Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog termina aqui. A partir de agora pode continuar a acompanhar aqui as notícias relativas à pandemia de Covid-19. O novo liveblog abre com as restrições às viagens instituídas esta quinta-feira em Itália.

    Autoagendamento da dose de reforço da vacina já está disponível para pessoas a partir dos 60 anos

  • Marrocos repatria cidadãos até 23 de dezembro desde três países incluindo Portugal

    Os voos de repatriamento de cidadãos marroquinos desde Portugal, Turquia e Emirados Árabes Unidos, iniciados hoje na sequência do encerramento de fronteiras, devido à “propagação fulgurante” da variante da Covid-19 Ómicron, vão decorrer até 23 de dezembro.

    Em comunicado divulgado hoje, a comissão interministerial encarregada de coordenar as medidas de viagens internacionais para prevenir a difusão do novo coronavírus revelou que a partir daquela data os voos destes países para Marrocos voltam a ser proibidos.

    Marrocos encerrou as suas fronteiras em 29 de novembro para impedir a disseminação da nova variante da Covid-19 Ómicron, cujo primeiro caso foi hoje detetado naquele país.

    Na segunda-feira, o país do Magrebe tinha anunciado viagens de repatriamento dos seus cidadãos, a partir de 15 de dezembro, desde Portugal, Turquia e Emirados Árabes Unidos, após o encerramento de fronteiras por causa da pandemia de Covid-19.

  • Portugal continental regista mais 26 surtos em escolas do que na semana passada

    Portugal continental registava 647 surtos ativos de Covid-19 no início da semana, a maioria em escolas, que contam com mais 26 surtos do que na última semana, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

    A DGS indica que os mais de 600 surtos ativos contrastam com o máximo de surtos ativos atingidos no país em fevereiro, quando foram contabilizados 921.

    A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que registou mais surtos ativos (347), seguindo-se o Norte (175), o Centro (63), o Algarve (38) e o Alentejo (24).

    Na segunda-feira, foram contabilizados 404 surtos ativos em estabelecimentos de educação e ensino dos setores público e privado – escolas, ensino superior, creches e demais equipamentos sociais, 3.252 casos de Covid-19 acumulados, que dizem respeito a alunos, profissionais e coabitantes dos mesmos, “parte dos quais já estarão recuperados”, adiantou a autoridade de saúde.

  • Madeira regista mais uma morte e 156 novos casos de infeção

    A Madeira registou uma morte associada à Covid-19 e 156 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, contabilizando agora 987 casos ativos, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    O óbito diz respeito a uma doente, de 85 anos, com a vacinação incompleta “mas com comorbilidades associadas”, indicou a Secretaria Regional da Saúde em comunicado.

    O boletim epidemiológico diário divulgado pela DRS dá conta que, dos 156 novos casos, quatro são importados e os restantes são de transmissão local, acrescentando que há hoje mais 105 doentes recuperados.

    Segundo a DRS, dos 987 casos de Covid-19 atualmente ativos, 43 são importados e 944 de transmissão local.

  • Promotores pedem indemnização para as vítimas da pandemia no Brasil

    Promotores federais apresentaram hoje à Justiça brasileira uma ação civil para obrigar o Estado a indemnizar as vítimas da Covid-19, doença que já causou 617 mil mortes no país, dada a atitude omissa do Governo liderado pelo Presidente, Jair Bolsonaro.

    A ação do Ministério Público Federal brasileiro pede ainda a “declaração expressa de desculpas do Governo” e do Presidente brasileiro aos familiares das vítimas e que o Estado brasileiro seja condenado por ‘danos morais e materiais’ cometidos durante a administração da pandemia.

    Caso a iniciativa avance na Justiça, o valor das indemnizações pode chegar a 62,5 mil milhões de reais (cerca de 9,7 mil milhões de euros), segundo informou o Ministério Público Federal brasileiro num comunicado.

    A ação divulgada nesta quarta-feira pede que as famílias dos mortos por Covid-19 sejam indemnizados com pelo menos 100 mil reais (15,5 mil euros) e os que sobreviveram com sequelas graves ou persistentes recebam 50 mil reais (7,7 mil euros).

  • Câmara de Lisboa reforça testagem de rua com abertura de mais três postos

    A Câmara de Lisboa vai reforçar a capacidade de testagem à Covid-19, a partir desta quinta-feira e até 31 de dezembro, inclusive com mais três postos de rua, para responder à época festiva, disse fonte oficial do município.

    Os novos equipamentos para testagem de rua em Lisboa, dois no Parque das Nações e um em Belém, vão funcionar de segunda a sábado (exceto feriados), das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, indicou à Lusa a mesma fonte.

    Além da abertura destes três novos postos de testagem a partir desta quinta-feira, 16 de dezembro, a Câmara de Lisboa vai alargar o período de funcionamento dos mesmos no início da próxima semana, em 20 de dezembro, passando a funcionar também das 20h00 às 24h00.

  • Já se realizaram cerca de 48 mil pedidos de agendamento para vacinar crianças de 10 e 11 anos

    Até às 19h30 de hoje, registaram-se 48 mil pedidos de autoagendamento da vacina contra a Covid-19 de crianças de 10 e 11 anos, revela um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

    As crianças de 10 e 11 anos serão vacinadas este fim de semana e o autoagendamento ainda está disponível.

    Além disso, desde esta manhã, o autoagendamento da vacinação de crianças com 9 anos de idade também já está disponível, “para que se possa escolher o local e a data mais convenientes, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”.

  • Portugal deverá enviar equipa médica para ajudar Alemanha no combate à pandemia

    Portugal vai ajudar na Alemanha no combate à pandemia de Covid-19, noticiou hoje a CNN Portugal, que dá conta de que o ministério da Defesa já se disponibilizou a enviar uma equipa de médicos e enfermeiros para solo germânico, bem como para acolher doentes alemães nas unidades de cuidados intensivos (UCI).

    Atualmente, as autoridades alemães ainda estão a avaliar o auxílio que as Forças Armadas e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) poderão fornecer à Alemanha.

    Esta é uma inversão daquilo que havia acontecido em fevereiro, em que uma equipa de 26 profissionais de saúde alemães esteve a apoiar o SNS.

    A Alemanha tem enfrentado um aumento de casos diários de Covid-19 nas últimas semanas. Nas últimas 24 horas, o país reportou mais de 50 mil casos e 454 mortes.

  • Hospital de Penafiel reporta situação sem pressão nos cuidados intensivos

    O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com sede em Penafiel, informou hoje que nas últimas semanas não houve pressão nos cuidados intensivos, que conta apenas com um doente de Covid-19, reportando uma situação “calma” na unidade.

    “Atualmente, temos 14 doentes Covid internados, sendo um em cuidados intensivos. A situação está calma, mas estamos atentos e preparados para a resposta que se mostrar necessária”, indicou à Lusa fonte do centro hospitalar.

    No CHTS, prosseguiu, “a situação tem-se mantido sem grandes oscilações nas últimas semanas e com uma pressão muito diminuta ao nível dos cuidados intensivos”.

    O CHTS é um dos maiores do país, servindo uma população de cerca de 540 mil habitantes da região do Tâmega e Sousa. No final de 2020, aquele centro hospitalar formado pelas unidades de Penafiel e Amarante esteve sob forte pressão, porque o Tâmega e Sousa foi das regiões mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

  • Premier League adia novo jogo devido a um surto no Watford

    O jogo da Liga inglesa de futebol entre o Burnley e o Watford, que estava agendado para hoje, foi adiado devido a um surto do novo coronavírus no plantel dos hornets, anunciou a Premier League no site oficial.

    De acordo com o organismo, o Watford “tem neste momento um número insuficiente de jogadores disponíveis para poder participar no jogo”, pelo que a partida da 17.ª jornada foi adiada para data a divulgar.

    Este é o segundo encontro da 17.ª ronda a ser adiado por questões de saúde pública, uma vez que o Brentford-Manchester United, que deveria ter sido disputado na terça-feira, também teve de ser remarcado, face a um surto do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, no plantel dos red devils, nos quais alinham os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot.

    A Covid-19 provocou pelo menos 5.320.431 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

  • África do Sul regista número recorde de 26.976 infeções diárias 

    A África do Sul registou hoje um recorde diário de 26.976 infeções pelo novo coronavírus, poucas semanas após anunciar a descoberta da variante Ómicron, que semeou o pânico em todo o mundo.

    O recorde anterior de 26.485 infeções remontava a 03 de julho, no auge da terceira vaga causada pela variante Delta do novo coronavírus.

    Segundo os dados oficiais, hoje foram contabilizados 54 óbitos.

    A variante Ómicron, que possui múltiplas mutações, foi detetada no final de novembro pela primeira vez na África do Sul.

  • Açores enviam duas amostras para o INSA para confirmação de Ómicron

    Os Açores registaram duas suspeitas de infeção pela variante Ómicron do SARS-CoV-2, tendo já enviado as amostras para confirmação para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

    “Foram identificados na Região Autónoma dos Açores dois casos positivos de infeção por SARS-CoV-2 com perfil SGTP (S Gene Target Failure), sendo os perfis moleculares compatíveis com a estirpe B.1.1.529 (Ómicron)”, lê-se no comunicado da Autoridade de Saúde Regional dos Açores.

    A entidade acrescenta que “as amostras já foram enviadas para sequenciação genómica e confirmação no INSA”.

    Segundo a Autoridade de Saúde Regional, um dos casos foi identificado na terça-feira, na ilha Terceira, e o outro hoje na ilha de São Miguel, “respetivamente pelo Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e pela Unidade de Genética e Patologia Molecular do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada”.

  • Espanha soma 27.140 novos contágios e incidência acumulada sobe para 441 casos

    Espanha registou 27.140 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo a incidência aumentado para 441 casos por 100.000 habitantes, enquanto a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos subiu hoje para 13,42%.

    Segundo a última atualização do Ministério da Saúde espanhol, o país registou 27.140 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde terça-feira, tendo os serviços de saúde notificado mais 77 mortes atribuídas à doença durante o mesmo período.

    Por outro lado, a incidência acumulada (de contágios) subiu quase 30 pontos, de 412,3 casos (terça-feira) para 441,7 (hoje) por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.

    Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 865 pessoas com Covid-19 e o número de doentes hospitalizados subiu para 6.488 (eram 6.373 na terça-feira), o que corresponde a 5,20% das camas ocupadas.

    Destes, 1.245 estão em unidades de cuidados intensivos (1.215 na terça-feira), ocupando 13,42% das camas desses serviços.

  • Passageiros dos Açores têm que preencher formulário antes de viajar para o continente 

    Todos os passageiros provenientes dos Açores com destino ou com escala programada no continente estão obrigados, a partir de quinta-feira, a preencher um formulário de localização, anunciou hoje o Governo Regional açoriano.

    Segundo a nota de imprensa, “de acordo com as disposições do decreto-lei n.º 105-A/2021, de 30 de novembro, todos os passageiros dos voos com destino ou escala em Portugal continental (incluindo os passageiros da Região Autónoma dos Açores) estão obrigados a preencher o Formulário de Localização de Passageiros”.

    Esta obrigatoriedade aplica-se também a passageiros de navios de cruzeiro que atraquem nos terminais localizados em território continental, sendo que o formulário é preenchido exclusivamente online.

    No caso dos passageiros de transporte aéreo, o formulário deve ser submetido após o ‘check-in’ e antes da hora do embarque.

  • DGS. Jovem de 19 anos que morreu com Covid-19 tinha comorbilidades graves

    A jovem de 19 anos que morreu nas últimas 24 horas infetada com o SARS-CoV-2 tinha comorbilidades neurológicas graves e não estava vacinada contra a Covid-19, informou ao Observador a Direção-Geral da Saúde. A jovem vivia na região Norte onde foram registados outros quatro óbitos.

  • Mais de 51 mil pessoas vacinadas com dose de reforço nas últimas 24 horas

    Nas últimas 24 horas, foram inoculadas mais 51.774 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, indica o relatório de vacinação diário divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, já tomaram a dose de reforço mais de dois milhões de portugueses (2.156.094).

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 3.580 pessoas, contabilizando-se 8.631.832 pessoas totalmente inoculadas.

    Relativamente à vacina da gripe, foram inoculadas mais 15.469 pessoas. Até ao momento, foram vacinados 2.254.116 portugueses com este imunizante.

  • Boris Johnson garante que este Natal será melhor que o do ano passado

    No final da conferência de imprensa e respondendo a uma questão dos jornalistas, Boris Johnson fez questão de garantir aos britânicos que este Natal será melhor que o do ano passado.

    Contudo, deixou um alerta para se cumprirem as regras em vigor, assegurando que os seus planos para o Natal são “modestos”. “Cumpro as regras”, disse o primeiro-ministro britânico.

  • Novos máximos de infeções diárias deverão ser atingidos nos próximos dias, antevê epidemiologista britânico

    O epidemiologista que aconselha o governo britânico, Chris Whitty, antevê que nos próximos dias sejam atingidos novos máximos no que diz respeito ao número de casos diários, sendo que para isso contribuirá as variantes Delta e Ómicron.

    O especialista considera ainda que as pessoas mais vulneráveis devem tomar a quarta dose da vacina e que é importante que se tomem medidas de precaução durante a época festiva. “Não se deve misturar agregados familiares”, apelou.

    Em conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro, Chris Whitty realça ainda que uma nova vaga pode aumentar a pressão no serviço de saúde britânico (NHS) em parte devido à variante Ómicron.

  • Boris Johnson rejeita, para já, novas restrições

    O primeiro-ministro britânico disse que não haverá novas restrições para fazer face aos números da pandemia e à variante Ómicron, mantendo-se em vigor o Plano B com o reforço da vacinação.

    “É a coisa certa a fazer”, destacou Boris Johnson, que diz a vacina é fundamental para o país não entrar num novo confinamento.

    As doses de reforço providenciam “níveis excelentes de proteção”, frisou.

  • Ontem atingiram-se novos máximos de pessoas vacinadas no Reino Unido

    Boris Johnson anunciou que ontem foi o dia que mais se vacinou no Reino Unido.

    Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro apelou à vacinação, revelando que o recobro de 15 minutos será suspenso, de modo a permitir vacinar mais pessoas.

    Além disso, o primeiro-ministro britânico indicou que 44% dos adultos em Inglaterra já receberam uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (mais de 80% nas pessoas com mais de 70 anos), um número “superior” ao registado na União Europeia e nos EUA.

    Além disso, na segunda-feira, ficará disponível o autoagendamento para adolescentes dos 12 aos 15 anos para tomarem uma dose reforço. “É crucial manter as crianças nas escolas.”

1 de 4