265kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ministério Administração Interna

Governo

Governo sabia das queixas dos ativistas anti-Putin

Ministérios de Eduardo Cabrita e de Augusto Santos Silva tinham recebido queixa dos três ativistas anti-Putin a 18 de março. Administração Interna e Negócios Estrangeiros nunca responderam ao email.
Migrações

Cabrita enaltece progresso na gestão de migrações

O ministro da Administração Interna destacou esta terça-feira os avanços que considera terem sido alcançados durante o semestre da presidência portuguesa da União Europeia no que toca às migrações.
Pinto da Costa

Pinto da Costa. Nakajima testou sempre "negativo"

Presidente do FCP disse que PJ não apanhou "nada de ilegal" nas buscas, no âmbito da investigação a alegadas falsificações de testes. E acusou bancos de perdoar 100 milhões de euros ao Sporting.
Ministério Administração Interna

Sindicato do SEF satisfeito com abertura do MAI

Renato Mendonça disse que o sindicato não tinha quaisquer expectativas para o encontro com o Ministério da Administração Interna, mas notou como positivo o primeiro passo do Governo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato desagradado com reunião com MAI

No encontro, Eduardo Cabrita terá defendido que o SEF é uma organização do Estado e que pode ser reestruturado sem o aval da Assembleia da República. Uma posição frontalmente contra a dos sindicatos.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Sindicatos reúnem-se com ministro

Os sindicatos dos inspetores do SEF têm reuniões marcadas para esta sexta-feira, com o ministro da Administração Interna, para discutir "o estatuto dos inspetores no quadro da reestruturação".
SIRESP

O SIRESP e o diálogo concorrencial

Não se terão comparado as opções possíveis, não se terá garantido a melhor escolha e não se terão otimizado os custos pelo que prometer não aumentar o preço pode ser pouco convincente.
SIRESP

Contratos SIRESP vão a concursos internacionais

Eduardo Cabrita sublinhou que o Estado português não tem satélites e redes próprias, tendo de as contratar, e disse que, para este verão, "é fundamental que o sistema continue a funcionar".
Coronavírus

MAI nega ordem à PSP: "Insidiosas mentiras"

917
O ministro da Administração Interna indignou-se e atacou a oposição. PSD acusou Governo de "convidar os ingleses para uma festa de arromba" e esperar que se comportassem como numa "missa".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Há "apropriação ilegitima" dos agendamentos no SEF

215
A Associação Solidariedade Imigrante denunciou que há "autênticas máfias" a vender aos imigrantes agendamentos no SEF por centenas de euros, situação já denunciada ao MP, que arquivou a queixa.
Ministério Administração Interna

MAI. Protestos contra "vergonha" de pré-aposentos

Em causa estão os polícias que já atingiram o limite de idade para estarem ao serviço na PSP (60 anos) e o incumprimento dos estatuto profissional, explica o presidente da Associação Sindical.
Coronavírus

Arquivado inquérito de incidentes entre PSP e GNR

A Inspeção-Geral da Administração Interna concluiu que "não há matéria disciplinar", no caso do desentendimento entre GNR e PSP na escolta policial de vacinas, em Évora. O inquérito foi arquivado.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF: greve suspensa até sexta-feira

O sindicato disse estarem "reunidas as condições para que se suspendam todos os avisos prévios de greves decretados até à data da reunião agendada", devido à reunião que irá ter com Eduardo Cabrita.
SIRESP

Governo investe 31,9 milhões de euros no SIRESP

Investimento é “mais um passo que permite dar continuidade ao funcionamento da rede SIRESP". Governo reitera que haverá uma gestão integrada de redes.
Liga dos Campeões

Associação da GNR exige pagamento de gratificados

202
Autoridades classificaram o evento grau de ameaça três, bem como os trabalhos preparatórios. Como tal, enquadra-se no serviço em missão geral e não são pagos, defende associação.
Incêndios

Dispositivo de combate é o maior de sempre

"Nós temos o maior modelo de dimensão de resposta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de sempre", disse Cabrita reforçando que "ultrapassamos, pela primeira vez, os 12 mil efetivos".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Partidos querem discutir reestruturação na AR

Segundo Eduardo Cabrita, a alteração do SEF não deve passar pelo parlamento porque o SEF "não é uma força de segurança, é um serviço de segurança". A maioria dos partidos tem uma posição oposta.
Ministério Administração Interna

Criminalidade baixou 15% até abril

Eduardo Cabrita destacou os dados da criminalidade em 2020, que atingiram os valores mais baixos desde há 32 anos. Ainda assim, há uma descida de 15% das participações da criminalidade até abril.
Ministério Administração Interna

Serviço de Estrangeiros e Asilo aprovado até junho

Cabrita diz que diploma que vai criar o Serviço de Estrangeiros e Asilo vai ser aprovado até final de junho. A transferência dos inspetores do SEF para outras entidades vai decorrer até final do ano.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF.Extinção não pode servir para "salvar" Cabrita

Acácio Pereira entende que o ministro da Administração Interna devia ter reforçado o SEF de meios de que não dispõe, após décadas de "desinvestimento", em vez da sua restruturação e reforma.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Sindicato diz que greves são "última opção"

Sindicato diz que a greve "é a última opção", que os profissionais do SEF "não podem ser responsabilizados pelos prejuízos que a ação possa causar" e que a responsabilidade é do ministro.
SIRESP

SIRESP. PSD chama presidente do Tribunal de Contas

A pouco mais de um mês de terminar o contrato, Eduardo Cabrita já garantiu que SIRESP vai continuar. Ainda há dúvidas sobre contratos anteriores e PSD quer ouvir presidente do TdC no Parlamento.
Noticiário

3h Administradas mais de 5 milhões de vacinas

Até sábado foram administradas mais de 5 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19. Ministro da Administração Interna fala em "horizonte de esperança".
Noticiário

2h. MAI fala em "horizonte de esperança"

Eduardo Cabrita está satisfeito coma evolução positiva da taxa de incidência. Até sábado foram administradas em Portugal cinco milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
Ministério Administração Interna

MAI defende Mecanismo da Proteção Civil "mais apto

Para Eduardo Cabrita é "crucial que se aprenda com as experiências recentes, nomeadamente no combate à pandemia" de forma a que o Mecanismo de Proteção Civil seja cada vez "mais apto".
Ministério Administração Interna

MAI suspende pena de polícia antirracista

Eduardo Cabrita não anulou a pena, mas suspendeu a sua execução, dando "provimento parcial" ao recurso apresentado e o salário que lhe foi descontado nos 10 dias de suspensão vai ser reposto.
Israel

Ao Cabrita como ao Hamas perdoa-se tudo o que faz /premium

638
Agora que penso nisso, será que, além do armamento roubado de Tancos encontrado a mais na Chamusca, não houve material de guerra português adicional a reaparecer na Faixa de Gaza?
Sporting

PSD quer saber se Cabrita desautorizou PSP

104
O PSD cita informação do Sexta às 9, onde "o Diretor Nacional da PSP terá enviado um ofício ao Gabinete do senhor Ministro da Administração Interna" para "impedir" cortejo dos autocarros do Sporting.
União Europeia

Combate aos conteúdos terroristas com novas regras

Regulamento sobre o combate à difusão de conteúdos terroristas na internet estipula, por exemplo, que as empresas de serviços têm uma hora para bloquear os conteúdos após serem notificadas.
António Costa

O amigo excelente /premium

137
A teoria corrente é a de que Costa e Cabrita são muito amigos. Por isso é que Costa elogia e não despede Cabrita. Não me convence. Quem é que faz isto a um amigo?
Política

Bloco. Eduardo Cabrita em "situação insustentável"

Para a líder do Bloco de Esquerda, "é muito difícil explicar" que o ministro Eduardo Cabrita "se mantenha em funções" desde "a morte de um cidadão às mãos do SEF, que foi torturado até à morte".
SIRESP

PR alerta para indefinição sobre futuro do SIRESP

É salvaguardada uma solução transitória à atividade da rede SIRESP após a cessação do contrato celebrado pelo Estado em 2006, tendo em vista efetuar uma ponderação conjunta do modelo de gestão.
SIRESP

Governo: 11 milhões de indemnização para SIRESP

282
A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão do serviço de emergência.
Explicador

"SIRESP vai funcionar" apesar dos atrasos

Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil lembra que há "redes de comunicação alternativas". Investigador Xavier Viegas admite melhorias na prevenção, mas "há muito caminho a percorrer".
Governo

Funcionamento do SIRESP está salvaguardado

"Estamos plenamente confiantes que todas as entidades que estão a trabalhar nesta matéria, estão a fazê-lo em grande sintonia", disse secretária de Estado sublinhando que o sistema está salvaguardado.
Sporting

Sporting. MAI desvalorizou parecer da PSP

374
Antes de a Juve Leo ter convocado a “manifestação”, direção do Sporting já tinha reunido com Governo, autarquia, autoridades de saúde e com a PSP, que sugeriu 3 cenários de festa. Nenhum foi seguido.
Incêndios

Fogos. Combate com "maior número" de operacionais

O dispositivo terrestre de combate a incêndios contará com 12.058 elementos, 2.795 equipas e 2.656 viaturas durante o período de maior empenhamento, um número superior aos 11.825 em 2020.
SIRESP

SIRESP. Altice preocupada renovação do contrato

"Estamos obviamente preocupados, mas estamos de consciência tranquila. Desde 14 de abril tomámos todas as iniciativas e solicitámos audiências ao ministro e ao SIRESP", afirma presidente da Altice.
Sporting

O Grande Bazuco dos pratos voadores /premium

Costa avisa que vai lançar o prato e, muito lampeirinho, logo se propõe como alvo voador um dos indivíduos que compõem aquela esquisita colecção de "disjecta membra" que constitui o Governo.
Atualidade

Os vídeos da violência e as acusações de excessos

Pelas redes sociais circulam imagens que mostram bem a violência dos festejos do Sporting. Voaram garrafas contra a polícia. Resposta foram balas de borracha. Governo pediu inquérito à atuação da PSP.
Sporting campeão

O que falhou nos festejos do Sporting? /premium

O Sporting foi campeão 19 anos depois e os adeptos saíram à rua como se o país não estivesse em pandemia, muitos sem máscara e sem distanciamento físico. Mas quem são os culpados?
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Justiça funcionou com "celeridade", diz ministro

"Aquilo que posso fazer é associar-me ao que foi dito pelo Presidente da República. Neste caso a justiça ter funcionado com uma celeridade que dignifica o sistema de justiça", disse Eduardo Cabrita.
Coronavírus

Governo: falta de opções levou à escolha de Zmar

Proximidade à cerca sanitária e número de alojamentos disponíveis levaram à escolha do Zmar. Impossibilidade de chegar a acordo levou à requisição civil. Estes são os argumentos do Governo.
Paulo Rangel

Paulo Rangel exige demissão de João Galamba

1510
Para Paulo Rangel, os comentários de Galamba ao "Sexta às 9" são um "achincalhamento e humilhação dos jornalistas" e fazem parte de um "autêntico bullying à democracia" feito pelo Governo e pelo PS.
Ministério Administração Interna

Obrigado, senhor ministro /premium

172
Aqui ninguém se demite, que a causa pública não se serve com proclamações românticas. Eduardo Cabrita estará de pedra e cal, como está desde a década de 1980, dedicado a servir-nos.
Política

Camuflados e gravatas /premium

352
Quando de manhã aperta o nó da gravata, Eduardo Cabrita está ocupado a decorar uma cartilha que só trouxe tragédias ao mundo. Pior do que a sua inação é a sua patética forma de se defender.
Ministério Administração Interna

Eduardo Cabrita: um escândalo de impunidade

2053
Errar é humano e faz parte da vida, mas errar sempre e nunca assumir responsabilidades é uma proeza que não está ao alcance de todos.
PSP

Sindicatos vão alertar MAI para falta de condições

O presidente da ASPP/PSP disse, na visita à esquadra de Pombal: "Deixou-nos com muita preocupação tendo em conta que entendemos que aquela esquadra não tem as condições necessárias" para laborar.
Ministério Administração Interna

Rio: Cabrita não tem condições para continuar

Não é a primeira vez que Rui Rio se coloca na pele do primeiro-ministro para pedir a demissão de um ministro. Rui Rio diz que Eduardo Cabrita "tem um desempenho muito fraco".
Ministério Administração Interna

Embarcação da GNR custou 8,5 milhões de euros 

A lancha "é maioritariamente dedicada ao patrulhamento e fiscalização" da área territorial da GNR em Portugal Continental apesar de poder navegar também ao serviço dos Açores e Madeira.
Noticiário

10h. Zmar à força. Negociação com Governo em causa

Advogado dos moradores garante que estava a negociar com o Ministério da Economia, mas o MAI forçou a entrada de 30 imigrantes no complexo. Estava ainda em curso um protocolo com Turismo de Portugal.
Partido Chega

André Ventura pede demissão de Eduardo Cabrita 

743
Com a requisição do empreendimento turístico Zmar, em Odemira, o presidente do Chega considera que Eduardo Cabrita "não está em condições de continuar a gerir a pasta da Administração Interna".
Coronavírus

Ministro reitera uso do Zmar para 90 a 120 pessoas

469
Eduardo Cabrita reitera a utilização do Zmar caso seja necessário e diz "não tem nenhum sentido" a ideia de que as pessoas serão retiradas das suas residências secundárias ou principais.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Governo tem permitido "escravização" de migrantes

299
"O Governo tem andado a dormir, mais concretamente o senhor ministro da Administração Interna fazendo de conta que a situação não existe, permitindo que se escravizem os trabalhadores", diz sindicato.
Coronavírus

Advogado do Zmar impedido de entrar no local

5803
"Acabei por não ser impedido porque o bastonário ligou ao senhor Presidente da República", conta o advogado, que diz que a ordem veio do ministério da Administração Interna.
Ministério Administração Interna

A grande requisição e a pouca competência /premium

571
Em 2020 garantiram-nos existirem em Odemira 500 lugares para quarentena. Nenhum dele era no Zmar. Porquê requisitar agora em 2021 o Zmar? Porque o ministro Cabrita aposta no estardalhaço quando falha
SIRESP

Aprovado modelo transitório de gestão da SIRESP

O diploma define que o modelo transitório de gestão da rede de comunicações do Estado "tem em vista efetuar uma ponderação conjunta do modelo de gestão da rede", afirma o conselho de ministros.
SIRESP

SIRESP. Urgência em clarificar enquadramento legal

"Reiteramos a urgência da clarificação do enquadramento jurídico-legal que o Estado quer adotar para a renovação da prestação de serviços em vigor tendo em vista o interesse público", refere a Altice.
SIRESP

Vogal na SIRESP substitui Couto na presidência

O general Couto, no cargo há mais de um ano, quando o Estado comprou por sete milhões a parte dos operadores privados no SIRESP, ainda está em funções e pediu para "cessá-las por razões pessoais".
Ministério Administração Interna

SIRESP. Parceria não será renovada a 30 de junho

Eduardo Cabrita anunciou, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, que a Parceria Público-Privada da rede de comunicações do Estado "não será renovada" em 30 de junho.
SIRESP

Ministro explica futuro do SIRESP no parlamento

Eduardo Cabrita vai ser ouvido na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a pedido do CDS, e irá explicar o futuro da rede de comunicações do Estado.
Ministério Administração Interna

Ministro Cabrita SEA da frente

450
A saga do desnorte do Governo em matéria de migrações continua. Os que não acreditavam que o Ministro Cabrita seria capaz de piorar as coisas enganaram-se.
SIRESP

BE quer resgate urgente do SIRESP

110
O BE quer que o Governo faça o que é preciso para resgatar para o Estado, com urgência, o SIRESP.
SIRESP

Altice com proposta para prolongar serviço SIRESP

A cerca de nove semanas de terminar o atual contrato com a SIRESP, a Altice Portugal vai enviar uma proposta para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência.
SIRESP

Cabrita será ouvido na AR sobre SIRESP

107
O ministro da Administração Interna vai ser ouvido na Assembleia da República para dar explicações sobre o problema da rede de comunicações de emergência do Estado.
Noticiário

9h. SIRESP. Altice rejeita renegociar por 6 meses

Se for essa a proposta que o Ministério da Administração Interna fizer na reunião de emergência que convocou para hoje, como adiantou esta manhã o Diário de Notícias, a Altice diz não.
SIRESP

Altice não aceitará renovar SIRESP por 6 meses

1224
A pouco mais de 2 meses de Portugal poder ficar sem uma rede para comunicações de emergência (usada pela polícia e proteção civil), às portas da época dos fogos, Governo queria renovar o contrato.
SIRESP

PCP: controlo público das comunicações emergência

Comunistas recomendam ao Governo que assegure a eficácia e a cobertura de todo o território nacional em qualquer cenário de catástrofe e a capacidade autónoma do Estado sem dependência de terceiros.
SIRESP

Bloco quer nacionalização do SIRESP

160
A líder do Bloco de Esquerda defendeu que a rede de comunicações do Estado, SIRESP, deve ser nacionalizado, por se tratar da segurança nacional. E acusou o Governo de andar a fazer remendos.
SIRESP

PSD quer ouvir presidente da Altice e do SIRESP

O PSD entregou na AR um requerimento para ouvir o presidente executivo da Altice e o presidente demissionário do SIRESP sobre a manutenção e o futuro da rede de comunicações de emergência do Estado.
SIRESP

SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de junho

"Há um modelo que termina a 30 de junho. O sistema continuará a funcionar de acordo com o modelo institucional que o Governo tem já em processo legislativo", disse o ministro da Administração Interna.
Explicador

SIRESP. "Dificilmente se consegue novo contrato"

Altice diz que "muito provavelmente" o sistema de comunicações de emergência vai ser desligado a 30 de junho. Bombeiros não querem acreditar, autarca de Mação fala em "falta de planeamento"
Noticiário

10h. SIRESP a acabar. "Não há tempo para um novo"

Presidente do Instituto de Telecomunicações diz saber muito pouco sobre o ponto de situação atual do sistema de comunicações, apesar de ter feito parte de um grupo de trabalho criado pelo Governo.
Ministério Administração Interna

Demitiu-se Manuel Couto, presidente do SIRESP

695
Um dia depois de o CEO da Altice ter alertado para o fim, a 30 de junho, do contrato do SIRESP, Manuel Couto, líder do sistema há apenas um ano, apresentou a demissão a Eduardo Cabrita.
SIRESP

Fim do SIRESP. Situação é "estranha e preocupante"

A Liga dos Bombeiros e alguns autarcas estão preocupados com o eventual fim do SIRESP. "Seria algo de inaceitável que uma ferramenta destas não estivesse a funcionar", diz Jaime Marta Soares.
Resposta Pronta

SIRESP acaba "em plena época de incêndios"

107
Paulo Moniz critica Governo por ainda não ter garantido a continuação nem a melhoria do SIRESP. O deputado do PSD considera que o Governo já não consegue procurar melhores alternativas.
Altice

SIRESP pode acabar no final de junho, diz Altice

126
Alexandre Fonseca diz que não foi contactado sobre o SIRESP e que por isso está iminente o fim da rede de emergência a 30 de junho. CEO da Altice critica Anacom por mudar regras no leilão do 5G.
Coronavírus

Esplanadas podem encerrar em caso de incumprimento

192
O reforça da fiscalização nas esplanadas, que reabriram na segunda-feira, foi um dos assuntos da reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.
Ministério Administração Interna

MAI e homólogo dos EUA tiveram reunião

Os dois governantes realçaram a importância de reforçar a cooperação e a troca de informações entre as forças de segurança dos dois países. Foram ainda debatidas as respostas à pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Bombeiros vacinados antes da época de incêndios

Os nove mil bombeiros que estão ainda por vacinar começam a sê-lo na próxima segunda-feira, garantiu Eduardo Cabrita que prometeu que todos estarão vacinados antes da época dos fogos florestais.
Incêndios

PAN quer ouvir MAI sobre prevenção de fogos

O PAN refere que, face à urgência de traçar-se um robusto e atempado plano de limpeza dos terrenos, de prevenção e de combate a incêndios florestais, requer a audição urgente do MAI.
Coronavírus

Novas regras para quem chega de países de risco

Passa a ser obrigatória quarentena para as pessoas vindas do Reino Unido, Brasil, África do Sul e países com 500 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, como a França.
Incêndios

Limpeza de terrenos. 1002 freguesias prioritárias

O MAI e o ministério do Ambiente publicaram um despacho que identifica 1002 freguesias consideradas prioritárias para a fiscalização. Regiões do interior Norte e Centro serão as mais fiscalizadas.
Noticiário

8h. Restrições aéreas prolongadas até 15 de abril 

Quem chegar por terra a Portugal vindo de alguns países, como o Reino Unido, vai ter de cumprir quarentena. O navio que estava bloqueado no Canal do Suez desencalhou ao fim de seis dias.
Coronavírus

Testes nas fronteiras? Nas terrestres não há /premium

283
Ao contrário do que acontece nos aeroportos, quem chega por terra não tem de fazer teste à Covid-19. MAI diz que a decisão é do Ministério da Saúde, Ministério da Saúde remete para o MAI.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

PSD: reforma do SEF é "conjunto de intenções"

O PSD defendeu que a anunciada reforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é apenas para desviar atenções de "uma grande fragilidade" do ministro da Administração Interna.
Autárquicas 2021

Cabrita admite autárquicas em dois fins de semana 

Cabrita diz que mudança na lei eleitoral em "tudo depende da Assembleia", que o aumento de casos em janeiro obrigou a reforço da fiscalização e que haverá uma "profunda reforma" na PSP e na GNR.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Inspetores do SEF vão integrar PSP, GNR ou PJ

Eduardo Cabrita revela que após a restruturação do SEF os agentes vão ser integrados em forças policiais como a PSP, GNR ou PJ. O serviço vai passar a chamar-se Serviço de Estrangeiros e Asilo.
Coronavírus

MAI: certificado sanitário visa ser "facilitador"

O ministro da Administração Interna diz que a proposta de um certificado sanitário visa ser um "facilitador" da circulação no espaço europeu. A ideia é o certificado estar operacional no verão.
União Europeia

"Vivo apoio" ao reforço de cooperação em África

O ministro da Administração Interna afirmou que o estabelecimento de um programa de cooperação reforçada entre a União Europeia e os países do norte de África "mereceu um vivo apoio".
União Europeia

UE. Ministros discutem infraestruturas críticas 

Eduardo Cabrita presidirá a reunião que terá na agenda a discussão da diretiva sobre infraestruturas críticas, os fenómenos migratórios, o Pacto para as Migrações e a cooperação com o norte de África.
Terrorismo

Portugal. Eliminar conteúdos terroristas numa hora

308
O objetivo é em apenas uma hora eliminar conteúdos terroristas colocados na internet. A presidência portuguesa tem "prioridades claras" nesta área.
Floresta

O Bonsai de Marcelo

364
Das compras de F16 sem armas, submarinos para reparação, comboios com amianto, aos ventiladores sem peças e drones contra incêndios, não devíamos já estar vacinados contra estes desvarios ideológicos?
Ministério Administração Interna

MAI autoriza 216 câmaras de videovigilância

212
O sistema de videovigilância abrange 16 áreas em Lisboa, para assegurar a segurança de pessoas, bens e prevenir crimes, e pode captar e gravar som.
Segurança

Administração interna: caos como política pública

105
O caos ganhou estatuto de política pública. A cada novo caso, como é tradição política em Portugal, esvazia-se a tensão e espera-se que o público e os jornalistas se esqueçam, abrindo-se um inquérito.
Fact Check

Governo culpa portugueses por subida de casos?

110
Relatório de balanço das medidas de confinamento em vigor na segunda metade de janeiro refere que a "população em geral não interiorizou" a situação grave que se vivia no país.
Coronavírus

Covid-19. Cabrita responsabiliza portugueses 

3609
Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, o ministro da Administração Interna justifica o fim das aulas presenciais e das vendas ao postigo.
Ministério Administração Interna

IGAI quer mudar recrutamento de polícias 

102
A Inspeção-Geral da Administração Interna apresentou alterações no processo de recrutamento e formação de novos polícias e quer rever os currículos de formação.
Ministério Administração Interna

Polícia. IGAI atenta a movimentos inorgânicos

"Confesso que tenho a maior preocupação quanto à existência desses movimentos inorgânicos" disse no parlamento Anabela Cabral Ferreira, inspetora-geral da Administração Interna.
União Europeia

EUA em reunião com chefes da diplomacia da UE

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, participou por videoconferência em reunião em Bruxelas. O ministro Augusto Santos Silva diz que excedeu as expectativas.
Coronavírus

18.000 polícias e bombeiros vacinados

A vacinação dos serviços essenciais do Estado já começou e 18.000 polícias e bombeiros foram vacinados. Está planeada a vacinação de 15.000 bombeiros e 20.000 agentes da PSP e guardas da GNR.
Ministério Administração Interna

SEF. Sindicato exige demissão de Eduardo Cabrita

191
O sindicato que representa os inspetores do SEF pediu a demissão de Eduardo Cabrita acusando-o de mentir na AR: "Nunca a permanência de um ministro em funções fez tanto mal à segurança de um país".
Imigração

População estrangeira aumentou 12% em 2020

204
A população estrangeira a residir em Portugal aumentou 12% em 2020, sendo que o número de estrangeiros a residir em Portugal aumentou 75% desde 2015. Para Eduardo Cabrita, a imigração é "positiva".
Ministério Administração Interna

Cabrita recusa relacionar reforma do SEF com Ihor

Em resposta ao deputado do PSD, André Coelho Lima, sobre o motivo de se estar a fazer agora esta reforma, o ministro Eduardo Cabrita afirmou que a reestruturação do SEF já estava prevista no programa.
Subsídios

Risco. Forças de segurança com subsídio até junho

174
Tal como está previsto no Orçamento do Estado deste ano, será atribuído um subsídio de risco às forças de segurança. Até junho processo de redefinição de suplementos deverá estar concluído, diz MAI.
Polícia

MAI admite que polícia use bodycams nos uniformes

4599
Eduardo Cabrita anunciou que os polícias podem passar a usar câmaras nos seus uniformes, as chamadas bodycams. O objetivo é funcionarem como um "instrumento de transparência e salvaguarda".
Coronavírus

Registados picos de casos na PSP e bombeiros

Eduardo Cabrita avançou que mais de 500 bombeiros estiveram infetados com Covid-19 ou de quarentena em janeiro. Foi na segunda quinzena de janeiro que se registou o pico no número de novos casos.
Morte no SEF

Pedido do BE para ouvir Cabrita foi rejeitada

754
O requerimento do BE para ouvir o ministro Eduardo Cabrita, sobre a nomeação de Cristina Gatões para assessorar a reestruturação do regime de vistos 'gold', foi rejeitado pelo PS.
Ministério Administração Interna

MAI e sindicatos da PSP retomam negociações

O ministro Eduardo Cabrita avançou que em março vão ser retomadas as negociações que estavam a decorrer antes da pandemia, assim como os assuntos a abordar nas primeiras reuniões com os sindicatos.
Coronavírus

Autarcas transfronteiriços exigem reunião com MAI

Várias câmaras municipais querem que seja reposta a normalidade nas fronteiras ou que seja assegurada uma passagem permanente para estes municípios.
União Europeia

Portugal quer coligação para Pacto para Migrações

380
Eduardo Cabrita pretende uma "coligação da boa vontade entre os países comprometidos com os valores europeus" que permita avançar com o Pacto Europeu para a Migração e o Asilo.
Ministério Administração Interna

Escândalo alguém receber sem trabalhar, diz MAI

1408
Quando questionado sobre a integração da ex-diretora nacional do SEF, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, afirma que seria um "escândalo" alguém estar a receber sem trabalhar.
PSP

Declarações sobre SEF foram "descuido bondoso"

Magina da Silva considerou que o "descuido bondoso não afetou" o relacionamento institucional com o ministro da Administração Interna e reiterou que pediu desculpa a Eduardo Cabrita pelo sucedido.
Ministério Administração Interna

Cabrita disponível para visitar campos de asilo

200
Eduardo Cabrita mostrou-se disponível para visitar campos de asilo. Diz ainda que Portugal vai centrar a discussão na partilha de responsabilidade e solidariedade entre membros da UE aos migrantes.
Fronteiras

Mais de 4 mil cidadãos controlados na fronteira 

Das 4.020 pessoas controladas, 99 foram impedidas de circular. O posto de Vilar Formoso foi o mais movimentado, mas foi em Castro Marim que decorreram mais impedimentos.
Coronavírus

MAI amplia resposta com 496 equipas especializadas

O Ministério da Administração Interna anunciou o reforço da resposta à pandemia com 496 equipas especializadas nos corpos de bombeiros voluntários para o apoio às operações na área de saúde pública.
Eleições Presidenciais

MAI diz que voto antecipado correu bem

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, elogiou o comportamento dos eleitores que exerceram voto antecipado para as eleições presidenciais de 24 de janeiro.
Morte no SEF

Ihor. Cabrita ordena a SEF que pague indemnização

194
Eduardo Cabrita ordenou que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pagasse, com carácter de urgência, a indemnização aos herdeiros do cidadão Ihor Homeniuk.
União Europeia

"Solidariedade obrigatória flexível" nas mgrações 

142
Ministro da Administração Interna garantiu que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) irá trabalhar num novo conceito para abordar as pressões migratórias na União Europeia.
Miguel Poiares Maduro

Van Dunem e Cabrita "fragilizados" perante a UE

Poiares Maduro refere que os casos da Procuradoria-Geral Europeia e da morte de Ihor Homenyuk fragilizam a ministra da Justiça e o ministro da Administração Interna.
Presidenciais 2021

Marcelo devia ter exigido a demissão de Cabrita /premium

218
A avaliação global da atuação do Presidente neste caso é "negativa" para um em cada três inquiridos. Marcelo devia também ter forçado prazos mais curtos e dedicado uma palavra à família de Homeniuk.
Polícia

UE. Portugal em quinto lugar no número de polícias

333
Em 2018, Portugal tinha mais de 450 polícias por cada 100 mil habitantes, mas muitos estão responsáveis por serviços burocráticos, segundo o JN. Governo promete "soluções de partilha de recursos".
Morte no SEF

O culpado /premium

229
Como demonstrou a Provedora de Justiça, na morte de Ihor, Cabrita é politicamente culpado de inacção. Será demasiado exigir ao Primeiro-Ministro que nos devolva um bocadinho de dignidade e o demita?
Ministério Administração Interna

Cabrita pede inquérito sobre tiroteio no Seixal

601
Eduardo Cabrita pediu à IGAI que abra um inquérito sobre o tiroteio no Seixal, em que dois militares da GNR ficaram feridos. Ministro frisa que é necessário apurar "eventuais responsabilidades".
Ministério Administração Interna

Centro de Migrantes. MAI diz ser alheio a atrasos

535
Eduardo Cabrita reconheceu atrasos na construção do Centro de Acolhimento Temporário em Almoçageme, que acolhe estrangeiros cuja entrada em Portugal foi recusada. Mas diz ser alheio aos problemas.
Ministério Administração Interna

MAI alarga inquérito à violência no SEF

Inquérito foi determinado por Eduardo Cabrita no final de novembro, após denúncias de uma cidadã brasileira, sob anonimato. Foi alargado este sábado perante mais relatos de violência.
Coronavírus

Eleições. 500 mil euros para material sanitário

O Governo autorizou a Secretaria-Geral da Administração Interna a "assumir os encargos orçamentais relativos à aquisição de material de apoio e de proteção individual" para as eleições presidenciais.
GNR

Cabrita defende postos da GNR

Na abertura de um novo posto da GNR em Salvaterra de Magos, Eduardo Cabrita considera os postos da GNR um espaço de afirmação da segurança, servindo para aproximar as populações da guarda.
Ministério Administração Interna

SEF. MAI sublinha qualificações de novo diretor

 Eduardo Cabrita afirma que o novo diretor do SEF é notavelmente qualificado pelo percurso de vida e pelo conhecimento que tem de todo o sistema de segurança interna.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF tem novo diretor: Luís Botelho Miguel

108
O tenente-general, que foi Comandante-Geral da GNR até julho, foi designado novo Diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, "para dirigir o processo de reestruturação deste Serviço".
Justiça

O último acto de Cabrita

196
O Ministro não tem condições para continuar. Sabendo da morte de Ihor Homeniuk, não as tem por omissão – o que é crime! Não sabendo, não as tem por incompetência grosseira – o que é grave!
Noticiário

1h. Demissão no SEF após declarações de Cabrita

Coordenador do Gabinete de Inspeção do SEF, demite-se após o ministro Eduardo Cabrita ter confirmado a abertura de um processo disciplinar. É a quarta baixa no SEF desde a morte do cidadão ucraniano.
Fact Check

PSP e GNR desempenham as mesmas funções?

Em entrevista à RTP, o candidato comunista às Presidenciais de janeiro do próximo ano foi confrontado com o caso que está a abalar a Administração Interna. João Ferreira definiu bem as polícias?
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

MAI admite "erros" mas fica. SEF muda em janeiro /premium

Cabrita fica, não diz se Magina da Silva também, mas dá-lhe raspanete. Perante os deputados, ministro assumiu "erros" mas não disse quais. E anunciou reforma do SEF já em janeiro.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF: brasileira queixa-se de coação no aeroporto

771
Imigrantes foram alvo de abusos por parte de inspetores do SEF no aeroporto de Lisboa, denunciam advogados. Um deles fez queixa no Ministério Público e já foi ouvido. MAI nunca respondeu à denúncia.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Medina critica Eduardo Cabrita

212
Para Medina, o MAI devia ter "tomado a liderança política do processo de transformação" do SEF em outubro, mas não defende a demissão do ministro Eduardo Cabrita.
Noticiário

8h. Medina sobre Cabrita: "Tom não foi adequado" 

100
Presidente da CM Lisboa critica "insensibilidade do estado em relação à viúva face à transladação do corpo e à indeminização". Cabrita devia ter tomado a liderança política do processo"
Noticiário

7h. Há mais uma queixa contra o SEF

221
Cidadã brasileira, de 39 anos, terá sido vitima de abuso de autoridade, coação, intimidação e obstrução ao exercício de defesa. Advogado de defesa apresentou queixa por episódio ocorrido em fevereiro
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Cabrita é ouvido na Assembleia da República

O ministro da Administração Interna é ouvido esta terça-feira a pedido do PSD e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, na sequência da morte do ucraniano Ihor nas instalações do SEF.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato exige demissão imediata de Cabrita

Para o Sindicato de Polícia pela Ordem e Liberdade, o mandato de Eduardo Cabrita tem mostrado "total desconsideração, desrespeito e menosprezo pelos policias e pelos seus reais problemas".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Fusão das polícias com recados da PSP

803
O director nacional da PSP antecipou o que terá de dizer no local próprio, quando for chamado para ser ouvido sobre o assunto. Mas não perdeu tempo e já lançou o aviso ao Governo e ao Parlamento.
CDS-PP

Francisco Rodrigues dos Santos critica Cabrita

Francisco Rodrigues dos Santos criticou o ministro da Administração Interna e considerou mesmo que se tornou "um embaraço nacional" pela forma como geriu a morte do cidadão ucraniano.
Noticiário

7h. GNR e PJ podem ficar com competências do SEF

GNR já tem competências no controlo das fronteiras marítimas e uma participação, em conjunto com o SEF, no controlo dos postos fronteiriços.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Afinal o que pode acontecer ao SEF?  /premium

Diretor Nacional da PSP defende Polícia Nacional, onde estejam PSP e SEF. Ministro diz que ainda está tudo em estudo e que uma mudança destas não é comunicada por um diretor da Polícia.
PSP

PSP. Diretor diz que se limitou a dar a sua visão

1696
Depois de o ministro da Administração Interna ter criticado Magina da Silva por dizer que queria uma Polícia Nacional, com PSP e SEF integrados, o polícia fez um esclarecimento em comunicado.
PSP

Diretor Nacional da PSP quer uma Polícia Nacional

573
Magina da Silva foi recebido este domingo por Marcelo Rebelo de Sousa e, mais do que fundir o SEF na PSP, defende a extinção destas duas polícias e a criação de uma Polícia Nacional que as integre.
Bloco de Esquerda

BE: Cabrita "não tem condições para continuar"

384
"Um homem foi torturado até à morte por forças de segurança do nosso país. É difícil lembrarmo-nos de alguma coisa mais grave numa democracia", disse ainda a coordenadora do BE, Catarina Martins.
Noticiário

3h. MAI acompanha inquérito à PSP de Vila do Conde

A Inspeção-Geral da Administração Interna vai acompanhar um inquérito da Polícia de Segurança Pública no âmbito de uma queixa-crime por agressão contra agentes da PSP de Vila do Conde
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Governo pondera acabar com o SEF

1688
Governo está a pensar num modelo que passa por transformar o SEF numa entidade meramente administrativa para concessão de vistos, autorizações de residência e asilo.
Ucrânia

Embaixadora abandona entrevista sobre caso Ihor

324
Embaixadora da Ucrânia em Lisboa fala num "encontro em abril" com o ministro Eduardo Cabrita e do envio de condolências à família, mas não responde se foram reencaminhadas por consul.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

SEF. Santos Silva cumprimenta Eduardo Cabrita

503
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz nunca ter visto Eduardo Cabrita a reagir com tanta clareza face a um crime cometido por forças segurança, enviando-lhe, por isso, os "cumprimentos".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Em memória de Mohamed Bouazizi e de Ihor Homenyuik

361
Quais as semelhanças entre Mohamed Bouazizi e Ihor Homenyuik ? A indiferença do Estado. A pouca consideração pela dignidade humana. Com a agravante de Portugal ser um Estado de Direito Democrático.
Resposta Pronta

Morte de Ihor. "Um milhão de euros é simbólico"

Advogado da família de Ihor Homenyuk lembra que foi pedido um milhão de euros de indemnização. José Gaspar Schwalbach aponta "inação" do Governo e garante que mau acolhimento é "sistémico".
Resposta Pronta

Caso Ihor. "Demora é preocupante para Portugal"

Associação de Ucranianos afirma que o mais grave é a tentativa de "esconder a verdade" e defende que indemnização "chega tarde". Está a ser muito difícil para a viúva do Ihor", afirma Pavlo Sadhoka. 
Ministério Administração Interna

Estado vai indemnizar família de cidadão ucraniano

597
Eduardo Cabrita diz "congratular-se pelo facto de ter estado quase sozinho perante o desinteresse dos comentadores" e dá as "boas-vindas" aos partidos no combate pelos Direitos Humanos.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Ministro deve quebrar "silêncio ensurdecedor"

263
Ana Catarina Mendes diz que a demissão da diretora do SEF "peca por tardia" e que o ministro deve explicar no Parlamento o que sabe. Novo botão de pânico "significa que alguma coisa vai muito mal".
Noticiário

7h. Ana Catarina Mendes: "Demissão no SEF tardou"

106
Líder parlamentar do PS diz que Cristina Gatões deveria ter-se demitido de imediato depois da notícia da morte do cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. E o ministro da Administração Interna?
PAN

PAN: continuidade de Cabrita deve ser repensada

126
Para o PAN, a continuidade de Eduardo Cabrita como ministro da Administração Interna "deve ser repensada", porque há um "falhanço naquilo que é o seu dever".
PSD

SEF. Se Cabrita "tivesse vergonha" já teria saído

652
Vários partidos já reagiram à demissão de Cristina Gatões Batista. O PSD considera que Cabrita, se tivesse vergonha, já tinha saído. E os restantes partidos falam que a decisão foi "tardia".
A página está a demorar muito tempo.