Poucas horas depois de ter lançado duras críticas à atuação da Procuradoria-Geral da República por António Costa nunca ter sido ouvido no âmbito do processo Operação Influencer, Augusto Santos Silva voltou a usar as redes sociais, desta vez para criticar o facto de João Galamba não ter sido ouvido pelas autoridades, “apesar de o solicitar repetidamente”.

“Faz também hoje cinco meses a busca domiciliária ao então ministro das Infraestruturas, João Galamba. O mesmo que, segundo uma notícia do Expresso nunca desmentida, foi alvo de escutas durante quatro anos”, escreveu Santos Silva no Facebook, na noite deste domingo. “Depois de quatro anos de escutas e depois da busca, o próprio nunca foi ouvido pelas autoridades judiciais competentes – apesar de o solicitar repetidamente”, continuou. “É admissível uma tal desconsideração pelos direitos, liberdades e garantias das pessoas? Não julgo que seja.”

A publicação de Augusto Santos Silva no Facebook

Em novembro, João Galamba foi alvo de buscas por parte dos procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal que o consideram suspeito de favorecer os interesses da Start Campus (empresa responsável pela construção de um Centro de Dados em Sines) quando ainda era secretário de Estado da Energia. Galamba acabaria por se demitir “para dar tranquilidade à família”, pois “não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha para o exercício das minhas funções”.

O antigo ministro das Infraestruturas pediu para ser ouvido logo a seguir a ter sido alvo de buscas e constituído arguido, mas não teve resposta por parte do Ministério Público. Não fazendo parte dos detidos durante a Operação Influencer, Galamba não foi presente ao juiz de instrução para prestar declarações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR