Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Continuaremos a seguir ao minuto e a atualizar toda a informação relativa à evolução da Covid-19 em Portugal e no mundo, esta quinta-feira. Mas de agora em diante acompanharemos tudo a partir daqui.

    Obrigado por ler o Observador, continue connosco.

  • Covid-19. PCP considera positiva medida para atestados multiusos a doentes oncológicos

    O PCP considerou hoje positiva a medida aprovada, no parlamento, para os atestados médicos multiusos serem atribuídos de forma mais ágil aos doentes oncológicos, mas admitiu que “ficou a faltar a resposta” aos pacientes com outras patologias.

    Em declarações à Lusa, a deputada comunista Paula Santos afirmou que a proposta do partido foi aprovada no debate e votação, na especialidade, na comissão parlamentar de Saúde, de projetos idênticos do PCP, PAN e Bloco de Esquerda.

  • Covid-19. Oposição em São Tomé e Príncipe acusa Governo de perder controlo da doença

    A Ação Democrática Independente (ADI), principal partido da oposição em São Tomé, diz que o governo está desorientado na gestão da pandemia e que situação no país “está a deteriorar-se”.

    Covid-19. Oposição em São Tomé e Príncipe acusa Governo de perder controlo da doença

  • Covid-19. Lisboa vai criar apoio específico para comerciantes do Mercado da Ribeira

    A Câmara Municipal de Lisboa assegurou hoje que vai criar um apoio específico para os comerciantes do Mercado da Ribeira, que reclamam estar excluídos dos apoios a fundo perdido criados pela autarquia devido à pandemia de Covid-19.

    Intervindo na reunião pública da autarquia lisboeta, Ermelinda Simões, comerciante no Mercado da Ribeira, apelou para que a câmara “tenha em consideração” a sua situação e dos colegas que estão excluídos dos apoios municipais a fundo perdido, pois “são obrigados a declarar” as suas casas, localizadas fora da capital, como sede fiscal.

  • Covid-19. Bispo de Leiria-Fátima entrega a renúncia quaresmal à Cáritas de Leiria

    O bispo da diocese de Leiria-Fátima, António Marto, anunciou hoje que vai entregar a renúncia quaresmal à Cáritas de Leiria, face ao aumento de pedidos de ajuda de famílias no contexto da Covid-19.

    Numa mensagem em vídeo divulgada hoje, António Marto entende que a chamada renúncia quaresmal, como expressão da partilha solidária de bens, será entregue à Cáritas, respondendo, assim a um apelo da presidente daquela instituição de solidariedade a nível nacional.

    O anúncio surge dias antes de se iniciar a semana da Cáritas, que começa no domingo, dia 28 de fevereiro.

  • Covid-19. Estrutura de Apoio de Retaguarda de Coimbra desativada

    A estrutura de Apoio de Retaguarda do Centro de Saúde Militar de Coimbra (EAR-CSMC) foi desativada, tendo em conta o desagravamento da situação epidemiológica Covid-19, podendo ser reativada caso seja necessário, foi hoje anunciado.

    Em comunicado, a Subcomissão Distrital de Proteção Civil Especializada Covid-19 refere que decidiu desativar, a partir de hoje, a estrutura “não obstante de a reativar caso haja necessidade para tal”.

  • Covid-19. Rio de Janeiro retoma vacinação na quinta-feira após suspensão por falta de doses

    A cidade brasileira do Rio de Janeiro retomará na quinta-feira a vacinação contra a Covid-19 para idosos, após ter sido suspensa na semana passada por falta de doses, informou hoje a autarquia.

    A vacinação será retomada nesta quinta-feira, para idosos com 82 anos. Na sexta-feira, serão vacinados idosos com 81 anos e no sábado os de 80 anos. As demais datas serão divulgadas após a chegada de novas doses da vacina”, indicou a prefeitura do Rio de Janeiro na rede social Twitter

  • Covid-19. Parques e monumentos de Sintra com quebra de 80% de visitantes em 2020

    Os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra tiveram uma quebra de 80% de visitantes em 2020, registando 730.483 entradas, embora nos dois primeiros meses do ano tenham ultrapassado as visitas do período homólogo de 2019.

    Em comunicado hoje divulgado, a Parques de Sintra revela que estes “valores traduzem os efeitos da crise global no setor do turismo provocada pela pandemia de Covid-19”.

  • Galiza vai multar cidadãos que se recusarem a vacinar. "É uma lei desnecessária"

    A Galiza é a primeira região espanhola a aprovar uma lei que prevê multas para quem se recuse a ser vacinado contra a Covid-19. O autarca do Tui, na província de Pontevedra, fala numa medida sem sentido e questiona a constitucionalidade dessa lei.

    “A norma não é necessária porque oito em cada dez galegos estão dispostos a serem vacinados. Por isso, não faz falta implementar esta norma por imperativo legal”, nota Enrique Cabaleiro González, que defende ainda que esta nova lei “procura mais protagonismo do que utilidade concreta”.

    Ouça aqui a entrevista completa à Rádio Observador.

    Galiza vai multar cidadãos que se recusarem a vacinar. “É uma lei desnecessária”

  • Covid-19. Enfermeiros desviados de centros de saúde para centros de vacinação? "Nada contra"

    O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros vê com bons olhos a hipótese levantada esta quarta-feira pelo coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, de desviar milhares de enfermeiros dos centros de saúde para os centros de vacinação rápida.

    Em entrevista à Rádio Observador, Carlos Ramalho é taxativo: “Não nos podemos queixar um dia do processo de vacinação e no outro criar entraves. Não tenho nada contra essa medida”.

    O dirigente sindical considera ainda que o processo de requisição de enfermeiros para os centros de vacinação contra a Covid-19 deve ser “voluntário e não obrigatório”.

    Ouça aqui a entrevista na íntegra.

    Covid-19. Enfermeiros desviados de centros de saúde para centros de vacinação? “Nada contra”

  • Covid-19. Madeira regista mais um óbito, 74 novos casos e 86 recuperações

    A Madeira registou hoje 74 novos casos de Covid-19 e mais um óbito, elevando para 64 o número de mortes associadas à doença desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde.

    O arquipélago passa a contabilizar 7.033 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, dos quais 1.392 estão ativos.

  • Covid-19. Angola com mais 56 casos, um óbito e 14 doentes recuperados

    Angola registou 56 novas infeções pelo novo coronavírus, mais uma morte e 14 doentes considerados recuperados nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    De acordo com Franco Mufinda, os casos foram registados em Luanda (42), Cabinda (06), Benguela (02), Huambo (02), Lunda Norte (01) e Malanje, com idades entre 2 e 75 anos, dos quais 30 do sexo masculino e os restantes do sexo feminino.

  • Covid-19. São Tomé e Príncipe com mais um óbito e 17 infeções

    São Tomé e Príncipe registou hoje mais um óbito associado à Covid-19 e 17 novos casos, elevando para 17 o número total de mortes e 1.672 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, disse a porta-voz do Ministério da Saúde.

    Isabel dos Santos disse que a vítima mortal é uma mulher de 82 anos, que morreu no hospital de campanha.

    De acordo com a porta-voz, das 17 infeções registadas nas últimas 24 horas, 16 são da ilha de SãoTomé e uma da Região Autónoma do Príncipe, que tem no momento quatro pessoas em isolamento domiciliar.

  • Covid-19. BE diz que Portugal não se deve conformar com escassez de vacinas

    A coordenadora do BE defendeu hoje que o Governo não se deve conformar com a escassez de vacinas “em nome dos lucros das farmacêuticas” e deve, se necessário, negociar com mais laboratórios.

    Após uma audiência, por videoconferência, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a líder bloquista, Catarina Martins, foi questionada pelos jornalistas sobre os atrasos na vacinação contra a Covid-19.

    “Nós achamos que Portugal tem obrigações particulares e não deve de alguma forma conformar-se com a escassez de vacinas que a indústria farmacêutica quer impor ao mundo como forma de alargar os seus lucros. Não tem nenhum sentido”, apelou.

  • Covid-19. Governo dos Açores vai cruzar dados de companhias áreas e laboratórios

    O Governo dos Açores anunciou hoje que vai cruzar dadospara apurar se os passageiros que solicitam teste de despiste do SARS-CoV-2 gratuito viajam efetivamente para a região, na sequência de suspeitas de recurso abusivo aos testes.

    “Tendo surgido algumas denúncias nos últimos dias sobre esta situação, o que o Governo fez foi solicitar às companhias aéreas a listagem dos passageiros embarcados para a região nos últimos tempos, para poder comparar com as listagens que os laboratórios enviam mensalmente para a Direção Regional da Saúde. Mediante essa comparação quem for apanhado nesta circunstância terá de pagar. A fatura será remetida a quem prevaricou”, adiantou, em declarações à Lusa, fonte oficial da Secretaria Regional da Saúde dos Açores.

  • Covid-19. Centro Hospitalar do Médio Tejo levanta suspensão do gozo de férias

    A suspensão temporária do gozo de férias para os profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi levantada com efeitos a partir de 01 de março, informou hoje o conselho de administração.

    O levantamento da suspensão do gozo de férias de todos os profissionais do CHMT insere-se no “plano de retoma progressiva de atividade assistencial”, refere a instituição num comunicado sobre a medida que entrará em vigor a partir de 01 de março.

  • Covid-19. Novo centro de emergência para sem-abrigo em Lisboa ainda não está em obra, diz câmara

    O novo centro de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa, inicialmente previsto para estar pronto em janeiro, ainda não entrou em obras, revelou hoje o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.

    Em outubro do ano passado, o vereador do BE afirmou, em entrevista à Lusa, que a autarquia estava a preparar um centro de emergência para sem-abrigo para substituir o do pavilhão do Casal Vistoso em janeiro de 2021.

    Hoje, em reunião pública da câmara, o autarca disse que “estará para breve o início das obras de um grande equipamento” que “ajudará no processo de estabilização” da resposta destinada às pessoas em situação de sem-abrigo, no âmbito da pandemia de Covid-19.

  • Covid-19. Marcelo pede ao Governo “indispensáveis medidas de apoio” às famílias e empresas

    O Presidente da República pede ao Governo, no texto introdutório do seu último diploma do estado de emergência, que aprove “as indispensáveis medidas de apoio” às famílias e empresas, incluindo moratórias e apoios a fundo perdido.

    Na exposição de motivos do diploma hoje enviado à Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa defende que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos”, considerando que neste momento se impõe renovar o estado de emergência.

    Segundo o chefe de Estado, este quadro legal é necessário “para permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia, enquanto aprove igualmente as indispensáveis medidas de apoio às famílias, aos trabalhadores e empresas mais afetados”.

  • Covid-19. Feitos 125 testes rápidos no parlamento da Madeira depois de caso positivo

    Cento e vinte e cinco testes rápidos foram hoje feitos a deputados, funcionários e jornalistas que acompanham os plenários da Assembleia da Madeira, depois de um funcionário ter testado positivo para a Covid-19, informou o parlamento regional.

    A nota refere que a pessoa que testou positivo é um elemento que trabalha na biblioteca da Assembleia da Madeira, que aguarda em confinamento os resultados definitivos do teste PCR.

  • Covid-19. Associação Académica da UTAD empenhada em evitar o abandono escolar

    A nova direção da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), liderada por Maria Ferreira, tem como prioridade ajudar a mitigar o abandono escolar neste ano marcado pela crise pandémica.

    Maria Ferreira, 21 anos, natural de Guimarães e aluna de mestrado em engenharia Agronómica é a primeira mulher a presidir à AAUTAD, em Vila Real, associação que hoje assinala 33 anos de existência.

1 de 6