Momentos-chave
- Mais de 100 manifestantes em Lisboa cantam ‘Grândola Vila Morena’ e ameaçam invadir casas de Montenegro
- Tendas retiradas do Rossio e da Praça D. João I. As imagens da intervenção da PSP em Lisboa e no Porto
- Manifestantes convocam manifestação no Rossio para esta terça-feira às 19h
- Polícia bloqueia entradas no Rossio a partir da Praça da Figueira, onde estão os manifestantes
- As imagens do cerco policial
- Polícia chega e dá poucos minutos para os manifestantes desmobilizarem
Atualizações em direto
-
Mais de 100 manifestantes em Lisboa cantam ‘Grândola Vila Morena’ e ameaçam invadir casas de Montenegro
Antes de desmobilizarem completamente, como definido há momentos, cerca de 100 manifestantes formaram um círculo na Praça da Figueira (para onde foram expulsos pela PSP) cantaram a música ‘Grândola Vila Morena’.
Depois gritaram “Fascismo nunca mais” e dirigiram vários insultos ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, ameaçando ocupar as casas detidas pelo chefe de Governo.
-
Tendas retiradas do Rossio e da Praça D. João I. As imagens da intervenção da PSP em Lisboa e no Porto
Na capital, após vários avisos das autoridades, as tendas foram já retiradas, tendo sido feitas várias detenções pelas 6h00. No Porto, os manifestantes desmontaram as tendas e começaram a sair.
-
Manifestantes convocam manifestação no Rossio para esta terça-feira às 19h
Os manifestantes pela causa da habitação vão voltar amanhã à Praça do Rossio (de onde há momentos foram expulsos pela PSP).
Numa Assembleia Popular improvisada, na Praça da Figueira, os manifestantes deliberaram voltar aos protestos, com uma maioria expressiva de apoio.
Foi também decidido que os manifestantes vão agora desmobilizar.
-
Polícia bloqueia entradas no Rossio a partir da Praça da Figueira, onde estão os manifestantes
A Unidade Especial de Polícia está a bloquear pelo menos duas ruas, que vão da Praça da Figueira ao Rossio, impedindo os manifestantes (que estão agora na Praça da Figueira) de se deslocarem para o local da Acampada.
Vários manifestantes foram dialogar com a polícia, no sentido de lhes ser permitido o acesso ao Rossio, onde têm vários itens pessoais. Mas a polícia recusa.
-
Um dos manifestantes dá garantias à PSP de que não vão permanecer na Praça D. João I, no Porto. “Não vamos estar com isto na praça pública de forma permanente”, diz um do porta-vozes a um dos responsáveis da PSP no local.
O diálogo faz-se de forma pacífica e há acordo entre manifestantes e PSP para praça ficar totalmenten desimpedida nos próximos minutos.
-
Rádio Observador em emissão especial
A Rádio Observador está a acompanhar em direto todos os desenvolvimentos na Praça do Rossio, em Lisboa, e na Praça D. João I, no Porto.
Ouça aqui, com reportagem e análise em direto.
-
Manifestantes em cordão humano numa lateral da Praça D. João I, no Porto
Depois de abandonarem a zona principal da Praça D. João I, algumas dezenas de manifestantes mostram-se em novo cordão humano ao cima das escadas, numa das laterais da praça.
A presença policial continua a fazer-se notar nas imediações da praça, mas não houve qualquer intervenção para forçar a saída dos manifestantes. Os elementos que participavam no protesto foram saindo e levando tendas e sacos com roupas e outros bens à medida que desimpediam a praça.
-
Manifestantes em cordão humano numa lateral da Praça D. João I, no Porto
Depois de abandonarem a zona principal da Praça D. João I, algumas dezenas de manifestantes mostram-se em novo cordão humano ao cima das escadas, numa das laterais da praça.
A presença policial continua a fazer-se notar nas imediações da praça, mas não houve qualquer intervenção para forçar a saída dos manifestantes. Os elementos que participavam no protesto foram saindo e levando tendas e sacos com roupas e outros bens à medida que desimpediam a praça.
-
Manifestantes abandonam Praça D. João I, no Porto
Manifestantes na Praça D. João I, no Porto, começam a abandonar o local da praça.
Depois de formarem um cordão humano em plena zona da praça e de se manterem por ali durante vários minutos, os manifestantes no Porto começaram a movimentar-se para fora daquele espaço à medida que também transportam os pertences que ali tinham.
-
Já não há manifestantes no Rossio. Policia faz várias detenções
A Unidade Especial de Polícia expulsou todos os manifestantes (e também jornalistas e populares) que estavam na Praça do Rossio.
Os manifestantes estão reunidos na Praça da Figueira.
A polícia fez várias detenções durante a intervenção musculada para ‘limpar’ a praça.
-
Manifestantes do Porto desmontam tendas
Alguns manifestantes na Praça D. João I continua a desmontar o acampamento. São desmontadas tendas e são retiradas faixas — mas manifestantes continuam a formar um cordão humano.
Um dos porta-vozes do protesto dialoga com um dos responsáveis da PSP para perceber de quanto tempo dispõem até sair do local, no sentido de evitar a carga e abandonar o local antes desse momento.
A PSP mantém-se posicionada em redor da praça, sem avançar.
-
Há confrontos na praça do Rossio. Manifestantes resistem à intervenção policial e polícia usa bastões
A Unidade Especial de Polícia da PSP já ‘limpou’ toda a área onde estavam montadas as tendas. Sobra menos de uma dezena de tendas na praça do Rossio.
No entanto, durante esse processo, registaram-se confrontos com os manifestantes que resistiram à intervenção. Vários elementos da Acampada atiraram objetos contra a polícia, que teve de usar bastonadas.
-
Manifestante pede adesão a "maior manifestação contra a violência policial". PSP continua no local sem reprimir fisicamente protesto
De capacete e vários de rosto tapado, manifestantes no Porto reposicionam-se e prepararam-se para resistir à anunciada intervenção da PSP.
Elementos do Corpo de Intervenção estão posicionados na parte superior da Praça. Na zona inferior, as tendas começam a ser retiradas pelos próprios manifestantes
À SIC Notícias, um dos manifestantes critica a atuação da polícia, cujo nome não é referido, critica a intervenção da PSP. “Quero convocar todos para a maior manifestação contra a violência policial e o Estado policial. Isto não pode passar, facismo nunca mais. Nós somos pacíficos”.
Neste momento, a PSP continua posicionada na zona superior da praça e sem intervir fisicamente.
O mesmo manifestante refere que o protesto é pacífico e explica as mensagens que lhes foram passadas para agir neste momento. “Não vamos aceitar nenhuma provocação. Estamos aqui em silêncio.” E ironiza sobre a intervenção policial e reação dos manifestantes. “Por voz alta, as pessoas disseram que não vão sair daqui. Informaram que temos 48 horas para nos apresentarmos a juiz, por crime de desobediência. O polícia falava ali de cima. Foi um momento cómico. Ainda no outro dia tentaram espancar-nos. Foi só um braço partido.”
-
As imagens do cerco policial
Algumas das imagens do cerco policial no Rossio;
e na praça D. João I
-
Rossio. Polícia de intervenção recorre à força para desfazer cordão humano e desmontar tendas
A Unidade Especial de Polícia está a intervir para retirar os manifestantes da praça do Rossio.
A polícia começou por quebrar o cordão humano e agora está a retirar as primeiras tendas.
-
Polícia avisa manifestantes pela terceira vez no Rossio. E diz que será a última
A PSP já fez três avisos aos manifestantes para que desmobilizem e desmontem as tendas. E avisou que o terceiro aviso é o ultimo.
Estão mais de 50 elementos Unidade Especial de Polícia prontos para intervir e retirar os manifestantes à força da praça.
-
PSP dá 10 minutos para manifestantes abandonarem praça no Porto. Manifestantes formam cordão humano
“A partir das 6h da manhã não nos podem fazer nada.” Manifestantes formam cordão humano na Praça D. João I, no Porto, como reação à chegada da PSP ao local.
O jornalista da NOW no local informa que PSP deu “1o minutos” para os manifestantes abandonarem o local, mas esses minutos já se esgotara.
-
Polícia pede aos membros da Acampada para desmontarem tendas. Forma-se um cordão humano
Elementos de várias valências da PSP estão a pedir aos manifestantes que estão na praça do Rossio para desmobilizarem e desmontarem as tendas.
A polícia deu cinco minutos aos manifestantes para o fazerem, tempo que já foi ultrapassado.
As tendas não estão a ser desmontadas. Em vez disso os manifestantes foram um cordão humano e gritam “O povo unido jamais será vencido”
-
Polícia chega e dá poucos minutos para os manifestantes desmobilizarem
Várias carrinhas da polícia chegaram ao local onde vários jovens estão acampados em protesto pela habitação. Com megafones estão a dar poucos minutos para os manifestantes tirarem as tendas do Rossio e da Praça D. João I, em Lisboa e no Porto.
-
Bom dia, vamos seguir aqui os protestos pela habitação que levaram jovens a montar tentas em Lisboa e no Porto.
Obrigada por nos acompanhar, até ja.