Atualizações em direto
-
Embaixada dos Estados Unidos em Kiev encerrada
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev foi encerrada temporariamente, avança a BBC, após ter recebido “informações específicas sobre um potencial ataque aéreo significativo no dia 20 de novembro”.
“Por uma questão de precaução, a embaixada será encerrada e os funcionários da embaixada estão a ser instruídos para se abrigarem no local”, lê-se em comunicado.
-
Estragos ambientais causados pela invasão russa da Ucrânia estimados em 67 mil milhões euros
A invasão da Ucrânia pela Federação Russa causou estragos ambientais estimados em 67 mil milhões (71 mil milhões de dólares) e causou um aumento importante das emissões de gases com efeito de estufa, declarou terça-feira na capital azeri uma ministra ucraniana.
“A natureza é uma vítima silenciosa desta guerra”, disse a ministra da Proteção do Ambiente e dos Recursos Naturais ucraniana, Svetlana Grinchuk, durante a realização da 29.ª Conferência das Partes (COP29) da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.
O impacto sobre o clima, em particular a destruição de florestas que equilibram naturalmente as emissões de dióxido de carbono, mostra que as consequências da guerra “não afetam apenas a Ucrânia, mas todo o mundo”, disse a jornalistas.
Segundo o governo ucraniano, o custo ambiental da guerra eleva-se a 67 mil milhões de euros (71 mil milhões de dólares). O conflito levou também à emissão de 180 milhões de toneladas de dióxido de carbono, acrescentou.
-
Rússia detém cidadão alemão acusado de sabotagem
Um cidadão alemão, acusado de sabotagem em locais de infraestruturas energéticas na Rússia, foi detido na região de Kaliningrado (noroeste), informou hoje o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo).
Nikolai Gaidouk, cidadão alemão nascido em 1967, “esteve envolvido na explosão de março de 2024 numa estação de distribuição de gás” em Kaliningrado, afirmou o FSB, num comunicado citado pelas agências de notícias russas.
Os serviços de segurança acusaram Gaidouk de ter tentado entrar na Rússia, vindo da Polónia, “para organizar atos de sabotagem na infraestrutura energética local”.
Residente em Hamburgo, no norte da Alemanha, Gaidouk foi detido à entrada na Rússia, num posto fronteiriço em Kaliningrado, enclave russo às portas da União Europeia, de acordo com a mesma fonte.
Meio litro de líquido explosivo foi apreendido durante a inspeção ao automóvel que conduzia, referiu o FSB.
De acordo com os meios de comunicação locais, o explosivo estava escondido numa caixa de champô.
“Ficou estabelecido que o senhor Gaidouk recebeu a ordem de provocar uma explosão e os componentes de um engenho explosivo improvisado do cidadão ucraniano” Alexander Jorov, que também vive em Hamburgo, disse o FSB.
Foi aberta uma investigação por ataque e tráfico de explosivos contra Gaidouk, que se encontra em prisão preventiva, acrescentou o comunicado.
Os casos de sabotagem, traição ou terrorismo têm vindo a aumentar na Rússia desde o início da invasão da Ucrânia pelas tropas russas em fevereiro de 2022.
-
EUA vão fornecer minas antipessoais à Ucrânia, diz dirigente governamental
Os Estados Unidos vão fornecer à Ucrânia minas antipessoais, para reforçar a defesa do país contra a invasão lançada pela Rússia, disse um dirigente governamental norte-americano.
Washington vai enviar para Kiev “minas antipessoais não persistentes”, equipadas com um dispositivo de autodestruição ou autodesativação, disse à agência de notícias France–Presse, na terça-feira à noite, a mesma fonte, que não foi identificada.
A decisão surgiu horas após fontes do Pentágono terem dito que os Estados Unidos vão enviar para a Ucrânia 275 milhões de dólares (260 milhões de euros) em novas armas, antes de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos, a 20 de janeiro de 2025.
A administração de Joe Biden está a apressar-se para fazer o máximo que puder para ajudar Kiev a combater a Rússia nos dois meses que restam ao atual Presidente norte-americano, pois o pacote de ajuda está ainda por aprovar.
-
Bom dia,
Bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação sobre a guerra na Ucrânia.
Para recuperar os principais desenvolvimentos desta terça-feira, siga este link.
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia: “Não pode haver um empate”