Momentos-chave
Histórico de atualizações
-
Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo do dia de ontem, sábado.
Reino Unido eleva nível de alerta por causa da variante Ómicron
Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!
-
Covid-19. Portugal enviou mais 453.600 doses de vacinas para Angola
Portugal enviou para Angola mais 453.600 doses de vacinas contra a Covid-19, através da iniciativa Covax (Acesso global às vacinas da Covid-19.
Covid-19. Portugal enviou mais 453.600 doses de vacinas para Angola
-
Covid-19. Madeira regista 169 novos casos e um total de 852 infeções ativas
A Madeira registou 169 casos de Covid-19 e 120 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 852, com 29 doentes hospitalizados.
Covid-19. Madeira regista 169 novos casos e um total de 852 infeções ativas
-
Boletim DGS. Mais 5 internamentos e 5 doentes em UCI
Segundo o Boletim da DGS, o número de internamentos subiu em relação a esta sexta-feira e há mais cinco doentes internados com Covid-19, num total de 952.
Em Unidade de Cuidados Intensivos estão 142 doentes, mais cinco em relação a ontem.
-
Boletim DGS. Mais 5373 casos e 19 mortos por Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas foram registados mais 5373 novos casos de Covid-19 em Portugal, segundo a informação que acaba de ser divulgada pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
Os dados da DGS assinalam, também, 19 mortes cuja causa foi atribuída à infeção pelo novo coronavírus.
-
Açores com 20 novos casos e 30 recuperações
Os Açores registaram hoje 20 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e 30 recuperações, tendo agora 285 casos ativos, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.
Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, nas últimas 24 horas foram “diagnosticados 20 novos casos positivos”, dos quais “18 em São Miguel e dois na Terceira, resultantes de 1.095 testes realizados”.
Na ilha de São Miguel, 12 casos foram registados no concelho de Ponta Delgada, cinco na Lagoa e um na Ribeira Grande, enquanto na ilha Terceira os dois casos foram diagnosticados em Angra do Heroísmo.
O número de internamentos por covid-19 não sofreu alterações, havendo “um doente internado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada”, na ilha de São Miguel.
Verificaram-se 30 recuperações nas últimas 24 horas, 18 na ilha de São Miguel, seis na Terceira, cinco no Faial e uma no Pico.
Os Açores têm agora 285 casos ativos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 225 em São Miguel, 46 na Terceira, seis no Faial, três no Pico, dois no Corvo, dois nas Flores e um em Santa Maria.
Desde o início da pandemia, foram diagnosticados na região 10.372 casos de infeção, tendo ocorrido 9.853 recuperações e 48 óbitos.
Até terça-feira, tinham vacinação completa contra a covid-19 nos Açores 197.309 pessoas, o equivalente a 83,4% da população do arquipélago.
Tinham ainda recebido a dose de reforço 18.244 utentes.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.
A covid-19 provocou pelo menos 5.286.793 mortes em todo o mundo, entre mais de 267,88 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.626 pessoas e foram contabilizados 1.185.036 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.
-
Destruição de habitats aproximou vírus do homem e riscos vão continuar
Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical avisa que enquanto continuarmos a destruir florestas, sabemos que há um aumento das ameaças por doenças infecciosas emergentes.
Destruição de habitats aproximou vírus do homem e riscos vão continuar
-
A UK Health Security Agency (UKHSA), a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, analisou os níveis de proteção das vacinas AstraZeneca e Pfizer/BioNTech em relação às variantes Ómicron e Delta e o resultado é que, perante a primeira os níveis são “muito mais baixos” quando em comparação com a segunda. Contudo dados relativos a 581 pessoas com Ómicron, mostram que a dose de reforço se traduz num aumento considerável da eficácia com 70% a 75% de proteção perante infeções sintomáticas, segundo noticia o The Guardian.
Esta análise da UKHSA surge numa altura em que o Reino Unido lida com um aumento de casos diários que já atingiu os valores mais altos desde há um ano e a Ómicron pode tornar-se a variante dominante no país em meados de dezembro. As autoridades apelam a todas as pessoas elegíveis para vacinação que levem a referida terceira dose.
-
Bom dia!
Vamos concentrar neste liveblog todas as últimas notícias relacionadas com a pandemia de Covid-19, ao longo deste sábado.
Recordo aqui o liveblog de ontem.Portugal iniciará a vacinação das crianças no fim de semana de 18 e 19