Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continue acompanhar-nos aqui:

    Covid-19. Vacina da Pfizer é eficaz contra variante brasileira do coronavírus

  • Covid-19. Todos os funcionários escolares e alunos do secundário vão ser testados

    O reinicio das atividades escolares presenciais vai implicar a realização de um teste rápido de antigénio à Covid-19, a todos os funcionários escolares e alunos do ensino secundário.

    Covid-19. Todos os funcionários escolares e alunos do secundário vão ser testados

  • Covid-19: Mais 987 mortos e 32.321 casos no Brasil nas últimas 24 horas

    O Brasil somou 987 mortos e 32.321 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 266.398 óbitos e 11.051.665 infeções desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

    Neste momento, a taxa de incidência da doença em território brasileiro é de 127 mortes e 5.259 casos por 100 mil habitantes, de acordo com o último boletim epidemiológico das autoridades de Saúde.

  • Covid-19. Universidade de Aveiro promove testagem a elementos da comunidade académica

    A Universidade de Aveiro (UA) vai proporcionar a realização de testes de rastreio à Covid-19 a todos os membros da sua comunidade, foi hoje anunciado.

    Numa nota dirigida à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que o processo de testagem vai iniciar-se de forma gradual e em colaboração com o Instituto de Biomedicina (iBiMED).

  • Covid-19. Madeira regista 43 novos casos e um total de 792 infeções ativas

    A Madeira registou hoje 43 novos casos de Covid-19 e 30 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o número de infeções ativas no arquipélago é agora de 792.

    Entre os novos casos, três foram importados – dois da República Checa e um da região de Lisboa e Vale do Tejo – e 40 são de transmissão local.

    Desde o início da pandemia, já foram reportados na Madeira 7.613 casos de infeção pelo novo Coronavírus e contabilizados 66 óbitos associados à Covid-19.

  • Covid-19. Supremo Administrativo dá ‘luz verde’ à contratação de enfermeiros estrangeiros

    O Supremo Tribunal Administrativo (STA) indeferiu a providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros que pretendia impedir a contratação de enfermeiros estrangeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo decisão a que a Lusa teve hoje acesso.

    Na fundamentação da decisão, com 17 páginas e datada de 06 de março, que dá razão ao Governo neste ‘braço-de-ferro’ com a Ordem dos Enfermeiros (OE), o STA considerou que “a requerente cautelar não podia fazer o tipo de pedido que fez, porque a lei não lho permite”, já que a OE não tem como “fim específico e primordial a tutela da saúde pública enquanto bem constitucionalmente protegido”.

    Em 18 de fevereiro, o Governo tinha já decretado de “especial interesse público” a contratação de enfermeiros estrangeiros no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, depois da providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros.

  • Covid-19. São Tomé com mais 17 casos e 22 recuperações em 24 horas

    São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, 17 novos casos de Covid-19, elevando o total para 1.961, assim como 22 recuperações, anunciaram hoje as autoridades de Saúde do país.

    De acordo com o boletim hoje divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o país não registou qualquer morte nas últimas 24 horas.

    Tanto os novos casos como as novas recuperações ocorreram na ilha de São Tomé.

  • Covid-19. É “fundamental” que comércio automóvel esteja na 1.ª fase do desconfinamento, diz ANECRA

    A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) considera “absolutamente fundamental” a inclusão do comércio de automóveis já na primeira fase do desconfinamento, de acordo com um comunicado hoje divulgado.

    Nessa nota, a associação diz ser “absolutamente fundamental que o Governo, face à clara melhoria da situação pandémica e perspetivando o previsível lançamento para breve de um plano de desconfinamento, considere desde já a inclusão do comércio de automóveis, novos e usados, entre as áreas de atividade económica, contempladas numa primeira fase do respetivo plano”.

  • Espanha soma 11.958 novos casos e 298 mortes durante fim de semana

    Espanha registou mais 11.958 casos de infeção por Covid-19 e mais 298 mortes desde sexta-feira, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol.

    O número de novos casos baixou em relação ao fim de semana anterior (15.978), assim como o número de mortes (467).

    O país regista agora 100.103 óbitos e 2 508 732 casos confirmados desde o inicio da pandemia.

  • Covid-19. Coimbra adianta 25% dos apoios às associações culturais

    A Câmara de Coimbra aprovou hoje um adiantamento de 25% do valor médio dos subsídios concedidos às associações culturais em 2021.

    A medida extraordinária para o corrente ano, semelhante à que foi aplicada em 2020, traduz-se numa antecipação de um quarto do apoio financeiro médio concedido pela autarquia, nos últimos cinco anos, a cada uma das entidades da área cultural do concelho.

    A proposta da maioria socialista do executivo municipal presidido pelo socialista Manuel Machado foi aprovada com duas abstenções do movimento Somos Coimbra, que pretendia um adiantamento de 40% dos subsídios.

  • Covid-19. Pessoas acamadas em Amares vão ser vacinadas em casa

    Os habitantes de Amares que estejam acamados vão ser vacinados contra a Covid-19 em casa, “evitando deslocações”, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Braga.

    Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara Municipal de Amares explica que “chegou hoje mesmo a acordo com uma médica que vai assegurar” a vacinação contra o novo coronavírus daqueles habitantes.

    O serviço, adianta o texto, vai ser assegurado nas horas vagas da clínica e será pago pela autarquia.

  • Covid-19. São Tomé e Príncipe com mais 17 casos positivos nas últimas 24 horas

    São Tomé e Príncipe registou hoje mais 17 casos positivos, aumentando o total de pessoas infetadas pelo novo coronavírus para 1.961, nas últimas 24 horas, período em que 22 pessoas foram consideradas recuperadas, indicou o Ministério da saúde.

    De acordo com o boletim diário Covid-19 de hoje, as 17 novas infeções foram todas registadas em São Tomé, onde se encontram 10 pessoas internadas no hospital de campanha e 331 em isolamento domiciliar.

  • CDS quer "plano à inglesa", com funcionários das escolas vacinados

    Paulo Duarte, vice-presidente do CDS, mostra-se agradado com o “consenso generalizado sobre a necessidade de planear e programar cautelosamente o desconfinamento” e assegura que, “sem um plano à inglesa, programação rigorosa, e face à predominância de novas estirpes, muito mais contagiosas, não é possível o desconfinamento e uma retoma serena da normalidade”.

    Os centristas pedem a reabertura do ensino presencial, com “inclusão de toda a comunidade escolar na fase prioritária da vacinação e como uma testagem massiva nas escolas públicas, privadas e cooperativas”, mas também a reabertura do pequeno comércio.

  • Covid-19. Transporte para vacinação no Porto disponível para todos a partir de terça-feira

    Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a Covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a Câmara.

    “Será divulgado hoje mesmo toda a forma de operacionalizar o programa, a partir de amanhã está disponível para todos”, adiantou a vereadora do pelouro dos transportes, Cristina Pimental, na reunião do executivo, na sequência de uma pergunta do vereador do PSD, Álvaro Almeida.

  • Covid-19. França com 5327 novos casos e mais 359 mortes

    França registou hoje mais 5327 novos casos de infeção, uma diminuição significativa face a ontem (21825) e mais 359 mortes por Covid-19, de acordo com as autoridade francesas.

    O número de mortes aumentou em relação à véspera (130).

    No total, 3 909 560 pessoas foram infetadas e 88 933 já morreram na França pelo novo Coronavírus.

  • Itália ultrapassa os 100.000 óbitos por Covid-19

    Itália registou esta segunda-feira 13.912 novos casos de infeção por Covid-19 e mais 318 mortes, ultrapassando assim os 100.000 óbitos, de acordo com as autoridades italianas.

    O número de novos casos baixou face a ontem (20745) – o número mais baixo desde 27 de fevereiro (13292). As mortes aumentaram: tinham sido 207.

    O país regista agora 100.103 óbitos e 2 508 732 casos confirmados desde o inicio da pandemia.

  • Covid-19. Câmara do Porto quer pessoas com deficiência e cuidadores prioritários nas vacinas

    A Câmara do Porto aprovou hoje uma proposta que recomenda ao Governo e à task-force do Plano de Vacinação que as pessoas com deficiência e os seus cuidadores sejam considerados prioritários e incluídos na fase atual.

    A proposta, apresentada e assinada pelo movimento “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido”, refere que devem ser consideradas como prioritárias pessoas com autismo, deficiência mental, paralisia cerebral e outras deficiências incapacitantes, com, pelo menos, mais de 16 anos, desde que tenham associadas outras patologias (doenças respiratórias, insuficiência cardíaca, doença coronária, diabetes, hipertensão arterial, obesidade) ou tenham graves problemas de comunicação e ao nível da autonomia pessoal.

  • Covid-19. Quase seis mil pessoas com vacinação completa no distrito de Bragança

    Perto de seis mil pessoas já têm a vacinação completa contra a Covid-19 no distrito de Bragança, onde foram administradas mais de 23 mil vacinas, entre a primeira e as duas doses previstas, informou hoje a entidade responsável.

    A Unidade Local de saúde (ULS) do Nordeste, responsável pelo processo na região, fez saber hoje que desde o início do plano de vacinação, no final de dezembro de 2020, até 5 de março, foram realizadas 23.161 inoculações, ou seja o número de vacinas administradas, no distrito de Bragança.

  • Covid-19. UCI reitera que ciclistas não devem abraçar-se após fim de etapas

    A União Ciclista Internacional (UCI) lembrou hoje o protocolo sanitário em vigor devido à pandemia de Covid-19, “recomendando fortemente” aos ciclistas que não se abracem após cruzarem a linha de meta.

    Demonstrações de alegria e celebração são espontâneas, naturais, e parte da beleza do nosso desporto. É sem prazer que a UCI recomenda fortemente a todos os envolvidos que não se abracem na linha de meta”, pode ler-se na nota, que clarifica a posição tomada pela instituição.

    Após a polémica suscitada nos últimos dias, a UCI justifica a sua decisão explicando que, “apesar de, do ponto de vista médico, o risco de contágio entre elementos da bolha de uma equipa ser baixo”, considera “necessário que os corredores adotem as medidas básicas de precaução, nomeadamente o respeito por um distanciamento físico mínimo”.

  • Covid-19. Moçambique regista mais cinco óbitos e 183 novos casos

    Mais cinco pessoas morreram devido a complicações associadas à Covid-19 em Moçambique e outras 183 foram infetadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    Todas as vítimas mortais são de nacionalidade moçambicana, com idades entre 63 e 85 anos. As mortes foram registadas nos últimos três dias, indicou o Ministério da Saúde, em comunicado de atualização de dados.

1 de 6