À semelhança dos anos anteriores, o Observador volta a lançar nova edição dos Prémios Auto, concurso exclusivamente online em que os leitores votam no que consideram ser o melhor novo modelo introduzido no mercado nacional, em diferentes patamares de preço. Ao contrário de outras iniciativas similares, aqui não há a intervenção de um painel específico de jurados, daí que o resultado da votação expresse “A Escolha dos Portugueses”. E porque a participação é premiada, ao votar habilita-se a ganhar um Toyota Yaris novinho em folha, no valor de 16.688€.

Nesta 6.ª edição dos Prémios Auto Observador, há um total de 54 modelos a concurso, elegíveis por se tratarem de novidades absolutas lançadas no mercado português em 2022 ou profundos restylings. Em representação de 26 marcas de automóveis, esses novos modelos são submetidos ao escrutínio do público entre hoje, 7 de Fevereiro, e 10 de Abril, com as votações a fecharem exactamente às 23:59:59 desse dia.

A cada segunda-feira, precisamente às 11h00, abre uma nova votação, mas o horário não é a única alteração introduzida este ano. Se quer aumentar as probabilidades de se sagrar o “Grande Vencedor” deste concurso e poder passar a dar boleia no seu novo Yaris, livre de quaisquer encargos (para mais informações, consulte o regulamento), confira abaixo o que muda e o que está em jogo.

Mantendo-se fiel ao princípio basilar de que o que orienta a escolha dos portugueses, na altura de adquirir um carro novo, é o orçamento disponível, os modelos a concurso não se organizam pelos convencionais segmentos, mas sim pelo valor da versão de acesso à gama, a qual é depois enquadrada numa categoria de preço. Nesta edição, são nove as categorias a votos, começando precisamente por aquela que mais dirá à maioria de hipotéticos compradores: novos modelos de automóveis cuja versão base fica abaixo de 30.000€. Nesta grandeza de valores, pode optar entre o Dacia Jogger, o Mazda2 Hybrid, o Opel Astra, o Peugeot 308 SW, o Skoda Fabia, o Toyota Aygo X ou o Volkswagen Taigo. De referir que os modelos listados se apresentam sempre por ordem alfabética e não por ordem crescente de valor. Cabe-lhe a si determinar qual, no seu entender, oferece a melhor relação conteúdo/preço ou representa a escolha mais inteligente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vote, mas não se apresse (muito). Essa é outra das novidades desta iniciativa: o tempo continua a contar e, em caso de empate, constitui o critério-chave para apurar o leitor vencedor, mas agora é possível ganhar tempo. Isto porque, no final de cada votação, o participante pode referenciar o concurso a outras pessoas, fornecendo o respectivo endereço de email. E por cada pessoa referenciada que vote, o tempo do participante que a referenciou será reduzido em 20%, até um mínimo de 00h00m00s. Mas, sublinhamos, este bónus só é aplicável a favor do referenciador se o referenciado concluir a sua votação.

Finalmente, uma última mudança que visa promover um maior envolvimento dos nossos leitores e ouvintes com os Prémios Auto Observador. Nesta edição, independentemente da altura em que começar a votar, poderá fazê-lo em todas as categorias (já abertas) e, com isso, aumentar a possibilidade de acertar no carro que triunfa em cada dessas categorias, condição determinante para ganhar o Yaris que preparámos para si. Recordamos que o leitor ou o ouvinte do Observador que vai levar para casa o Toyota é aquele que tiver acertado mais vezes no carro vencedor de cada categoria. Só em caso de empate é que entra em consideração o factor “tempo”, ganhando o participante que, além de acertar, foi o mais rápido a votar. Ainda está à espera?

Pisca Pisca.pt, Continental e Credibom apoiam os Prémios Auto Observador 2023, iniciativa cujo prémio atribuído ao leitor vencedor conta com o patrocínio da Toyota.