Momentos-chave
- Protestos em várias cidades italianas contra as restrições associadas ao certificado verde digital
- Boletim DGS: 9 mortes em Lisboa e Vale do Tejo. 10 vítimas tinham 80 ou mais anos
- Boletim DGS: Lisboa e Vale do Tejo concentra 41% das infeções
- Boletim DGS: há mais 3.232 recuperados. Casos ativos diminuem
- Boletim DGS: internamentos (em enfermaria e UCI) continuam a descer
- Boletim DGS: mais 2.621 casos e 17 mortos nas últimas 24 horas
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Este liveblog fica por aqui, para continuar a acompanhar todas as notícias sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo poderá fazê-lo aqui.
-
Covid-19: Madeira regista 42 novos casos e 18 recuperados nas últimas 24 horas
A Madeira registou nas últimas 24 horas 42 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-Cov-2 e 18 recuperados da doença covid-19, contabilizando agora 260 situações ativas.
Covid-19: Madeira regista 42 novos casos e 18 recuperados nas últimas 24 horas
-
Covid-19: Guiné-Bissau critica "escândalo universal" de problemas no acesso a vacinas
“Já se vacina no mundo desde o dezembro do ano passado e janeiro deste ano e a Guiné-Bissau como muitos países africanos tem recebido muitos poucas doses de vacina”, alertou a responsável.
Covid-19: Guiné-Bissau critica “escândalo universal” de problemas no acesso a vacinas
-
Madeira regista 42 novos casos de Covid-19 e 18 recuperados nas últimas 24 horas
A Madeira registou nas últimas 24 horas 42 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-Cov-2 e 18 recuperados da doença Covid-19, contabilizando agora 260 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela DRS, há hoje a reportar “42 novos casos de infeção por SARS-CoV-2” na região autónoma, pelo que a Madeira passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 10.459 casos confirmados de Covid-19.
Dos 42 novos casos, 33 são de transmissão local e nove são importados, do quais seis do Reino Unido, dois de Espanha e um da região de Lisboa e Vale do Tejo.
A DRS adianta também que, nas últimas 24 horas, 18 pessoas recuperaram da doença, passando a Madeira a contabilizar um total 10.124 casos recuperados.
-
Cabo Verde com 34 infetados por Covid-19 em 24 horas
Cabo Verde registou mais 34 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 34.010 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Em comunicado, aquele ministério anunciou que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.217 amostras desde sexta-feira, com uma taxa de positividade global de 2,8%.
No concelho da Praia, capital e principal foco da pandemia de Covid-19 no país, foram registados mais 12 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas (em 302 amostras, taxa de positividade de 4%), contando agora com 242 casos ativos.
Ainda na ilha de Santiago registaram-se novos casos de Covid-19 nos concelhos de São Salvador do Mundo (quatro), Santa Catarina (dois), Tarrafal (dois) e São Miguel (um).
Segundo os dados do Ministério da Saúde, foram também confirmados casos de Covid-19 nas ilhas da Boa Vista (sete), Fogo (quatro) e São Vicente (dois).
-
Guiné-Bissau regista 62 novos casos de Covid-19
A Guiné-Bissau registou 62 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.
Segundo os dados, na sexta-feira foram registados mais 62 casos para um total acumulado de 4.764 e realizados 480 testes.
Mais 36 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 4.135 e há 544 casos ativos no país.
Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau já registou 79 vítimas mortais devido à Covid-19.
-
Covid-19. Protestos contra o certificado de saúde em várias cidades francesas pela quarta semana consecutiva
A partir de segunda-feira, o certificado de recuperação ou vacinação será necessário em França para aceder a cafés, restaurantes, viagens de longa distância e, em alguns casos, hospitais.
Fotogaleria. Protestos contra o certificado de saúde em várias cidades europeias
-
Navio patrulha em missão na Madeira substituído devido a 12 casos positivos de Covid-19
A tripulação foi submetida a testes PCR depois de um militar ter perdido o paladar e foram confirmados 12 casos positivos. Militares com teste positivo foram transferidos para uma unidade hoteleira.
Navio patrulha em missão na Madeira substituído devido a 12 casos positivos de Covid-19
-
Protestos em várias cidades italianas contra as restrições associadas ao certificado verde digital
Várias cidades italianas foram hoje palco de protestos de cidadãos que estão contra a introdução de novas restrições no acesso a determinados espaços fechados, tais como a obrigatoriedade de mostrar um certificado verde digital (de vacinação).
Mais de 1000 pessoas concentraram-se na Piazza del Popolo, no centro de Roma, aos gritos de “Não ao certificado verde!” e “Liberdade”.
Milhares marcharam pelas ruas de Milão, alguns a usar estrelas de David como as que os judeus eram obrigados a usar na Alemanha Nazi, mas com os dizeres “Não vacinado”.
Cerca de 100 pessoas do movimento “No Vax” também se concentraram em Nápoles, em protesto contra a intenção de vacinar crianças. “Tirem as mãos das crianças” e “Vergonha! Vergonha!” foram algumas das palavras de ordem.
O certificado verde digital tornou-se obrigatório em Itália para entrar nos cinemas, nos museus e nos eventos desportivos em espaços fechados, bem como para comer no interior dos restaurantes.
-
Mais 34 óbitos e 1.273 infetados em Moçambique
Moçambique registou mais 34 óbitos associados à covid-19 e 1.273 infeções nas últimas 24 horas, anunciou este sábado o Ministério da Saúde.
As vítimas mortais são todas de nacionalidade moçambicana, com idades entre 25 e 99 anos, referiu o ministério em nota diária de atualização de dados.
Moçambique eleva o total acumulado de mortes por covid-19 para 1.600 e o de casos para 131.430, dos quais 77% recuperados da doença.
O país tem 27.806 casos ativos do novo coronavírus SARS-CoV-2 e, destes, 430 estão internados.
-
Angola registou 103 novos casos e duas mortes nas últimas 24 horas
Angola registou 103 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, duas mortes associadas à Covid-19 e 67 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde.
No mesmo período, foram reportadas duas mortes, ambas do sexo masculino, com 52 e 60 anos, no Moxico, tendo, no entanto, sido recuperadas 67 pessoas, entre três e 71 anos, distribuídas por Luanda (25), Lunda Sul (13), Cunene (10), Moxico (9), Huíla (8) e Cabinda (2).
Angola totaliza este sábado 43.592 casos positivos, 1.044 óbitos, 40.079 recuperados e 2.469 ativos, dos quais 11 em estado crítico, 15 graves, 92 moderados, oito leves e 2.343 assintomáticos, estando em internamento 126 pessoas, em quarentena institucional 217 outras e sob vigilância epidemiológica 784 contactos.
Os laboratórios processaram nas últimas 24 horas 2.492 amostras de testes por RT-PCR, perfazendo o cumulativo de 830.494 amostras processadas até à data, com uma taxa de positividade de 5.2%.
-
Surto em lar de Almodôvar com 44 infetados e uma vítima mortal
Um surto de covid-19 num lar de Almodôvar (Beja) já infetou 44 pessoas, entre utentes e funcionárias, e resultou na morte de um idoso.
Surto em lar de Almodôvar com 44 infetados e uma vítima mortal
-
Itália. Professores e funcionários ainda sem vacina correm risco de suspensão
Mais de 200 mil professores e funcionários escolares em Itália ainda não receberam qualquer dose da vacina contra a Covid-19 a um mês do arranque do ano letivo, correndo o risco de suspensão e perda de salário no regresso.
A apresentação do certificado sanitário é obrigatória para funcionários e docentes no regresso às aulas, que deve comprovar ou que estão vacinados, ou recuperados da doença ou um teste negativo à Covid-19.
Os dados semanais do Governo italiano sobre a campanha de vacinação no país, hoje divulgado, mostra que dos 1.465.572 professores e funcionários escolares do país, 217.870 ainda não foram vacinados com a primeira dose da vacina, representando 14,87% do total.
No caso dos professores universitários, estes correm o risco de ter as funções e os salários suspensos caso não apresentem o certificado, a menos que não tenham sido vacinados por motivos de saúde.
A decisão, que está a provocar um aceso debate, foi criticada pelos sindicatos, que acreditam que “não se pode introduzir suspensões e sanções” e consideram que isto pode criar um “precedente perigoso”.
Lamentaram também que com a decisão aos diretores escolares seja agora acometida a função de inspetores sanitários, que devem assegurar que os professores têm o certificado sanitário.
-
Covid-19. Vacina evitou 38.300 mortes na Alemanha
Um estudo do Instituto Robert Koch de virologia estima que vacinação tenha evitado 38.300 mortes na Alemanha, mais de 706.000 infeções e cerca de 20.000 internamentos em cuidados intensivos.
-
Covid-19. Espanha prolonga quarentena para seis países africanos e sul-americanos
Espanha prolongou, mais uma vez e até dia 27 de agosto, a quarentena de dez dias aos passageiros que cheguem de seis países africanos sul-americanos particularmente afetados pela pandemia.
Covid-19. Espanha prolonga quarentena para seis países africanos e sul-americanos
-
Polícia lança gás lacrimogéneo contra manifestantes pró-democracia em Banguecoque
A polícia tailandesa disparou gás lacrimogéneo e balas de borracha contra várias centenas de manifestantes pró-democracia reunidos em Banguecoque para exigir uma reforma política.
Polícia lança gás lacrimogéneo contra manifestantes pró-democracia em Banguecoque
-
Covid-19. Investigador avisa para "uma ligeira onda" este mês com abertura do país
O investigador Carlos Antunes afirmou que “é natural” que ainda haja “uma ligeira onda” de Covid-19 este mês devido ao fim das medidas de restrição de horários e de atividades desde o dia 1 de agosto
Covid-19. Investigador avisa para “uma ligeira onda” este mês com abertura do país
-
"É uma belíssima ideia!". Associação de Lares e Casas de Repouso concorda com testes surelógicos nessas instituições
João Ferreira de Almeida, da Associação de Lares e Casas de Repouso, concorda com a testagem da imunidade à Covid-19 nessas instituições. “Só com informação objetiva se podem tomar medidas”
-
Internamentos voltam a descer. Dez das 17 vítimas mortais tinham 80 ou mais anos
Este sábado é o quinto dia consecutivo em que se assinala uma redução de internamentos. Nas últimas 24 horas morreram mais 17 pessoas, nove delas em Lisboa e Vale do Tejo.
Internamentos voltam a descer. Dez das 17 vítimas mortais tinham 80 ou mais anos
-
Boletim DGS: 9 mortes em Lisboa e Vale do Tejo. 10 vítimas tinham 80 ou mais anos
Nove das 17 mortes registadas nas últimas 24 horas dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo, sendo que na região Norte assinalam-se outros quatro óbitos a lamentar.
Duas vítimas mortais dizem respeito ao Alentejo. No Centro, bem como no Algarve, ocorreu uma morte.
Considerando as 17 vítimas mortais, nove correspondem ao sexo feminino e oito ao sexo masculino.
A distribuição por faixa etária assume a seguinte forma:
- dos 40 aos 49 anos: uma mulher;
- dos 50 aos 59 anos: um homem;
- dos 60 aos 69: dois homens;
- dos 70 aos 79 anos: um homem e duas mulheres;
- 80 ou mais anos: quatro homens e seis mulheres.