913kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Helena Matos

Colunista

Nasci a 4 de Junho de 1961. Licenciei-me em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Comecei por ser professora de Latim e Português no ensino secundário. Em seguida fui jornalista. Desde 2000 faço pesquisa para séries de televisão e programas de rádio. Escrevi Salazar, A construção do mito (Temas e Debates); Salazar, A propaganda (Temas e Debates) Os filhos do Zip Zip - Portugal na primavera marcelista (Esfera dos Livros) e em co-autoria com José Manuel Fernandes, Este país não é para jovens (Esfera dos Livros). O Público, Tvi24, Diário Económico e agora o Observador são alguns dos meios em que tenho colaborado em espaços de opinião.

Artigos publicados

PSP

A invenção dum caso

Não, não é falta de vergonha. É desvergonha. Onde estava toda esta gente quando em Julho de 2022 a PSP cercou o Cais do Sodré e centenas de pessoas foram revistadas e identificadas?
Coronavírus

COVID: a grande experimentação

O combate à COVID com os confinamentos e a consequente dependência total do estado deve ter sido o que de mais próximo estivemos do socialismo. Ou mais correctamente do anti-capitalismo.
Revolução

Reforma Agrária: da paixão ao tabu

Os senhorios são os novos latifundiários. A propriedade urbana substituiu “a terra a quem a trabalha” como alvo político. Por isso, 50 anos depois da Reforma Agrária ter começado, é urgente recordá-la
Eleições Presidenciais

Um militar candidato a Belém? 

Montenegro deixou-se iludir pelo sucesso do "Não, é não" que tem usado contra o Chega e o PS. Nas presidenciais não pode impedir Gouveia  e Melo de se candidatar nem impor o "Sim" a Marques Mendes.
Comunismo

De Cuba a Gaza, a mesma luta e o mesmo engano

Trocaram a t-shirt do Che pelo lenço palestiniano. E em vez de gritarem “Revolución o muerte venceremos” soletram “From the river to the sea". Amanhã esquecerão Gaza como agora ignoram Cuba.
Eleições EUA

Camaradas jornalistas, quando acaba o activismo?

É melhor que se apressem a responder a esta pergunta porque o jornalismo não pode esperar por muito mais tempo.
Crime

A bruteza sob o manto diáfano da perfeição

Tudo voltou à normalidade. A PSP passa em carros que não inteceptam. O Presidente já foi ao bairro do Zambujal. Os grupos vão deixando atrás de si um rasto de carros queimados e tiros. Tudo está bem.
Violência

Os invisíveis

Quem é o motorista da Carris que ficou queimado quando o autocarro que conduzia foi atacado? Quem são os passageiros esfaqueados pelos atacantes dos autocarros?.... Não sabemos. Eles são os invisíveis
Pedro Nuno Santos

O homem que perdeu ganhando

Pedro Nuno Santos, obviamente. Mas também André Ventura e o síndroma do prematuro. E o estranho caso do caso que não é caso. Ou a fúria do ministro Paulo Rangel.
Política

Portugal, o país das inteligências superlativas

A propósito do não-Nobel de Guterres relembrou-se a sua extraordinária inteligência. Também temos o inteligentissimo Marcelo... Portugal, está cheio de inteligências superlativas. E inúteis.
Luís Montenegro

O rural

Nunca subestimem um rural. Esta é a primeira lição dos quase sete meses que Montenegro leva em São Bento. A segunda não é uma lição mas uma pergunta: o rural está disposto a fazer algo pelo país?
Estado

O país de papelão

Este Portugal de impostos máximos, serviços mínimos e funcionários em crescendo mas que estão sempre em falta ficou escancarado em Vale de Judeus.
Moçambique

O medo de perguntar

Meio século depois, os acontecimentos de 7 de Setembro de 1974 em Moçambique continuam a colocar a mesma questão: até quando o activismo vai impor o medo de perguntar?
Aborto

A causa fracturante e a causa populista 

O aborto está para o PS como a imigração para o Chega: não interessam os factos porque não se pretende resolver problema algum mas sim fracturar a sociedade. De caminho também o acordo entre PSD e CDS
União Europeia

A directiva da tampinha 

Entrou em vigor este mês de Julho e pôs-nos a olhar para as garrafas como quem contempla uma quebra-cabeças cheio de líquido. É a directiva da tampinha.
Política

A política vice-versa

Como se distinguem os pagamentos extraordinários de Costa dos de Montenegro? Não distinguem. São o resultado da política vice-versa: aquela em que cada líder opta por fazer o mesmo que o seu contrário
Câmara Municipal Lisboa

O Orçamento passará mas a Câmara de Lisboa cairá

Este é o estribilho que os socialistas entoam este Verão. Ou pelo menos é para isso que os socialistas trabalham neste momento. E, convenhamos, a táctica não está mal concebida.
Eleições

Os democratas que detestavam a democracia

Na UE imita-se a França e usam-se esquemas para que alguns grupos políticos, apesar dos votos, não tenham os cargos correspondentes. Quem age assim? Os extremistas? Não, os democratas.
Justiça

Amor de mãe

Uma mãe faz tudo por um filho mas nem tudo o que uma mãe está disposta a fazer por um filho pode ser aceite. Porque parte desse tudo pode ser um crime ou uma injustiça para os filhos dos outros.
Terrorismo

O síndroma do Xá da Pérsia

Em 1980 os EUA equacionaram entregar o Xá ao Irão para conseguirem libertar os americanos sequestrados em Teerão. Ucrânia? Israel – qual pode suceder ao Xá como o antigo aliado que se deixa cair?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.