Atualizações em direto
  • Depois de Kursk, Ucrânia entra em nova região russa: Belgorod

    As tropas ucranianas terão conseguido entrar na região russa de Belgorod, escreve a SkyNews, que cita órgãos de comunicação social ucranianos.

    Estes estão a divulgar um vídeo onde surgem cinco soldados ucranianos à entrada de um edifício, sendo que um deles diz: “Desejo-vos saúde. O 252.º batalhão está na aldeia de Poroz, Oblast de Belgorod. Glória à Ucrânia.”

    De acordo com a SkyNews, o VoxCheck, projeto ucraniano de verificação de factos, confirmou a veracidade do vídeo e que terá mesmo sido filmado em Poroz, a três quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

    Na passada sexta-feira, e ao fim de quatro dias, Kiev confirmou ter começado uma nova fase da guerra ao reivindicar finalmente a ofensiva à região russa de Kursk.

    Olho por olho. Ucrânia tenta começar nova fase da guerra e aproveita falhas russas em Kursk: “Foi uma chapada na cara para Putin”

  • Ataque aéreo russo causa dois mortos, pai e filho, em Kiev

    Um homem de 35 anos e o filho de 4 foram mortos esta madrugada pela queda de destroços de mísseis durante um ataque russo a Kiev, anunciaram os serviços de emergência da Ucrânia.

    A mesma fonte acrescentou que três pessoas ficaram gravemente feridas depois de destroços terem atingido um prédio de apartamentos no distrito de Brovary, nos subúrbios a leste da capital ucraniana.

    Uma grande parte do país esteve sob alerta aéreo durante toda noite, nomeadamente Kiev, onde se ouviram as primeiras explosões de madrugada.

    A administração militar de Kiev indicou na plataforma de mensagens Telegram que a defesa antiaérea tinha sido ativada.

    Nos últimos dias, muitos ucranianos tinham expressado preocupação com um possível ataque aéreo russo em resposta à incursão em curso na região russa de Kursk, a norte da fronteira com a Ucrânia.

    No Telegram, a Força Aérea Ucraniana informou ainda, por volta das 22h de sábado (20h em Lisboa), que várias regiões do país tinham sido alvo de uma série de ataques de drones.

    As autoridades ucranianas ainda não comunicaram quaisquer danos ou vítimas.

  • Bom dia. Retomamos aqui a cobertura do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

    Pode recuperar os acontecimentos do passado sábado no liveblog que agora encerramos.

    Obrigada por estar connosco.

    “Empurrar a guerra para território do agressor”. Zelensky fala pela primeira vez sobre a incursão na Rússia

1 de 1