Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta segunda-feira.

    Vamos continuar a reunir as últimas notícias sobre o novo coronavírus nesta nova ligação.

    SNS24 já recebeu 20 contactos de pessoas alertadas pela app de rastreio Stayaway Covid

    Muito obrigado por nos acompanhar.

  • I Liga com testes em todas as jornadas e II Liga apenas de duas em duas

    Os jogadores da I Liga vão ter testes à Covid-19 antes de todas as jornadas, enquanto na II Liga serão testados a cada duas rondas, de acordo com o Plano de Retoma do Futebol Profissional.

    Segundo o documento hoje divulgado pela Liga de clubes, nas duas provas profissionais, todos os jogadores dos vários plantéis serão testados até 48 horas antes do início da prova, com o segundo escalão a iniciar-se na quinta-feira e o primeiro a 18 de setembro.

    No plano da Liga de clubes há ainda a “recomendação para a realização de testes a todo o plantel e staff, uma vez por mês” e fica definido que “um caso positivo só retoma atividade após critérios de cura microbiológica” definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

    Os delegados da Liga terão de fazer testes a cada duas nomeações, enquanto para as equipas de arbitragem o modelo será definido pela Federação Portuguesa de Futebol.

  • Santa Casa de Lousada retoma serviços depois de mais um funcionário testar positivo

    A Santa Casa da Misericórdia de Lousada, distrito do Porto, anunciou hoje que foi identificado mais um caso de Covid-19 entre os profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e que vai retomar todos os serviços.

    Em comunicado, a instituição adianta que depois de realizar testes aos 231 colaboradores do hospital, foi identificado mais um caso de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, aumentando para sete o número de profissionais infetados.

    O colaborador, assegura a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, já se encontrava “antecipadamente em isolamento profilático, comprovando uma vez mais que o vírus ficou restrito apenas a esta unidade”.

    O número de utentes infetados pelo novo coronavírus mantém-se, ou seja, 19 doentes, dos quais 17 permanecem na ala Covid-19 criada pela instituição e dois “doentes agudizados” continuam no hospital de referência, sem que se registem “alterações relevantes do seu quadro clínico”, lê-se no documento.

  • Guiné-Bissau com mais um morto e 30 novos casos na última semana

    A Guiné-Bissau registou entre terça-feira e domingo mais 30 novos casos positivos para Covid-19 e mais uma vítima mortal, elevando o total acumulado para 2.275, segundo dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

    No total, a Guiné-Bissau registou, desde o início da pandemia, um total acumulado de 2.275 casos, incluindo 903 casos ativos e 39 mortes.

  • Moçambique regista mais 113 casos e total sobe para 4.557

    Moçambique registou 113 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e elevou para 4.557 o total de casos do novo coronavírus, mantendo o número de óbitos em 27, anunciou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.

    Nas últimas 24 horas, o país registou mais 82 casos totalmente recuperados, elevando para 2.697 o número de pessoas que se encontram nessa condição no país.

    No total, Moçambique conta com 1.829 casos ativos de Covid-19.

  • Covid-19. Convívios familiares no concelho de Cantanhede resultam em 17 casos

    Um surto de Covid-19, ativo em três freguesias do concelho de Cantanhede, Coimbra, originou até ao momento 17 infetados e teve origem em convívios familiares e sociais. Autarquia desmente.

    Covid-19. Convívios familiares no concelho de Cantanhede resultam em 17 casos

  • Bolsonaro celebra o Dia da Independência sem máscara num carro cheio de crianças

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, celebrou o Dia da Independência do país sem utilizar máscara num carro cheio de crianças. As crianças são filhos de convidados da celebração.

    Bolsonaro celebra o Dia da Independência sem máscara num carro cheio de crianças

  • França fecha 28 escolas e 262 turmas após aumento de novos casos

    A França teve de encerrar 28 escolas e 262 turmas após ter registado novos casos positivos de Covid-19, disse hoje o ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, uma semana após a reabertura das escolas.

    “Teremos de esperar pelo encerramento das aulas e das escolas. Este é o resultado indispensável da vigilância que estamos a levar a cabo. Fechámos com bastante facilidade por sermos prudentes”, disse o ministro à BFM TV, que no final da semana passada tinha indicado o encerramento de 22 escolas e cerca de uma centena de turmas.

    Jean-Michel Blanquer explicou que este encerramento de uma pequena parte das cerca de 60.000 escolas do país é algo que esperava e que irá “necessariamente aumentar” ainda mais, “provavelmente” nas próximas semanas, uma vez que basta “três adultos” doentes para justificar o encerramento da turma ou da escola.

    “É normal que, numa sociedade afetada pela epidemia, as escolas tenham este fenómeno em conta”, disse, observando que, de momento, não vão implementar testes de diagnóstico a partir de amostras de saliva nas escolas, porque ainda não são fiáveis.

  • Cabo Verde com mais 28 casos, o menor número dos últimos 13 dias

    Cabo Verde contabilizou hoje mais 28 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, o menor valor dos últimos 13 dias, aumentando o acumulado para 4.358 infeções associadas à doença desde 19 de março, segundo dados oficiais.

    Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da Covid-19 no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, informou que os novos casos foram registados todos na ilha de Santiago, distribuídos pelos concelhos da Praia (14), Ribeira Grande (7), São Lourenço dos Órgãos e São Domingos (2 cada), Santa Catarina, Tarrafal e Santa Cruz, com um cada.

    Nas últimas 24 horas, Jorge Barreto adiantou ainda que foram registados 28 casos suspeitos da doença a nível nacional.

    Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, mais 162 doentes tiveram alta, passando o país a ter um acumulado de 3.790 pessoas já recuperadas.

    Com estes novos dados, o país conta neste momento com 524 casos ativos, mantém os 42 óbitos, dois doentes transferidos para os seus países, de um total acumulado de 4.358 infeções associadas à doença desde 19 de março.

  • Quatro pessoas infetadas em restaurante da Fonte da Telha em Almada

    O sócio-gerente e três funcionários do restaurante Areias da Telha, na praia da Fonte da Telha, Almada, estão infetados com Covid-19 e o estabelecimento vai permanecer encerrado até 13 de setembro, confirmou hoje o responsável daquela concessão de praia.

    “Temos três funcionários infetados e eu próprio também acusei positivo”, disse à agência Lusa o sócio-gerente e responsável da concessão de praia, Paulo Barata, adiantando que, na passada quarta-feira, o delegado de saúde mandou encerrar o estabelecimento até dia 13 de setembro.

    Um funcionário nosso foi domingo [30 de agosto] ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, tendo-lhe sido diagnosticado um problema de saúde, mas os médicos detetaram que também estava infetado com vírus da Covid-19. Na terça-feira [1 de setembro], também eu fui fazer testes, a título particular, e acusei positivo”, disse o responsável do restaurante.

    Paulo Barata diz ter apenas sintomas ligeiros e estar a cumprir o período de quarentena, mas adianta que o primeiro funcionário do restaurante com sintomas de Covid-19, e que tem outro problema de saúde que só agora terá sido diagnosticado, permanece internado no Hospital Garcia de Orta.

  • PSP deteve homem em Coimbra que recusou usar máscara de proteção

    Um homem de 30 anos foi detido em Coimbra pela PSP por se recusar a usar máscara de proteção facial no interior de um estabelecimento da cidade, foi hoje anunciado.

    Segundo um comunicado da PSP, a detenção ocorreu no sábado de manhã na Rua Padre António Vieira.

    Lá chegados, os agentes da 2.ª Esquadra deste Comando contactaram a testemunha – vigilante do espaço – que informou que aquele comportamento era reiterado por parte do suspeito”, explica a nota.

    De acordo com a PSP, o suspeito negou as acusações e exaltou-se, injuriando os agentes e tentando agredir um dos elementos, pelo que foi detido.

    “Este comportamento injurioso e ameaçador manteve-se durante o percurso para a esquadra e mesmo dentro das instalações policiais”, adiantou a PSP.

    O suspeito foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.

  • Angola com 16 casos e três óbitos nas últimas 24 horas

    Angola registou três mortes e 16 novos casos de infeção por Covid-19, todos na província de Luanda, nas últimas 24 horas, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    No balanço epidemiológico diário, o responsável angolano adiantou que os infetados têm idades entre 21 e 78 anos, sendo 12 homens e quatro são mulheres.

    Dois cidadãos angolanos, um homem de 70 anos e uma mulher de 51 anos, e um etíope de 46 anos morreram na sequência da doença.

    Outras 17 pessoas recuperaram, 16 de Luanda e uma de Cabinda.

    Angola conta atualmente com 2.981 casos de Covid-19, dos quais 120 óbitos, 1.215 recuperados e 1.646 ativos, com quatro pessoas em estado crítico, 19 graves e 48 moderados.

  • Seis bombeiros infetados e 10 em vigilância nos Voluntários de Guimarães

    O número de bombeiros infetados com Covid-19 nos Voluntários de Guimarães subiu para seis e 10 operacionais continuam em vigilância, disse hoje à Lusa o comandante daquela corporação, onde o primeiro caso positivo foi detetado na quarta-feira.

    Segundo Bento Marques, “o bombeiro com o primeiro caso positivo está internado” e encontra-se “estável”.

    “Depois do primeiro caso, 15 operacionais foram postos em vigilância e, destes, cinco testaram positivo”, adiantou o comandante.

  • Madeira não regista casos novos e mantém os 127 infetados

    A Madeira não registou nas últimas 24 horas nenhum caso de infeção por Covid-19, mantendo 173 casos confirmados, dos quais 127 são recuperados e 46 ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    Até ao dia 6 de setembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.633 notificações de casos suspeitos da Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”, refere o boletim epidemiológico do ISAÚDE.

    Este organismo adianta que “hoje não há novos casos positivos a reportar, pelo que a região continua a contabilizar um total cumulativo de 173 casos confirmados da Covid-19” e um novo recuperado, passando a região a contabilizar 127 casos recuperados da Covid-19.

    “São agora 46 os casos ativos, dos quais 30 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 16 são casos de transmissão local”, especificou.

    Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 21 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 25 em alojamento próprio.

  • Covid-19. OMS considera estatísticas sobre reinfeções “quase irrelevantes”

    Segundo a epidemiologista da OMS, “apenas houve uns poucos casos de reinfeção”, entre os mais de 27,1 milhões de infetados em todo o mundo, e “até agora não foram muito relevantes”.

    Covid-19. OMS considera estatísticas sobre reinfeções “quase irrelevantes”

  • Despedimentos coletivos duplicaram até julho

    As empresas comunicaram 420 despedimentos coletivos, até julho, período em que foram despedidas 4.339 pessoas, números que praticamente duplicaram face aos registados nos primeiros sete meses de 2019, segundo a DGERT.

    De acordo com os dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), nos primeiros setes meses de 2019, foram comunicados 185 despedimentos coletivos, número que compara com os 420 já contabilizados este ano.

    Estes 420 correspondem ao número mais elevado desde 2014 – ano em que foram comunicados 430 nos primeiros sete meses – e estão em linha com os 421 processos registados ao longo de todo o ano de 2016.

    A maioria destes despedimentos coletivos tiveram origem em microempresas e pequenas empresas que comunicaram, respetivamente, 190 e 170 destes procedimentos. As empresas de maior dimensão foram responsáveis por 15.

    Os 4.339 trabalhadores abrangidos e efetivamente despedidos entre janeiro e julho de 2020 praticamente duplicam os 2.163 despedimentos observados no mesmo período de 2019, sendo necessário recuar a 2013 para encontrar um valor mais alto.

  • Kylyan Mbappé testa positivo e abandona seleção francesa

    Kylian Mbappé, avançado do Paris Saint-Germain e da seleção francesa de futebol, teve um teste positivo à Covid-19 e não poderá jogar terça-feira contra a Croácia, foi hoje anunciado por elementos da seleção gaulesa.

    O jogador ainda esteve no treino de hoje, sabendo depois os resultados que foram feitos de manhã.

    “Foi colocado afastado da equipa depois de recebermos os resultados, após o treino e antes de regressar ao seu domicílio”, explicou uma fonte da seleção. “Como toda a equipa, tinha feito um teste prévio ao estágio e o resultado foi negativo, a exemplo do que fizera quarta-feira a pedido da UEFA, no quadro do Suécia-França”.

    Com este caso, são já sete os jogadores do PSG com Covid-19, nomeadamente a estrela principal da equipa, Neymar.

  • Três novos casos nas últimas 24 horas na ilha açoriana de São Miguel

    Os Açores registaram nas últimas 24 horas três casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel, decorrentes das 929 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região, informou a Autoridade de Saúde regional.

    De acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, os novos casos “apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”.

    Até ao momento, foram detetados nos Açores 239 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, verificando-se atualmente 36 casos positivos ativos, dos quais 29 na ilha de São Miguel, seis na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

    Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

  • PSP do Porto com agentes infetados e em confinamento

    O Comando Metropolitano do Porto da PSP revelou hoje a existência de casos positivos para Covid-19 e agentes em confinamento, garantindo que estão “a ser seguidos os protocolos”.

    Temos algumas situações positivas identificadas ao nível do Comando Metropolitano do Porto, sendo que há outras que são suspeitas e que estão em confinamento”, disse à Lusa fonte do comando.

    Segundo noticiou hoje o Porto Canal, há “dois casos confirmados de Covid-19 na esquadra da PSP em Matosinhos” e “outros três estão em isolamento”.

  • Covid-19. OMS inicia avaliação da resposta à pandemia

    Entre os pontos a analisar estão a convocação de comités de emergência em janeiro, quando se conheceram os primeiros casos de infeção, e a declaração de emergência de saúde pública internacional.

    Covid-19. OMS inicia avaliação da resposta à pandemia

1 de 5