Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui, mas antes pode recuperar neste artigo o último adeus ao príncipe Filipe, que esteve ao lado de Isabel II durante 73 anos.

    O cortejo arrepiante, o reencontro de irmãos e uma rainha sem o seu duque: a emocionante despedida de Filipe

  • As pérolas também são eternas. A escolha simbólica de Kate Middleton para a cerimónia de Filipe

    Fiel à tradição, a duquesa de Cambridge optou pelas pérolas, usando uma gargantilha cedida por Isabel II. Em 1982, a monarca emprestara a mesma peça a Diana.

    As pérolas também são eternas. A escolha simbólica de Kate Middleton para a cerimónia de Filipe

  • Duques de Cambridge partilham mensagem após funeral

    Cerca de uma hora depois de abandonarem o Castelo de Windsor, William e Kate Middleton recordaram através do Twitter o “consorte dedicado” a sua majestade, leal companheiro desde a sua ascensão ao trono, em 1952.

  • Unidos pela perda, William e Harry terminaram a tarde à conversa. Está a reconciliação à vista?

    A tão antecipada tensão entre irmãos culminou numa descontraída conversa, à medida que se afastavam da capela, após o funeral do avô. Será este um indício da reconciliação de William e Harry?

    Unidos pela perda, William e Harry terminaram a tarde à conversa. Está a reconciliação à vista?

  • Boris Johnson cumpriu minuto de silêncio

    Um pouco por todo o reino, foi esta tarde cumprido um minuto de silêncio em memória do duque de Edimburgo. O primeiro-ministro Boris Johnson juntou-se à homenagem a partir da sua casa de campo, em Chequers.

  • Mulher detida quando se cumpria minuto de silêncio

    Foi o momento mais insólito da tarde em Windsor, num alinhamento que correu dentro do previsto. A polícia acabou por deter uma mulher que surgiu em topless nas imediações do Castelo, correndo em direção à estátua da rainha Victoria. O breve protesto aconteceu durante o minuto de silêncio cumprido em todo o país em memória do príncipe Filipe. “Salvem o planeta”, gritou a mulher, cujas palavras acabaram por ser abafadas pelas palmas dos populares que se reuniram às portas do castelo, apesar das limitações impostas pela pandemia.

  • No final do funeral Harry e William caminham lado a lado

    No final do funeral, Harry, William e Kate caminharam lado a lado. Eduardo, a mulher e os filhos seguiam à frente.

    Poucos momentos depois, os irmãos estão a sós, a conversar um com o outro.

    O momento é simbólico, sobretudo após a polémica entrevista que os duques de Sussex deram a Oprah Winfrey e que terá estado na origem de uma eventual cisão entre Harry e William.

    Isabel II foi a primeira a abandonar a capela, no mesmo Bentley em que chegou, imediatamente após o final da cerimónia fúnebre.

  • Convidados começam a sair da Capela de São Jorge

    Finda a cerimónia de 50 minutos, os convidados começam a sair da Capela de São Jorge ao som de um órgão tocado na capela.

  • A urna de Filipe vai descer para o jazigo subterrâneo da capela

    A urna de Filipe descerá com a ajuda de um elevador. O caixão irá permanecer num jazigo subterrâneo construído há 200 anos por Jorge III, a cinco metros de profundidade.

    Os seus restos mortais só deixarão a Capela de São Jorge aquando da morte da rainha. Aí o casal será sepultado lado a lado, na Capela Memorial Rei Jorge VI.

    Filipe ficará sepultado na capela, mas só até à morte da rainha

  • Rainha isolada e irmãos separados

    No interior da capela, os 30 convidados encontram-se sentados com alguma distância entre si, à exceção dos casais. Isabel II ocupa o seu lugar habitual, à direita do altar, na ponta da segunda fila, agora sem o duque de Edimburgo ao seu lado.

    BRITAIN-ROYALS-PHILIP-FUNERAL

    © JONATHAN BRADY/POOL/AFP via Getty Images

    William, que está acompanhado pela mulher Kate Kiddleton, e Harry, sentam-se em lados opostos da nave central da capela, com este último na outra extremidade da fila onde está sentada a rainha.

  • Os temas musicais escolhidos por Filipe

    Depois da leitura de uma passagem bíblica, o coro interpreta dois temas escolhidos pelo príncipe Filipe. “Jubilate in C” foi composto por Benjamin Britten a pedido do duque em 1961. Já a adaptação musical de Salmo 104 foi feita por William Lovelady, a propósito do 75º aniversário de Filipe, em 1996.

    BRITAIN-ROYALS-PHILIP-FUNERAL

    © DOMINIC LIPINSKI/POOL/AFP via Getty Images

  • O coro da Capela de São Jorge entoa "The Rhosymedre"

    O tema está fortemente relacionado com as celebrações da família real britânica. Depois de mais algumas palavras do deão de Windsor, o coro entoa a música, que foi escolhida também para os casamentos de William e Kate e de Harry e Meghan e para o funeral de Diana.

  • Coro canta tema "Eternal Father"

    O coro composto por apenas quatro pessoas começa por interpretar o tema “Eternal Father”, que costuma ser conhecido como o hino da Marinha Real. A música é uma associação direta ao passado náutico de Filipe.

  • "Fomos inspirados pela sua lealdade à rainha"

    “Fomos inspirados pela sua lealdade à rainha, pelo seu serviço à nação e à Commonwealth, pela sua coragem, força e fé. As nossas vidas foram enriquecidas pelos desafios que nos lançou, pelo encorajamento que nos deu, pela sua bondade, humor e humanidade”.

    As palavras são do deão David Connor, na abertura da cerimónia fúnebre.

  • O estandarte, o chapéu da Marinha e a espada oferecida pelo sogro. O que adorna a urna de Filipe

    O caixão de Filipe está coberto pelo seu estandarte, por uma coroa de flores e ainda pelo seu chapéu da Marinha e a espada que Jorge VI do Reino Unido ofereceu ao duque aquando do casamento com Isabel II, em 1947.

    No altar da Capela de São Jorge estão emblemas e insígnias escolhidas a dedo pelo próprio príncipe Filipe.

  • A urna entra na capela ao som do coro, reduzido a quatro elementos

    A urna do duque de Edimburgo percorre agora a nave central da Capela de São Jorge, ao som do coro deste templo, reduzido a apenas quatro elementos por causa da pandemia.

  • Carlos acompanha a a urna do pai, visivelmente emocionado

    Antes de entrar na capela, o príncipe Carlos, visivelmente emocionado junto à urna do pai.

    The Funeral Of Prince Philip, Duke Of Edinburgh Is Held In Windsor

    © Hannah McKay/WPA Pool/Getty Images

  • Arranca a cerimónia fúnebre no interior da Capela de São Jorge

    Após um minuto de silêncio, arranca a cerimónia fúnebre no interior da Capela de São Jorge, onde já se encontram os 30 convidados.

    O serviço vai ser conduzido pelo Deão de Windsor, David Conner, que vai elogiar “a bondade, o humor e a humanidade” de Filipe. Durante o serviço vai ainda dizer: “Fomos inspirados pela sua lealdade inabalável à nossa rainha, pelo seu serviço à nação e à comunidade, pela sua coragem, força moral e fé.”

    Este não é um funeral de Estado, mas sim real, no qual não vai existir, a pedido de Filipe, nem sermão nem elogio fúnebre.

    Todos os convidados estão a usar máscaras faciais, uma das restrições impostas pela crise sanitária. Em vigor estará também a medida de distanciamento social. A rainha vai se sentar sozinha.

  • Isabel II acompanhou o cortejo no Bentley

    Aos 94 anos, Isabel II, no papel de viúva, acompanhou o cortejo do príncipe dentro do Bentley.

    BRITAIN-ROYALS-PHILIP-FUNERAL

    © LEON NEAL/POOL/AFP via Getty Images

  • Cumpre-se um minuto de silêncio em honra do príncipe

    Cumpre-se um minuto de silêncio nacional em honra do príncipe. O momento antecede o início do funeral, que conta apenas com 30 convidados, no interior da Capela de São Jorge, em Windsor.

1 de 4