba aqui

130
Partidos reagem à demissão do chefe do Exército. CDS diz que Costa é "elo de ligação" das demissões e quer explicações dos motivos e timing. PSD sugere que César empurrou general para "apagar" caso.
PCP

"Quem sabe do convento é quem lá vai dentro"

223
O líder comunista resumiu num dito popular a sua posição sobre a terceira e maior remodelação governamental do executivo socialista: "quem sabe da vida do convento é quem lá vai dentro".
José Saramago

Jerónimo. Saramago nunca escondeu ser comunista

117
O secretário-geral do PCP recordou que José Saramago nunca escondeu, pelo contrário, ser comunista, numa sessão evocativa do 20.º aniversário da distinção do autor com o prémio Nobel da Literatura.
Azeredo Lopes

Partidos dizem que demissão não retira preocupação

105
Marco António continua preocupado e alerta que "ainda não se sabe onde estão todas as armas roubadas". Bloco alerta que há "muitas perguntas sem resposta". CDS e PSD dizem que demissão é "tardia"
Orçamento do Estado

PCP: fator de sustentabilidade acaba até 2020

O Orçamento do Estado vai pôr fim à penalização para quem pede reformas antecipadas, com o PCP a anunciar que a medida se fará em duas fases. Mas pode ainda haver margem para mais.
Orçamento do Estado

IVA da luz vai baixar para a parte fixa da fatura

665
Fórmula ainda não está fechada, mas passará por uma "solução combinada" entre a redução do défice tarifário e uma descida do IVA sobre a parte fixa da fatura, revelou o PCP.
Orçamento do Estado

Manuais escolares vão ser gratuitos até ao 12º ano

1.847
Orçamento do Estado para o próximo ano vai alargar universo de alunos com direito a manuais escolares gratuitos no próximo ano lectivo. Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos.
Orçamento do Estado

Governo reúne-se sábado para aprovar Orçamento

O Governo agendou para este sábado um Conselho de Ministros extraordinário para a aprovar a proposta de Orçamento do Estado para 2019. O documento tem de entrar na AR na segunda-feira.
Debate Quinzenal

Tancos roubou o palco à economia e ao emprego

A direita não larga o caso de Tancos e António Costa continua a segurar o ministro da Defesa. O primeiro-ministro quis debater economia, mas só a esquerda lhe tocou... e para exigir medidas no OE.
Política

PCP diz que Marcelo esqueceu "o maior desafio" 

Marcelo Rebelo de Sousa optou por "fazer um discurso conciso" e identificou "um conjunto de décadas e de acontecimentos marcantes da nossa história" sem referir como é que o país estará em 2028.
Orçamento do Estado

Insuficiências, propostas "nebulosas" e um pudim

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Não arrisca dizer se Costa é um homem de esquerda.
Orçamento do Estado

"50 milhões para a função pública é insuficiente" /premium

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Em entrevista ao Observador, Jerónimo não arrisca se Costa é um homem de esquerda.
PCP

PCP chama Brandão Rodrigues ao parlamento

"Consideramos que esta intenção do Governo de terminar as negociações é ilegítima e injusta", considerou a deputada comunista Paula Santos.
PCP

PCP quer decretos da descentralização na AR

Na apresentação das conclusões das jornadas parlamentares, o PCP elencou vários objetivos. Entre eles, o anúncio de que os decretos-lei da descentralização vão ter de passar pelo crivo do Parlamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)