A Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27 lança esta sexta-feira duas convocatórias para apoiar iniciativas propostas pelas comunidades, uma para os habitantes do concelho de Évora e outra para os residentes dos 14 municípios do Alentejo Central.
As convocatórias (ou calls) designam-se “Mê Vizinho”, referente ao concelho de Évora, e “Comunidades do Vagar”, para todo o território desse distrito alentejano, revelou a Associação Évora 2027, gestora da CEC, em comunicado.
Ambas “procuram criar condições para que residentes, grupos informais e pessoas coletivas desenvolvam projetos que contribuam para a dinamização dos seus territórios”, disse.
E, acrescentou, para que “reforcem o sentimento de pertença e promovam uma participação mais ativa na vida comunitária, valorizando os espaços comuns, as relações de vizinhança, o diálogo intergeracional e a cultura”.
A call dirigida aos habitantes do concelho de Évora tem uma dotação total de 100.000 euros, com um apoio financeiro até 4.000 euros por candidatura, para projetos a serem concretizados entre 16 de novembro deste ano e 1 de outubro de 2027.
A prioridade da convocatória “Mê Vizinho”, segundo a associação gestora da CEC, é “a dinamização de espaços públicos e comunitários do concelho de Évora”.
“Serão apoiadas iniciativas que incentivem a sua reabilitação e revitalização, que desenvolvam espaços verdes ou comunitários, e que promovam o convívio entre residentes e a construção de bairros ativos através da utilização conjunta desses espaços”, indicou a Associação Évora 2027.
Podem candidatar-se pessoas a título individual, grupos informais e pessoas coletivas residentes no concelho de Évora.
Quanto à convocatória para o distrito, explicou, destina-se aos residentes da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e “apoia projetos comunitários e de participação bem como projetos de inclusão e diálogo intergeracional”.
A linha de apoio visa “projetos que reforcem as relações de vizinhança, a identidade comunitária local e a coesão social, que dinamizem os espaços públicos, criem oportunidades para as comunidades implementarem atividades culturais e artísticas e promovam a cooperação entre residentes, instituições e organizações culturais locais”, pode ler-se no comunicado.
Com duas fases de financiamento, a primeira delas aberta desde esta sexta-feira, a convocatória “Comunidades do Vagar” conta com uma dotação de 60.000 euros, apoiando projetos até 2.000 euros por candidatura.
De acordo com a associação, podem candidatar-se pessoas singulares, grupos informais e pessoas coletivas que proponham atividades a realizar no território do Alentejo Central, entre 16 de novembro deste ano e 11 de dezembro de 2027, no âmbito de Évora_27.
As candidaturas a ambas as linhas de apoio podem ser feitas através de um formulário disponível online, a partir desta sexta-feira e até dia 7 de outubro, disse a Associação Évora 2027.