Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    Este liveblog fica por aqui, mas já está disponível uma nova ligação para que possa continuar a acompanhar todas as notícias sobre a pandemia da Covid-19 ao minuto.

    Reino Unido com mais de 10 mil novos casos pelo terceiro dia consecutivo

    Até já!

  • BE diz que discutir medidas na AML interessa "pouco" e defende mais testes e vacinas

    A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que o aumento da testagem, o reforço da vacinação e garantia de fixação dos profissionais de saúde no SNS, são essenciais para controlar a pandemia.

    BE diz que discutir medidas na AML interessa “pouco” e defende mais testes e vacinas

  • Surto na Universidade de Aveiro com 25 casos ativos

    A Universidade de Aveiro tem atualmente 25 casos ativos de Covid-19, informou fonte da academia.

    Surto na Universidade de Aveiro com 25 casos ativos

  • Covid-19. Vacinados com 1ª dose da AstraZeneca devem esperar por convocação

    Intervalo entre a toma das duas doses da vacina da AstraZeneca foi encurtado de 12 para oito semanas. ‘Task force’ diz que “o plano de vacinação está a ser adaptado”.

    Covid-19. Vacinados com 1ª dose da AstraZeneca devem esperar por convocação

  • ASAE abre quatro processos em fiscalização sobre desconfinamento em Lisboa

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou quatro processos de contraordenação numa ação de fiscalização às regras de desconfinamento, direcionada a cafés, restaurantes e outros estabelecimentos em Lisboa, segundo dados provisórios.

    Dois dos quatro processos de contraordenação instaurados, até às 22h00 desta sexta-feira, resultaram de incumprimento de regras de distanciamento social devido à Covid-19, explicou o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

    Outros dois processos instaurados, entre 25 operadores económicos fiscalizados nas primeiras duas horas da operação em Lisboa, resultam da falta de comunicação prévia do início da atividade e falta de aviso para a restrição da venda de bebidas alcoólicas, acrescentou.

  • Restrições em Lisboa. GNR regista 40 situações de incumprimento

    A GNR registou até às 21h00 desta sexta-feira 40 situações de incumprimento em que os condutores não tinham justificação para entrar ou sair da Área Metropolitana de Lisboa. A estes condutores foi dada recusa de passagem.

    Os dados são fornecidos ao Observador por fonte oficial desta autoridade, no dia em que entraram em vigor as restrições que proíbem a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa por causa do agravamento da situação epidemiológica. A medida começou a ser aplicada às 15h00 desta sexta-feira e vai durar até às 6h00 da próxima segunda-feira.

    As operações de fiscalização estão a ser feitas pelos comandos da GNR de Lisboa, Santarém, Setúbal, Leiria e Évora e vão continuar ao longo do fim de semana.

  • Covid-19. Bolseiros científicos têm até 1 de julho para requerer apoio extraordinário

    Apoios visam apoiar bolseiros que tenham sido “grave e comprovadamente prejudicados” pela suspensão de atividades presenciais devido à Covid-19. Bolseiros querem prorrogação automática do prazo.

    Covid-19. Bolseiros científicos têm até 1 de julho para requerer apoio extraordinário

  • Covid-19. Marcelo diz que Portugal está em "momento de transição" e pede "serenidade e bom senso"

    Presidente da República pede que portugueses tenham “noção” que o país está num “momento de transição” da pandemia. Em Nova Iorque, Marcelo deixou elogios à gestão da pandemia feita por Biden.

    Covid-19. Marcelo diz que Portugal está em “momento de transição” e pede “serenidade e bom senso”

  • Angola regista 178 novos casos positivos e dois óbitos

    Angola registou 178 novas infeções, dois óbitos e 464 recuperados da doença, nas últimas 24 horas, somando 37.467 casos positivos, 853 mortes e 31.569 recuperações, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Com os dados das últimas 24 horas, o país tem ativos 5.045 casos, dos quais 18 em estado crítico, 25 graves, 33 moderados, 30 leves e 4.939 assintomáticos, estando em internamento 106 doentes, em quarentena institucional 93 e sob vigilância epidemiológica 2.383 contactos.

    No que se refere à vacinação, hoje foram administradas 19.248 doses, sendo 16.226 da primeira e 3.022 da segunda dose, totalizando assim, desde 2 de março deste ano, 1.417.705 doses, das quais 896.564 da primeira e 521.141 da segunda.

  • 10 respostas sobre como pedir e usar o certificado digital Covid-19

    Se quer saber se pode usar qualquer teste para pedir um certificado digital ou se pode ter acesso a um certificado tendo estado infetado há mais de seis meses, veja este pequeno guia.

    10 respostas sobre como pedir e usar o certificado digital Covid-19

  • Tribunal obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à União Europeia

    O Tribunal ordenou à farmacêutica anglo-sueca que entregue 15 milhões doses até às 09h00 (08h00 de Lisboa) de dia 26 de julho, 20 milhões até 23 de agosto e outros 15 milhões até 27 de setembro.

    Tribunal obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à União Europeia

  • Portugal é o país com mais novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes na União Europeia

    Portugal é o país da União Europeia com mais casos de SARS-CoV-2 por milhão de habitantes tendo em conta a média diária dos últimos sete dias, de acordo com o portal Our World In Data. Portugal tem neste momento 86,81 casos de infeção por cada cada milhão de habitantes.

    Na lista, seguem-se a Letónia e Espanha, com 72,71 e 72,63 casos de SARS-CoV-2 por cada milhão de habitantes.

  • Guiné-Bissau regista mais cinco casos

    Guiné-Bissau registou mais cinco casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19, para um total acumulado de 3.824 infeções.

    Os dados referem que mais três pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.556 e que há 193 casos ativos no país.

    Segundo o boletim diário, cinco pessoas estão internadas devido à doença. Desde o início da pandemia, Guiné-Bissau já registou 69 vítimas mortais.

  • Cabo Verde com mais 52 infetados e uma morte

    Cabo Verde registou 52 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 31.910 o acumulado de casos da doença, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

    Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados 111 infetados e subiu para 281 o acumulado de óbitos por complicações associadas à Covid-19, além de 10 por causas externas, desde o início da pandemia.

    O arquipélago regista hoje 703 casos ativos e soma 30.907 considerados recuperados da doença, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para os países de origem.

  • Moçambique. Mais 194 casos e nenhuma morte

    Moçambique registou mais 194 casos de Covid-19, sem óbitos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde em nota de atualização de dados sobre a pandemia.

    O país mantém-se com um total acumulado de 844 mortes e eleva o número de casos para 72.123, dos quais 97% recuperados, existindo ainda 40 internados. Moçambique tem ainda 1.245 casos ativos da doença.

  • Itália ultrapassa 15 milhões de imunizados

    O presidente do Instituto Superior de Saúde italiano indicou que a curva epidemiológica em Itália “é uma das mais baixas entre os principais países” da União Europeia (UE), com uma redução de casos em quase todas as regiões.

    Por outro lado, a campanha de vacinação ultrapassou hoje os 15 milhões de imunizados — 15.115.246 já receberam a segunda dose, o que corresponde a 27,86% da população com mais de 12 anos. No total, foram administradas 44.651.249 doses da vacina.

    Com os números de uma melhoria da pandemia, Itália mantém a tendência de descida e, a partir da próxima segunda-feira, todas as regiões do país, exceto o Vale de Aosta (norte), passarão a ser “áreas brancas”, ou seja, sem restrições, à exceção do uso de máscara, que é obrigatório.

    No entanto, o governo italiano ordenou hoje um teste anti-Covid obrigatório de cinco dias e quarentena para cidadãos do Reino Unido e estendeu a proibição de entrada no país aos que chegam da Índia, Bangladesh e Sri Lanka para evitar a propagação dos casos da variante indiana do vírus, conhecida por Delta.

  • Testes gratuitos para todos nos CovidBus em Cascais a partir de segunda-feira

    A partir da próxima segunda-feira qualquer pessoa pode realizar testes rápidos de antigénio em Cascais. Para tal basta dirigir-se a um dos cinco CovidBus que a autarquia vai disponibilizar para o efeito, com prioridade para as faixas etárias que ainda não foram vacinadas.

    O despacho do presidente da autarquia determina que a medida se manterá “pelo tempo que for necessário”, sendo reavaliada quinzenalmente.

    Carlos Carreiras já tinha avançado ao Observador que a autarquia iria testar em casamentos e batizados, mas o âmbito da testagem foi alargado a toda a população (residente e não residente). Fonte da autarquia confirmou ao Observador que há lugar à emissão do resultado do teste que atualmente passou a ser exigido, por exemplo, para eventos familiares com mais de 10 pessoas.

    Câmara de Cascais vai disponibilizar testes gratuitos em casamentos e batizados

    “A testagem vai ser assegurada por uma equipa de voluntários e técnicos municipais com formação adequada e terá lugar, principalmente, em pontos de grande concentração de pessoas como zonas de restauração, terminais rodoviários e ferroviários, entre outros”, explica a autarquia acrescentando que a rota dos locais por onde os veículos vão passar será divulgada semanalmente nas plataformas da Câmara Municipal de Cascais.

  • INSA. Atraso na notificação dos casos positivos próximo da linha vermelha

    Na última semana diminuiu o número de testes realizados e aumentou a proporção de resultados positivos, de 1,3 para 2,3% (mais próximo da linha vermelha dos 4%), refere o relatório do Insa.

    Também aumentou o atraso na notificação dos casos positivos, agora muito próxima da linha vermelha dos 10%. Se entre 3 e 9 de junho, 7,5% dos resultados positivos foram conhecidos mais de 24 horas depois de pedido o teste, na semana de 10 a 16 de junho, foram 9,6% dos casos.

    O relatório acrescenta ainda que, de 10 a 16 de junho de, “83% dos casos notificados foram isolados em menos de 24 horas após a notificação e 78% dos seus contactos foram rastreados e isolados no mesmo período”.

  • INSA. 65% dos doentes nas unidades de cuidados intensivos estão na região de Lisboa e Vale do Tejo

    O número de doentes internados nas unidades de cuidados intensivos (UCI) era, no dia 16 de junho, de 88 — ainda longe do limiar definido como crítico de 245 camas ocupadas —, segundo o relatório de monitorização das linhas vermelhas. No entanto, a tendência é crescente e a região de Lisboa e Vale do Tejo tem 57 dos 88 doentes em UCI (65%).

    O grupo etário com maior número de casos de Covid-19 internados em UCI corresponde ao grupo etário dos 50 aos 59 anos (27).

  • INSA. Lisboa e Vale do Tejo pode atingir incidência de 240 casos por 100 mil habitantes em menos de 15 dias

    A incidência cumulativa a 14 dias, a 16 de junho, foi de 105 casos por 100 000 habitantes em Portugal, “representando uma tendência crescente”, refere o relatório “Monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19”. Mas a diferença entre regiões é clara. O índice de transmissão — R(t) — foi de 1,14 entre 9 e 13 de junho.

    A manterem-se estas taxas de crescimento, o limiar de 120 novos casos por 100.000 habitantes, acumulado em 14 dias, será atingido em menos de 15 dias ao nível nacional e na região do Algarve, e o limiar de 240 casos por 100.000 habitantes será atingido em Lisboa e Vale do Tejo em menos de 15 dias.”

    A região de Lisboa e Vale do Tejo tinha uma incidência de 180 casos por 100 mil habitantes (e pode chegar aos 240 casos em duas semanas), seguida do Algarve com 113 casos, o Alentejo com 70 casos e depois Norte e Centro com 59 e 46 casos, respetivamente.

    Também a incidência por grupo é etário é bastante distinta. Na casa dos 20 anos a incidência cumulativa foi de 203 casos por 100 mil habitantes e para o grupo com mais de 80 anos foi de 27 casos por 100 mil habitantes.

    Observou-se um valor de R(t) superior a 1 e com tendência crescente em todas as regiões continente, sugerindo uma aceleração da tendência crescente da incidência de infeção por SARS-CoV-2″, lê-se no relatório.

    A tendência crescente foi visível em todas as regiões. Na região de Lisboa e Vale do Tejo de 1,12 para 1,20, na região do Algarve de 1,09 para 1,19, no Alentejo de 1,05 para 1,13, no Centro de 1,05 para 1,07 e no Norte de 0,99 para 1,04.

1 de 4