O romance “O meu irmão”, de Afonso Reis Cabral, é o vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor de cem mil euros. O autor premiado tem 24 anos e, segundo o próprio, que esteve presente na cerimónia do anúncio, é trineto do escritor Eça de Queiroz.

Na sessão de anúncio, o presidente do júri, Manuel Alegre, disse que o livro “trata de um tema delicado que podia suscitar uma visão sentimental vulgar: a relação entre dois irmãos, um deles com síndrome de Down“.

O júri salientou que a realidade foi “trabalhada de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver” e que o romance faz “um retrato social que evita tomadas de decisão fáceis, obrigando a um investimento numa leitura que nos confronta com a dificuldade de um mundo impiedoso”.

Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa, cresceu e estudou no Porto até ao ensino secundário. Em 2005 publicou o livro de poemas “Condensação”, escrito entre os 10 e os 15 anos. Atualmente a trabalhar na editora Alethêia, o vencedor é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também um mestrado de Estudos Portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Prémio Leya de Literatura concorreram 361 originais de autores de 14 países.

Além de Manuel Alegre, o júri integrou ainda os escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, assim como José Carlos Seabra Pereira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Lourenço do Rosário, reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, e Rita Chaves, professora da Universidade de São Paulo.

No ano passado, o galardão distinguiu, pela primeira vez, uma mulher, Gabriela Ruivo Trindade, de 43 anos, portuguesa residente no Reino Unido, pelo romance “Uma outra Voz”. O primeiro vencedor do Prémio LeYa, em 2008, foi o romance “O Rastro do Jaguar”, do jornalista brasileiro Murilo Carvalho.

Em 2009 venceu o romance “O Olho de Hertzog”, do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, na edição de 2010 o júri decidiu, por unanimidade, não atribuir o Prémio LeYa dada a falta de qualidade dos originais a concurso, em 2011 foi distinguido o romance “O Teu Rosto Será o Último”, estreia literária do português João Ricardo Pedro, e em 2012 venceu o português Nuno Camarneiro, com o romance “Debaixo de Algum Céu”.