Momentos-chave
- Ucrânia e Reino Unido discutem "acordo de cooperação de 100 anos"
- Viktor Orbán quer ser o líder europeu na luta pela paz na Ucrânia
- Rússia vai responder a ataques com armas ocidentais, alerta Lavrov
- Depois de Moscovo, Orbán promete mais "encontros surpresa". Borrell lembra que não tem mandato pela UE
- Moscovo diz ter destruído Patriot ucranianos, Kiev nega informação
- Kremlin está a testar barragem de balões para defesa contra drones
- Estado de emergência declarado em distrito russo depois de ataque ucraniano
- Extinto incêndio que deflagrou em depósito de petróleo na Rússia
- Ataques russos na Ucrânia provocam oito mortos e 16 feridos nas últimas 24 horas
Histórico de atualizações
-
Bom dia, estamos a seguir a guerra na Ucrânia neste outro artigo em direto.
“Condolências não são uma arma”: Zelensky pede ação dos parceiros face aos ataques russos
Obrigada por nos acompanhar, até já!
-
Ucrânia e Reino Unido discutem "acordo de cooperação de 100 anos"
O Presidente da Ucrânia e o novo secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, John Healey, reuniram-se este domingo.
Em cima da mesa estiveram temas como “a implementação do acordo de segurança”, cuja assinatura ocorreu no início do ano — ainda durante o Governo anterior, liderado por Rishi Sunak.
Foi ainda discutida “a preparação de um futuro acordo de cooperação de 100 anos” entre os dois países. O anúncio foi feito pelo líder ucraniano na rede social X.
I met with the newly appointed Secretary of State for Defence of the United Kingdom. We discussed the implementation of the security agreement and the preparation of a future 100-year cooperation agreement between Ukraine and the UK.
Our defense cooperation enables Ukrainian… pic.twitter.com/IPo3Eqbdio
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 7, 2024
-
Atleta ucraniana bate recorde do mundo do salto em altura
A ucraniana Yaroslava Mahuchikh bateu este domingo o recorde do mundo do salto em altura, com 2,10 metros, uma marca que pertencia à búlgara Stefka Kostadinova há quase 37 anos.
Depois de ter garantido o triunfo na Liga Diamante de Paris com um salto de 2,03 metros, Mahuchikh melhorou a marca para 2,07, que era a melhor marca mundial do ano, antes de bater por um centímetro o recorde do mundo de Kostadinova.
Nos Mundiais de Roma, em 30 agosto de 1987, Stefka Kostadinova tinha garantido o título com 2,09 metros, recorde que durou até ao salto deste domingo de Yaroslava Mahuchikh.
Bronze em Tóquio2020 e campeã mundial em Budapeste2023, Yaroslava Mahuchikh assume-se como grande candidata à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Paris2024.
-
Viktor Orbán quer ser o líder europeu na luta pela paz na Ucrânia
Depois de reunir com Putin e Zelensky na mesma semana, o primeiro-ministro húngaro promete “mais encontros supreendentes”. Na mesma entrevista, publicada este fim de semana, Orbán responde às críticas de Bruxelas e deixa as suas próprias acusações, destacando que tem “a obrigação moral” de manter o diálogo com todas as partes, no caminho para a paz.
Depois de reunião com Putin, Orbán assume-se como líder europeu para alcançar a paz na Ucrânia
-
Rússia vai responder a ataques com armas ocidentais, alerta Lavrov
“Os Estados Unidos e a NATO continuam a dizer que não estão em guerra com a Rússia. Isto não se trata de uma atitude corajosa perante uma situação má e eles compreendem-no perfeitamente”, criticou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo sobre o apoio ocidental do Ocidente à Ucrânia.
Questionado sobre os bombardeamentos ucranianos em regiões russas, com armas ocidentais, Lavrov deixou um aviso. “O Presidente disse que íamos responder. E eu estou convencido que se verá num futuro próximo”, afirmou numa entrevista citada pela TASS.
-
Depois de Moscovo, Orbán promete mais "encontros surpresa". Borrell lembra que não tem mandato pela UE
Dias depois de se ter reunido com Vladimir Putin, sob um coro de críticas dos líderes europeus, Viktor Orbán reafirmou o seu desejo de ser a voz do diálogo na UE, dizendo que vai ter mais “encontros surpresa”, mas sem revelar com quem seriam.
“É um império real, um homem que domina um verdadeiro império”, relatou Orbán sobre a Rússia de Putin, numa entrevista ao jornal suíço DieWeltwoche, em que elogiou a racionalidade de Putin e criticou a liderança europeia por querer respostas burocráticas e não políticas.
De Bruxelas chegaram mais críticas sobre os encontros do primeiro-ministro húngaro. Sobre a deslocação de Orbán ao Azerbaijão, para a reunião da Organização dos Estados Turcos, Josep Borrell afirmou que esta se insere nas “relações bilaterais” da Hungria com a organização.
“[A presidência rotativa do Conselho da UE] não implica qualquer representação da União” seja para negociar com a Rússia ou com outras organizações, lembrou o representante da UE para os Negócios Estrangeiros num comunicado ontem à noite.
-
Moscovo diz ter destruído Patriot ucranianos, Kiev nega informação
“A tripulação do complexo operacional-tático Iskander atacou a posição de uma bateria do sistema de mísseis antiaéreos Patriot das forças armadas ucranianas perto da aldeia de Yuzhnoye, na região de Odessa. Como resultado do ataque, foram destruídos dois lançadores de mísseis de defesa aérea Patriot e um radar Giraffe“, relatou o Ministério da Defesa russo, num comunicado citado pela agência estatal TASS.
O comandante da força aérea ucraniano negou a informação, dizendo que os russos tinham sido enganados por cópias realistas dos sistemas de defesa, que tinham sido colocadas como engodo. “O pessoal da força aérea tomou medidas de defesa passiva! Obrigado a todos os que ajudaram com os modelos de alta qualidade de aeronaves e sistemas SAM. O inimigo tem agora menos mísseis Iskander e serão entregues mais modelos falsos”, escreveu Mykola Oleshchuk no Telegram, numa mensagem citada pela Reuters.
-
Kremlin está a testar barragem de balões para defesa contra drones
O Kremlin está a testar uma barragem de balões, para construir um cordão defensivo contra os drones ucranianos, que se têm revelado eficazes na destruição de alvos militares e de centrais de energia russos. A estratégia era utilizada na primeira e segunda guerras mundiais e baseia-se na construção de uma rede física, suspensa nos balões.
“A nossa principal atividade é a construção de dirigíveis de carga, mas hoje, com base na experiência dos nossos antepassados, criámos o sistema de proteção ‘Barrier’”, explicou a diretora da firma aeroespacial que está a conduzir os testes, citada pelo The Telegraph. Os balões estão equipados com radares, bloqueadores de sinais eletrónicos e câmaras com um raio de ação de mais de 11 quilómetros e 360 graus de rotação.
-
Estado de emergência declarado em distrito russo depois de ataque ucraniano
O governador de Podgorensky, um distrito russo, próximo da fronteira com a Ucrânia declarou estado de emergência, devido a um ataque noturno de drones ucranianos.
A defesa russa destruiu todos os drones, mas as explosões começaram um incêndio numa zona residencial e levou ao encerramento de estradas, relatou Alexander Gusev, no seu canal do Telegram.
Kiev não confirmou oficialmente o ataque, mas fontes do exército avançaram ao The Kyiv Independent que os serviços de segurança ucranianos realizaram uma operação durante a noite num depósito de armas na região de Voronezh, onde fica Podgorensky.
Entrada atualizada às 12h06
-
Extinto incêndio que deflagrou em depósito de petróleo na Rússia
O incêndio que deflagrou num depósito de petróleo na madrugada deste sábado após um ataque de drones na região russa de Kasnodar já foi extinto.
“Na aldeia de Leningradskaya, as equipas de salvamento extinguiram um incêndio num depósito de petróleo na sequência de um ataque de drones”, informaram as autoridades, segundo a agência estatal TASS.
-
Ataques russos na Ucrânia provocam oito mortos e 16 feridos nas últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas, ataques russos a várias regiões ucranianas fizeram oito mortos e 16 feridos.
Os ataques russos visaram as regiões ucranianas de Poltava, Kirovohrad, Zaporíjia, Chernihiv, Lugansk, Sumy, Dnipropetrovsk, Kherson, Kharkiv e Donetsk. As vítimas foram registadas, segundo o jornal ucraniano Kyiv Independent, nas últimas quatro regiões.
⚡️Russian attacks across Ukraine kill 8, injure 16 over past day.
Russia targeted a total of 10 Ukrainian oblasts – Poltava, Kirovohrad, Zaporizhzhia, Chernihiv, Luhansk, Sumy, Dnipropetrovsk, Kherson, Kharkiv, and Donetsk. Casualties were reported in the latter four regions.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) July 7, 2024
-
Bom dia.
Abrimos este liveblog para continuar a acompanhar o conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Pode rever as notícias que marcaram este sábado nesta página, que agora arquivamos.
Fique connosco.
Lutadores russos renunciam em bloco a participar nos Jogos Olímpicos