Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Com o fim do nono dia dos Jogos Olímpicos e o início do décimo, este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar todas as incidências de Tóquio 2020 aqui. Obrigada por ter estado connosco. Boa noite!

    Simone Biles volta aos Jogos para a final de trave. Há quatro portugueses nas meias-finais de atletismo e canoagem

  • Após criticar treinadores, atleta bielorrussa foi mandada para casa. Mas pediu ajuda ao Comité Olímpico e ficou no Japão

    Uma atleta bielorrussa foi obrigada a voltar para o seu país, mesmo ainda estando a competir. Pediu ajuda ao Comité Olímpico e conseguiu ficar no Japão. Regime de Lukashenko fala em “traição”.

    Atleta bielorrussa que foi mandada para casa recebeu asilo da Polónia

  • Após criticar treinadores, atleta bielorrussa foi mandada para casa. Mas pediu ajuda ao Comité Olímpico e ficou no Japão

    Uma atleta bielorrussa foi obrigada a voltar para o seu país, mesmo ainda estando a competir. Pediu ajuda ao Comité Olímpico e conseguiu ficar no Japão. Regime de Lukashenko fala em “traição”.

    Atleta bielorrussa que foi mandada para casa recebeu asilo da Polónia

  • Foi dia de medalhas, foi dia de lágrimas, mas não são os Jogos isto mesmo? Recorde o dia dos portugueses

    Patrícia Mamona ficou em segundo lugar no triplo salto, mas essa sorte não foi igual para todos os portugueses. Relembre o 9.º dia dos Jogos.

    Foi dia de medalhas, foi dia de lágrimas, mas não são os Jogos isto mesmo? Recorde o dia dos portugueses

  • A Covid-19, o ouro nos Europeus em risco e a barreira dos 15 metros: o ano que fez da maior Patrícia uma gigante na história

    Vice-campeã olímpica recordou percurso de 12 recordes em 12 anos, dos 13,83 ao 15,01, e admitiu que nunca pensou em marcas. Estava nas nuvens, sorridente. Emocionou-se duas vezes. E voltava a saltar.

    A Covid-19, o ouro nos Europeus em risco e a barreira dos 15 metros: o ano que fez da maior Patrícia uma gigante na história nacional

  • A essência olímpica em rapazes aos saltos. No final, a medalha de ouro teve de ser partilhada

    Vindos de Itália e do Qatar, saem de Tóquio com o ouro. Tamberi e Barshim saltaram a mesma altura e preferiram no final partilhar a medalha mais desejada. O italiano festejou com Patrícia Mamona.

    A essência olímpica em rapazes aos saltos. No final, a medalha de ouro teve de ser partilhada

  • O salto de prata para a felicidade. As imagens da festa de Patrícia Mamona

    A portuguesa festejou sozinha, com as medalhadas e com um medalhado italiano de outro desporto. Todas as oportunidades são poucas para dizer isto: Parabéns, Patrícia!

    O salto de prata para a felicidade. As imagens da festa de Patrícia Mamona

  • “Tudo isto parece surreal”: a reação de Patrícia Mamona à prata

    Minutos depois de conquistar a medalha de prata no triplo salto de Tóquio, a atleta portuguesa destacava o “20 anos de triplo salto” que a conduziram até este resultado. “Tudo isto parece surreal”, dizia Mamona à RTP.

    Naquela primeira reação à sua melhor marca de sempre (que bateu por duas vezes nos três saltos que ensaiou na final da modalidade), Patrícia Mamona voltava ao início de tudo, ao momento em que o seu treinador reconheceu o valor que tinha pela frente, para lá de quem a aconselhava a seguir outro caminho.

    Diziam-me: ‘O triplo, não. És muito pequena, não tens perfil de triplista.’ E agora sou vice-campeã olímpica”, destacava a atleta do Sporting, já com dificuldade em esconder a emoção.

    “Estou orgulhosa de todos nós, da reação do público. Porque ainda há pouco disseram que Portugal era um país pequeno mas conseguimos fazer coisas grandes”, acrescentou ainda.

    Patrícia teve uma prestação segura e, a partir do momento em que assegurou o segundo lugar, já não voltou a perder essa marca. Mais: ainda reforçou o primeiro recorde nacional com uma segunda marca acima dessa e acima dos 15 metros (15,01). Mesmo assim, garantiu, “nunca” deu a medalha como garantida.

    “Sabia que tinha de responder às minhas competidoreas, que são fenomenais. Estava sempre em modo para responder, sabia que podiam saltar mais que eu e o meu foco era saltar mais. Não pensei em marcas, só em deixar na pista aquilo que tenho. Se der isso, posso ir para casa descansada, fosse com medalha ou não, fosse com um recorde ou não.”

    No final, é dose dupla e Patrícia Mamona vai para casa com recorde e com medalha de prata. A quem a segue, uma mensagem: “Que isto seja uma inspiração para todos os que sonham que com muito trabalho — porque não é só talento —, se acreditares, consegues. Não desistas dos teus sonhos. Vai!”

    [Pode ouvir aqui a reação de Patrícia Mamona depois de conquistar a medalha de prata]

    “Isto é surreal”, Patrícia Mamona vence prata nos Olímpicos. Ouça aqui a reação da atleta.

  • Presidente da República felicita Patricia Mamona: "Confirma as expectativas"

    O Presidente da República felicitou a atleta Patrícia Mamona pela conquista da medalha de prata na prova de Triplo Salto.

    “Além de confirmar as expctativas que todos tinham sobre o seu momento de forma, bateu o recorde nacional no triplo salto feminino”, diz o comunicado.

    E prossegue: “Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Patrícia Mamona”.

  • Vitória de Guimarães fala do "salto para a História" de Mamona

    O Vitória de Guimarães realça o “salto para a História” de Patrícia Mamona nos Jogos Olímpicos. “Muitos parabéns pela medalha de prata, Patrícia Mamona”, disse o clube nas redes sociais.

  • Liga Portugal fala do "talento além-fronteiras" de Mamona

    A página da Primeira Liga portuguesa felicitou o “talento além-fronteiras” de Mamona no Twitter.

  • Página dos Jogos Olímpicos em português fala dos "incríveis" 15,01 metros de Mamona

    A página dos Jogos Olímpicos em português classificou de “incríveis” os 15,01 metros de Patrícia Mamona: “Parabéns”, diz a mensagem no Twitter.

  • Benfica também deu os parabéns a Patrícia Mamona pelo segundo lugar no pódio

    O Sport Lisboa e Benfica deu os parabéns à atleta Patrícia Mamona pela vitória deste domingo em Tóquio, republicando a mensagem que o Comité Olímpico de Portugal deixou no Twitter.

  • O novo campeão olímpico dos 100 metros é italiano!

    Marcell Jacobs vence os 100 metros com 9.80 segundos.

    O segundo foi o norte-americano Fred Kerley, com o tempo de com 9.84 e o bronze foi para o canadiano Andre de Grasse (9.89).

  • António Costa felicita Patrícia Mamona pela "prova incrível"

    O primeiro-ministro António Costa felicitou a atleta Patrícia Mamona pela conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos. “Uma prova incrível, um novo recorde nacional e mais uma demonstração de enorme superação. Um resultado que muito nos orgulha e que dá a Portugal a 2ª medalha nestes Jogos Olímpicos. Parabéns!”.

  • Seleção de Portugal diz que Mamona "pulveriza" o recorde nacional

    A conta oficial da seleção nacional de futebol, de futsal e de futsal de praia celebrou no Twitter a vitória de Patrícia Mamona: “Patrícia Mamona consegue a medalha de prata no triplo-salto e pulveriza o recorde nacional (duas vezes!) pelo caminho!”. A seguir, a hashtag #VamosComTudo.

  • Página dos Jogos Olímpicos nota a medalha de prata para Patrícia Mamona

    A página oficial dos Jogos Olímpicos também já deu conta que a medalha de prata do triplo salto vai para Patrícia Mamona.

  • Comité Olímpico de Portugal grita ao mundo vitória de Mamona

    O Comité Olímpico de Portugal publicou uma fotografia de Patrícia Mamona e escreveu, em letras capitais, que a atleta portuguesa ficou em segundo lugar no pódio do triplo salto feminino.

  • Sporting celebra a prata da "nossa leoa" nos Jogos Olímpicos

    O Sporting Clube de Portugal já reagiu à vitória da medalha de prata por Patrícia Mamona: “A nossa leoa Patrícia Mamona conquistou mais uma medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio e bateu o recorde nacional, com 15,01 metros! Enorme!”, diz o tweet publicado há poucos minutos.

  • O super salto de 15.01 metros de Patrícia Mamona

1 de 6