Está encontrada a principal novidade de um dia que se espera de festa para o FC Porto. Antes do jogo com o Atl. Madrid, que está marcado para as 19 horas deste domingo, os dragões apresentaram um a um os jogadores do plantel principal aos sócios, no Estádio do Dragão, e a grande novidade deveu-se à presença de Luuk de Jong, experiente avançado neerlandês que chega a Portugal a custo zero, depois de ter terminado a ligação que mantinha com o PSV, onde conquistou a Eredivisie na última época. “Aos 34 anos, o avançado internacional neerlandês chega à Invicta a custo zero e rubrica um vínculo contratual válido por uma temporada com outra de opção”, confirmaram os azuis e brancos em comunicado.
???????????? ???????????? ???????????? ????????????????????????????????????????????? ???? Bem-vindo, Luuk de Jong ????⚪#SeguimosJuntos pic.twitter.com/2vIbJRhDCV
— FC Porto (@FCPorto) August 3, 2025
A apresentação de De Jong apanhou todos de surpresa, inclusivamente João Costa que, à SportTV, disse que o plantel não sabia da contratação do experiente avançado de 34 anos, que subiu ao relvado antes do capitão Diogo Costa, o último jogador a entrar no Dragão, antes da equipa técnica liderada por Francesco Farioli. Internacional pelos Países Baixos em 39 ocasiões, tendo estado no Campeonato da Europa de 2012 e 2020, realizado em 2021, e no Campeonato do Mundo de 2022, o avançado vai vestir a camisola 26 dos dragões, onde será solução para uma posição que tem ainda Samu Aghehowa e Deniz Gül. Nas últimas três temporadas, Luuk de Jong representou o PSV, tenho conquistado, na última época, o Campeonato local, onde apontou 18 golos e 11 assistências em 47 partidas. Curiosamente, na época anterior, foi o melhor marcador da Eredivisie, a par de… Vangelis Pavlidis, avançado que vai reencontrar em Portugal. Ambos marcaram 29 golos em 2023/24.
Luuk de Jong está avaliado em 2,5 milhões de euros pelo Transfermarkt. Nascido em agosto de 1990, foi na formação do De Graafschap que o goleador se começou a mostrar no futebol, chegando à equipa principal em 2008/09, com 17 anos. Na época seguinte, o Twente garantiu o seu passe por 900 mil euros e, ao longo de três temporadas, apontou 60 golos, saindo depois para a sua primeira experiência no estrangeiro, no Borussia Mönchengladbach, que pagou 12 milhões aos neerlandeses. Na Bundesliga, De Jong não se confirmou afirmar e, um ano e meio depois, acabou emprestado ao Newcastle, por mais 1,5 milhões. A experiência fora do seu país voltou a não ser produtiva e, em 2014, o avançado ingressou no PSV, tornando-se numa das principais referências do clube de Eindhoven.
Uma surpresa no estádio do Dragão ????
Luuk de Jong é apresentado como reforço do FC Porto ????????#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #FCPorto #AtleticodeMadrid pic.twitter.com/st4jg1l07E
— sport tv (@sporttvportugal) August 3, 2025
Ao longo de cinco temporadas, o jogador fez 112 golos e levou o Sevilha a contratá-lo, em 2019, por 12,5 milhões. No Campeonato espanhol, Luuk conquistou o seu espaço e chegou a ser emprestado ao Barcelona, em 2021, onde apontou sete golos em 29 jogos. Em 2022 regressou ao PSV, por três milhões de euros, e despede-se com um saldo de 74 golos e 39 assistências nos 134 jogos que fez nesta sua passagem.