O ator Kevin Spacey foi esta quinta-feira considerado inocente num processo no qual era acusado de crimes sexuais alegadamente cometidos contra Anthony Rapp.

O veredicto de um júri de Nova Iorque foi anunciado após pouco mais de uma hora de deliberação e surge após um julgamento civil de três semanas, segundo o The Washington Post.

O ator Anthony Rapp, atualmente com 51 anos, apresentou uma queixa em setembro de 2020 por uma alegada agressão sexual ocorrida numa festa em Nova Iorque em 1986, quanto tinha 14 anos. Rapp afirma que Kevin Spacey o convidou para o seu apartamento em Manhattan, onde o abraçou enquanto viam televisão, pousou-o numa cama e se esfregou nele.

Kevin Spacey declara-se inocente de crimes sexuais e relembra infância difícil: “O meu pai era neo-nazi”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda-feira, o ator norte-americano declarara-se inocente das acusações em respostas a perguntas do advogado de defesa. “Não me lembro de ter estado com ele numa festa particular ou de ter estado com ele num apartamento”, disse.

Durante o interrogatório, Spacey descreveu o pai como um “supremacista branco” e um “neo-nazi” – algo que nunca tinha dito em público antes – que não gostava de homossexuais e não apreciava o seu interesse pelo teatro.

Spacey disse que se sentiu “chocado, assustado e confuso” após as acusações que Anthony Rapp divulgou em 2017 e que emitiu um pedido público de desculpas por recomendação dos seus agentes, algo de que se arrepende. “Eu aprendi a lição: nunca peça desculpa por algo que não fez”, disse Spacey, que na altura revelou publicamente a sua homossexualidade.

Até então uma figura respeitada do cinema norte-americano e do teatro britânico, o ator acabou despedido da “House of Cards”, onde interpretava o político sem escrúpulos Frank Underwood, e retirado do filme “Todo o dinheiro do mundo”, de Ridley Scott, com todas as cenas onde entrou a serem regravadas por Christopher Plummer.

O vencedor de dois Óscares enfrenta também acusações no Reino Unido de cinco crimes sexuais cometidos sobre três homens, entre os 30 e os 40 anos, entre 2005 e 2013. Em 14 de julho, Spacey declarou-se inocente das acusações, num tribunal em Londres, num processo cujo julgamento foi marcado para 6 de junho de 2023.