Um passo, dois passos, mais um obstáculo pela frente. Depois de ter chegado, visto e vencido no comando do AC Milan, com duas reviravoltas consecutivas frente a Juventus e Inter que valeram a conquista em Riade da Supertaça, Sérgio Conceição não tem conseguido estabilizar a equipa numa boa série de resultados. Esta semana, voltou a ter outro contratempo: após ganharem à Roma em San Siro para a Taça e ao Empoli para a Serie A, os rossoneri perderam em Roterdão diante do Feyenoord na primeira mão do playoff da Liga dos Campeões. Mais uma vez, a imprensa não “facilitou”, depois de o próprio técnico não ter “facilitado”.
Demasiada Paixão para uma equipa com pouco amor: AC Milan de Sérgio Conceição perde com o Feyenoord
“Talvez não conhecêssemos o ambiente, a sua agressividade, o ambiente que os adeptos conseguem criar, tudo isso… Não é verdade que os jogos se tornem mais fáceis ou difíceis dependendo de quem ganha esses jogos. Estou a falar de níveis defensivos e ofensivos. No entanto, tivemos hipóteses para marcar, acabámos depois por sofrer um golo mas acontece no futebol. Também não foi um jogo de sorte para nós. No entanto, tínhamos de fazer um pouco mais, sobretudo a este nível. Tivemos oportunidades suficientes pelo menos para empatar. Este é um pouco o resumo do jogo. E agora como estive 15 minutos à espera lá fora, respondo em 30 segundos. Boa noite a todos”, atirou antes de sair de rompante da sala, na sequência de uma inversão do habitual protocolo em que o treinador visitante é o primeiro a falar na conferência.
O português não gostou do episódio, também não tinha gostado de alguns pontos da exibição da equipa e pouco ou nada disse não só sobre a derrota com o Feyenoord mas também sobre a receção ao Verona na Serie A, tendo abdicado da habitual conferência de antevisão do encontro em San Siro. Com isso, não falou também sobre as notícias que dão conta de uma alegada insatisfação pelo rendimento da equipa.
«????????????????????????????’» ❗️
Zlatan Ibrahimovic è stato protagonista del post-partita davanti alla stampa: lo svedese ha sostituito Sergio Conceição, provato per la scomparsa dell’ex presidente del Porto Pinto da Costa ????️#MilanVerona #milanpress pic.twitter.com/CX4VtKMdmq
— MilanPress.it (@MilanPress_it) February 15, 2025
De acordo com o Corriere dello Sport, e depois de informações que davam conta de um possível desagrado no balneário de alguns jogadores pelos métodos de trabalho e palestras à equipa, as substituições na segunda parte da partida com o Feyenoord também não terão sido vistas da melhor forma, sobretudo as trocas de Rafael Leão e Santi Giménez por Camarda e Tammy Abraham. Em paralelo, o próprio treinador estaria a sentir-se sozinho e sem o apoio desejado, como acontecera com Paulo Fonseca. Esta sexta-feira, Ibrahimovic e o diretor geral Geoffrey Moncada estiveram reunidos com Sérgio Conceição para analisar o momento sem que a questão da continuidade fosse sequer um tema mas a perspetiva da chegada do português a San Siro apontava para uma subida na Serie A para discutir um acesso direto à Champions.
Job done. We keep moving ????#MilanVerona #SempreMilan pic.twitter.com/vdIx56RWKq
— AC Milan (@acmilan) February 15, 2025
Esse era o grande objetivo na receção ao Verona, antes do decisivo encontro com o Feyenoord na quarta-feira e uma série de três encontros que serão muito importantes para o resto da Serie A: Torino fora, Bolonha fora e Lazio, atual quarta classificada, em casa. Foi concretizado. No entanto, esta acabou por ser a noite que Sérgio Conceição menos desejava, tendo em conta o desaparecimento de uma das figuras mais importantes que teve na carreira, do início como jogador da formação aos últimos sete anos de técnico.
???? Sergio Conceicao did not speak to the media after the win over Verona after learning of the passing of former Porto president Jorge Pinto da Costa, whom he was very close to.
???? We send our condolences to Conceicao, all connected to Porto and to those close to Jorge Pinto da… pic.twitter.com/ApAmIovXSX
— SempreMilan (@SempreMilanCom) February 15, 2025
Ao contrário do que aconteceu em Roterdão, em que Sérgio Conceição apostou nos novos Fab Four de início, João Félix e Santi Giménez mantiveram a titularidade mas Rafael Leão e Pulisic começaram no banco, com Sottil a jogar de início à esquerda do ataque e Musah a entrar para a direita jogando mais por dentro para dar o flanco a Kyle Walker. Entre alguns erros defensivos que ainda causaram calafrios, o AC Milan esteve quase sempre por cima, foi criando ocasiões mas só na segunda parte conseguiu materializar esse domínio, com Rafael Leão já em campo a fazer a assistência para o golo decisivo de Santi Giménez (75′). Por altura do final do encontro, a notícia começava a ser ventilada, tornando-se pública uns minutos depois: morreu Pinto da Costa. “O míster Sérgio Conceição estava muito transtornado com a morte do antigo presidente do FC Porto. Ele [Pinto da Costa] era como um pai para ele, então vim eu falar no seu lugar”, referiu na sala de imprensa Zlatan Ibrahimovic, diretor desportivo do AC Milan, no final do encontro em San Siro.
Rafael Leão’s perfect response to being dropped by Sérgio Conceição.
He came on to set up Santiago Giménez for Milan’s winner against Verona.
— Sean Gillen (@SeanGillen9) February 16, 2025