Atualizações em direto
  • Washington sobreavaliou armamento enviado e Kiev pode receber mais 2 mil milhões de dólares dos EUA

    É mais um capítulo na (errada) contabilidade das ajudas dos Estados Unidos à Ucrânia. Washington está a apoiar muito menos do que aquilo que foi aprovado pela administração Biden devido a uma sobreavaliação do armamento enviado para Kiev.

    Um relatório divulgado ontem revela que o Pentágono encontrou mais 2 mil milhões de dólares (mais de 1,8 mil milhões de euros) de erros nos seus cálculos relativos a munições, mísseis e outros equipamentos enviados para a Ucrânia. Assim sendo, o valor do material indevidamente avaliado sobe para um total de 8,2 mil milhões de dólares, informa a Reuters.

    O novo relatório do Government Accountability Office admite que
    o Departamento de Defesa dos EUA não tem conseguido avaliar com exatidão o material militar enviado para a Ucrânia devido a definições contabilísticas pouco claras, acrescenta a agência de notícias britânica.

    E o cálculo não é irrelevante. Em 2023, o Pentágono disse que foi usado o “valor de reposição” em vez do “valor depreciado” para apurar o valor do material enviado. Havia um erro de 6,2 mil milhões de dólares, pelo que outros milhares de milhões foram enviados para Kiev.

    Mas não parou aí. Segundo a Reuters, o Pentágono disse ao GAO que, desde então, foram detetados mais 2 mil milhões de dólares de sobreavaliações. Ou seja, podem ser enviadas mais armas nesse valor para a Ucrânia.

  • Lituânia prepara plano de evacuação em massa se houver guerra

    O Presidente ucraniano tem avisado vezes sem fim de que a invasão russa não se ficará pela Ucrânia e os países vizinhos parecem dar-lhe ouvidos. A Lituânia está a elaborar planos para a evacuação em massa de civis em caso de guerra, informou o Ministério da Administração Interna, citado pela LRT, televisão pública.

    País da NATO, a Lituânia teme o ameaçado confronto entre a Aliança Atlântica e Moscovo. Se a guerra estalar entre os dois blocos, o seu território corre sério risco de ser o primeiro afetado: faz fronteira com a Bielorrússia, aliada da Rússia, e com o enclave russo de Kaliningrado, fortemente armado.

  • Explosão em campo petrolífero e de gás da Rosneft, empresa estatal russa, na zona ártica

    Uma explosão no campo petrolífero e de gás na região ártica russa de Yamal-Nenets matou pelo menos uma pessoa e feriu outras sete, avançou a RIA Novosti.

    Ainda não se sabe a origem, ou se há alguma intervenção ucraniana, mas a agência de notícias estatal russa adianta que as autoridades abriram um processo criminal preliminar sobre a potencial violação das normas de saúde e segurança industrial.

    As vítimas seriam trabalhadores deste campo chamado Urengoyskoe East, que é explorado pela Rosneft, a empresa petrolífera estatal. Quatro dos feridos foram levados para o hospital, disse Dmitry Artyukhov, o governador da região, citado pela Ria Novosti.

  • Bom dia, vamos continuar a seguir aqui a guerra na Ucrânia. Pode ler o que se passou ontem neste outro artigo em direto.

    Ucrânia afirma ter desmantelado plano russo para ataques terroristas na União Europeia

    Obrigada por nos acompanhar, até já!

1 de 1