Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Obrigado por ter acompanhado este liveblog. Para ler as notícias referentes à pandemia desta quinta-feira, carregue aqui.

  • Imunidade de grupo pode ser conseguida só com 80% a 85%, admite Manuel Carmo Gomes

    Epidemiologista justifica mudança nos valor devido às variantes mais contagiosas e defende vacinação de crianças e grávidas. Carmo Gomes considera que Portugal está “num novo paradigma”.

    Imunidade de grupo pode ser conseguida só com 80% a 85%, admite Manuel Carmo Gomes

  • Vila de Rabo de Peixe deixa de estar sujeita a medidas restritivas especiais

    A vila de Rabo de Peixe, nos Açores, vai deixar de estar sujeita a medidas restritivas especiais devido à Covid-19, a partir de sábado, continuando, no entanto, em alto risco de transmissão, como o restante concelho da Ribeira Grande.

    “Até agora Rabo de Peixe representava sempre mais de 50% dos casos da Ribeira Grande. Exigia uma atenção particular. Neste momento, deixa de ter este peso, passando a representar cerca de 30% dos casos da Ribeira Grande, por isso, as medidas de alto risco aplicam-se de forma igual a todo o concelho”, revelou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses.

  • Já foi criada a “casa aberta” para vacinar pessoas com mais de 60 anos

    A task-force para a vacinação contra a Covid-19 anunciou que já foi criada uma “casa aberta” para inocular, com a primeira dose, pessoas com mais de 60 anos que ficaram de fora do processo.

    Esta modalidade vai permitir que “qualquer pessoa acima dos 60 anos que se dirija a um posto de vacinação não precise de marcação para ser imediatamente vacinada”, conforme já tinha explicado o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na quarta-feira da semana passada.

    Segundo uma nota enviada aos jornalistas, para serem vacinados nesta modalidade os utentes “devem, obrigatoriamente, dirigir-se ao centro de vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde, que normalmente corresponde ao da sua área de residência”.

  • Covid-19. Rui Rio exige ao Governo "coragem" para tomar medidas mais pesadas em Lisboa e Braga

    O presidente do PSD considerou que “o Governo tem de ter a coragem de tomar medidas mais pesadas” nos concelhos em que os números de infetados estão a disparar, designadamente Lisboa e Braga.

    Covid-19. Rui Rio exige ao Governo “coragem” para tomar medidas mais pesadas em Lisboa e Braga

  • G7. Guterres vai pedir um plano de vacinação global contra a Covid-19

    Guterres vai exigir ao G7 um “grande salto” e espera um “plano global de vacinação” contra a Covid-19. Combate ao aquecimento global é outra das prioridades para do secretário-geral da ONU.

    G7. Guterres vai pedir um plano de vacinação global contra a Covid-19

  • Angola com oito mortes, 151 novos casos e 185 recuperações em 24 horas

    Angola registou 151 novos casos de Covid-19 em 24 horas, assim como oito mortes e 185 recuperações da doença, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Foram consideradas recuperadas da doença 185 pessoas, entre os casos ativos, 12 estão em estado crítico e 30 em estado grave.

    Angola passa agora a somar 36.155 casos desde o início da pandemia, incluindo 811 óbitos e 29.553 recuperados da doença, estando ativos 5.791 casos.

  • EUA vão comprar 500 milhões de doses à Pfizer para distribuir pelo mundo

    Os Estados Unidos chegaram a um acordo com a Pfizer e com a BioNTech para a compra de 500 milhões da vacina contra a Covid-19 que serão doadas a cerca de 100 países nos próximos dois anos, de acordo com o The New York Times e com o Washington Post. O acordo ainda não confirmado oficialmente, mas é expectável que seja anunciado nos próximos dias.

    De acordo com o mesmo jornal norte-americano, que cita fontes próximas do negócio, 200 milhões de doses vão ser distribuídas este ano, enquanto as restantes (300 milhões) vão ser entregues em 2022.

    Antes da compra destas 500 milhões de doses, a Casa Branca já tinha assinado com um contrato com a Pfizer/BioNTech para a compra de 300 milhões de doses da vacina (que exige duas tomas).

    Estes números, no entanto, estão ainda longe dos 11 mil milhões de doses que a Organização Mundial de Saúde estima serem necessárias para vacinar todo o mundo.

  • Moçambique anuncia mais 74 casos e um óbito

    Moçambique registou mais um óbito por Covid-19, e 74 novos casos, de acordo com o relatório sobre a pandemia relativo às últimas 24 horas.

    A vítima mortal era um paciente do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com 45 anos.

    Moçambique tem um total acumulado de 840 mortes e 71.239 casos de Covid-19, 98% dos quais recuperados da doença e 16 internados.

    O país tem um total de 686 casos ativos.

  • Covid-19. Peritos da ONU pedem ao G7 garantias de igualdade no acesso às vacinas

    Especialistas em direitos humanos da ONU apelaram esta quarta-feira às sete maiores economias do mundo (G7) para que garantam igual acesso às vacinas contra a Covid-19 nos países em desenvolvimento.

    Covid-19. Peritos da ONU pedem ao G7 garantias de igualdade no acesso às vacinas

  • Seleção espanhola será vacinada antes da estreia no Euro2020

    O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta quarta-feira que todos os jogadores da seleção nacional de futebol vão ser vacinados antes da estreia no Euro2020, como já tinha acontecido com todos os atletas que participarão nos Jogos Olímpicos.

    O exército ficará responsável por este processo de imunização dos jogadores para impedir que sejam utilizados recursos do sistema de saúde alocados à imunização da população.

  • Espanha com mais novos casos, mas menos mortes do que ontem

    O Ministério da Saúde espanhol reportou 4.427 casos de Covid-19 esta quarta-feira, mais do que ontem, dia em que se registaram 3.504 casos.

    Foram também notificadas mais 23 mortes devido ao contágio pelo novo coronavírus, um número inferior ao de ontem (73).

    A incidência acumulada em Espanha caiu, situando-se agora nos 111 casos por 100 mil habitantes.

    No total, desde o início da pandemia, foram infetadas 3.715.454 pessoas e morreram 80.332.

  • Itália com menos casos e menos mortes do que ontem

    As autoridades italianas notificaram esta quarta-feira 2.199 casos de infeção pelo novo coronavírus, mais do que ontem, quando se registaram 1.896.

    Nas últimas 24 horas morreram 77 pessoas em Itália devido à Covid-19, um número inferior ao de ontem (102).

    Desde o início da pandemia já se registaram no país 126.767 mortes e 4.237.790 casos de infeção.

  • Obrigação de usar máscara na rua renovada por mais três meses

    O Parlamento acaba de aprovar a proposta do PS para voltar a renovar a obrigatoriedade do uso de máscaras da rua “nos casos em que o distanciamento físico recomendado se mostre impraticável”, por três meses. A favor votam PS, CDS e Cristina Rodrigues, a somar às abstenções de PCP, BE, PSD, PAN e Joacine Katar Moreira. Só Chega e IL votam contra.

  • Reino Unido regista número de casos mais alto desde 26 de fevereiro

    Registaram-se 7.540 novos casos de infeção por Sars-Cov-2 no Reino Unido, nas últimas 24 horas, o número mais alto desde 26 de fevereiro, quando se registaram 8.523 casos.

    Quanto ao número de mortes, o país registou mais seis no mesmo período, menos do que no dia anterior (13).

    No total, desde o inicio da pandemia, o país já registou 4.535.754 casos de infeção e 127.860 mortes causadas pela Covid-19.

    O Reino Unido já tem 40.710.319 pessoas inoculadas com a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19, o que corresponde 77.3% da população adulta, e 28.540.844 pessoas com a vacinação completa.

  • Boletim DGS: Lisboa e Vale do Tejo com 66,4% dos novos casos

    Dos 890 casos de infeção registados nas últimas 24 horas, 591 verificaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (66,4% dos novos casos).

    No Norte houve mais 140 infeções, no Centro mais 61, no Alentejo mais 41, no Algarve mais 27, nos Açores mais 25 e na Madeira mais 5.

  • Boletim DGS: mais 365 casos ativos e 525 recuperados

    De acordo com o boletim divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, contam-se mais 365 casos ativos. No total, há 23.996 casos ativos no país.

    Há ainda a registar mais 525 pessoas recuperadas da infeção pelo SARS-Cov-2.

    Há mais mais 386 contactos em vigilância, elevando o total a nível nacional para 17.037

  • Boletim DGS: internamentos voltam a aumentar

    De acordo com o boletim da DGS, o número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses aumentou para 307 (são mais 11 em relação ao dia anterior). É o número mais elevado desde 3 de maio, quando estavam 322 pessoas internadas.

    Nas unidades cuidados intensivos (UCI) estão agora 70 pessoas, mais 4 que no dia anterior. É o número mais elevado desde 17 de maio, quando estavam internadas em UCI 72 pessoas.

  • Boletim DGS: R(t) desce, incidência sobe

    A incidência a nível nacional é de 74,8 e o R(t) é de 1,05, registando-se uma diminuição do índice de transmissibilidade mas um aumento na incidência.

    No continente, a incidência é de 73,6 (um aumento em relação a segunda-feira) e o R(t) é de 1,07 (inferior a segunda-feira).

  • Boletim DGS: Mais 890 casos e zero mortes

    Nas últimas 24 horas foram registados 890 novos casos de SARS-Cov-2 em Portugal, segundo o boletim divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Não há mortes a registar.

    Desde 6 de abril, quando Portugal registava 874 novas infeções em 24 horas, que o número de novos casos diários não era tão elevado.

    Desde o início da pandemia, em Portugal 854.522 foram infectadas com o SARS-CoV-2, tendo 17.037 morrido devido à Covid-19.

1 de 3