Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • E por hoje é tudo! Portugal venceu a Rep. Checa com uma reviravolta nos descontos entre um autogolo e o 2-1 de Francisco Conceição e entrou a ganhar na fase final do Europeu, naquele que foi o último encontro da primeira jornada dos grupos. Voltamos amanhã para o arranque da segunda ronda com o Croácia-Albânia (14h), o Alemanha-Hungria (17h) e o Escócia-Suíça (20h). Até lá, boa noite!

  • Da descrença à loucura. Os cinco últimos minutos do Portugal-Rep. Checa

    Quando tudo parecia impossível, Chico Conceição gerou um dos maiores gritos deste Euro. Os portugueses foram da descrença à euforia. Como tudo foi vivido na Red Bull Arena.

    Da descrença à loucura. Os cinco últimos minutos do Portugal-Rep. Checa

  • Goleada nas ações na área, derrota na pressão alta e a ligação Pepe-Mendes: os cinco números que explicam o jogo da Seleção

    Portugal venceu República Checa com um golo nos descontos, mas os mais de 90 minutos tiveram estatísticas que ajudam a explicar o resultado: desde posse de bola, ações na área e uma ligação especial.

    Goleada nas ações na área, derrota na pressão alta e a ligação Pepe-Mendes: os cinco números que explicam o jogo da Seleção

  • Um ano de revolução, um mês de emoção, um instante de explosão: como Francisco passou de perdido a herói que se encontrou

    Há um ano, não sabia se ficava no Ajax. Há um mês, foi convocado mas ainda tinha o pai como treinador. Esta terça-feira, deu a vitória à Seleção e entrou em três listas históricas dos Europeus.

    Um ano de revolução, um mês de emoção, um instante de explosão: como Francisco passou de perdido a herói que se encontrou

  • "Somos verdadeiramente uma equipa": Vitinha foi eleito o homem do jogo e assegurou que Portugal "mostrou frieza e resiliência"

    Vitinha joga e faz jogar. O jogo não foi fácil, a Rep. Checa baixou o bloco e causou dificuldades, mas Portugal venceu e contou com uma grande prestação do médio. Jogadores destacaram exibição (2-1).

    “Somos verdadeiramente uma equipa”: Vitinha foi eleito o homem do jogo e assegurou que Portugal “mostrou frieza e resiliência”

  • O que foi, o que devia ter sido e o que será Portugal: o jogo com a Rep. Checa e o que vem aí da Turquia

    3x4x3 ficou, Mendes jogou como central, Cancelo foi muitas vezes médio, Bernardo apagou-se enquanto meio-campo carburou sem um todo-o-terreno: o jogo de Portugal e os desafios que Turquia vai trazer.

    O que foi, o que devia ter sido e o que será Portugal: o jogo com a Rep. Checa e o que vem aí da Turquia

  • Na conta oficial do FC Porto, na rede X, o aplauso a Pepe. “E fez-se história, outra vez”, escreve o clube, aplaudindo (com emoji) o jogador da seleção que é o mais velho de sempre a jogar um europeu. A mensagem surge no dia seguinte a uma entrevista do novo presidente do clube, André Villas-Boas, a anunciar que Pepe não vai jogar mais pelo FC porto.

  • Bastian Schweinsteiger, ex-jogador alemão, também assistiu ao jogo de Portugal-República Checa. Retirou-se do futebol em 2019, e passou a aparecer em comentários televisivos.

    Schweinsteiger iniciou-se pela seleção principal da Alemanha em 2004, num particular contra a Hungria, e viria a ser chamado para o europeu, nesse ano, que se realizou em Portugal. E foi precisamente nesse campeonato que a Alemanha perderia por 2-1 com a República Checa no Estádio de Alvalade. Schweinsteiger assistiu Ballack no golo alemão. A Alemanha, no europeu português, não passou da fase de grupos; a República Checa chegou às meias finais (eliminada pela Grécia, que viria a ganhar o campeonato na final contra Portugal).

    No mundial de 2006, no jogo contra Portugal, na disputa pelo terceiro lugar, Schweinsteiger bisou (num jogo que os germânicos venceram 3-1) e foi mesmo o homem do jogo.

  • “Juntos até ao fim”, escreve Bruno Fernandes, na rede X, após o jogo contra a República Checa.

  • O Al Nassr, clube da Arábia Saudita onde joga Cristiano Ronaldo, também já aplaudiu, na rede X, a vitória de Portugal.

  • Vitinha, considerado o homem do jogo, já publicou na rede X uma mensagem sobre o jogo. “Entrar a ganhar”, escreveu.

  • "Este jogo não é para avaliar do ponto de vista tático, técnico e físico. Mostrámos resiliência", defende Martínez

    O selecionador nacional sublinhou que Portugal nunca tinha conseguido dar a volta a um resultado sob o seu comando e deixou de parte a análise tática ao jogo, sublinhando os “valores” dos jogadores.

    “Este jogo não é para avaliar do ponto de vista tático, técnico e físico. Mostrámos resiliência”, defende Martínez

  • Bruno Fernandes: "Mostrámos o nosso espírito de sacrifício, de resiliência, de saber estar no jogo"

    Bruno Fernandes é um dos principais jogadores da equipa portuguesa, mas, apesar de não ter realizado uma grande exibição frente à Rep. Checa, afirmou que o grupo o ajuda a melhorar.

    “Sabíamos dos problemas que a Rep. Checa podia criar. Dominámos grande parte do jogo, estivemos muito bem, sem dar oportunidades, mas eles tiveram um grande momento de inspiração. Mostrámos o nosso espírito de sacrifício, de resiliência, de saber estar no jogo e, consoante tudo isso, conseguimos o empate. Fizemos outro golo, que foi anulado. Mas conseguimos vencer, com o golo do Francisco Conceição”, começou por dizer o médio.

    “Torna-se mais difícil quando o adversário joga com uma linha de cinco defesas. Por vezes forcei os passes quando não o devia ter feito. Mas, se tivermos uma boa reação à perda de bola, [os adversários] não nos poderão criar problemas”, adiantou, acrescentando que, na primeira parte, cometeu “alguns erros”.

    “Correr riscos tem os dois lados da moeda. Estou ciente disso. Mas, se conseguir fazer a bola passar, há muita qualidade diante de mim para fazer golo. Por isso, não estou preocupado em errar, porque faz parte do jogo. Tenho a equipa a puxar por mim, porque sabe que é uma das minhas caraterísticas”, justificou Bruno Fernandes.

  • Sérgio Conceição esteve em Leipzig a assistir ao jogo da seleção e viu o filho, Francisco Conceição, que treinou na última época, a marcar o golo da vitória.

  • “Espalha brasas”. É como a Federação Portuguesa de Futebol mostra o golo de Francisco Conceição, na rede X.

  • Rodrigo Conceição, irmão de Francisco, e também jogador de futebol, foi à rede X salientar o golo do número 26 da seleção, colocando um emoji a mandar calar.

  • A festa no Porto quando Francisco Conceição marcou.

  • Cristiano Ronaldo, na rede X, espera que Portugal vá longe. “Até ao fim, Portugal”, escreveu com um conjunto de fotografias suas.

  • Afinal, a água (da chuva) não apaga brasas, nem quem as espalha (a crónica do Portugal-Rep. Checa)

    Portugal sofreu, mas venceu aos checos no último minuto da estreia no Euro. Martínez surpreendeu, mexeu tarde, mas bateu o bluff do homónimo. O ouro estava no banco: Chico anulou as leis da natureza.

    Afinal, a água (da chuva) não apaga brasas, nem quem as espalha (a crónica do Portugal-Rep. Checa)

1 de 7