Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta quinta-feira.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação.

    Vacinas. Peritos norte-americanos recomendam Moderna e Pfizer em vez da Janssen

  • Ómicron espalha-se a ritmo feroz, mas UE está "melhor que há um ano"

    Numa altura de elevados contágios, “a resposta só pode ser aumentar a vacinação, nomeadamente para incluir crianças com mais de 5 anos de idade, e adotar medidas de de proteção”, aponta Von der Leyen.

    Ómicron espalha-se a ritmo feroz, mas UE está “melhor que há um ano”

  • Câmara do Porto debate alargar acordo com táxis para deslocação a centros de vacinação

    Rui Moreira propõe o alargamento do acordo de colaboração estabelecido com as centrais de táxis que realizam as deslocações de e para os centros de vacinação da cidade.

    Câmara do Porto debate alargar acordo com táxis para deslocação a centros de vacinação

  • Restrições de viagens multiplicam-se devido à variante Ómicron

    O surto, ligado à variante Ómicron, levou os britânicos a interromperem os planos de Natal, com festas de empresas e espetáculos no quarteirão de West End de Londres cancelados.

    Restrições de viagens multiplicam-se devido à variante Ómicron

  • Inaugurado posto de testagem gratuita que dá uma ajuda à “noite” de Coimbra

    Câmara e Universidade de Coimbra inauguraram hoje um posto de testagem gratuita à Covid-19 na Praça da República, zona central da noite coimbrã, para garantir que os jovens possam divertir-se em segurança.

    O posto, que está a funcionar das 18h00 às 23h00, de segunda-feira a sábado, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra, que disponibiliza funcionários administrativos, e a Universidade, que assegura trabalhadores do seu laboratório de testagem, foi hoje anunciado.

    No local, ainda antes de o posto ser inaugurado, já se formava uma fila à entrada, composta maioritariamente por estudantes.

    “Vim para controlar a coisa e também para poder ir descansado a um jantar”, contou à agência Lusa Rui Magalhães, estudante de 18 anos.

    Também Miguel, de 22 anos, que apenas soube do posto quando viu a tenda montada no centro da Praça da República, decidiu ser testado, para mais tarde poder “entrar nas discotecas”.

  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro reativou zona de internamento Covid-19

    O secretário de Estado lembrou que “é política do Ministério da Saúde que os hospitais estejam preparados e tenham as suas estruturas preparadas para poder aumentar o úmero de camas.”

    Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro reativou zona de internamento Covid-19

  • Temos de conter a pandemia, mas "temos de ser felizes". Graça Freitas pede equilibro "para não interromper a vida"

    Graça Freitas considerou que Portugal estará entre a fase dois e três do plano de contingência da DGS, sendo que a fase três contempla o aparecimento de uma nova variante.

    Temos de conter a pandemia, mas “temos de ser felizes”. Graça Freitas pede equilibro “para não interromper a vida”

  • Madeira com mais uma morte, 152 novos casos e 1.081 infeções ativas

    A Madeira registou hoje mais uma morte por Covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença para 122, indicou a Direção Regional da Saúde, reportando também 152 novos casos e um total de 1.081 infeções ativas no arquipélago.

    A autoridade regional informa que o óbito é de mulher de 89 anos, não vacinada contra o SARS-CoV-2 e com comorbilidades, que estava internada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

    Em relação aos novos positivos, 12 foram importados e 140 são de transmissão local.

    A Madeira para a contabilizar 15.507 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, já com 14.304 recuperados, dos quais 57 sinalizados hoje.

  • "Há o frio, os vírus e as festas". Aproxima-se um período difícil, avisa diretora-geral da Saúde

    “Não temos nada contra as festas, mas temos de ter o bom senso de limitar o número de conviventes”, afirma a diretora da DGS, em relação ao Natal.

    “Há o frio, os vírus e as festas”. Aproxima-se um período difícil, avisa diretora-geral da Saúde

  • Covid-19. Agência Europeia do Medicamento aprova dois novos tratamentos

    O tratamento com anticorpos Xevudy, da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, “reduz consideravelmente” as hospitalizações de doentes em risco de Covid-19 grave.

    Covid-19. Agência Europeia do Medicamento aprova dois novos tratamentos

  • Identificado primeiro caso de variante Ómicron na Madeira

    As autoridades da Madeira identificaram a primeira infeção com a variante Ómicron do vírus da Covid-19 na região, um caso importado do Reino Unido, disse hoje o secretário regional de Saúde.

    “Da variante Ómicron na Madeira, a informação que temos é de que haveria um caso de uma cidadã inglesa, portanto, importado, que está já isolado numa unidade hoteleira”, afirmou o secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no Funchal.

    Pedro Ramos afirmou que esta é uma situação “perfeitamente expectável” porque no Reino Unido a variante Ómicron do vírus que provoca a Covid-19 “tem mais prevalência” do que outras, como a Delta.

    O secretário regional da Saúde, que respondia a questões dos jornalistas, apelou ao respeito pelas “medidas básicas de proteção” contra a Covid-19 no arquipélago, apesar da elevada taxa de vacinação e da testagem massiva que está a ser feita na população.

  • Uso de máscara obrigatório em locais públicos na Madeira até 1 de março

    De acordo com os últimos dados epidemiológicos da Direção Regional de Saúde, a Madeira regista, atualmente, 987 casos ativos de Covid-19 e um total de 121 óbitos associados à doença.

    Uso de máscara obrigatório em locais públicos na Madeira até 1 de março

  • Pandemia causou 225.591 mortos e ultrapassou os 9 milhões de casos em África

    A pandemia de Covid-19 já provocou 225.591 mortos em África, onde foram registados 9.049.217 casos, dos quais 8.270.074 recuperaram da doença, segundo dados oficiais regionais divulgados esta quinta-feira.

    De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), na última semana o número de novos casos ultrapassou a barreira dos nove milhões.

    A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 4.323.480 casos e 112.572 óbitos associados à Covid-19. Nesta região, encontra-se o país mais atingido pela pandemia, a África do Sul, que contabiliza 3.231.031 casos e 90.226 mortos

  • Espanha soma 28.900 novos contágios e incidência acumulada sobe para 473 casos

    A Espanha registou 28.900 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo a incidência aumentado para quase 473 casos por 100.000 habitantes, enquanto a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos subiu esta quinta-feira para 13,42%.

    Segundo a última atualização do Ministério da Saúde espanhol, o país contabilizou mais 48 mortes atribuídas à doença provocada pelo SARS-CoV-2 durante o mesmo período.

    O número total de casos notificados em Espanha desde o início da pandemia é de 5.422.168 e já morreram 88.667 pessoas devido à doença Covid-19.

    Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 847 pessoas com Covid-19 e o número de doentes hospitalizados subiu para 6.682 (eram 6.488 na quarta-feira), o que corresponde a 5,35% das camas ocupadas.

    Destes, 1.292 estão em unidades de cuidados intensivos (1.245 na quarta-feira), ocupando 13,92% das camas desses serviços.

  • Surto com duas mortes e 21 infetados em lar em Torres Vedras

    Um surto de Covid-19 foi detetado numa estrutura residencial para idosos, na Ponte do Rol, no concelho de Torres Vedras, registando 21 casos de infeção ativos e duas mortes, foi hoje anunciado.

    O surto, com 21 casos ativos, foi identificado no lar “Seixinho O Meu Lar”, foi hoje divulgado através do boletim epidemiológico disponibilizado pela Câmara de Torres Vedras, baseando-se em dados reportados pelas autoridades locais de saúde pública.

    Desde que o surto foi detetado já se registaram duas mortes, estando a situação a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, segundo o mesmo documento, que não dá mais pormenores do caso.

    Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 8.469 casos confirmados, dos quais 452 estão ativos, 7.826 recuperaram e 191 morreram.

  • Já disponível autoagendamento da vacina de reforço a partir dos 60 anos

    O autoagendamento para a dose de reforço da vacinação contra a Covid-19 já está disponível para pessoas com 60 ou mais anos.

    É possível agendar a vacina online no portal da Direção-Geral da Saúde, depois de o ministério da Saúde ter falhado o prazo inicial previsto para o arranque da vacinação desta faixa etária.

    Deverá selecionar o local e a data para a vacinação mais conveniente para si e será posteriormente contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação.

    Deve responder ao SMS para confirmar o agendamento e deslocar-se ao local de vacinação, no dia e hora para receber a vacina.

  • Surto no hospital de Elvas com oito doentes infetados

    Ilídio Pinto Cardoso assegurou que a situação “está controlada”, acrescentando que todos os doentes que surgem para internamento naquela unidade hospitalar são testados e ficam internados.

    Surto no hospital de Elvas com oito doentes infetados

  • Há 44 surtos em lares de idosos, revela Governo

    A governante disse ainda que está a decorrer o programa de testagem preventiva aos funcionários de lares de idosos, uma iniciativa que tem cerca de um ano.

    Há 44 surtos em lares de idosos, revela Governo

  • Secretário de Estado diz que é preciso "planear o futuro" quanto à quarta dose

    Sobre novas medidas para travar a Covid-19 que possam vir a ser implementadas, o secretário de Estado remeteu para a conferência de imprensa que será dada na sexta-feira pela ministra da Saúde.

    Secretário de Estado diz que é preciso “planear o futuro” quanto à quarta dose

  • Quase 45 mil pessoas vacinadas com dose de reforço nas últimas 24 horas

    Nas últimas 24 horas, foram inoculadas mais 44 995 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, indica o relatório de vacinação diário divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, já tomaram a dose de reforço mais de dois milhões de portugueses (2.201.089).

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 3 777 pessoas, contabilizando-se 8.635.609 pessoas totalmente inoculadas.

    Relativamente à vacina da gripe, foram inoculadas mais 16 384 pessoas. Até ao momento, foram vacinados 2.270.500 portugueses com este imunizante.

1 de 3