771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério Administração Interna

Noticiário

16h. Votos de emigrantes subiram 48,5%

São os dados do boletim da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna até quinta-feira. Ainda neste jornal, Comissão Nacional do PS reúne no próximo sábado.
Resposta Pronta

GNR. Promoções "sem ganhos remuneratórios"

Apesar de o Governo prometer promoções com os "devidos efeitos remuneratórios", o presidente da Associação Profissional da Guarda, César Nogueira, refere que os aumentos não têm chegado a todos.
Forças Policiais

PSP: Governo aprova admissão de 300 novos agentes 

MAI diz que autorização para contratar 300 polícias "eleva o número de admissões na PSP para 800 em 2023 e 2024". Novos agentes vão para polícias municipais de Lisboa e Porto.
Legislativas 2024

MAI: voto antecipado com adesão de 95,17%

180.835 do total de 208.007 eleitores inscritos no voto antecipado em mobilidade exerceram esse direito, revela Ministério da Administração Interna. Madeira e Açores com menor taxa de participação.
Segurança

Uma crescente sensação de insegurança

Uma criança morreu baleada em Setúbal. Os polícias manifestam-se e os militares ameaçam seguir-lhes o exemplo. O maior problema da Administração Interna é agora a própria administração interna.
Noticiário

6h. Polícias. MAI pede “diálogo leal e frontal”

José Luís Carneiro lembra os investimentos nos últimos anos em infraestruturas e salários e apela a “diálogo leal, frontal, franco e construtivo”. Ainda, Sporting venceu o Moreirense por 2-0.
Noticiário

2h. Montenegro acusa PS de voracidade fiscal

E Pedro Nuno Santos acusa a AD de propor uma aventura fiscal ao país. E ainda, A PSP vai comunicar ao Ministério Público a concentração não autorizada das forças de segurança junto ao Capitólio.
Polícia

Polícias. Milhares esperados em protesto esta 2.ª 

Concentração de polícias desta segunda-feira, a partir das 17h30, acontece pela primeira vez às portas do Ministério da Administração Interna. Porta-voz da plataforma antecipa “grande adesão".
Justiça

PSP abre inquérito às buscas na casa de Madureira

Inquérito vai apurar a forma como decorreram as buscas e revistas na casa de Fernando Madureira. Filha do líder dos Super Dragões descreveu que acordaram com armas apontadas e revistas a menores.
Forças Policiais

Sinapol faz queixa-crime contra Costa e Carneiro

O Sindicato Nacional da Polícia vai avançar com uma queixa-crime contra as "declarações caluniosas" do ministro da Administração Interna e primeiro-ministro, por acusações de "traição à democracia".
Forças de Segurança

Polícias acusam ministro de condicionar inquérito

O governo "anuncia a abertura do inquérito, mas assume preliminarmente que há responsabilidade e que há aqui fraude", denunciou o presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia.
Polícia

Plataforma acusa MAI de "ataque pidesco"

Plataforma de Sindicatos da PSP e Associações da GNR reagiu às declarações de José Luís Carneiro, acusando-o de conduzir "ataque pidesco, para cortar liberdade de expressão".
GNR

GNR: "Foi preciso um jogo para MAI olhar para nós"

Profissionais da GNR lamentaram que os protestos só tenham tido atenção por causa de um jogo de futebol e esperavam que a reunião dos responsáveis da PSP e GNR com a tutela resolvesse "luta justa".
Noticiário

14h. MAI reage a falhas de policiamento

José Luís Carneiro fala de suspeitas de ligação entre insubordinação e movimentos extremistas dentro das forças de segurança. Ainda neste jornal, os últimos apelos ao voto nos Açores.
Noticiário

8h. Rússia denuncia ataque a Lugansk, 28 mortos

Moscovo acusa Ucrânia, mas informação não foi ainda confirmada pelas forças de Kiev. E, MAI reúne-se hoje com PSP e GNR, depois de baixas na polícia terem levado a adiamento de jogo de futebol.
Noticiário

7h. Governo recebe direções da PSP e GNR

Falta de policiamento levou a adiamento do Famalicão x Sporting. Ministério da Administração Interna confirmou abertura de dois inquéritos. E ainda, Açores vão hoje a votos.
Noticiário

00h. MAI abre inquérito a policiamento do FCF-SCP

O ministro convocou para domingo uma reunião com os responsáveis máximos da PSP e GNR, está marcada para as 9h.
Lisboa

MAI: autorização de manifestação recai sobre CML

MAI diz que qualquer manifestação tem de realizar-se "de acordo com a legalidade do Estado de direito", mas que há no código penal uma moldura "para o discurso de ódio, o discurso de violência".
Forças Policiais

MAI: Governo em gestão impede resposta à PSP e GNR

José Luís Carneiro afirmou que o Partido Socialista já pediu um encontro com as estruturas sindicais da polícia para dia 29 de janeiro. O partido tinha não tinha respondido ao pedido de reunião.
Justiça

Golas antifumo. José Artur Neves será julgado

Em causa estão crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação em negócio, abuso de poder, burla e falsificação de documento. Tribunal valida na integra acusação do MP para os 19 arguidos.
Ordem dos Advogados

Ordem pede averiguação total de revistas "nuas"

A Ordem dos Advogados defendeu que se deve averiguar "até às últimas consequências" a veracidade das denúncias relativas a revistas policiais a ativistas ambientais obrigadas a despir-se.
GNR

GNR. Comandante recebe associações profissionais

Comandante-geral da GNR quer "encontrar uma solução justa e equilibrada que responda às legítimas expectativas dos militares da Guarda". Reunião desta segunda-feira acontece às 15h00, em Lisboa.
Justiça

Golas. "Excecional complexidade" adia decisão

A decisão da fase de instrução do caso das golas antifumo foi adiada para 25 de janeiro, tendo a juíza alegado a "excecional complexidade" do processo para a alteração da leitura.
Ministério Administração Interna

Odivelas vai ter centro de acolhimento temporário

O ministro da Administração Interna anunciou que Governo chegou a acordo com autarquia para criar um centro de acolhimento temporário de requerentes de asilo, reconhecendo sobrecarga do existente.
Ministério Administração Interna

MAI deixa reivindicações para próximo Governo

Ministro da Administração Interna entende que "o Governo que vier a assumir responsabilidades no futuro é que poderá assumir novos compromissos" em relação aos aumentos da PSP e GNR.
Polícia

MAI. Direito de manifestação "é legítimo"

Para José Luís Carneiro, “os polícias e os guardas são o garante da salvaguarda do Estado de direito e da legalidade democrática” .“O que se pretende é que as manifestações cumpram estes deveres”.
PSP

GNR. Protesto pode "afetar perceção de segurança"

Comandante-Geral da GNR diz, num email enviado aos militares, que comportamentos são "suscetíveis de afetar a perceção de segurança pública" e que é necessário garantir "a liberdade e a segurança".
PSP

Comandantes apertam regras e ameaçam com processos

Responsáveis de Lisboa e Cascais dão indicações de novas regras para receber, guardar e verificar estado dos carros na PSP. Avarias com "intervenção humana" podem dar lugar a processos-crime.
A História do Dia

Porque protestam os polícias?

Um pouco por todo o país, centenas de agentes cumprem serviços mínimos nas esquadras com a desculpa de que as viaturas não estão a funcionar. Que protesto é este? E que efeitos está a ter?
Forças de Segurança

MAI: “Valorização salarial tem que continuar”

José Luís Carneiro reconheceu “que tem de continuar e que tem de ser reforçada” a valorização salarial e as condições de vida das forças de segurança e lembrou que “o Governo encontra-se em gestão”.
Eleições

Europeias. Será possível votar em qualquer mesa

O ministro da Administração Interna anunciou que nas eleições europeias, que terão cadernos eleitorais desmaterializados, se poderá votar em qualquer mesa de voto.
Forças Policiais

Governo aprova lista de pré-reformas na PSP e GNR

O Governo definiu que um total de 1172 elementos da GNR e PSP passam à pré-aposentação, em situação de reserva, no último dia dado pelo Sindicato Nacional da Polícia antes de avançar com protesto.
PSP

PSP. IGAI não abriu inquéritos por protestos

Inspeção-Geral da Administração Interna considera que não existem indícios de "responsabilidade criminal" na forma como os agentes da PSP estão a protestar.
Ministério Administração Interna

Sindicatos. Protesto dos polícias está a aumentar

Armando Ferreira afirmou que, em frente à Assembleia da República, estavam “muitas mais pessoas” no protesto dos agentes da PSP. Já Paulo Santos referiu que, no Porto, estavam cerca de 300 pessoas.
PSP

Por dentro do movimento de "revolta" da PSP

Em menos de 48 horas, grupo numa rede social reuniu quase 16 mil elementos, a maioria da PSP. Movimento surgiu à margem de sindicatos. Procuram uma forma mais eficaz de protesto: mesmo sabotar carros.
Semáforo Político

Quantos votos vale descontentamento dos polícias?

As forças de segurança saíram do foco mediático pela sensação geral de segurança no país. Será que José Luís Carneiro só agora descobriu as condições "paupérrimas" em que operam os polícias?
PSP

Diretor da PSP: "Estou sempre com os polícias"

Barros Correia admite que avarias nos carros da PSP são frequentes, que as formas de luta dos agentes estão em avaliação e que está a ser feito um levantamento dos carros avariados.
Resposta Pronta

"Polícias estão a dar o grito do Ipiranga"

Presidente do Sindicato da Polícia confirma paragem de viaturas em Lisboa, Porto. Armando Ferreira diz desconhecer origem do protesto, mas explica as motivações de possível paralisação nacional. 
Ministério Administração Interna

Investigação sobre revistas a ativistas nuas

O ministro da Administração Interna abriu uma investigação urgente na sequência de uma notícia que refere que ativistas de ações climáticas foram obrigadas a despir-se para serem revistadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos