Ministério Administração Interna

Incêndios

Contratação de meios aéreos completa em 8 dias

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu que, na próxima semana, serão contratados os restantes oito meios aéreos, totalizando os 50 que ficarão à disposição.
Incêndios

Fogos. Proteção Civil vai ser posta à prova

São dois dias com quase 840 elementos da Proteção Civil no terreno. A pouco mais de uma semana para o início da época crítica dos fogos, o novo comandante nacional ensaia um teste derradeiro.
SIRESP

Motorola sobre SIRESP: redes não duram para sempre

Falámos com a Motorola, na convenção de comunicações críticas, sobre o papel no SIRESP e as novas câmaras de vigilância com inteligência artificial que encontram pessoas pela cor da camisola.
Incêndios

Fogo. MAI garante 25 meios aéreos prontos

246
Informação do Governo não coincide com o número de meios que a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz ao Observador ter à sua disposição. Comando nacional apenas conhece 13 helicópteros.
Fact Check

Fact check. País está preparado para os incêndios? /premium

A menos de um mês do início da época de incêndios, o que já fez o Governo para preparar o país e evitar uma nova tragédia? E o que ainda falta fazer? O balanço e (quase todas as) respostas.
Incêndios

GIPS têm falta de equipamento e de material

A uma semana de estarem formados os militares que vão reforçar as equipas de combate aos incêndios não há condições de trabalho: faltam viaturas e equipamentos - nem luvas têm.
Proteção Civil

"Razões pessoais? É para não dizer as verdadeiras"

138
Rui Rio sublinhou a importância de averiguar os reais motivos que levaram à demissão do Comandante Nacional da Proteção Civil. O presidente do PSD não comentou a entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa.
Governo

As perguntas a que Eduardo Cabrita não respondeu

422
Demissão do comandante da Proteção Civil dominou a audição de Eduardo Cabrita. Ministro deixou várias vezes deputados de PSD e CDS sem resposta. Oposição fala em “incompetência” e "opacidade".
Incêndios

Rede Nacional de Postos de Vigia entra em vigor

Os 72 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios vão entrar em funcionamento na segunda-feira com 288 vigilantes, passando este ano a estar ativos por um período mais alargado.
Bombeiros

600 bombeiros vão ser integrados na função pública

O Governo está a fazer o reforço da "profissionalização do sistema" de combate a incêndios rurais que inclui a regularização do vínculo precário de 600 elementos da Força Especial de Bombeiros.
Incêndios

Governo não colocou inconveniente sobre relatório

Eduardo Cabrita disse esta sexta-feira que o Governo não viu "qualquer inconveniente" na divulgação do relatório sobre os incêndios, um dia depois de a PGR ter divulgado o documento.
PSP

PSP. 15 mil elementos com carreiras descongeladas

150
O Ministério da Administração Interna anunciou esta quinta-feira que 15 mil elementos da PSP vão ver as carreiras descongeladas ainda em 2018.
Incêndios

Pedrógão. Governo aceita tornar público relatório

Ministério da Administração Interna diz que Executivo "nada tem a esconder" relativamente aos incêndios. Eduardo Cabrita promete retirar consequências do "total apuramento" dos factos.
Fogo de Pedrógão Grande

Fogos de Pedrógão: auditoria revela dados apagados

721
Auditoria da Proteção Civil fala em documentos que foram "destruídos" ou "apagados" e problemas nas primeiras horas do combate ao incêndio em Pedrógão. MAI nega ter "escondido" relatório.
Governo

Eduardo Cabrita em conferência euro-africana

Ministro da Administração Interna desloca-se a Marrocos para um encontro bilateral com o seu homólogo marroquino e na quarta-feira participa numa conferência ministerial euro-africana sobre migração.
Incêndios

Kamov. Everjets assume iniciativa da denúncia 

A Everjets disse, esta segunda-feira, que foi a própria e não o Governo a denunciar o contrato de operação e manutenção dos helicópteros Kamov.
Ministério Administração Interna

Governo compra equipamento para GNR

Ministério da Administração Interna está a celebrar contratos no valor de um milhão de euros para a aquisição de equipamentos de investigação criminal para a GNR.
Sociedade

MAI investe um milhão na investigação criminal

Vai ser lançado um concurso para a empreitada de requalificação do Palacete das Águas Livres, em Belas, onde funciona o Departamento de Investigação Criminal da direção nacional da PSP.
Ministério Administração Interna

Motos. Inspeções podem entrar em vigor até 2021

O ministro da Administração Interna disse esta segunda-feira que Portugal tem de transpor até 2021 a diretiva europeia que determina a obrigatoriedade de as motos realizarem inspeções periódicas.
Incêndios

Câmaras sem plano de defesa de florestas

Pelo menos 50 câmaras não têm ainda aprovado o plano de defesa da floresta contra incêndios. A maioria das autarquias acusa o ICNF do atraso nas respostas.
Administração Pública

Administração local regulariza precários

O processo de regularização de precários na administração local já levou à abertura de concursos em 89 municípios e 289 freguesias, num total de 3.773 postos de trabalho.
Pensões

Polícias reformados pedem fim de desigualdades

Polícias reformados manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Administração Interna para exigirem o fim das desigualdades nas pensões, diferenças essas que vão "de 400 a 500 euros".
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Polícia

Polícia. Mais de 3.300 elementos promovidos 

No total, as forças de segurança - PSP e GNR - terão um total de 3.346 promoções este ano. Na PSP representam "o número mais elevado desta década".
Incêndios

Aldeia de Ansião tem "oficial de segurança"

Vale Florido, no concelho de Ansião, tem um "oficial de segurança" para transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização sobre incêndios.
Governo

Ministro relativiza relatórios sobre incêndios

615
Em Pedrógão, Eduardo Cabrita disse que os portugueses já perceberam que "não vale a pena discutir leis nem fazer relatórios" e que cada um tem de "assumir as suas responsabilidades" na prevenção.
Ministério Administração Interna

MAI. Ex-diretor-geral de Infraestrutras condenado

111
João Alberto Correia foi condenado a sete anos de prisão efetiva por crimes de participação económica em negócio, abuso de poder e falsificação de documentos.
Sentença

MAI. Ex-diretor-geral conhece sentença

João Alberto Correia conhece a sentença esta sexta-feira. A leitura do acórdão foi adiada porque a acusação foi alterada: já não vai responder por corrupção mas por participação económica em negócio.
País

Governo vai investir 15 milhões no SIRESP

Investimento aprovado esta quarta-feira consiste em dotar 451 estações de base de um nível de redundância via satélite e geradores de emergência em casos de falha de energia.
País

Kamov. Everjets nega notificação por incumprimento

A Everjets nega ter sido notificada do pagamento de quase quatro milhões de euros por incumprimentos e diz que as declarações do ministro da Administração Interna "são desprovidas de fundamento"
Incêndios

PS acusa de empresas de aviões de “cartelização"

237
José Miguel Medeiros acusa donos de aviões e helicópteros para combate a incêndios de funcionarem por "cartelização”. MAI quer aplicar multa de quatro milhões a empresa que faz manutenção de Kamov.
Espionagem

Espionagem é "ameaça real e concreta"

O relatório anual da Segurança Interna concluiu que a espionagem é uma "ameaça real e concreta" contra os interesses nacionais. O documento alerta para os ataques cibernéticos.
Incêndios

Fogos. MAI diz que país está mais bem preparado

O ministro da Administração Interna assegurou esta quinta-feira que Portugal estará melhor este ano do que em anos anteriores relativamente ao dispositivo de combate a incêndios florestais.
Proteção Civil

MAI apoia expulsão de equipas russas de manutenção

193
O ministro abordou a polémica que envolve a expulsão de equipas russas que estavam em Portugal a fazer manutenção dos helicópteros Kamov.
Proteção Civil

Kamov. Proteção Civil fez "infames acusações"

Empresa subcontratada para fazer a manutenção dos helicópteros usados no combate aos incêndios diz que não fez nada diferente daquilo que fez nos últimos dois anos.
Incêndios

Fogos. Os anúncios, as críticas e o silêncio

O ministro da Administração Interna e o ministro da Agricultura foram ao Parlamento, mas a defesa da honra coube à bancada do PS. A oposição voltou a sublinhar as "falhas" de outubro.
Incêndios

Vídeo em direto/ Veja aqui o debate no Parlamento sobre os fogos

Cinco meses depois da tragédia, os deputados e o Governo estão a debater as conclusões do relatório da comissão técnica independente sobre os fogos de outubro, que fizeram 49 mortes. Veja em direto
Incêndios

"Ministro não esclareceu quem diz a verdade" - como aconteceu

175
Parlamento discute conclusões do relatório sobre os incêndios de outubro, que fizeram 49 vítimas mortais. Ministro Eduardo Cabrita responde pelo Governo. Debate começa com polémica regimental.
Incêndios

Fogos: 5 choques entre ex-governante e peritos

239
A defesa que o ex-secretário de Estado Jorge Gomes fez das suas decisões - sem informar o Governo - obrigou a comissão técnica a recuar. Veja as 5 contradições entre o ex-responsável e o relatório.
Incêndios

Dispositivo de combate deve ser flexível

O responsável pela unidade missão para a gestão dos fogos defendeu que o dispositivo de combate a incêndios deve deixar de ser regido por fases e ter capacidade permanente para combate inicial.
Incêndios

Marcelo quer "conclusões" sobre relatório

O Presidente da República diz que o relatório sobre os incêndios de outubro “é muito claro, muito evidente” e permite ao Governo “tirar conclusões”.
Proteção Civil

Incêndios. Governo vetou seis pedidos de reforços

2.562
Entre março e outubro, o executivo chumbou total ou parcialmente seis dos sete pedidos apresentados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil para que houvesse mais aviões e bombeiros no terreno.
Marinha

Defesa reforça poderes de polícia da Marinha

Governo estará a analisar proposta da Marinha para que os comandantes dos navios possam atuar como autoridades de fiscalização nas águas nacionais.
Incêndios

Incêndios. As medidas para evitar novas tragédias

Depois das críticas à falta de prevenção e à resposta das autoridades perante o fogo de outubro, os especialistas da Comissão Técnica Independente propõem mudanças nos bombeiros e na Proteção Civil.
Incêndios

Fogos. Havia "instrumentos para minimizar" impacto

Presidente da Comissão Técnica Independente diz que "era possível encontrar soluções prévias" para responder aos incêndios de outubro que mataram mais de 45 pessoas.
Incêndios

Fogos. Estado paga 150 mil euros por cada morte

Provedora de Justiça calcula em 31 milhões de euros o total de indemnizações a pagar pelas vítimas mortais. 80 mil euros por cada morte. E 70 mil euros pelo sofrimento das vítimas.
Vistos Gold

Macedo. Os 4 crimes que podem valer pena de 5 anos

O Ministério Público acredita que vai provar todos os crimes que mantém em cima da mesa contra Miguel Macedo no caso dos Vistos Gold. O procurador pegou-se com o juiz, que ameaçou cortar-lhe a palavra
Vistos Gold

Vistos Gold. MP admite penas suspensas

104
Na conclusão das alegações finais, o procurador admitiu esta manhã que os arguidos sejam condenados a penas máximas de cinco anos. E pediu prisão efetiva para Jaime Gomes.
Incêndios

Combate a incêndios. Governo recua nas exigências

O Governo vai tentar alugar as 40 aeronaves de combate a incêndios que ainda faltam. Quer pagar o mesmo, mas diminui exigências: menos horas de voo, aviões mais baratos e helicópteros mais antigos.
Europol

MAI saúda primeira mulher na liderança da Europol

O ministro da Administração Interna saudou a nomeação inédita de uma mulher para a liderança da Europol. A belga Catherine Bolle assume o cargo a 1 de maio.
PSP

Governo vai promover 2.299 polícias até abril

O Ministério da Administração Interna vai abrir concursos para promover 2.299 polícias até abril. As promoções são referentes a 2017 e vão abranger as categorias de agentes, chefes e oficiais.
Proteção Civil

Portugal empenhado em sistema europeu de proteção

O ministro da Administração Interna irá manifestar o "firme empenho" de Portugal na criação de um mecanismo europeu de resposta a riscos de grandes dimensões no 6.º Fórum Europeu de Proteção Civil.
Ministério Administração Interna

MAI: indícios de racismo são sempre investigados

O ministro da Administração Interna afirmou que todos os "casos em que há indícios de práticas racistas ou xenófobas das forças policiais são investigados".
SIRESP

Entrada do Estado no capital do SIRESP está parada

Entrada do Estado no capital da empresa que gere a rede de comunicações de emergência foi anunciada em outubro, mas ainda não aconteceu nada. Processo pode arrastar-se até depois do próximo verão.
Polícia

Seis mil polícias vão ter carreiras descongeladas

Cerca de 6 mil elementos das forças de segurança vão ter as carreiras descongeladas em março e as negociações com as estruturas sindicais sobre esta matéria vão iniciar-se no próximo mês.
Polícia

2018 com armas, viaturas e obras para polícias

O ministro da Administração Interna afirmou que 2018 vai ser um "grande ano de mudança" nos equipamentos das forças de segurança, com novas viaturas e dezenas de obras de construção e requalificação.
PSP

PSP recebe 10 mil equipamentos de proteção

359
Segundo o Ministério da Administração Interna, vão ser distribuídos pelos comandos da PSP coletes de alta visibilidade e fatos de proteção individual para as equipas de prevenção e reação imediata.
Segurança

Segurança é "essencial" para inclusão social

O ministro da Administração Interna afirma que "a aposta na segurança" é "decisiva para motivar investimento", já que é um dos elementos essenciais para a inclusão social ou atratividade dos locais.
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo acusa MP de "descuido"

315
Miguel Macedo contestou em tribunal os quatro crimes de que é acusado. Ex-ministro defende a ideia de que o Ministério Público cometeu “erros dificilmente explicáveis” na tese que montou na acusação.
SIRESP

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A rede SIRESP vai colocar 451 antenas satélite nas áreas consideradas de risco de incêndio. A instalação vai acontecer até maio.
Ministério Administração Interna

Todos os helicópteros Kamov estão parados

691
O Governo detém seis helicópteros Kamov. Mas estão todos parados. O INEM e a Proteção Civil não podem contar com as aeronaves e a empresa responsável entrou em diferendo com a autoridade responsável.
Ministério Administração Interna

Inibidores de telemóveis para carros? Um mistério

2.118
Ministério da Administração Interna pondera usar helicópteros, drones e inibidores de sinal para controlar velocidade dos condutores e impedir uso de telemóvel. Não esclarece nem como, nem quando.
Incêndios

Cabrita. Limpeza dos terrenos tem de ser até maio

136
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, diz que ou a limpeza de terrenos é feita até maio, para evitar incêndios florestais, "ou não vale a pena", porque o verão começa em junho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)