Histórico de atualizações
  • A notícia chegou às 7h, hora de Lisboa, e marcou o dia 22 de março. Este liveblog termina por aqui. Voltamos amanhã com toda a informação. Obrigada por nos ter acompanhado e boa noite. 

  • O último balanço de vítimas aponta para 34 mortos e mais de 200 feridos. Alguns jornais falam em mais de 230 feridos, mas falta ainda confirmação oficial e precisa destes números.

  • Taxista que transportou terroristas até ao aeroporto diz que homens não o deixaram tocar na bagagem

    O taxista que transportou os dois bombistas suicidas e o terceiro suspeito até ao aeroporto de Bruxelas poderá ser uma das peças importantes na investigação. Segundo a CNN, o taxista contou que os homens não o deixaram colocar as bagagens na mala do carro. Mais: como as malas não cabiam todas no carro, deixaram ficar parte da bagagem em casa. Terá sido por isso que foi encontrada uma bomba na residência, sugere o mesmo jornal. O taxista identificou os homens através das imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que têm sido divulgadas durante todo o dia. 

  • No dia seguinte, as capas de jornais e revistas falam por si. Esta é a capa escolhida pelo francês Libération. Veja esta e outras imagens aqui.

    Libération

  • Primeiro-ministro belga: "Estou convencido de que vamos ganhar"

    As autoridades belgas estão à procura de um terceiro suspeito mas as informações são dadas com cautela. A explicação é dada pelo primeiro-ministro belga: “É muito perigoso darmos detalhes sobre a investigação porque não queremos alertar potenciais terroristas que estejam no país. Mostrámos uma fotografia com as três pessoas… Duas delas eram bombistas suicidas [morreram no aeroporto] e o terceiro deixou uma bomba no aeroporto que felizmente não explodiu. Estamos agora à procura deste homem”. Jan Jambon disse ainda à CNN que as equipas estão “convencidas de que os terroristas do EI são profissionais, bem treinados e bem equipados. Por isso esta é uma batalha difícil contra eles, mas estou convencido de que vamos ganhar”.

  • “Como é que a Bélgica se tornou no maior viveiro de terroristas na Europa?”. Eis uma análise sobre Molenbeek, o bairro de Bruxelas onde nasceram, viveram, ou pelo menos passaram alguns dos responsáveis pelos mais mortíferos ataques terroristas islamistas dos últimos anos. Leia o texto aqui

  • Atualização: não há nenhuma ameaça no aeroporto de Denver (EUA). A polícia de Denver não encontrou nenhum perigo no local. A garantia foi dada no Twitter. A zona oeste do aeroporto está agora prestes a reabrir ao público, depois de ter sido evacuada para investigação. 

     

  • Ted Cruz considera que “a polícia tem de patrulhar os bairros com muçulmanos” para evitar catástrofes como a verificada esta terça-feira em Bruxelas. O pré-candidato republicano à Casa Branca pede “reforços na Lei” dos EUA para que a população muçulmana seja mais controlada. “Se há um bairro com um nível elevado de atividade de gangues, a única forma de prevenir (um atentado) é apertar a Lei e localizar os membros do gangue para tirá-los das ruas”, disse Ted Cruz à CNN. 

  • O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, repudiou “os cobardes ataques terroristas” numa carta endereçada ao seu homólogo belga, Charles Michel. “Quero, em nome do Governo de Cabo Verde, dos cabo-verdianos residentes nas ilhas, bem como dos que vivem no reino da Bélgica, repudiar os cobardes ataques terroristas perpetrados em Bruxelas, e manifestar-lhe toda a nossa solidariedade nesta hora de profunda comoção para o povo belga”, escreveu José Maria Neves.

    Lusa

  • O aeroporto de Denver, nos Estados Unidos, está a ser parcialmente evacuado devido a uma “possível ameaça de segurança”. A ordem de evacuação diz respeito ao lado oeste do aeroporto, da porta 600 até à 610. A polícia de Denver já está no local a investigar. 

  • O Presidente Obama anunciou que a bandeira dos EUA estará a meia haste na Casa Branca até dia 26 de março, em homenagem às vítimas dos atentados de Bruxelas. “Os americanos estão com a população de Bruxelas. Vamos fazer o que for preciso, trabalhando com os países e com as pessoas de todo o mundo, para fazer justiça e para ir atrás destes terroristas que puseram em perigo a nossa população”, escreveu o ainda presidente americano, numa nota publicada no site da Casa Branca. 

  • O último balanço do Ministério da Saúde belga aponta para pelo menos 31 mortos e cerca de 250 feridos. Foi a própria ministra que o disse, em entrevista ao canal de língua flamenga VTM. Esta informação, no entanto, não bate certo com o número que foi sendo avançado ao longo do dia (34 mortos), pelo que o número definitivo ainda poderá oscilar.

  • Assim era a estação de metro de Maalbeek, em Bruxelas:

    https://twitter.com/FHenriques/status/712379291183529985

  • Mais um apelo das autoridades, desta vez para que as pessoas forneçam imagens dos presumíveis terroristas.

  • "Precisamos de mais informação e cooperação entre os estados-membros"

    Carlos Moedas lamenta o dia “profundamente triste” em que “foram atacados os valores fundamentais da liberdade e da democracia aqui no centro nevrálgico da Europa”. Em declarações à SIC, o comissário europeu reivindica: “Não podemos deixar que o medo nos invada porque esse é o objetivo do terrorismo”.

    O responsável contou que a manhã na Comissão Europeia foi marcada por “muita tensão e nervosismo” até porque muitos dos funcionários “tinham os filhos na escola”. Sendo que foram aconselhados a não sair dos edifícios europeus, não sabiam o que estava a acontecer. 

    O comissário europeu considera ainda que os atentados terroristas desta terça-feira deverão servir para que a Europa tire uma lição. “Esperamos no futuro ter uma melhor cooperação entre os estados para evitar que estes ataques aconteçam. Temos que fazer mais, por exemplo, em relação à troca de informação entre estados membros. Temos de saber quem são estes indivíduos, o que fazem, onde estão, para onde viajam. E saber isto tudo antes que aconteça alguma coisa. Precisamos de mais Europa para todos juntos combatermos este flagelo”, rematou Carlos Moedas. 

  • Terroristas do aeroporto tinham as bombas em malas

    Os bombistas suicidas que se fizeram explodir no aeroporto de Bruxelas levavam as bombas em malas — e não num cinto de explosivos, como se chegou a pensar. A confirmação oficial deste facto chegou agora mesmo.

  • Mapa dos ataques terroristas em Bruxelas

    Este é o mapa dos ataques terroristas perpetrados pelo Estado Islâmico em Bruxelas, na Bélgica. A cor de laranja estão indicados os locais dos incidentes, a vermelho estão apontados os locais onde a polícia realizou rusgas nas últimas horas e a azul estão assinalados os pontos turísticos mais próximos dos locais dos atentados. Clique em cima da imagem para a aumentar e poder visualizar com maior nitidez. Até agora contabilizaram-se 34 mortos e 202 feridos, mas os números ainda não são oficiais.

    mapa bruxelas 22 março

  • Polícia alemã deteve três homens suspeitos de ligações a grupos terroristas

    Segundo o jornal belga La Libre, que cita jornais alemães (mas não diz quais), a polícia alemã deteve três pessoas suspeitas de pertencerem a um grupo terrorista. Trata-se de três homens nascidos no Kosovo que saíram esta terça-feira de Bruxelas e que estavam a caminho de Salzburgo quando foram intercetados.

  • Este é uma imagem raio-X que os médicos do Hospital Militar em Neder-over-Heembeek (norte de Bruxelas) fizeram a um dos sobreviventes dos atentados de esta manhã. Pode ver-se um parafuso alojado junto ao coração do paciente, provavelmente lançado de uma das bombas que explodiu esta terça-feira.

    nail survivor

  • https://twitter.com/Pontifex_pt/status/712363168316723200

1 de 9