Ministério Administração Interna
Ministério Administração Interna

Fogos. "Felizmente" Governo não esperou pelo TdC

O ministro da Administração Interna afirmou que "o país e o Governo não esperaram pelo Tribunal de Contas", esclarecendo que tem sido dada uma resposta "em todos os domínios" da Proteção Civil.
Porto

Porto. PSP mobilizou unidades que achou adequadas

A PSP do Porto mobilizou as unidades policiais "que considerou adequadas" para acompanharem as claques de futebol. Esclarecimento surge na sequência de desacatos provocados naquela cidade por adeptos.
Sismo

Avaliação de risco sísmico passa a ser obrigatória

A avaliação de risco sísmico já não se limita às novas construções e "é feita obrigatoriamente no caso de ações de reabilitação ou ampliação de um prédio antigo", anunciou Eduardo Cabrita.
Ministério Administração Interna

Cabrita chamado ao parlamento sobre SEF

O parlamento aprovou por unanimidade a audição do ministro da Administração Interna, que deverá dar esclarecimentos sobre alegado envolvimento de funcionários do SEF na operação Rota do Cabo.
Ministério Administração Interna

Onde está o "Federal Records Act" português?

Quais são os efeitos de não haver um regime rigoroso de segurança das comunicações dos responsáveis e eleitos políticos locais e nacionais nas suas comunicações electrónicas?
Ministério Administração Interna

MAI defende conexão da defesa e segurança interna

O ministro da Administração Interna defendeu esta segunda-feira, na receção a 100 novos estagiários do SEF, "uma cooperação muito estreita entre as áreas da Defesa Nacional e Segurança Interna".
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Ministério Administração Interna

Parecer da PGR não tem a ver com investigação

O Ministério da Administração Interna emitiu um comunicado em que esclareceu que "não há qualquer relação" entre o parecer da PGR sobre incompatibilidades e a investigação do Ministério Público.
Proteção Civil

Cabrita mantém confiança em presidente da ANEPC

1425
O ministro diz ainda que respeita a decisão tomada pelo presidente. Mourato Nunes não se demitiu mesmo depois de ter sido constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo.
Ministério Administração Interna

Eduardo Cabrita destaca papel da PSP

158
O ministro da Administração Interna destacou o papel da PSP para Portugal ser "um dos países mais seguros do mundo". Cabrita demonstrou "profundo pesar" pela morte do piloto em Valongo.
Ministério Administração Interna

Ryanair? Serviços mínimos em linha, diz Cabrita

Critério que está a ser usado é "muito similar" ao que "tem existido noutros conflitos laborais que culminam em greves no ramo da aviação civil", garante o secretário de Estado do Emprego.
CDS-PP

CDS questiona Governo sobre SIRESP, Altice e SEF

O CDS entregou cinco questões à tutela para esclarecer temas que mostram a "desorientação do Governo". Nuno Magalhães pediu, ainda, que a greve dos motoristas "não vá para a frente".
SIRESP

Altice diz que SIRESP "cumpriu níveis de serviço"

"Desde 2006 até hoje, o SIRESP sempre cumpriu todos os níveis de serviços que estavam contratados", disse Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal.
Ministério Administração Interna

Golas? "Notícia falsa", diz Eduardo Cabrita

2893
O ministro recusa comentar a polémica das golas antifumo e remete a resposta para as conclusões do relatório preliminar da Proteção Civil. Diz que polémica partiu de "notícia falsa".
Ministério Administração Interna

PGR abre inquérito à compra de golas inflamáveis

385
A PGR abriu um inquérito à compra de golas anti-fumo feitas de material inflamável. Material foi comprado por um valor superior ao de mercado à empresa de uma autarca do PS.
Incêndios

Relatório sobre golas: não inflamam, mas perfuram

477
Conclusões do relatório preliminar "muito sucinto" diz que golas só incendeiam quando expostas a uma chama permanente com o tecido na vertical. De resto, o fogo perfura, mas não inflama.
PSD

PSD exige explicações sobre "balbúrdia" no MAI 

Carlos Peixoto afirma que “é preciso que haja responsabilidades políticas" e diz que MAI tem de esclarecer situação. Para o deputado, a demissão do adjunto de José Artur Neves "não basta".
SIRESP

SIRESP contesta relatório do grupo de trabalho

124
Pedro Bonifácio Vítor escreveu a Eduardo Cabrita a criticar as sugestões feitas e o facto de terem sido tornadas públicas informações sensíveis sobre a rede de comunicação de segurança.
Incêndios

Cabrita diz que fogos não são tema para conflitos

1317
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita diz ser "muito cedo para qualquer balanço" e que os incêndios não devem ser "um tema para conflitualidade pré-eleitoral".
Proteção Civil

Secretário de Estado responsabiliza Proteção Civil

5778
José Artur Neves desmente que o governo tenha coordenado a aquisição dos kits inflamáveis. Contrato mostra que a compra das golas foi autorizada, aprovada e assinada pelo presidente da Proteção Civil.
Incêndios

Notícia é "irresponsável" e "alarmista"

2028
PSD exige que o Governo recolha as golas inflamáveis e chama a Eduardo Cabrita "ministro da propaganda". Governante diz que notícia é "alarmista e irresponsável".
Ministério Administração Interna

100 milhões para melhorar instalações de segurança

Verba visa "80 obras em fases diferentes", explicou Eduardo Cabrita. Intervenção representa investimento total de 450 milhões de euros. Obras têm duração prevista de sete meses.
Ministério Administração Interna

Fogos. MAI responde a Rui Rio

448
À Rádio Observador, Rui Rio lamentou o facto de Costa e Cabrita terem criticado autarcas durante os fogos. Agora, Cabrita diz que deve haver solidariedade durante combate: "É esse o dever de todos".
Ministério Administração Interna

Santos Silva expectante face a Boris Johson

Ministro dos Negócios Estrangeiros está expectante face ao novo PM britânico. Indigitação "é positiva, porque há um governo" para responder a questões sobre o Brexit, diz Santos Silva.
Incêndios

Fogos. Governo quer videovigilância para prevenção

Eduardo Cabrita pretende "aumentar a capacidade de apoio à decisão" e o combate aos incêndios rurais. Esta quarta-feira, já inaugurou um sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais.
PSP

Porto. Ministro garante 20 milhões para PSP

Eduardo Cabrita diz que investimento vai contribuir para que Portugal continue a ser "um dos países mais seguros do mundo". O ministro admite que o investimento pode avançar já em 2020.
Incêndios

Fogos. Meios estão todos disponíveis, diz ministro

160
Eduardo Cabrita garante que todos meios de combate a incêndios "estão disponíveis", mas pede à população para evitar comportamentos de risco. Ministro destaca ainda patrulhamento ibérico.
Altice

Altice faz queixa ao MP pelo relatório do SIRESP

A Altice Portugal diz que o relatório foi feito por cidadãos individuais que usurparam a imagem do Instituto de Telecomunicações. Empresa fala em declarações graves que colocam país em risco.
SIRESP

SIRESP. Estudo não é da Universidade de Aveiro

743
Estudo que arrasa SIRESP foi entregue ao Governo com o símbolo da Universidade de Aveiro, como participante, mas o reitor garante que nunca foi avisado do estudo e que a Universidade não participou.
SIRESP

SIRESP. Melhoria custa entre 20 a 25 milhões

746
Empresa que gere o sistema foi adquirida pelo Estado há um mês, mas relatório de grupo de trabalho encomendado pelo Governo denuncia várias fragilidades.
Ministério Administração Interna

Eduardo Cabrita acede a exigências da PSP

508
Polícias queixam-se de excesso de horas de trabalho e reclamam ajudas de custo. Cabrita garante que salários estão a ser discutidos e que os fardamentos com defeito foram "identificados e tratados".
Bombeiros

Vialonga: Foram precisos 42 anos para novo quartel

149
O novo quartel dos bombeiros de Vialonga esteve à distância de um milhão de euros e 42 anos. Foi inaugurado neste domingo, mas continuam a faltar meios materiais para dar resposta à população.
Ministério Administração Interna

70% dos 31 mil terrenos sinalizados estão limpos

Em abril havia 31.582 situações em que a limpeza não estava segundo os padrões estabelecidos na lei. Este domingo o ministro da Administração interna diz que 70% já foi limpo.
SIRESP

Marcelo afirma responsabilidade total do Governo

693
Marcelo Rebelo de Sousa disse este domingo que, com a compra do SIRESP, tudo o que acontecer daqui em diante "será responsabilidade do Estado. Diploma sobre a compra do SIRESP promulgado esta tarde.
SIRESP

"Portugueses podem confiar no SIRESP"

1771
O ministro da Administração Interna afirmou que os portugueses "podem confiar" no SIRESP, destacando o "investimento significativo" feito depois dos incêndios de 2017.
SIRESP

SIRESP. Sec de Estado do Tesouro justifica valor

O Estado comprou por sete milhões de euros a parte dos operadores privados, Altice e Motorola, no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança.
SIRESP

CDS quer explicações sobre compra do SIRESP

143
CDS-PP pediu que o Governo vá à Assembleia da República explicar o negócio da compra, por sete milhões de euros, da totalidade do capital do SIRESP.
SIRESP

SIRESP. Jerónimo diz que se dá "bónus" a privados

O secretário-geral do PCP criticou o negócio da compra do SIRESP, por considerar que o Governo vai "dar um bónus de sete milhões de euros" aos privados por "um serviço que está reduzido a osso".
SIRESP

PSD exige explicações do Governo sobre SIRESP

Os sociais-democratas querem saber “os contornos deste negócio, quais são as cláusulas, quais são os investimentos que os privados ficaram de fazer e que passam para o Estado”, afirmou Duarte Marques.
SIRESP

PCP. Compra do SIRESP é uma "má opção"

450
Na opinião do PCP, "é um erro gastar um cêntimo que seja", uma vez que o Estado devia assumir o controlo público da rede. Partido vai insistir na audição da comissão técnica.
SIRESP

Bombeiros. Compra do SIRESP põe fim a descontrolo

337
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou “absolutamente acertada” a decisão do Governo de ficar com 100% do capital do SIRESP, avançando que põe fim “ao total descontrolo”.
SIRESP

Governo aprovou compra do SIRESP por sete milhões

419
Governo chegou a acordo com a Altice e com a Motorola para a compra de 100% da empresa que gere a rede SIRESP. Custo foi de sete milhões. Decreto-lei foi aprovado em Conselho de Ministros.
Incêndios

Área ardida caiu 31% face a média de dez anos

112
Eduardo Cabrita apontou uma "redução de 31%" de área ardida existente na "média dos últimos 10 anos", considerando "inadequado" estabelecer comparações com 2017.
SIRESP

Acordo sobre SIRESP? Só na próxima semana

193
Em maio, António Costa disse que as negociações com o SIRESP estavam "por horas". Esta quinta-feira falou em acordo fechado. Empresa diz que tudo só estará concluído na próxima semana.
SIRESP

SIRESP. Há "acordo de princípio", diz Altice

O PM anunciou a conclusão do acordo para adquirir o capital do SIRESP. Altice fala em "acordo de princípio" relativo aos "pressupostos da aquisição" das participações dos privados no sistema.
Ministério Administração Interna

Descentralização. MAI quer "passos mais alargados"

Eduardo Cabrita afirma que debate da descentralização será alargado a um "nível supramunicipal" até outubro. Aos portugueses caberá fazer a leitura do processo legislativo e a "tomada de decisões".
SIRESP

SIRESP. Altice garante funcionamento no verão

As declarações surgiram à margem da 3.ª cimeira Portugal Air Summit, um dia depois de a Altice se ter comprometido a garantir os serviços de rede necessários à segurança das populações.
SIRESP

SIRESP desligado? Altice não se responsabiliza

A Altice, que detém 52,1% e é a empresa prestadora do SIRESP, frisa a importância do serviço mas destaca a necessidade de investimento. Posição surge depois do debate sobre o SIRESP no parlamento.
SIRESP

SIRESP funciona e é eficaz, garante Governo

262
Num debate organizado pelo BE, José Artur Neves assegurou que o SIRESP é "uma rede robusta, segura, capaz". BE acusa o Governo de "prometer, mas não cumprir" no controlo do SIRESP pelo Estado.
Ministério Administração Interna

MAI quer esclarecer caso de polícias nas eleições

Em causa está a integração de dois polícias na lista da coligação Basta às eleições europeias. Eduardo Cabrita mostrou-se surpreendido pela integração e já transmitiu ao TC o seu parecer.
SIRESP

Centeno: Negociações sobre SIRESP são "urgentes" 

110
Apesar de reconhecer a urgência das negociações sobre o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança, Mário Centeno sublinhou que essas questões "não se comentam à frente dos microfones".
SIRESP

Altice garante segurança da rede SIRESP

O presidente da Altice Portugal garantiu que a segurança na rede do SIRESP não será posta em causa, apesar da negociação que ainda decorre com o Governo.
Ministério Administração Interna

Europeias. Local de voto pode sofrer alterações

Os eleitores poderão confirmar o local de voto via SMS, portal de recenseamento, aplicação do MAI ou na junta de freguesia local. Alterações devem-se à eliminação do cartão de eleitor.
Ministério Administração Interna

MAI. "Solução nos próximos dias" para o SIRESP

Eduardo Cabrita admitiu ainda a realização de ajuste diretos para assegurar, em caso de necessidade, os meios aéreos de combate a incêndios rurais, tal como aconteceu em 2018.
SIRESP

PCP rejeita aquisição do SIRESP pelo Estado

O Partido Comunista rejeitou a aquisição do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) por parte do Estado e caracterizou esta rede como "obsoleta".
Ministério Administração Interna

PSD quer MAI a explicar-se sobre fogos

PSD apresentou um requerimento para que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, seja ouvido na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre incêndios e migrações.
SIRESP

SIRESP. Satélite pode deixar de funcionar

2003
A uma semana do aumento do nível de perigo dos fogos, sabe-se que o satélite, crucial para as comunicações quando outras estações falham, pode ser desligado. O Estado não pagou 11 milhões.
Ministério Administração Interna

IGAI só é reforçado com aprovação de lei 

Eduardo Cabrita valorizou o trabalho de Margarida Blasco, que abandona o cargo de inspetora-geral da Administração Interna ao fim de sete anos. O ministro não quis adiantar quem será o novo inspetor.
Ministério Administração Interna

MAI diz que plano para refugiados não teve custos 

O Tribunal de Contas refere erros financeiros no programa de quase 42 mil euros. Eduardo Cabrita assegura que Portugal não perdeu dinheiro e relembra que somos o "país modelo de refugiados".
Ministério Administração Interna

Inspetora-geral da MAI deixa cargo para a semana

Margarida Blasco abandonará o cargo que ocupa desde fevereiro de 2012 porque foi nomeada juíza conselheira do do Supremo Tribunal de Justiça
SIRESP

Bloco de Esquerda quer nacionalização do SIRESP

Ministro da Administração Interna diz que rede falhou durante nove mil horas, mas números apontam para menos de metade. PSD, CDS e BE pediram informações a Eduardo Cabrita, que diz ter entregue tudo.
Espanha

PSP e Guardia Civil assinam protocolo sobre armas 

O protocolo estabelece formas de cooperação no âmbito da "prevenção do terrorismo e da criminalidade organizada", bem como a "coordenação de ações contra as ameaças que geram insegurança".
Ministério Administração Interna

MAI quer ver mulheres a dirigirem a PSP

O ministro da Administração Interna manifestou o desejo de no futuro ver uma mulher como diretora nacional ou diretora nacional adjunta da Polícia de Segurança Pública.
Refugiados

Portugal vai acolher 100 refugiados da Grécia

Portugal vai acolher nos próximos meses 100 refugiados que estão na Grécia, no âmbito de um acordo formalizado entre os dois países, depois de visita do MAI à Grécia em outubro.
Ministério Administração Interna

Balanço de mortes nas estradas só daqui a meses

Eduardo Cabrita diz que MAI está a trabalhar articuladamente com a PSP, a GNR e o IMT para definir os números de mortes na estrada e que, sobre os já divulgados, está a falar-se "de poucas semanas".
Ministério Administração Interna

Fogos. MAI confiante nas instituições inspetivas

Eduardo Cabrita diz confiar nas instituições inspetivas. Declarações surgem depois da divulgação do relatório que apurou responsabilidades nos fogos de outubro de 2017.
Greve

Greve dos fiscais municipais começa amanhã

O protesto terá início junto ao Ministério da Administração Interna às 14h30, seguindo-se uma marcha até ao Ministério das Finanças, onde será entregue uma carta dirigida ao ministro Mário Centeno.
Descentralização

Um quarto das câmaras rejeita novas competências

Autarquias têm até sábado para comunicar ao Governo se querem ou não assumir responsabilidades em 11 novas áreas: 28% já recusaram.
Ministério Administração Interna

MAI diz que "a serenidade caracteriza o país"

1255
Eduardo Cabrita afirmou que a GNR e outras forças de segurança garantem a segurança no país e considera que em Portugal há "empatia" das populações em relação às polícias.
Ministério Administração Interna

Ministro tem "toda a confiança" na polícia

115
Eduardo Cabrita sublinhou que "a tranquilidade e a serenidade" são essenciais e garantiu que todas as matérias que forem suscetíveis de investigação serão esclarecidas.
Ministério Administração Interna

Governo quer meios próprios de combate a incêndios

Eduardo Cabrita afirma que quer adquirir até 2023 mais meios aéreos de combate a incêndios florestais próprios do Estado. Para este ano, vão estar disponíveis 61 aparelhos, mais cinco do que em 2018.
Brexit

Governo tem plano para cidadãos no Reino Unido

O governo vai apresentar esta sexta-feira um plano de contingência para os cidadãos portugueses a viver no Reino Unido no caso de uma saída da União Europeia sem acordo, informou o MNE em comunicado.
Ministério Administração Interna

Incêdios. Governo anuncia 61 meios aéreos

O Governo vai disponibilizar 61 meios aéreos para o combate aos incêndios deste ano, um aumento de cinco meios relativamente ao ano anterior, anunciou esta terça-feira o MAI.
Ministério Administração Interna

Criminalidade registou baixa significativa em 2018

140
A criminalidade registou uma "baixa muito significativa" em 2018, nas palavras de Eduardo Cabrita, verificando-se uma descida de cerca de nove por cento no número de crimes violentos e graves.
Bombeiros

Reunião entre Governo e Bombeiros foi inconclusiva

Jaime Marta Soares referiu que a reunião desta tarde com o ministro da Administração Interna "foi inconclusiva", mas "houve pontos de convergência".
Bombeiros

Governo e bombeiros voltam ao diálogo

O MAI e a Liga dos Bombeiros Portugueses vão reunir-se em Lisboa para negociações sobre propostas na área da proteção civil. Eduardo Cabrita diz que é fundamental reforçar papel dos bombeiros.
Bombeiros

Liga admite queixa-crime contra ministro

340
O presidente da Liga dos Bombeiros afirmou que o pretende "atemorizar" os bombeiros, referindo que vai analisar com o gabinete jurídico a apresentação de uma queixa-crime contra Eduardo Cabrita.
Bombeiros

MAI apresenta queixa-crime contra os bombeiros

2175
No incêndio morreu uma pessoa. O MAI fala em situação de "grave risco" resultante da ausência de comunicação dos bombeiros ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa.
Bombeiros

Marta Soares acusa ministro de ser "desonesto"

111
O ministro da Administração Interna enviou uma carta aos presidentes dos bombeiros, a qual Jaime Marta Soares considera que "tem falta de sentido ético". Os bombeiros continuam em protesto.
Ministério Administração Interna

MAI vai reunir com Liga dos Bombeiros

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vai reunir-se com o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses na próxima terça-feira, anunciou esta quarta-feira o Ministério.
Proteção Civil

Proteção Civil garante proteção de cidadãos

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção de Proteção Civil garantiu a segurança dos portugueses e recusou-se a fazer comentários políticos sobre as negociações do MAI com os bombeiros.
Ministério Administração Interna

Ministro manifesta-se contra a atitude da Áustria 

O ministro salientou que "o pacto para as migrações corresponde a uma grande prioridade daquilo que é um fenómeno global", defendendo que "as migrações não são um fenómeno exclusivamente europeu.
Ministério Administração Interna

Número de incêndios reduz 44% este ano

205
O número de incêndios florestais registados este ano foi 44% menor do que a média dos últimos 10 anos. Este ano houve 44 mil hectares de área ardida, ao passo que a média era de 140 mil hectares.
Ministério Administração Interna

MAI: cinco instalações da PSP vão a concurso

As intervenções representam um investimento estimado em quatro milhões de euros e inserem-se na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços e Segurança.
Ministério Administração Interna

Estatutos iguais para bombeiros locais e centrais

Com a aprovação do novo estatuto sobre o tratamento e progressão de carreiras dos bombeiros profissionais não há desigualdades entre os bombeiros locais e centrais. A garantia é dada pelo MAI.
GNR

Portalegre. Exonerado diretor da formação da GNR

Ministro da Administração Interna confirmou que o Governo aceitou a exoneração do diretor do centro de formação da GNR em Portalegre. Decisão surge após notícias de alegadas agressões a formandos.
Ministério Administração Interna

Ministro anuncia formação de 600 novos agentes

O ministro da Administração Interna anunciou, em Torres Novas, a abertura de um novo curso de formação de agentes da PSP com 600 vagas, sublinhando que a aposta na renovação da polícia "é decisiva".
Ministério Administração Interna

Governo elogia mudanças no combate aos incêndios

O ministro da Administração Interna garantiu que a rede de comunicações SIRESP "funcionou sempre" este ano e que a redução do número de incêndios "não se deveu apenas ao São Pedro", mas às mudanças.
Crime

Criminalidade violenta e grave diminuiu 9% 

A criminalidade violenta e grave diminuiu 9% até setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2017, revelou esta quinta-feira no parlamento o ministro da Administração Interna.
Ministério Administração Interna

MAI diz que Portugal é um país seguro 

169
O ministro da Administração Interna afirmou esta terça-feira que Portugal é um país seguro e que é essa segurança que permite a realização de eventos como a Web Summit e o Festival da Eurovisão.
Ministério Administração Interna

Força Aérea vai decidir sobre Kamov parados

O grupo de acompanhamento da transferência dos meios aéreos de combate a incêndios para a Força Aérea vai decidir sobre o futuro dos seis helicópteros Kamov que estão parados, disse Eduardo Cabrita.
Assalto em Tancos

MAI diz que não soube da recuperação das armas

476
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu sexta-feira não ter tido "conhecimento nem qualquer informação relativa à recuperação das armas" furtadas em Tancos.
Altice

Altice passa a acionista maioritária do SIRESP

A Altice tornou-se acionista maioritária do sistema de comunicações SIRESP, passando a deter 52,1% do capital, anunciou a empresa, afirmando que a operação vai contribuir para uma resposta mais ágil.
Palácio de São Bento

Chefe de gabinete de Costa representou a SIRESP

365
Antes de ser chamado para as novas funções em São Bento, Francisco André representou a empresa com que o Estado mantêm negociações para alterar o contrato da rede nacional de emergência e segurança.
Ministério Administração Interna

Governo. Polícias vão voltar a receber subsídios

O Ministério da Administração Interna vai repor aos polícias o pagamento dos subsídios em período de férias a partir de janeiro de 2019, anuncia esta quinta-feira o Governo.
PSP

PSP/Porto. Comando elogia agentes na detenção

735
Foram detidos e condenados por assaltos violentos e agressões a idosos, mas fugiram de um tribunal no Porto. Viram as suas fotografias divulgadas e foram recapturados em menos de 24 horas.
PSP

PSP. Sindicato divulga foto de polícia no hospital

1592
O sindicato diz que o post não está relacionado com as críticas à imagem dos assaltantes detidos. Ao Observador, acrescentam que não sabem quem tirou essa primeira foto, apesar de a terem publicado.
Assalto em Tancos

Tancos. MAI rejeita conhecimento sobre “encenação”

Eduardo Cabrita chegou ao Ministério da Administração Interna três dias depois de a PJ Militar recuperar o material de Tancos com ajuda da GNR. Mas garante que "não" conhecia os contornos da operação.
Fact Check

Sindicato usa montagem falsa para atacar ministro

2727
Um dos sindicatos da PSP utilizou imagens de idosos agredidos, sugerindo que eram vítimas dos suspeitos que fugiram do tribunal. É falso: fotografias são de idosos agredidos no estrangeiro.
Incêndios

SIRESP. Rede mantém "fragilidades inaceitáveis"

A autonomia e a cobertura do território são "insuficientes" e o SIRESP, como foi instalado, parou no tempo e não se adaptou aos novos fenómenos. Mas o contrato dificulta responsabilização da empresa.
Ministério Administração Interna

Leslie. Administração Interna não emitiu alerta 

Eduardo Cabrita não emitiu despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade Leslie. Técnicos da Proteção Civil dizem que "não era tão importante quanto isso".
SIRESP

SIRESP. Tribunal recusa visto e denuncia infração

109
Tribunal de Contas recusa visto prévio a alteração do contrato do SIRESP que aumenta despesa em 15,8 milhões de euros. E denuncia infrações e "grande opacidade" no processo. Governo anuncia recurso.
Incêndios

Incêndios. Governo prolonga período de combate

O dispositivo de combate aos incêndios rurais vai ser prolongado na sua capacidade máxima até 15 de outubro, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
Ministério Administração Interna

Queixas contra forças de segurança aumentam

117
Inspeção-geral da Administração Interna diz que o número atual de queixas contra elementos da PSP e da GNR é "altamente preocupante". Casos de ofensas à integridade física correspondem a 35% do total.
Estoril

PSP identificou segurança envolvido em agressões

Vídeo divulgado há uma semana mostra segurança do Tamariz a agredir jovem deitado no chão, no exterior da discoteca. Empresa diz ter suspendido o autor das agressões e a PSP pediu imagens à empresa.
Descentralização

Descentralização depende de publicação de diplomas

O ministro da Administração Interna informou os autarcas que as deliberações relacionadas com as novas competências, em 2019, são "destituídas de qualquer valor jurídico".
SIRESP

CDS-PP acusa Governo de ter falhado no SIRESP

154
CDS-PP acusou Governo de ter falhado por se comprometer com uma decisão que "não estava ao seu alcance", referindo-se ao facto de o Estado não ter passado a ser o acionista maioritário do SIRESP.
Saúde

Emergências. Central 112 com falta de operadores

185
O ideal era que cada turno da Central Sul do 112 tivesse 12 pessoas em cada um dos três turnos diários, mas em muitos deles só tem quatro operadores para atender emergências em nove distritos.
SIRESP

PCP e CDS querem explicações sobre o SIRESP

O PCP e o CDS querem ouvir as explicações do Governo sobre a nova estrutura acionista do SIRESP, depois de a Altice ter reforçado a sua posição e ter passado a deter 52% do capital.
SIRESP

PSD quer explicações sobre "negócio" do SIRESP 

O deputado do PSD recordou que o próprio primeiro-ministro terá afirmado em debate parlamentar quinzenal que eventuais falhanços da rede de urgência se deviam à empresa em questão.
SIRESP

Altice passa a controlar Siresp SA

175
Operadora portuguesa passa a deter 52,1% da Siresp SA, a empresa que gere a rede de comunicações de emergência. Estado fica com 33% mas nomeará presidente e outro administrador.
Grécia

Jornal grego invoca demissão de Constança

147
O Kathimerini pede, no editorial, demissões no Governo grego por causa dos incêndios que fizeram 81 mortos. E dá o exemplo "fresco na memória" da demissão da MAI portuguesa no ano passado.
Administração Interna

Ministro pede inquérito sobre SEF no aeroporto

O ministro da Administração Interna ordenou um inquérito ao funcionamento do centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa, onde ficam retidos menores filhos de requerentes de asilo.
Ministério Administração Interna

2 aviões portugueses vão combater fogos na Suécia

194
Dois aviões portugueses partem esta terça-feira para ajudar a combater os fogos florestais que estão a assolar a Suécia. Oito homens seguem na tripulação.
Ministério Administração Interna

MAI investe 1,9 milhões de euros para SEF e GNR

157
O Ministério da Administração Interna anunciou que vai investir 1,9 milhões de euros em novas instalações para o SEF e GNR e na aquisição de uma embarcação para a Unidade de Controlo Costeiro da GNR.
Governo

Relatório. Portugal devia ter 33 meios aéreos

Relatório interministerial Defesa-Adminstração Interna prevê a compra de quatro Canadair e o fim do recurso ao mercado para assegurar o dispositivo anual de combate aos fogos.
Ministério Administração Interna

Autarquias abriram concursos para 6.500 precários

O ministro da Administração Interna anunciou, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores precários nas autarquias.
Ministério Administração Interna

MAI pede prioridade para Lei Sindical da PSP

O ministro da Administração Interna pediu ao parlamento "absoluta prioridade" para a conclusão da Lei Sindical da PSP, que aguarda há mais de um ano aprovação na Assembleia da República.
Incêndios

Governo garante: país mais preparado para os fogos

147
O ministro da Administração Interna considerou fundamental a participação dos parceiros sociais nas questões da prevenção e combate aos fogos, garantindo que Portugal está "mais atento" e "preparado".
Racismo

MAI abre investigação a agressão no Porto

255
Ministério de Eduardo Cabrita vai investigar caso da agressão a jovem colombiana por um segurança da STCP. Governo diz que “não tolerará fenómenos de violência nem manifestações de cariz racista".
Violência

BE quer intervenção do Governo no caso da agressão

Bloco de Esquerda apresentou requerimento no Parlamento a exigir respostas e intervenção ao Ministério da Administração Interna sobre caso da jovem colombiana agredida no Porto.
Incêndios

Contratação de meios aéreos é "mais económica"

O ministro da Administração Interna defendeu que a atual contratação dos meios aéreos para combate aos incêndios é a "mais económica para o Estado" e permitirá a quase duplicação do número de horas.
Ministério Administração Interna

GNR eliminou 400 autos de contraordenação

O ministro da Administração Interna afirmou, no parlamento, que foram já eliminados cerca de 400 autos de contraordenação levantados pela GNR na fiscalização das faixas de gestão de combustível.
Aeroporto de Lisboa

Sindicatos e Groundforce juntos contra agressões

Os sindicatos e a administração da Groundforce decidiram participar juntos na reunião pedida com o Ministério da Administração Interna, na sequência das repetidas agressões a trabalhadores.
Incêndios

CDS quer ministro a explicar preço de meios aéreos

345
O CDS vai requerer a ida do ministro da Administração Interna ao Parlamento para explicar o valor que o governo vai pagar pelos meios aéreos. Democratas-cristãos falam em gestão "negligente".
Incêndios

Contratação dos meios aéreos fica 47% mais cara

471
Os 28 helicópteros ligeiros que a Administração Interna contratou por ajuste direto custaram ao Estado 11,5 milhões de euros. Mas a Proteção Civil contava pagar apenas 7,85 milhões por ano.
Floresta

Limpeza de mato: levantados cerca de 2.000 autos

A GNR levantou 1.986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, revelou hoje o Ministério da Administração Interna.
Incêndios

Mais de mil autos por falta de limpeza das matas

As autoridades instauraram até segunda-feira mais de mil autos de contraordenação por falta de limpeza de terrenos e floresta, disse esta terça-feira o ministro da Administração Interna.
Ministério Administração Interna

Fogos. Eduardo Cabrita garante mais meios aéreos

"Temos a maior capacidade de meios aéreos dos últimos anos, a tempo, e com recursos", disse, este domingo, o ministro da Administração Interna. "Ainda existem recursos por utilizar."
Incêndios

Incêndios. País vai ter meios aéreos o ano todo

Para o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, parte das 50 aeronaves contratadas "é algo inédito, porque permite ter uma resposta de janeiro a dezembro".
Incêndios

Contratação de meios aéreos completa em 8 dias

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu que, na próxima semana, serão contratados os restantes oito meios aéreos, totalizando os 50 que ficarão à disposição.
Incêndios

Fogos. Proteção Civil vai ser posta à prova

São dois dias com quase 840 elementos da Proteção Civil no terreno. A pouco mais de uma semana para o início da época crítica dos fogos, o novo comandante nacional ensaia um teste derradeiro.
SIRESP

Motorola sobre SIRESP: redes não duram para sempre

Falámos com a Motorola, na convenção de comunicações críticas, sobre o papel no SIRESP e as novas câmaras de vigilância com inteligência artificial que encontram pessoas pela cor da camisola.
Incêndios

Fogo. MAI garante 25 meios aéreos prontos

246
Informação do Governo não coincide com o número de meios que a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz ao Observador ter à sua disposição. Comando nacional apenas conhece 13 helicópteros.
Fact Check

Fact check. País está preparado para os incêndios? /premium

A menos de um mês do início da época de incêndios, o que já fez o Governo para preparar o país e evitar uma nova tragédia? E o que ainda falta fazer? O balanço e (quase todas as) respostas.
Incêndios

GIPS têm falta de equipamento e de material

A uma semana de estarem formados os militares que vão reforçar as equipas de combate aos incêndios não há condições de trabalho: faltam viaturas e equipamentos - nem luvas têm.
Proteção Civil

"Razões pessoais? É para não dizer as verdadeiras"

138
Rui Rio sublinhou a importância de averiguar os reais motivos que levaram à demissão do Comandante Nacional da Proteção Civil. O presidente do PSD não comentou a entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa.
Governo

As perguntas a que Eduardo Cabrita não respondeu

422
Demissão do comandante da Proteção Civil dominou a audição de Eduardo Cabrita. Ministro deixou várias vezes deputados de PSD e CDS sem resposta. Oposição fala em “incompetência” e "opacidade".
Incêndios

Rede Nacional de Postos de Vigia entra em vigor

Os 72 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios vão entrar em funcionamento na segunda-feira com 288 vigilantes, passando este ano a estar ativos por um período mais alargado.
Bombeiros

600 bombeiros vão ser integrados na função pública

O Governo está a fazer o reforço da "profissionalização do sistema" de combate a incêndios rurais que inclui a regularização do vínculo precário de 600 elementos da Força Especial de Bombeiros.
Incêndios

Governo não colocou inconveniente sobre relatório

Eduardo Cabrita disse esta sexta-feira que o Governo não viu "qualquer inconveniente" na divulgação do relatório sobre os incêndios, um dia depois de a PGR ter divulgado o documento.
PSP

PSP. 15 mil elementos com carreiras descongeladas

150
O Ministério da Administração Interna anunciou esta quinta-feira que 15 mil elementos da PSP vão ver as carreiras descongeladas ainda em 2018.
Incêndios

Pedrógão. Governo aceita tornar público relatório

Ministério da Administração Interna diz que Executivo "nada tem a esconder" relativamente aos incêndios. Eduardo Cabrita promete retirar consequências do "total apuramento" dos factos.
Fogo de Pedrógão Grande

Fogos de Pedrógão: auditoria revela dados apagados

721
Auditoria da Proteção Civil fala em documentos que foram "destruídos" ou "apagados" e problemas nas primeiras horas do combate ao incêndio em Pedrógão. MAI nega ter "escondido" relatório.
Governo

Eduardo Cabrita em conferência euro-africana

Ministro da Administração Interna desloca-se a Marrocos para um encontro bilateral com o seu homólogo marroquino e na quarta-feira participa numa conferência ministerial euro-africana sobre migração.
Incêndios

Kamov. Everjets assume iniciativa da denúncia 

A Everjets disse, esta segunda-feira, que foi a própria e não o Governo a denunciar o contrato de operação e manutenção dos helicópteros Kamov.
Ministério Administração Interna

Governo compra equipamento para GNR

Ministério da Administração Interna está a celebrar contratos no valor de um milhão de euros para a aquisição de equipamentos de investigação criminal para a GNR.
Sociedade

MAI investe um milhão na investigação criminal

Vai ser lançado um concurso para a empreitada de requalificação do Palacete das Águas Livres, em Belas, onde funciona o Departamento de Investigação Criminal da direção nacional da PSP.
Ministério Administração Interna

Motos. Inspeções podem entrar em vigor até 2021

O ministro da Administração Interna disse esta segunda-feira que Portugal tem de transpor até 2021 a diretiva europeia que determina a obrigatoriedade de as motos realizarem inspeções periódicas.
Incêndios

Câmaras sem plano de defesa de florestas

Pelo menos 50 câmaras não têm ainda aprovado o plano de defesa da floresta contra incêndios. A maioria das autarquias acusa o ICNF do atraso nas respostas.
Administração Pública

Administração local regulariza precários

O processo de regularização de precários na administração local já levou à abertura de concursos em 89 municípios e 289 freguesias, num total de 3.773 postos de trabalho.
Pensões

Polícias reformados pedem fim de desigualdades

Polícias reformados manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Administração Interna para exigirem o fim das desigualdades nas pensões, diferenças essas que vão "de 400 a 500 euros".
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Polícia

Polícia. Mais de 3.300 elementos promovidos 

No total, as forças de segurança - PSP e GNR - terão um total de 3.346 promoções este ano. Na PSP representam "o número mais elevado desta década".
Incêndios

Aldeia de Ansião tem "oficial de segurança"

Vale Florido, no concelho de Ansião, tem um "oficial de segurança" para transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização sobre incêndios.
Governo

Ministro relativiza relatórios sobre incêndios

615
Em Pedrógão, Eduardo Cabrita disse que os portugueses já perceberam que "não vale a pena discutir leis nem fazer relatórios" e que cada um tem de "assumir as suas responsabilidades" na prevenção.
Ministério Administração Interna

MAI. Ex-diretor-geral de Infraestrutras condenado

111
João Alberto Correia foi condenado a sete anos de prisão efetiva por crimes de participação económica em negócio, abuso de poder e falsificação de documentos.
Sentença

MAI. Ex-diretor-geral conhece sentença

João Alberto Correia conhece a sentença esta sexta-feira. A leitura do acórdão foi adiada porque a acusação foi alterada: já não vai responder por corrupção mas por participação económica em negócio.
País

Governo vai investir 15 milhões no SIRESP

Investimento aprovado esta quarta-feira consiste em dotar 451 estações de base de um nível de redundância via satélite e geradores de emergência em casos de falha de energia.
País

Kamov. Everjets nega notificação por incumprimento

A Everjets nega ter sido notificada do pagamento de quase quatro milhões de euros por incumprimentos e diz que as declarações do ministro da Administração Interna "são desprovidas de fundamento"
Incêndios

PS acusa de empresas de aviões de “cartelização"

237
José Miguel Medeiros acusa donos de aviões e helicópteros para combate a incêndios de funcionarem por "cartelização”. MAI quer aplicar multa de quatro milhões a empresa que faz manutenção de Kamov.
A página está a demorar muito tempo.