Atualizações em direto
  • Exército israelita diz ter atingido alvo no Líbao durante a note

    As Forças de Defesa israelitas (IDF na sigla em inglês) afirmam ter atacado um estrutura militar utilizada pelo Hezbollah nas zonas de Kfar Kila e Tiri no sul do Líbano, segundo uma publicação na rede social X.

    Tratava-se de uma estrutura para lançar rockets, acrescenta o Timesof Israel, e este ataque acontece depois de o Hezbollah ter lançado mais de 40 rockets para o norte de Israel na noite desta terça-feira.

  • “O Irão está a liderar uma guerra psicológica”

    José Filipe Pinto explica que se o Hamas quisesse um cessar-fogo tinha escolhido um líder mais moderado. O especialista em movimentos extremistas sublinha que Blinken é a “figura do realismo” que sabe perfeitamente que agora não há condições para negociar um cessar-fogo.

    Ouça aqui o novo episódio do “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.

    “O Irão está a liderar uma guerra psicológica”

  • Mais de 10 mil soldados israelitas já terão sido assistidos em reabilitação no Ministério da Defesa

    O departamento de reabilitação do ministério da Defesa afirma já ter tratado 10.056 soldados desde o início da guerra com o Hamas, a 7 de outubro do ano passado, segundo escreve o Times of Israel.

    Segundo o ministério dá conta, deste número de soldados, 35% sofrem de stress pós-traumático ou outro tipo de problema mental em consequência do trauma e 37% têm traumas físicos nos membros.

    Dos mais de 10 mil soldados, 68% são reservistas. O departamento está também a dar assistência a cerca de 62 mil veteranos feridos em guerras anteriores e estima que em 2030, sejam cerca de 100 mil as pessoas a precisar de tratamento.

  • Estados Unidos afirmam ter destruído duas embarcações houthi no Mar Vermelho

    A Central de Comando do exército norte-americano (CENTCOM) diz ter destruído dois veleiros houthi no Mar Vermelho, nas últimas 24 horas.

    Segundo o CENTOM, as embarcações dos rebeldes do Iémen “representavam uma clara e iminente ameaça aos Estados Unidos e às forças da coligação e aos veleiros de comércio na região”, pode ler-se numa publicação na rede social X. “Este comportamento imprudente e perigoso do grupo houthi apoiado pelo Irão continua a ameaçar a estabilidade e segurança da região.”

  • Um ataque antes do amanhecer fez 16 mortos na Faixa de Gaza

    Um ataque israelita no centro e norte da Faixa de Gaza terá feito 16 mortos, segundo dá conta a Aljazeera. Entre as vítimas contam-se duas pessoas que terão morrido num bombardeamento a um apartamento na cidade de Beit Lahiya e outras três num ataque a uma casa no campo de refugiados de Maghazi, informa o mesmo meio. Também foram comunicados ataques na zona de Zeiton, na cidade de Gaza.

  • Bom dia!

    Bem-vindo(a) a este liveblog que abrimos agora para acompanhar os desenvolvimentos na guerra entre Israel e o Hamas no Médio Oriente. As principais notícias desta terça-feira ficam agora arquivadas e podem ser consultadas neste link.

    Hamas não vai participar nas negociações para uma trégua desta quinta-feira. Representante no Líbano responsabiliza Netanyahu

1 de 1