É algo mais do que uma boa fase. Nos últimos dois meses, desde o empate com o Hearts que não atrapalhou as contas europeias, o Benfica só tropeçou mesmo com o FC Porto e venceu 10 dos 11 jogos que disputou. Pelo meio, jogou bem, sofreu poucos golos, mostrou que tem um plantel que vai muito além do onze inicial e deixou clara a melhor ideia de todas: o impacto de Marco Silva nos encarnados é notório e positivo.
Depois de um fim de semana sem jornada do Campeonato e que acabou por travar o regresso do grupo aos trabalhos habituais após algum tempo de paragem devido às seleções nacionais, o Benfica voltava aos relvados para visitar o Omonia no Chipre. Depois das vitórias contra AC Milan e Celtic, os encarnados tinham a oportunidade de manter o pleno na Liga Europa, prolongando também o cenário de serem candidatos a uma eventual conquista da competição, e ultrapassar mais um obstáculo antes de uma complexa deslocação aos Açores para defrontar o Santa Clara na segunda-feira.
Ficha de jogo
↓ Mostrar
↑ Esconder
Omonia-Benfica, 1-4
Fase de liga da Liga Europa
GSP Stadium, em Nicósia (Chipre)
Árbitro: Jasper Vergoote (Bélgica)
Omonia: Fabiano Freitas, Loic Nego, Jean-Kévin Duverne, Lubomir Satka, Jure Balkovec, Mateo Maric, Florin Tanase (Mihlali Mayambela, 61′), Panagiotis Andreou (Andreas Christou, 81′), Ewandro Costa (Luuk Brouwers, 50′), Jaden Montnor (Angelos Neophytou, 81′), Andronikos Kakoullis (Lois Diony, 61′)
Suplentes não utilizados: Thomas Kaminski, Pantelis Michail, Muamer Tankovic, Stefan Simic, Christos Konstantinidis, Panagiotis Christoforou
Treinador: Henning Berg
Benfica: Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Alessandro Circati, El Karouani, Manu Silva (João Palhinha, 69′), Fredrik Aursnes, Rafa Silva (Prestianni, 69′), Claudio Echeverri (Sudakov, 69′), Schjelderup (Lukebakio, 84′), Pavlidis (Anísio Cabral, 77′)
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Lenglet, Gabriel Índio, Samuel Dahl, José Neto, Tiago Freitas, Gonçalo Moreira
Treinador: Marco Silva
Golos: Loic Nego (ag, 14′), Andronikos Kakoullis (42′), Pavlidis (49′), Fredrik Aursnes (76′), Prestianni (85′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Tomás Araújo (63′), a João Palhinha (83′), a El Karouani (88′), a Prestianni (90+1′), a Lois Diony (90+3′)
“Houve uma semana limpa, normal, para podermos trabalhar. O que aí vem será um calendário muito carregado para nós. Infelizmente, em algumas posições não será tão fácil, porque neste momento temos cinco, seis jogadores de fora. Estamos a falar de muitos daqueles jogadores que, por exemplo, começaram o jogo com o AC Milan, alguns que também começaram o jogo com o Celtic. Em termos de soluções não teremos tantas para poder rodar. Mas o foco é este jogo, que é o mais importante. E se tivermos de fazer algumas rotações na equipa é sempre com o objetivo de termos a equipa fresca e, ao mesmo tempo, conseguirmos ter a equipa também fresca para o jogo seguinte. Mas não há que pensar muito à frente, sinceramente”, disse Marco Silva na antevisão da partida desta quinta-feira.
Assim, em Nicósia e sem Leandro Barreiro e Jhon Durán, que estão lesionados e juntaram-se a Jakub Kaminski, Enzo Barrenechea e Daniel Banjaqui no boletim clínico, o treinador encarnado colocava Manu Silva com Fredrik Aursnes no meio-campo, apostando em Claudio Echeverri nas costas de Pavlidis e Schjelderup e Rafa nos corredores. Mais atrás, Trubin mantinha a titularidade na baliza e Alessandro Circati surgia ao lado de Tomás Araújo, com El Karouani na esquerda. Do outro lado, num Omonia que também tinha seis pontos em duas jornadas da Liga Europa, o ex-Manchester United Henning Berg tinha Andronikos Kakoullis como referência ofensiva.
ANTEVISÃO : Cuidado Benfica que o Omonia… tem as mesmas odds que ontem tinha o LASK ????
???? Dois jogos europeus, dois "tiros" no ranking, com FCP e SCP a tombarem em jogos em que eram favoritos nas probabilidades. Se o cenário já recomendava cuidado, ainda maior cautela se… pic.twitter.com/immG5Gcn6j
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 22, 2026
O Benfica começou melhor e criou duas situações de perigo logo nos instantes iniciais, com Claudio Echeverri a rematar na área para Fabiano Freitas encaixar (4′) e Pavlidis, logo a seguir, a fazer exatamente o mesmo (5′). O Omonia só reagiu por Jaden Montnor, que atirou de muito longe para obrigar Trubin a uma intervenção em esforço perto da trave (11′), e os encarnados pareciam estar por cima, até pela facilidade com que em poucos passes apareciam totalmente inseridos no último terço contrário.
Foi de forma natural, portanto, que o Benfica acabou por chegar à vantagem. Num desenho muito interessante, com Fredrik Aursnes a ser lançado na direita para cruzar atrasado já junto à linha de fundo, Claudio Echeverri apareceu solto na área a empurrar para a baliza e aproveitou um desvio de Loic Nego, que acabou por fazer autogolo, para abrir o marcador (14′). Os encarnados não cavalgaram a onda do golo marcado e foram perdendo concentração e discernimento, aparentemente convencidos de que o mais difícil estava feito, e o Omonia foi aproveitando para crescer.
37m [ ????????Omonia 0-1 Benfica ???????? ]
???? Sortilégios dos analytics: o jogo teve apenas uma ocasião flagrante perdida atribuída a… Etcheverri, precisamente no cabeceamento que terminou em golo. Porquê? Porque o seu cabeceamento acontece em posição privilegiada e só termina no fundo… pic.twitter.com/4mamKTPq4s
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 22, 2026
Ewandro rematou de primeira já na área para Trubin defender (19′), Panagiotis Andreou atirou de muito longe para o guarda-redes defender à segunda (27′) e Jaden Montnor, descaído na esquerda, tirou um pontapé cruzado que o ucraniano também parou (36′). Pelo meio, os encarnados só tiveram uma ocasião de Schjelderup, que rematou na área para Fabiano Freitas defender (35′), e foram acumulando passes errados e equívocos na saída de bola que permitiam transições inteligentes dos cipriotas — principalmente pela esquerda do ataque e pela direita da defesa, com Alexander Bah a atravessar uma noite pouco feliz.
Tanto que, já à beira do fim da primeira parte, o empate apareceu mesmo. Jaden Montnor fugiu pela esquerda, tirou Bah do caminho com um belo pormenor técnico e cruzou para o poste mais distante, onde Andronikos Kakoullis apareceu quase sozinho a encostar para marcar (42′). Ao intervalo, Omonia e Benfica estavam empatados no Chipre e a equipa de Marco Silva precisava de fazer algo mais para confirmar o favoritismo e não permitir grandes surpresas a um adversário que tinha vontade de ser desmancha-prazeres.
INTERVALO ⏱️
[ ???????? Omonia 1-1 Benfica ???????? ]???? Empate ao intervalo no Chipre, a confirmar o que avisámos acerca dos créditos do Omonia nesta temporada: Benfica entrou bem e marcou mais cedo, dominando amplamente a posse mas com os cipriotas a mostrarem ambição na transição, e… pic.twitter.com/2J6noQ3bQP
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 22, 2026
Nenhum dos treinadores fez alterações no início da segunda parte e a verdade é que dificilmente o Benfica poderia ter regressado melhor do balneário: logo nos instantes iniciais, na sequência de um grande cruzamento de Claudio Echeverri, Bah rematou para Fabiano Freitas defender e Pavlidis, na recarga, encostou para recuperar a vantagem (49′). Logo a seguir, Henning Berg mexeu pela primeira vez e trocou Ewandro por Luuk Brouwers.
O Omonia sentiu muito o golo sofrido e não conseguiu responder de imediato, permitindo que os encarnados ficassem muito confortáveis no jogo, com outra reação à perda da bola, maior presença no meio-campo contrário e menos passes errados na zona intermédia. Ainda assim, as situações de perigo escasseavam e durante muito tempo contou-se apenas um remate de Claudio Echeverri, de muito longe, que passou também muito por cima da trave (60′).
90m [ ????????Omonia 1-4 Benfica ???????? ]
???? Souffian El Karouani é um dos jogadores que vai "dançando" em redor do MVP do jogo, somando já 102 acções com bola#OFCSLB #UEL pic.twitter.com/Fwd3knJp0z
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 22, 2026
Lois Diony e Mihlali Mayambela entraram nos cipriotas já depois da hora de jogo e Marco Silva mexeu pela primeira vez na mesma altura, lançando Prestianni, Sudakov e João Palhinha de uma vez já após Pavlidis ficar muito perto de bisar com um cabeceamento na sequência de um canto que Fabiano Freitas defendeu (65′). Prestianni entrou praticamente a causar estragos, com um remate em jeito de fora de área que o guarda-redes defendeu em esforço (71′), e os encarnados iam tornando num autêntico passeio o que chegou a ser uma travessia muito complicada.
Já dentro do último quarto de hora, logo depois de Pavlidis acertar no poste (76′), Fredrik Aursnes ainda aumentou a vantagem com um remate à meia volta, na área, aproveitando um erro dos cipriotas na saída de bola (76′). Anísio Cabral e Lukebakio tiveram direito a alguns minutos e o avançado belga foi mesmo a tempo de, numa arrancada em velocidade pela direita a conduzir um contra-ataque letal, assistir Prestianni para fechar as contas e carimbar a goleada (85′). O Benfica goleou o Omonia no Chipre e mantém o pleno na Liga Europa, com três vitórias em três jornadas, subindo mesmo à liderança da fase de liga entre pontos e golos marcados e sofridos.
[ ???????? Omonia 1-4 Benfica ???????? ]
Benfica com OMOnia lava mais branco, rumo ao topo da Liga Europa ⬆️???? Os cipriotas ainda deram réplica no primeiro tempo mas as "águias" regressam a voar do intervalo, golearam e ascendem ao 1º lugar da classificação da prova
???? Segue-nos também no… pic.twitter.com/FAYWsP7E2Y
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 22, 2026