Ministério Administração Interna

Ministério Administração Interna

Governo elogia mudanças no combate aos incêndios

O ministro da Administração Interna garantiu que a rede de comunicações SIRESP "funcionou sempre" este ano e que a redução do número de incêndios "não se deveu apenas ao São Pedro", mas às mudanças.
Crime

Criminalidade violenta e grave diminuiu 9% 

A criminalidade violenta e grave diminuiu 9% até setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2017, revelou esta quinta-feira no parlamento o ministro da Administração Interna.
Ministério Administração Interna

MAI diz que Portugal é um país seguro 

169
O ministro da Administração Interna afirmou esta terça-feira que Portugal é um país seguro e que é essa segurança que permite a realização de eventos como a Web Summit e o Festival da Eurovisão.
Ministério Administração Interna

Força Aérea vai decidir sobre Kamov parados

O grupo de acompanhamento da transferência dos meios aéreos de combate a incêndios para a Força Aérea vai decidir sobre o futuro dos seis helicópteros Kamov que estão parados, disse Eduardo Cabrita.
Assalto em Tancos

MAI diz que não soube da recuperação das armas

476
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu sexta-feira não ter tido "conhecimento nem qualquer informação relativa à recuperação das armas" furtadas em Tancos.
Altice

Altice passa a acionista maioritária do SIRESP

A Altice tornou-se acionista maioritária do sistema de comunicações SIRESP, passando a deter 52,1% do capital, anunciou a empresa, afirmando que a operação vai contribuir para uma resposta mais ágil.
Palácio de São Bento

Chefe de gabinete de Costa representou a SIRESP

365
Antes de ser chamado para as novas funções em São Bento, Francisco André representou a empresa com que o Estado mantêm negociações para alterar o contrato da rede nacional de emergência e segurança.
Ministério Administração Interna

Governo. Polícias vão voltar a receber subsídios

O Ministério da Administração Interna vai repor aos polícias o pagamento dos subsídios em período de férias a partir de janeiro de 2019, anuncia esta quinta-feira o Governo.
PSP

PSP/Porto. Comando elogia agentes na detenção

735
Foram detidos e condenados por assaltos violentos e agressões a idosos, mas fugiram de um tribunal no Porto. Viram as suas fotografias divulgadas e foram recapturados em menos de 24 horas.
PSP

PSP. Sindicato divulga foto de polícia no hospital

1.592
O sindicato diz que o post não está relacionado com as críticas à imagem dos assaltantes detidos. Ao Observador, acrescentam que não sabem quem tirou essa primeira foto, apesar de a terem publicado.
Assalto em Tancos

Tancos. MAI rejeita conhecimento sobre “encenação”

Eduardo Cabrita chegou ao Ministério da Administração Interna três dias depois de a PJ Militar recuperar o material de Tancos com ajuda da GNR. Mas garante que "não" conhecia os contornos da operação.
Fact Check

Sindicato usa montagem falsa para atacar ministro

2.727
Um dos sindicatos da PSP utilizou imagens de idosos agredidos, sugerindo que eram vítimas dos suspeitos que fugiram do tribunal. É falso: fotografias são de idosos agredidos no estrangeiro.
Incêndios

SIRESP. Rede mantém "fragilidades inaceitáveis"

A autonomia e a cobertura do território são "insuficientes" e o SIRESP, como foi instalado, parou no tempo e não se adaptou aos novos fenómenos. Mas o contrato dificulta responsabilização da empresa.
Ministério Administração Interna

Leslie. Administração Interna não emitiu alerta 

Eduardo Cabrita não emitiu despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade Leslie. Técnicos da Proteção Civil dizem que "não era tão importante quanto isso".
SIRESP

SIRESP. Tribunal recusa visto e denuncia infração

109
Tribunal de Contas recusa visto prévio a alteração do contrato do SIRESP que aumenta despesa em 15,8 milhões de euros. E denuncia infrações e "grande opacidade" no processo. Governo anuncia recurso.
Incêndios

Incêndios. Governo prolonga período de combate

O dispositivo de combate aos incêndios rurais vai ser prolongado na sua capacidade máxima até 15 de outubro, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
Ministério Administração Interna

Queixas contra forças de segurança aumentam

117
Inspeção-geral da Administração Interna diz que o número atual de queixas contra elementos da PSP e da GNR é "altamente preocupante". Casos de ofensas à integridade física correspondem a 35% do total.
Estoril

PSP identificou segurança envolvido em agressões

Vídeo divulgado há uma semana mostra segurança do Tamariz a agredir jovem deitado no chão, no exterior da discoteca. Empresa diz ter suspendido o autor das agressões e a PSP pediu imagens à empresa.
Descentralização

Descentralização depende de publicação de diplomas

O ministro da Administração Interna informou os autarcas que as deliberações relacionadas com as novas competências, em 2019, são "destituídas de qualquer valor jurídico".
SIRESP

CDS-PP acusa Governo de ter falhado no SIRESP

154
CDS-PP acusou Governo de ter falhado por se comprometer com uma decisão que "não estava ao seu alcance", referindo-se ao facto de o Estado não ter passado a ser o acionista maioritário do SIRESP.
Saúde

Emergências. Central 112 com falta de operadores

185
O ideal era que cada turno da Central Sul do 112 tivesse 12 pessoas em cada um dos três turnos diários, mas em muitos deles só tem quatro operadores para atender emergências em nove distritos.
SIRESP

PCP e CDS querem explicações sobre o SIRESP

O PCP e o CDS querem ouvir as explicações do Governo sobre a nova estrutura acionista do SIRESP, depois de a Altice ter reforçado a sua posição e ter passado a deter 52% do capital.
SIRESP

PSD quer explicações sobre "negócio" do SIRESP 

O deputado do PSD recordou que o próprio primeiro-ministro terá afirmado em debate parlamentar quinzenal que eventuais falhanços da rede de urgência se deviam à empresa em questão.
SIRESP

Altice passa a controlar Siresp SA

175
Operadora portuguesa passa a deter 52,1% da Siresp SA, a empresa que gere a rede de comunicações de emergência. Estado fica com 33% mas nomeará presidente e outro administrador.
Grécia

Jornal grego invoca demissão de Constança

147
O Kathimerini pede, no editorial, demissões no Governo grego por causa dos incêndios que fizeram 81 mortos. E dá o exemplo "fresco na memória" da demissão da MAI portuguesa no ano passado.
Administração Interna

Ministro pede inquérito sobre SEF no aeroporto

O ministro da Administração Interna ordenou um inquérito ao funcionamento do centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa, onde ficam retidos menores filhos de requerentes de asilo.
Ministério Administração Interna

2 aviões portugueses vão combater fogos na Suécia

194
Dois aviões portugueses partem esta terça-feira para ajudar a combater os fogos florestais que estão a assolar a Suécia. Oito homens seguem na tripulação.
Ministério Administração Interna

MAI investe 1,9 milhões de euros para SEF e GNR

157
O Ministério da Administração Interna anunciou que vai investir 1,9 milhões de euros em novas instalações para o SEF e GNR e na aquisição de uma embarcação para a Unidade de Controlo Costeiro da GNR.
Governo

Relatório. Portugal devia ter 33 meios aéreos

Relatório interministerial Defesa-Adminstração Interna prevê a compra de quatro Canadair e o fim do recurso ao mercado para assegurar o dispositivo anual de combate aos fogos.
Ministério Administração Interna

Autarquias abriram concursos para 6.500 precários

O ministro da Administração Interna anunciou, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores precários nas autarquias.
Ministério Administração Interna

MAI pede prioridade para Lei Sindical da PSP

O ministro da Administração Interna pediu ao parlamento "absoluta prioridade" para a conclusão da Lei Sindical da PSP, que aguarda há mais de um ano aprovação na Assembleia da República.
Incêndios

Governo garante: país mais preparado para os fogos

147
O ministro da Administração Interna considerou fundamental a participação dos parceiros sociais nas questões da prevenção e combate aos fogos, garantindo que Portugal está "mais atento" e "preparado".
Racismo

MAI abre investigação a agressão no Porto

255
Ministério de Eduardo Cabrita vai investigar caso da agressão a jovem colombiana por um segurança da STCP. Governo diz que “não tolerará fenómenos de violência nem manifestações de cariz racista".
Violência

BE quer intervenção do Governo no caso da agressão

Bloco de Esquerda apresentou requerimento no Parlamento a exigir respostas e intervenção ao Ministério da Administração Interna sobre caso da jovem colombiana agredida no Porto.
Incêndios

Contratação de meios aéreos é "mais económica"

O ministro da Administração Interna defendeu que a atual contratação dos meios aéreos para combate aos incêndios é a "mais económica para o Estado" e permitirá a quase duplicação do número de horas.
Ministério Administração Interna

GNR eliminou 400 autos de contraordenação

O ministro da Administração Interna afirmou, no parlamento, que foram já eliminados cerca de 400 autos de contraordenação levantados pela GNR na fiscalização das faixas de gestão de combustível.
Aeroporto de Lisboa

Sindicatos e Groundforce juntos contra agressões

Os sindicatos e a administração da Groundforce decidiram participar juntos na reunião pedida com o Ministério da Administração Interna, na sequência das repetidas agressões a trabalhadores.
Incêndios

CDS quer ministro a explicar preço de meios aéreos

345
O CDS vai requerer a ida do ministro da Administração Interna ao Parlamento para explicar o valor que o governo vai pagar pelos meios aéreos. Democratas-cristãos falam em gestão "negligente".
Incêndios

Contratação dos meios aéreos fica 47% mais cara

471
Os 28 helicópteros ligeiros que a Administração Interna contratou por ajuste direto custaram ao Estado 11,5 milhões de euros. Mas a Proteção Civil contava pagar apenas 7,85 milhões por ano.
Floresta

Limpeza de mato: levantados cerca de 2.000 autos

A GNR levantou 1.986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, revelou hoje o Ministério da Administração Interna.
Incêndios

Mais de mil autos por falta de limpeza das matas

As autoridades instauraram até segunda-feira mais de mil autos de contraordenação por falta de limpeza de terrenos e floresta, disse esta terça-feira o ministro da Administração Interna.
Ministério Administração Interna

Fogos. Eduardo Cabrita garante mais meios aéreos

"Temos a maior capacidade de meios aéreos dos últimos anos, a tempo, e com recursos", disse, este domingo, o ministro da Administração Interna. "Ainda existem recursos por utilizar."
Incêndios

Incêndios. País vai ter meios aéreos o ano todo

Para o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, parte das 50 aeronaves contratadas "é algo inédito, porque permite ter uma resposta de janeiro a dezembro".
Incêndios

Contratação de meios aéreos completa em 8 dias

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu que, na próxima semana, serão contratados os restantes oito meios aéreos, totalizando os 50 que ficarão à disposição.
Incêndios

Fogos. Proteção Civil vai ser posta à prova

São dois dias com quase 840 elementos da Proteção Civil no terreno. A pouco mais de uma semana para o início da época crítica dos fogos, o novo comandante nacional ensaia um teste derradeiro.
SIRESP

Motorola sobre SIRESP: redes não duram para sempre

Falámos com a Motorola, na convenção de comunicações críticas, sobre o papel no SIRESP e as novas câmaras de vigilância com inteligência artificial que encontram pessoas pela cor da camisola.
Incêndios

Fogo. MAI garante 25 meios aéreos prontos

246
Informação do Governo não coincide com o número de meios que a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz ao Observador ter à sua disposição. Comando nacional apenas conhece 13 helicópteros.
Fact Check

Fact check. País está preparado para os incêndios? /premium

A menos de um mês do início da época de incêndios, o que já fez o Governo para preparar o país e evitar uma nova tragédia? E o que ainda falta fazer? O balanço e (quase todas as) respostas.
Incêndios

GIPS têm falta de equipamento e de material

A uma semana de estarem formados os militares que vão reforçar as equipas de combate aos incêndios não há condições de trabalho: faltam viaturas e equipamentos - nem luvas têm.
Proteção Civil

"Razões pessoais? É para não dizer as verdadeiras"

138
Rui Rio sublinhou a importância de averiguar os reais motivos que levaram à demissão do Comandante Nacional da Proteção Civil. O presidente do PSD não comentou a entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa.
Governo

As perguntas a que Eduardo Cabrita não respondeu

422
Demissão do comandante da Proteção Civil dominou a audição de Eduardo Cabrita. Ministro deixou várias vezes deputados de PSD e CDS sem resposta. Oposição fala em “incompetência” e "opacidade".
Incêndios

Rede Nacional de Postos de Vigia entra em vigor

Os 72 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios vão entrar em funcionamento na segunda-feira com 288 vigilantes, passando este ano a estar ativos por um período mais alargado.
Bombeiros

600 bombeiros vão ser integrados na função pública

O Governo está a fazer o reforço da "profissionalização do sistema" de combate a incêndios rurais que inclui a regularização do vínculo precário de 600 elementos da Força Especial de Bombeiros.
Incêndios

Governo não colocou inconveniente sobre relatório

Eduardo Cabrita disse esta sexta-feira que o Governo não viu "qualquer inconveniente" na divulgação do relatório sobre os incêndios, um dia depois de a PGR ter divulgado o documento.
PSP

PSP. 15 mil elementos com carreiras descongeladas

150
O Ministério da Administração Interna anunciou esta quinta-feira que 15 mil elementos da PSP vão ver as carreiras descongeladas ainda em 2018.
Incêndios

Pedrógão. Governo aceita tornar público relatório

Ministério da Administração Interna diz que Executivo "nada tem a esconder" relativamente aos incêndios. Eduardo Cabrita promete retirar consequências do "total apuramento" dos factos.
Fogo de Pedrógão Grande

Fogos de Pedrógão: auditoria revela dados apagados

721
Auditoria da Proteção Civil fala em documentos que foram "destruídos" ou "apagados" e problemas nas primeiras horas do combate ao incêndio em Pedrógão. MAI nega ter "escondido" relatório.
Governo

Eduardo Cabrita em conferência euro-africana

Ministro da Administração Interna desloca-se a Marrocos para um encontro bilateral com o seu homólogo marroquino e na quarta-feira participa numa conferência ministerial euro-africana sobre migração.
Incêndios

Kamov. Everjets assume iniciativa da denúncia 

A Everjets disse, esta segunda-feira, que foi a própria e não o Governo a denunciar o contrato de operação e manutenção dos helicópteros Kamov.
Ministério Administração Interna

Governo compra equipamento para GNR

Ministério da Administração Interna está a celebrar contratos no valor de um milhão de euros para a aquisição de equipamentos de investigação criminal para a GNR.
Sociedade

MAI investe um milhão na investigação criminal

Vai ser lançado um concurso para a empreitada de requalificação do Palacete das Águas Livres, em Belas, onde funciona o Departamento de Investigação Criminal da direção nacional da PSP.
Ministério Administração Interna

Motos. Inspeções podem entrar em vigor até 2021

O ministro da Administração Interna disse esta segunda-feira que Portugal tem de transpor até 2021 a diretiva europeia que determina a obrigatoriedade de as motos realizarem inspeções periódicas.
Incêndios

Câmaras sem plano de defesa de florestas

Pelo menos 50 câmaras não têm ainda aprovado o plano de defesa da floresta contra incêndios. A maioria das autarquias acusa o ICNF do atraso nas respostas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)