Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por nos ter acompanhado neste liveblog.

    Esta quinta-feira poderá encontrar aqui, neste link, as notícias sobre a pandemia.

    Novo recorde de 4.249 mortes em 24 horas no Brasil

  • Covid-19. Estudo feito no Brasil indica que reinfeção pode ter sintomas mais fortes

    O estudo sugere que as pessoas que estiveram infetadas de forma leve e que não precisaram de ser hospitalizadas não terão produzido uma resposta imunológica, aumentando a possibilidade de reinfeção.

    Covid-19. Estudo feito no Brasil indica que reinfeção pode ter sintomas mais fortes

  • Brasil supera 340 mil mortes após registar 3.829 óbitos em 24 horas

    Brasil superou hoje a marca das 340 mil mortes devido à Covid-19 (340.776), após ter somado 3.829 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde no seu último boletim epidemiológico.

    Os números de hoje apenas são superados pelo recorde de 4.195 mortes registado na terça-feira e pelas 3.869 vidas perdidas no passado dia 31 de março no país sul-americano, com 212 milhões de habitantes.

    Seguindo a tendência observada ao longo de todo o mês de março, o Brasil continua a ser o país com o maior número de vítimas mortais em 24 horas em todo o mundo.

  • Presidência Portuguesa e Comissão Europeia apelam a "posição o mais coordenada possível na UE" sobre AstraZeneca

    A Comissão Europeia e a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia apelam a todos os Estados-membros que “procurem uma posição o mais coordenada possível na UE”, uma ideia que já tinha sido deixado esta quarta-feira pelo primeiro-ministro.

    Marta Temido lembrou que está em causa uma “decisão técnica” e “não uma decisão política” e, portanto, deve “continuar a seguir[-se] a melhor informação científica disponibilizada pela EMA nos seus pareceres”. “Não devemos esquecer que as decisões individuais afetam todos”, apela a governante.

    A reunião foi presidida por Portugal, logo após o anúncio público das conclusões do relatório do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre a segurança da vacina Vaxzevria, anteriormente denominada de AstraZeneca em que se concluiu que “existe a possibilidade de ocorrência de casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos associados a níveis reduzidos de plaquetas, identificados, na sua maioria, em indivíduos do sexo feminino com menos de 60 anos”.

    A EMA assegurou, na reunião, que vai continuar a acompanhar “eventuais efeitos secundários, desta e de todas as vacinas contra a Covid-19, atualizando recomendações em caso de necessidade”.

    Apesar da posição da EMA, “os Estados-Membros da UE partilharam diferentes interpretações sobre as conclusões do relatório, tendo procurado, no entanto, clarificar com a EMA aspetos relacionados com a segurança da Vaxzevria”, mas “todos concordaram na necessidade de mais estudos de farmacovigilância para grupos específicos”.

    “Estando os planos de vacinação nos Estados-membros numa fase crucial da sua concretização, os ministros assumiram o compromisso de prosseguir com prioridade a discussão de matérias relacionadas com todo o processo europeu e o seu planeamento futuro”, pode ler-se na nota final da reunião.

  • Covid-19: Cientistas descobrem possível nova variante do vírus no Brasil

    Ao detetarem a combinação de 18 mutações nunca anteriormente descritas, os cientistas pensam ter descoberto uma possível nova variante da Covid-19. Ainda está em objeto de estudo

    Covid-19: Cientistas descobrem possível nova variante do vírus no Brasil

  • Cabo Verde iguala recorde de 191 novos casos e soma mais dois óbitos

    Cabo Verde registou mais 191 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, igualando o recorde que atingiu há sete dias e somou mais duas mortes pró Covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que do total de 970 resultados recebidos, somam-se 191 casos novos positivos, numa taxa de positividade de 19,7%, e igualando o maior número de casos diários no país de há sete dias.

    A cidade da Praia, na ilha de Santiago, continua a ser o epicentro da pandemia no país, tendo registado 106 novos casos nas últimas 24 horas e também mais uma morte provocada pela Covid-19.

  • São Tomé e Príncipe com 11 novas infeções e 14 recuperados

    São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas 11 novas infeções por Covid-19, aumentando o total para 2.255 e tendo-se verificado a recuperação de 14 pacientes, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde.

    Isabel dos Santos referiu que três das novas infeções foram diagnosticados na ilha do Príncipe, que já conta 22 duas pessoas em isolamento domiciliar.

    Em São Tomé, estão internados no hospital de campanha dois doentes e 42 dois estão em isolamento domiciliar e o número total de pessoas com Covid-19 sob vigilância é 66. De acordo com a fonte, os 14 pacientes recuperados nas últimas 48 horas aumentam o total para 2. 154, mantendo-se os óbitos em 35 pessoas.

  • Guiné-Bissau regista mais um caso

    A Guiné-Bissau registou mais caso por infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

    Segundo os dados, na terça-feira, foi registado mais um caso para um total acumulado de 3.663.

    O Alto Comissariado para a Covid-19 indica também que mais 10 pessoas foram dadas como recuperadas para um total acumulado de 3.032 e que há 559 casos ativos no país.

  • Plano de recuperação de aprendizagens vai ser apresentado em maio

    O plano de recuperação de aprendizagens vai ser apresentado em maio “para que não fique tudo perdido”. Está a ser coordenado pelo Ministério da Educação e terá uma discussão pública.

    Plano de recuperação de aprendizagens vai ser apresentado em maio

  • França já vacinou quase 10 milhões de pessoas com a primeira dose

    A França já vacinou 9.797.957 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, anunciaram hoje as autoridades, no entanto, o terceiro pico da pandemia continua a progredir no país com mais de 5.700 pessoas em estado grave.

    Estes quase 10 milhões de vacinas correspondem a cerca de 18,7% da população com mais de 18 anos.

    Um total de 3.362.472 pessoas já receberam as duas doses e nas últimas 24 horas foram vacinadas 271.448 com a primeira dose e 119.729 com a segunda.

  • Madeira reporta 25 novos casos e sem doentes nos Cuidados Intensivos

    A Madeira contabilizou hoje 25 novos casos de Covid-19 e o mesmo número de doentes recuperados, existindo atualmente 342 situações ativas na região, mas nenhum doente hospitalizado nos Cuidados Intensivos, informou a Direção Regional de Saúde do arquipélago.

    “Há a reportar 25 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 8.511 casos confirmados de covid-19” desde o início da pandemia, lê-se no boletim epidemiológico divulgado pela autoridade de saúde regional.

    No documento é referido que, dos novos casos, 22 são de transmissão local, associados sobretudo a contactos positivos, e apenas três são importados (dois da Áustria e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo).

  • Covid-19. Bélgica reserva vacinação com AstraZeneca para maiores de 55 anos

    “Os ministros da saúde belgas decidiram substituir [a vacina da] AstraZeneca por outras para pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos”, dizem as autoridades sanitárias belgas.

    Covid-19. Bélgica reserva vacinação com AstraZeneca para maiores de 55 anos

  • Comissária da Saúde: "Vacina da AstraZeneca é parte significativa dos nossos esforços para fazer face ao impacto da Covid-19"

    A Comissão Europeia apela à coordenação do uso da vacina da AstraZeneca que, apesar dos possíveis riscos, continua a ser uma “parte importante” na luta contra a Covid-19.

    Comissária da Saúde: “Vacina da AstraZeneca é parte significativa dos nossos esforços para fazer face ao impacto da Covid-19”

  • Sindicato Independente dos Médicos quer que o programa de recuperação inclua a contratação de médicos para o SNS

    O Sindicato Independente dos Médicos quer ver um “efetivo reforço do investimento” no SNS. O Programa de Recuperação e Resiliência tem previstos 12.100 milhões de euros.

    Sindicato Independente dos Médicos quer que o programa de recuperação inclua a contratação de médicos para o SNS

  • Covid-19. IL pede apoio aos outros partidos para discutir diploma do teletrabalho no Parlamento

    A Iniciativa Liberal afirma não ver como possa “ser constitucionalmente enquadrável” este diploma “sem estar em vigor o estado de emergência ou qualquer outro regime de exceção”.

    Covid-19. IL pede apoio aos outros partidos para discutir diploma do teletrabalho no Parlamento

  • Bastonária dos Enfermeiros diz que Madeira devia ser exemplo para o continente

    A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirma que a situação no arquipélago é “muito melhor” do que no continente. Ana Rita Cavaco destacou a contratação de enfermeiros e a ausência de denúncias.

    Bastonária dos Enfermeiros diz que Madeira devia ser exemplo para o continente

  • Covid-19. CoronaVac tem 50% de eficácia contra a variante brasileira

    A vacina tem uma eficácia de 50% contra a variante brasileira, segundo um estudo que contou com 67 mil pessoas. A investigação ainda é preliminar e os dados após 2.ª dose estão a ser recolhidos.

    Covid-19. CoronaVac tem 50% de eficácia contra a variante brasileira

  • Covid-19. Bastonário da Ordem dos Psicólogos alerta para mais desigualdades na saúde mental

    A Ordem os Psicólogos alerta que a Covid-19 agravou as desigualdades na saúde mental: “Não foi igual para todos, porque afetou pessoas que estão numa situação de maior vulnerabilidade”.

    Covid-19. Bastonário da Ordem dos Psicólogos alerta para mais desigualdades na saúde mental

  • Boris Johnson: "A larga maioria das pessoas deve continuar a tomar quando lhes é oferecida"

    “Seguiremos as recomendações atualizadas hoje [quarta-feira], que devem permitir que as pessoas de todas as idades continuem a ter plena confiança nas vacinas, ajudando-nos a salvar vidas e a retornar com cautela à normalidade”, escreveu Boris Johnson no Twitter.

    O primeiro-ministro britânico referia-se ao anúncio do regulador do medicamento MHRA sobre a forte possibilidade de a vacina da AstraZeneca causar os coágulos sanguíneos raros.

    Como tinha dito horas antes aos jornalistas, Boris Johnson reforçou que “a vacina é segura, eficaz e já salvou milhares de vidas”, acrescentando que “a larga maioria das pessoas deve continuar a tomar quando lhes é oferecida”.

    As recomendações do regulador do medicamento britânico em conjunto com o comité para a vacinação abriram a possibilidade de pessoas com menos de 30 anos receberem outra vacina que não a da AstraZeneca.

  • Espanha regista mais de 2.000 do que ontem

    A Espanha registou 8.788 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.326.736 o total de infetados até agora no país, com os contágios a subir, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

    Os serviços de saúde também contabilizaram desde terça-feira 126 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 76.037.

    O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha subiu de 165 (terça-feira) para 168 (hoje), diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

1 de 4