Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • As duas horas dormidas estragadas por dois golos: o day after de Villas-Boas após tornar-se presidente do FC Porto

    Villas-Boas falou aos jornalistas quando ia buscar almoço após conversa com Pinto da Costa ao telefone, tinha fãs à porta antes de sair, provocou filas no interior do Dragão mas saiu com gosto amargo.

    As duas horas dormidas estragadas por dois golos: o day after de Villas-Boas após tornar-se presidente do FC Porto

  • O adeus de Pinto da Costa extra homenagens no Dragão, entre almoços e jantares com equipas diferentes

    Ligou a Villas-Boas de manhã, esteve com a equipa no hotel, acompanhou à distância hóquei e voleibol para estar no Dragão na chegada do autocarro, acabou com pessoas próximas. Pelo meio, emocionou-se.

    O adeus de Pinto da Costa extra homenagens no Dragão, entre almoços e jantares com equipas diferentes

  • Villas-Boas: "A equipa esteve muito bem e não merecia este desfecho"

    À saída do Estádio do Dragão, André Villas-Boas, presidente eleito do FC Porto, comentou o empate a dois contra o Sporting, o primeiro jogo que assistiu depois da corrida eleitoral.

    “São circunstâncias do jogo, distrações que acabam por penalizar o resultado. A equipa esteve muito bem e não merecia este desfecho”, disse aos jornalistas, em passo apressado.

  • "Valeu a pena ser o meme do dia". Adepto pagou quase mil euros em quotas em atraso para poder votar nas eleições do Porto.

    André Oliveira é sócio dos dragões desde 2016 e sempre acreditou que, um dia, o voto iria fazer a diferença. Agora, deixa uma promessa: “ter as quotas sempre em dia”.

    Ouça aqui a entrevista da Rádio Observador.

    “Valeu a pena ser o meme do dia”. Adepto pagou quase mil euros em quotas em atraso para poder votar nas eleições do Porto.

  • Paulo Futre deixa mensagem aos portistas

    Paulo Futre, que nos últimos dias deixou uma mensgem de apoio e apelo ao voto em Pinto da Costa, comentou este domingo os resultados das eleições do FC Porto e a vitória de Villas-Boas.

    “Ontem escolheram livremente um novo rumo. Respeito a vossa decisão. Compreenderão que hoje esteja triste. Jorge Nuno Pinto da Costa foi quem apostou num miúdo que iria ser emprestado à Académica e que, três anos depois, estava a conquistar a Europa. Devo-lhe tudo. As palavras para transmitir a eterna gratidão que sinto por ele provavelmente não foram as melhores. Já sabem que sempre falei melhor no campo. Podem perguntar aos alemães em Viena”, começou por escrever Paulo Futre.

    “Começa um novo capítulo com André Villas-Boas. Gostaria que ele tivesse esperado pela retirada de Pinto da Costa para se candidatar e evitar o conflito destas eleições. Nunca tive dúvida de que era um grande candidato e também não tenho dúvidas de que será um grande presidente. É o novo capitão de todos os portistas e contará com o meu apoio, como não poderia deixar de ser”, salientou.

    “Termino estas linhas mandando um forte abraço à pessoa que mudou a minha vida. Quem sabe o que teria sido de mim se você não tivesse cruzado no meu caminho. O mais provável é que hoje seria o melhor bate-chapas de Montijo. Jamais teria desfrutado a grande carreira que tive, nem teria ganho a Taça dos Campeões Europeus, finalista da Bola D’Ouro, liderado a Seleção portuguesa como capitão, sido um grande ídolo no país vizinho, nem teria conhecido a mãe dos meus filhos na Cidade Invicta. Obrigado por tudo, Presidente. A si, ao FC Porto e a todos os meus queridos portistas”, concluiu

  • Pinto da Costa ligou esta manhã a Villas-Boas

    André Villas-Boas, novo presidente do FC Porto, teve uma curta saída de casa à hora de almoço e prestou curtas declarações às televisões que têm estado de manhã no local, admitindo nessa altura que Pinto da Costa já lhe ligou a dar os parabéns.

    “Quero agradecer por me ter parabenizado. É uma mensagem de força para o FC Porto, pelo que é importante sentir que estamos todos unidos com o mesmo objetivo. Porque não vou para a tribuna? Acho que nesta fase gostava de estar perto dos sócios. Os sócios ontem aderiram em massa a estas eleições. Acabam por se tornae as mais votadas de sempre e ultrapassar todos os recordes estabelecidos, pelo que gostava de lhes agradecer dessa forma”, comentou o novo líder dos azuis e brancos.

    “Acho que é um acto de elevação. Institucional mas também de carinho, por parte do senhor presidente, que eu agradeci de igual forma com todo o respeito que tenho por ele. Tem de ser assim. Hoje temos um jogo importante e é importante terminar da melhor forma a época. Que a equipa se foque nos seus objectivos e que o portismo se una em torno da equipa e dos seus objectivos até ao final da época”, acrescentou Villas-Boas

  • José Fernando Rio sobre Pinto da Costa: "Teria sido benéfico sair doutra maneira" mas "derrota vai acabar por ser esquecida"

    José Fernando Rio candidatou-se contra Pinto da Costa em 2020 mas em 2024 apoiou a recandidatura à presidência. Fala num “cartão vermelho” mostrado pelos adeptos que não danifica legado do Presidente.

    Ouça aqui a entrevista do antigo candidato à presidência do FC Porto, na Rádio Observador.

    José Fernando Rio sobre Pinto da Costa: “Teria sido benéfico sair doutra maneira” mas “derrota vai acabar por ser esquecida”

  • Os nomes dos 20 eleitos para o Conselho Superior

    Os nomes dos 20 eleitos para o Conselho Superior do FC Porto, depois da vitória esmagadora de Villas-Boas também neste órgão:

    • Fernando Freire de Sousa
    • Alberto Castro
    • Alexandre Teixeira dos Santos
    • Álvaro Magalhães
    • Américo Aguiar
    • Ana Cristina Nunes Costa
    • Anabela Monteiro
    • António Ferreira da Silva
    • Cristiana Vieira
    • Deocleciano Carvalho
    • Eduardo Vítor Rodrigues
    • Francisco Teles de Menezes
    • Joana Carvalho
    • Luís Miguel Osório
    • Manuel Pizarro
    • Maria Brás Marques
    • Matilde Ribeiro
    • Miguel Brás da Cunha
    • Paulo Ramalheira Teixeira
    • Vitória Bastos

  • Tomada de posse poderá demorar algum tempo

    Por forma a que possa haver uma transição de pastas depois de uma liderança de 42 anos de Pinto da Costa, a possibilidade de acelerar a tomada de posse de André Villas-Boas esteve em cima da mesa mas deverá apenas acontecer daqui a duas semanas, a 12 de maio, cumprindo o prazo de 15 dias para o efeito

  • Newsletter do FC Porto assinala "lenda viva" chamada Pinto da Costa

    “A escolha resultou de uma extraordinária manifestação de portismo e vitalidade democrática. Na sequência de uma campanha eleitoral intensa, 26.876 associados passaram ontem pelo Estádio do Dragão e bateram largamente o recorde de participação em eleições do FC Porto. O anterior máximo tinha sido alcançado em 1988 (10.731 votantes) e o pódio é fechado pelo sufrágio de 2020 (8.480)”, escreve este domingo a Dragões Diário.

    “Durante 42 anos e 15 mandatos conduziu o FC Porto à conquista de 68 troféus de futebol e de inúmeros outros títulos. Estabeleceu-se como o melhor presidente da história do futebol, com uma considerável vantagem sobre figuras como Florentino Pérez e Santiago Bernabéu, e é uma lenda viva que, como garantiu em declarações ao Porto Canal, continuará a ‘acompanhar o FC Porto para toda a parte’ e ’em todas as modalidades’. Até porque, como declarou o seu sucessor, ‘esta é e será sempre a sua casa'”, frisou

  • Jornal As fala de "tensão e surpresa histórica" no FC Porto

    Eleições do FC Porto estão a ser acompanhadas por vários órgãos internacionais. O jornal espanhol As fala de “tensão e surpresa histórica 42 anos depois” no FC Porto, citando as palavras de Vítor Baía a assumir a derrota de Pinto da Costa para Villas-Boas

  • Villas-Boas deve ver jogo de estreia como presidente na bancada

    André Villas-Boas só vai decidir este domingo onde irá ver o jogo frente ao Sporting esta noite no Dragão mas tudo aponta para que fique mesmo no seu lugar anual na bancada. Já em relação a Pinto da Costa, sobra a dúvida: há quem garanta que vai ao jogo, ficará na tribuna e deverá mesmo prestar declarações, há quem diga também que o ex-líder poderá nem ir sequer ao clássico.

    “Onde estarei no clássico deste domingo? Não sei. Em princípio no meu lugar, irei manter os meus hábitos. Ainda não tenho qualquer informação institucional por parte do FC Porto. A minha ideia é deslocar-me ao meu lugar habitual e fazer ali uma despedida para os próximos quatro anos. Se precisarei de seguranças para o fazer? Vamos ver. São coisas para vermos amanhã. Mas em princípio estarei no meu lugar habitual. Convite para estar na tribuna? Gostava de estar próximo dos associados, seguramente neste último jogo, de forma a agradecer-lhes todo o apoio e carinho durante esta campanha”, comentou Villas-Boas

  • Sede do Solar do Norte vandalizada com graffitis

    A sede do Solar do Norte, o Núcleo do Sporting na zona do Porto, foi vandalizada durante a madrugada com graffitis com a frase “Hooligans 1893”

  • Pedro Proença assinala também eleição de Villas-Boas

    “Em meu nome e da Liga Portugal, quero felicitar André Villas-Boas pela eleição como novo presidente do FC Porto. Votos de sucesso e excelente trabalho, extensíveis a toda a equipa que o acompanha! Uma palavra para Jorge Nuno Pinto da Costa por uma vida de dedicação histórica ao FC Porto e ao futebol profissional”, escreveu Pedro Proença, presidente da Liga, nas redes sociais

  • Fernando Gomes dá os parabéns a Villas-Boas... sem esquecer Pinto da Costa

    “Gostaria de felicitar André Villas-Boas pela sua eleição como novo Presidente do FC Porto. No processo eleitoral mais concorrido na história do clube, os portistas ofereceram-lhe um voto de confiança que, acredito, pelo seu percurso e ideias apresentadas, tudo fará para poder corresponder”, destacou Fernando Gomes, líder da Federação Portuguesa de Futebol, numa mensagem no site oficial.

    “A sua liderança, sublinho, será decisiva não apenas no seio do FC Porto mas também no desenvolvimento do futebol nacional que não poderá em caso algum estar alheado dos destinos de um dos seus maiores clubes associados. Sei que todos os portistas e todos os atores do desporto nacional exigem igualmente que, nesta hora, faça uma saudação especial a todos os candidatos nestas eleições e em particular a Jorge Nuno Pinto da Costa, que presidiu aos destinos do clube durante mais de quatro décadas”, prosseguiu.

    “O seu legado fala por si mesmo: os títulos e a glória a que conduziu o FC Porto foram igualmente decisivos na afirmação do futebol português no panorama internacional. Pela sua personalidade, pela sua dedicação, pelo seu carisma e pela forma como transformou o FC Porto não poderíamos deixar de, em nome da FPF, agradecer todos os serviços prestados. Nesta hora de incontestável mudança, desejo, em nome da FPF, as maiores felicidades a todos os órgãos eleitos do FC Porto”, concluiu

  • Reunião com a task force, a camisola 13 para as capas e um discurso com várias mensagens: o primeiro dia do resto da vida de Villas-Boas

    Villas-Boas tinha discurso de vitória em rascunho mas só deixou “war room” com núcleo duro para ida à varanda que vai fazer capas de domingo. Com resultados, falou. Para todos. Por todos. Com todos?

    Reunião com a task force, a camisola 13 para as capas e um discurso com várias mensagens: o primeiro dia do resto da vida de Villas-Boas

  • A "estrondosa vitória" de quem quer "mudar" o FC Porto

    Villas-Boas consegue mais de 80% dos votos e derrota Pinto da Costa. O novo presidente promete “mudança” num clube que quer “livre”, sem esquecer o passado. “É a vitória dos associados do FCP”.

    Ouça aqui o essencial do discurso de André Villas Boas e das declarações à imprensa

    A “estrondosa vitória” de quem quer “mudar” o FC Porto

  • Quem são os novos órgãos sociais do FC Porto

    DIREÇÃO

    Presidente
    Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas

    Vice-Presidentes
    Rui Jorge Teixeira de Carvalho Pedroto
    João Begonha da Silva Borges (pelouro financeiro)
    Tiago Filipe da Veiga Guarda Gomes de Madureira
    Francisco António Miranda Araújo
    José Luís Gomes de Andrade

    Vogais
    Alberto de Sousa Babo
    Teresa Paula Dias Figueiras
    Joana Pinto Leite César Machado Ortigão de Oliveira

    MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

    Presidente
    António Manuel Lopes Tavares

    Vice-Presidente
    Jorge Manuel Araújo de Sousa Basto

    Secretários
    Susana Abreu Alves Pereira Furtado de Mendonça
    Vasco Miguel Barros Leal Cardoso
    Vasco Bruno de Figueiredo Azeredo

    Suplentes
    Fernando Nuno Fernandes Ribeiro dos Reis
    José Manuel Duque Rodrigues
    Mafalda Leão e Seabra Ortigão de Oliveira

    CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

    Presidente
    Angelino Cândido de Sousa Ferreira

    Vice-Presidente
    Carlos Manuel Maia da Rocha Nunes

    Secretário
    Rui Edgar Peixoto Araújo Duarte

    Relatores de Contas
    Rui Manuel Pais Brochado
    Carlos Afonso Dias Leite Freitas dos Santos

    Relator de Contencioso
    Sofia da Costa Pimenta de Sá Azeredo
    Relator de Sindicância
    António Maria da Fonseca Côrte-Real Souto Neves

    Suplentes
    João Pedro Martins Costa
    Miguel Paulo Pais Brochado

  • FC Porto anuncia resultados no site oficial

    “André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto. A lista B foi a mais votada nas eleições para os órgãos sociais do clube no quadriénio 2024-2028 que decorreram este sábado no Estádio do Dragão. 26.876 sócios elegeram o 32.º líder da instituição.

    O movimento Só há um Porto, liderado pelo técnico vencedor da Liga Europa em 2011, recolheu 21.489 votos dos associados e superou a concorrência da lista A, liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa (5.224 votos), e da lista C, de Nuno Lobo (53 votos). A lista D, encabeçada por Miguel Brás da Cunha, era apenas candidata ao Conselho Superior”, comunicou o clube

  • Resultados finais: Villas-Boas ganhou com 80,3% dos votos

    André Villas-Boas ganhou com 80,3% dos votos contra apenas 19,5% de Pinto da Costa

    Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal e Disciplinar

    Lista A – 5.224 votos (19,89%)
    Lista B – 21.489 (80,28%)
    Lista C – 53 (0,20%)
    Brancos – 73
    Nulos – 37

    Conselho Superior
    Lista A – 5.511 votos
    Lista B – 18.806
    Lista D – 1.936
    Brancos – 542
    Nulos – 69

1 de 6