786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Harrison Ford levou o novo Indiana Jones a Cannes: "Fui muito amado, não tenho arrependimentos. E parece que vou continuar"

Este artigo tem mais de 6 meses

O último capítulo da saga ocupou o lugar que Top Gun protagonizou no festival no ano passado. Uma estreia fora de competição seguida de uma conferência de imprensa para adorar a lenda Ford.

GettyImages-1491479450
i

"Não podia estar melhor servido, de atores e de guião. Quando não há magia num set, é um pesadelo. No caso deste filme, nunca tinha visto atores a darem tanto uns aos outros", disse o americano

Corbis via Getty Images

"Não podia estar melhor servido, de atores e de guião. Quando não há magia num set, é um pesadelo. No caso deste filme, nunca tinha visto atores a darem tanto uns aos outros", disse o americano

Corbis via Getty Images

Primeiro, a música. “Tan, tarantan, tan, taran, tan, tarantan, tan, taran, tan, tan”. A sala de conferência de imprensa do festival de Cannes estava à pinha de jornalistas. “Espero que alguém pergunte porque é que o filme é tão mau”, ouviu-se. O speaker de serviço, para não deixar o ambiente azedar, lá se pôs a cantarolar o jingle da saga “Indiana Jones”, na altura em que foi revelado o quinto e possivelmente último episódio de uma das séries mais populares da história do cinema. “O Marcador do Destino” é o título do filme que escolheu Cannes para fazer a sua estreia, fora de competição, depois de “Top Gun — Maverick” no ano passado.

A expectativa era muita: além de Madds Mikkelsen e Phoebe Waller-Bridge, que fazem parte do elenco, toda a gente queria ver Harrison Ford. Oitenta anos, emocionado na sessão no Lumiére e num estado de espírito difícil de traduzir logo na primeira pergunta. Como é que uma estrela como esta fica sem palavras? Já se sabe que Ford é mestre em entrevistas (à sua maneira), mas conferências de imprensa em Cannes são sempre outro desafio. Brincou, emocionou-se, falou da reforma, do passado, do quão se sente amado e da vontade que mantém em continuar.

[o trailer de “Indiana Jones e o Marcador do Destino”:]

As críticas ao novo episódio desta saga que começou com Ford e Steven Spielberg nos idos dos anos 80 (o primeiro, “Salteadores da Arca Perdida”, faz 42 anos) não estão a ser nada simpáticas. Um arqueólogo andar a correr contra o tempo e contra nazis parece já não ser muito entusiasmante. Indiana Jones e Helena Shaw, filha de Basil, amigo de longa data, chegam primeiro ao Marcador do Destino, artefacto criado por Arquiémedes que é capaz de controlar o espaço e o tempo. Não faltam túmulos e insectos gigantes e perseguições de tuk-tuk. Mas não revelamos se veremos um Indiana Jones mais novo a fugir de uma bola de pedra gigante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois há o uso da tecnologia que agora parece ter vindo para ficar — e não é só em blockbusters, convém não esquecer o que fez Martin Scorcese no “The Irishman” com  Joe Pesci , Al Pascino e Roberto de Niro. Muito uso de computadores para rejuvenescer os atores (Ford e Madds Mikkelsen, que surge, mais uma vez, como vilão), história repetitiva e quadrada, entre outros mimos que têm sido disparados. Mas os jornalistas presentes vinham com outra disposição. “Harrison, continua muito sensual. Aquela cena a tirar a camisola, ‘you still got it’. Já agora, consegue andar a cavalo?”. Pergunta diretamente da Austrália, que fez rebentar a sala de risos e corar o norte-americano que, sem enganos, mostra estar em pico de forma. “Obrigado por notar”, disse com olhar malandro e ar convencido, daquele que não magoa e de quem ainda parte uns quantos corações. “E sim, consigo andar a cavalo, se me deixarem.” Dúvidas desfeitas.

Fora o flirt, Ford não veio para brincadeiras. Estava como sempre esteve: sério, mas sem seriedade, divertido, mas sem perder o norte. E, a certa altura, tudo era mais parecido com uma entrevista de vida do que com uma conferência de imprensa. O olhar, meio ensaiado, meio ingénuo, do actor assim que percebeu que maior parte das perguntas seriam para ele, dá a sensação de que Ford sabe que o seu tempo está acabar, mas que ainda tem muito para dizer. É que para o também Han Solo da saga Star Wars, sentir-se tão bem recebido em Cannes foi “inimaginável” — e logo num fim de ciclo, onde o que mais queria era “sentir o peso da vida” do seu Indiana Jones.

Pode estar na reta final da vida, mas não da carreira — até porque vem aí outra temporada de “Shrinking” (Apple TV+), série na qual o ator pode explorar o género cómico, que adora. Mantendo a conversa no tom humorístico, quando lhe perguntaram o porquê de regressar ao papel que o catapultou para o patamar das estrelas de Hollywood, apontou para ele próprio e disparou: “Não é evidente porque é que o quis fazer agora? Tenho que me sentar e descansar um bocadinho. É verdade que os atores podem ser muito infelizes quando não trabalham. Mas eu fui muito amado, não tenho arrependimentos. E parece que vou continuar a ter oportunidades, vá-se lá saber porquê”, comentou o ator que recebeu, tal como Michael Douglas, a Palma de Ouro honorária.

GettyImages-1491487666 GettyImages-1256063079

À esquerda: Phoebe Waller-Bridge, James Mangold e Harrison Ford. À direita: o dinamarquês Madds Mikkelsen ao lado do ator americano durante a conferência de imprensa

Getty Images

Um eventual elixir da eterna juventude não foi revelado, mas mostraram-se algumas pistas pelo caminho. “Estou muito feliz adorei ser joven, mas merda, posso morrer e… posso continuar a trabalhar”, desabafa Ford. Ou a andar de bicicleta. Madds Mikkelsen revelou que logo no primeiro dia de rodagem do quinto filme de “Indiana Jones”, a equipa acabou o trabalho às cinco da manhã. Exaustos, só queriam ir para casa (ou o que de mais próximo existia ali à mão). Menos Ford. “Estávamos exaustos, só queríamos ir para a cama. O Harrison pegou numa bicicleta e fez imensos quilómetros.” Estão explicados os seus frescos 80 anos.

Entre produtores e novos protagonistas da saga, como Phoebe Waller Bridge (autora e atriz inglesa, que, por exemplo, escreveu e protagonizou “Fleabag”) ou o ator norte-americano Boyd Holbrook (“Logan”), notou-se um misto de alegria, nervosismo e entusiasmo em fazer parte de um dos filmes referência da indústria norte-americana, que agora segue a reboque dos remakes para tentar salvar as salas de cinema. “Só agora é que estou a perceber quão grande é este franchise. Foi uma aventura dentro de outra aventura”, comentou a atriz britânica, que aproveitou para exercitar os músculos neste projecto planetário. “As cenas de acção são muito libertadoras. É um grande exercício para os actores”, disse.

Mas o show era de Ford e todas as perguntas procuravam-no a ele ao ponto de os outros presentes quase só serem questionados pela greve de guionistas que assola a indústria norte-americana. A cara de surpreendido mostrava humildade ou uma postura de comunicação muito bem pensada. O saber falar cruzado com o talento, o currículo e a capacidade de contar histórias. E ter um realizador à altura. Spielberg estava fora da equação pela primeira vez, veio James Mangold (“Copland”, “Walk the Line”, “3:10 to Yuma”, “Le Mans ’66: O Duelo”). “O Harrison, acima de tudo, além do estatuto que tem, de ser uma lenda, é um ator. Confesso que hesitei em aceitar este projeto, mas as condições reunidas foram lendárias, dos atores à produção. E assim foi possível também fazer um filme meu”, disse o realizador.

Este regresso feliz ao professor universitário explorador de chapéu icónico e chicote pode não passar no crivo da crítica, mas, afinal, para Ford e a trupe de “Indiana Jones”, é sempre bom regressar onde se foi feliz. “Não podia estar melhor servido, de atores e de guião. Quando não há magia nem num set, é um pesadelo. No caso deste filme, nunca tinha visto atores a darem tanto uns aos outros”. Veremos o que dizem as bilheteiras.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora