Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Obrigado por ter acompanhado este liveblog.

    Para ler as notícias referentes à pandemia desta terça-feira, siga este link.

    Covid-19. Europa ultrapassa um milhão de mortes

  • Pedidos ao fundo que paga salários em atraso aumentam 22,5% em 2020

    Julho e Agosto foram os meses em que se registou um maior número de pedidos ao Fundo de Garantia Salarial, com 1.712 e 1.467. Centro distrital do Porto foi o que registou mais requerimentos.

    Pedidos ao fundo que paga salários em atraso aumentam 22,5% em 2020

  • Covid-19. Número de estudantes do ensino superior com bolsas de estudo aumenta 4% para os 75 mil

    Até 9 de março foram atribuídas 74.809 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, o que representa um aumento de mais cerca de 2.600 bolsas do que no último ano.

    Covid-19. Número de estudantes do ensino superior com bolsas de estudo aumenta 4% para os 75 mil

  • Espanha. Taxa de incidência acumulada continua a subir

    As autoridades de saúde espanholas reportaram esta segunda-feira mais 22.744 casos de Covid-19 e 197 mortes — dados que correspondem ao acumulado de sexta-feira a domingo. No mesmo período o país contabilizou ainda 894 novos internamentos em unidades hospitalares.

    O nível de incidência acumulada continua com tendência crescente, tendo aumentado de 182 (sexta-feira) para 199 casos diagnosticados por 100 mil habitantes

    Desde o início da pandemia, Espanha já registou 76.525 mortes por Covid-19 e mais de 3 milhões de casos positivos da doença (3.370.256).

  • Covid-19. Governo dos Açores acusa República de falta de solidariedade com pais em casa

    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores acusa o Governo da República de falta de solidariedade, por não apoiar os pais que têm que ficar com os filhos em casa em ensino à distância.

    Covid-19. Governo dos Açores acusa República de falta de solidariedade com pais em casa

  • Covid-19. Estudos no Reino Unido confirmam que variante britânica não provoca doença mais grave

    As pessoas infetadas com a variante identificada no Reino Unido (B.1.1.7) não contraem formas mais graves da Covid-19, segundo os estudos. “Não há associações estatisticamente significativas.”

    Covid-19. Estudos no Reino Unido confirmam que variante britânica não provoca doença mais grave

  • Covid-19. Passageiros da TAAG para Lisboa vão fazer check-in no dia anterior à viagem

    Os voos de Angola com destino a Lisboa são realizados semanalmente às quartas-feiras e passageiros vão fazer o check-in na véspera da viagem, até ás 20h. O medida serve para controlar a Covid-19.

    Covid-19. Passageiros da TAAG para Lisboa vão fazer check-in no dia anterior à viagem

  • Covid-19. Vacinas não devem agravar discrepância entre pessoas e países, afirmam bispos portugueses

    As vacinas contra a Covid-19 representam “um grande feito científico e uma esperança para uma normalização da vida social e económica”, mas não podem agravar as desigualdades já existentes.

    Covid-19. Vacinas não devem agravar discrepância entre pessoas e países, afirmam bispos portugueses

  • Covid-19: Guiné-Bissau trabalha com autoridades portuguesas para identificar eventuais testes falsos

    A Guiné-Bissau está a trabalhar com as autoridades portuguesas para identificar testes falsos de Covid-19 de pessoas que chegam ao país. O objetivo é combater a onda de falsificação de resultados.

    Covid-19: Guiné-Bissau trabalha com autoridades portuguesas para identificar eventuais testes falsos

  • Covid-19. Escolas no Algarve com 13 surtos e 42 turmas em isolamento

    Os dados divulgados pelas autoridades de saúde do Algarve revelam que existem 13 surtos de Covid-19 e 42 turmas em isolamento. Na região “há agora uma maior incidência nas crianças”.

    Covid-19. Escolas no Algarve com 13 surtos e 42 turmas em isolamento

  • Nova variante preocupa Londres. Testes reforçados

    Depois de confirmados 44 casos da variante sul-africana e de outros 30 casos prováveis estarem a ser analisados, os testes à Covid-19 e o sequenciamento genético das amostras vão ser reforçados na capital britânica.

    Segundo a Sky News, o reforço será feito essencialmente na zona sul de Londres, nos bairros de Wandsworth e Lambeth, onde foram detetados os casos. As autoridades locais apelam a que todas as pessoas com 11 anos ou mais que residem, trabalham ou frequentam estes dois bairros façam um teste PCR, mesmo que não tenham sintomas.

  • Irlanda. AstraZeneca não será administrada a menores de 60 anos

    A decisão foi tomada esta segunda-feira: na Irlanda, menores de 60 anos não irão ser inoculados com a vacina da AstraZeneca.

    A recomendação foi feita pelo National Immunization Advisory Committee (NIAC), um órgão consultivo do Governo e inclui também pessoas que tenham risco alto ou muito alto de contrair doença Covid grave (desde que não ultrapassem os 60 anos de idade).

  • Covid-19. Novos apoios atenuam intenções de insolvência na restauração, mas são insuficientes

    Os novos apoios para a restauração baixaram para 37% a percentagem de restaurantes com intenção de insolvência. No entanto, os empresários consideram que as medidas são ainda insuficientes.

    Covid-19. Novos apoios atenuam intenções de insolvência na restauração, mas são insuficientes

  • Covid-19. Madeira prevê reabertura total em outubro com 70% da população vacinada

    A Madeira prevê que a reabertura total das atividades aconteça na primeira semana de outubro, “depois de cerca de 70% da população vacinada”. O “primeiro grande evento” será a Festa da Flor.

    Covid-19. Madeira prevê reabertura total em outubro com 70% da população vacinada

  • AstraZeneca. Morte de homem de 30 anos sob investigação

    A morte de um professor em Toledo, Espanha, vai ser investigada, já que se suspeita que o óbito se deve a uma reação adversa à vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19.

    Segundo o El Mundo, o doente morreu esta segunda-feira após sofrer uma trombose grave.

  • Covid-19. Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

    Até esta segunda-feira “o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo”. Cerca de 100 mil autotestes já foram distribuídos às farmácias.

    Covid-19. Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

  • "A testagem das crianças é muito importante", defende infecciologista

    Em entrevista na Rádio Observador, Maria João Brito, diretora do Serviço de Infecciologia do Hospital Pediátrico Dona Estefânia, considera “muito importante” aumentar a testagem das crianças à Covid-19 também nas idades mais precoces.

    “Nestes grupos etários é importante, porque tem havido surtos, até em creches, e, sem uma vacina disponível em massa, só os testes são capazes de identificar contágios e ajudar a quebrar as cadeias de transmissão”, defende a infecciologista.

    Covid-19. “A testagem das crianças é muito importante”, defende infeciologista do Hospital Dona Estefânia

    Maria João Brito salienta ainda o impacto da variante britânica na disseminação do vírus: “Mesmo nas crianças mais pequenas, e porque esta variante está a dominar a Grande Lisboa e o Algarve, a transmissão tem surgido por surtos nalgumas escolas e creches”.

  • Madeira já administrou mais de 60 mil vacinas

    Mais de 60 mil vacinas contra a Covid-19 foram já administradas no arquipélago da Madeira, revelou esta segunda-feira o Governo Regional.

    Até ao dia 11 de abril, foram administradas na Região Autónoma da Madeira (RAM), 60.014 vacinas contra a Covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020”, diz uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC).

    A SRSPC realça que “as pessoas vacinadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra a Covid-19 na RAM, de acordo com a alocação das vacinas à região”.

  • Portugueses queixam-se de voos de repatriamento do Brasil mas Governo rebate críticas

    Portugueses e cidadãos residentes em território nacional retidos no Brasil têm recorridos às redes sociais para se queixarem dos voos de repatriamento, mas a embaixada de Portugal rejeita as críticas, que classifica de “injustas” e infundadas”.

    São dezenas as queixas que se acumulam na página da rede social Facebook da embaixada de Portugal em Brasília sobre os voos de repatriamento que têm sido autorizados pelos Governos português brasileiro, em regime de reciprocidade, desde que foi anunciada a suspensão as viagens devido à pandemia de Covid-19, em janeiro.

    No entanto, em declarações à agência Lusa, o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, afirmou que “essas críticas são, em grande parte, infundadas” e “injustas”, recordando que um total de nove voos extraordinários foram e serão realizados até 15 de abril.

  • França com novo máximo. Quase 6 mil doentes em UCI

    Em França, nas últimas 24 horas, registaram-se mais 385 mortes de doentes Covid e 8.536 novos casos. Foi nas unidades de cuidados intensivos que o país chegou a um novo máximo, com 5.916 internados em estado grave (mais 78 do que no domingo).

    Em termos de vacinação, 11.030.780 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina (16,5% da população total e 21% da população adulta) e 3.833.501 pessoas receberam duas doses (5,7% e 7,3%).

1 de 4