Atualizações em direto
  • Médio Oriente. Cessar-fogo no Líbano é responsabilidade de Trump?

    Francisco Pereira Coutinho, especialista em Direito Internacional, considera que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Líbano pode refletir a pressão dos EUA, mas não é tudo.

    Ouça aqui o novo episódio de “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.

    Médio Oriente. Cessar-fogo no Líbano é responsabilidade de Trump?

  • IDF disparam contra veículos em território do Líbano

    As Forças de Defesa de Israel (IDF) dizem que dispararam contra veículos em território do Líbano, algumas horas depois de o cessar-fogo ter entrado em vigor.

    “Na última hora, as forças das IDF identificaram vários veículos em território libanês com suspeitos que estavam numa área de movimentação restrita”, é dito em comunicado que é citado pela Sky News.

    “As forças dispararam para impedir a sua abordagem à área e os suspeitos retiraram-se.”

    Não é claro qual o tipo de veículos ou a zona concreta onde isto aconteceu.

    As IDF já tinham avisado que os residentes devem esperar até às forças israelitas abandonarem todas as posições no país, algo que pode demorar até 60 dias (ver entrada das 7h12).

    “As IDF vão agir contra qualquer pessoa que tente violar o acordo de cessar-fogo e não permitirá qualquer perigo para a segurança dos residentes de Israel.”

  • Egito saúda cessar-fogo no Líbano e considera que vai ajudar a reduzir tensão na região

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Líbano saúda o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah.

    Em comunicado, o Ministério “salienta que esta medida contribuirá para o início da fase de recuo da escalada [de tensão] na região”.

    “O Egito sublinha que este acordo deve ser um prelúdio para pôr fim à agressão israelita na Faixa de Gaza, que já dura mais de um ano, e para a necessidade de alcançar um cessar-fogo imediato e o pleno acesso à ajuda humanitária sem obstáculos, à luz das catastróficas condições humanitárias na Faixa de Gaza, bem como pôr fim às violações injustificadas na Cisjordânia”, é ainda possível ler na publicação, que foi divulgada na rede social X.

    O país destaca ainda a “extrema importância de parar a escalada na região” e salienta que “não existem soluções militares” para a tensão na região, mas sim “negociação e diálogo”.

  • Sobe para seis o número de mortos em alegados ataques israelitas à Síria

    Subiu para seis o número de mortos nos alegados ataques de Israel nas passagens de fronteira entre o Líbano e a Síria, que ocorreram esta terça-feira logo após o anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah.

    De acordo com o Times of Israel, a agência estatal da Síria avança que morreram quatro civis e dois soldados.

    Há ainda registo de 12 feridos, incluindo mulheres, crianças e trabalhadores do Crescente Vermelho.

    Israel não fez, até agora, comentários sobre a autoria destes ataques.

  • Irão saúda “fim da agressão” israelita com início de trégua no Líbano

    O Irão saudou hoje o “fim da agressão” israelita no Líbano, na sequência da entrada em vigor de um cessar-fogo entre o Israel e o Hezbollah, grupo apoiado financeira e militarmente por Teerão.

    O Irão “congratula-se com a notícia do fim da agressão do regime sionista contra o Líbano”, afirmou em comunicado o porta-voz da diplomacia iraniana, Esmail Baghai.

    Teerão “apoia firmemente o Governo, a nação e a resistência libanesa”, continuou.

    O cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hezbollah, no Líbano, começou hoje às 4 horas locais (2 horas em Lisboa).

  • Exército de Israel pede a libaneses para não se aproximarem de posições israelitas

    O exército de Israel avisou hoje os habitantes do sul do Líbano para não se aproximarem das posições israelitas, após a entrada em vigor de um cessar-fogo com o Hezbollah pró-iraniano.

    “Com a entrada em vigor do acordo de cessar-fogo e com base nas suas disposições, as IDF [sigla em inglês das Forças de Defesa de Israel] permanecem nas suas posições no sul do Líbano”, declarou o porta-voz do exército, Avichay Adraee, numa mensagem na rede social X.

    “É proibido deslocarem-se para as aldeias que as IDF ordenaram evacuar ou em direção às forças das IDF na região”, acrescentou.

    O cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hezbollah, no Líbano, começou hoje às 4 horas locais (2 horas em Lisboa).

    Anunciada na terça-feira, a trégua é um passo importante para pôr fim a quase 14 meses de combates desencadeados pela guerra em curso em Gaza entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.

    Não houve relatos imediatos de alegadas violações à trégua, e há sinais de celebração em Beirute.

    Israel prometeu que vai atacar se o Hezbollah violar o acordo.

    O cessar-fogo prevê uma interrupção inicial de dois meses dos combates e exige que o Hezbollah ponha termo à presença armada no sul do Líbano, enquanto as tropas israelitas devem regressar ao outro lado da fronteira.

    Milhares de tropas libanesas adicionais e forças de manutenção da paz da ONU vão ser destacadas para o sul e um painel internacional vai controlar o cumprimento do acordo.

  • Civis regressam ao sul do Líbano após cessar-fogo entre Hezbollah e Israel

    As agências internacionais no Líbano referem que, após a entrada em ação do cessar-fogo entre o Hezbollah e Israel, está a ser visível a movimentação de civis para os territórios do sul do Líbano.

    A Reuters refere que são visíveis várias filas de carros de deslocados do sul do Líbano a regressar a casa. Há também famílias a regressar aos subúrbios de Beirute.

  • Hamas está "pronto" para um cessar-fogo em Gaza

    Um oficial sénior do Hamas avançou à AFP que o grupo está pronto para chegar a um acordo para um cessar-fogo em Gaza.

    “Informámos os mediadores do Egito, Qatar e Turquia de que o Hamas está pronto para um acordo de cessar-fogo e para um acordo sério para troca de prisioneiros”, disse o oficial à AFP.

    Acusou ainda Israel de estar a tentar obstruir um acordo.

  • Bom dia, bem-vindo ao liveblog onde vamos acompanhar os principais desenvolvimentos no conflito entre Israel e o Hamas, num dia em que o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah entrou em efeito às 4 horas locais, 2 horas em Lisboa.

    Recupere tudo o que aconteceu ontem neste liveblog anterior.

    Biden confirma acordo de cessar-fogo entre Israel e Líbano. Começa esta madrugada às 2h

1 de 1