Atualizações em direto
  • ONG de defesa dos jornalistas pedem à UE que pressione Israel

    Cerca de 60 organizações não governamentais (ONG) que defendem a imprensa pediram hoje à União Europeia que suspenda o acordo de associação com Israel, devido aos ataques à liberdade de imprensa e mortes de jornalistas.

    Numa carta conjunta, as ONG acusam o Governo liderado por Benjamin Netanyahu de “restringir a liberdade dos meios de comunicação social, o que resultou efetivamente no estabelecimento de um regime de censura”.

    O documento, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), é assinado, entre outras organizações, pelo Comité para a Proteção dos Jornalistas, a Repórteres Sem Fronteiras, a Human Rights Watch e a Federação Europeia de Jornalistas.

    A carta exige ao chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, e ao comissário do Comércio, Valdis Dombrovskis, a suspensão do acordo de associação – que diz respeito em particular ao comércio – e “sanções dirigidas contra os responsáveis” por violações dos direitos humanos.

  • Irão diz que não receia escalada militar com Israel

    O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão prometeu uma resposta “bem calculada” ao atentado, em Teerão, que matou o líder do movimento islamita palestiniano Hamas, e que o país não receia uma escalada militar com Israel.

    “A reação do Irão ao ataque terrorista israelita em Teerão é definitiva e será medida e bem calculada. Não tememos uma escalada, mas também não a procuramos, ao contrário de Israel”, indicou Abbas Araghchi, no domingo, na rede social X (antigo Twitter).

    O chefe do político do Hamas, Ismail Haniye, morreu na capital do Irão, em 29 de julho, num atentado à bomba que não foi reivindicado, mas que o regime de Teerão atribuiu ao Governo de Israel.

    A mensagem de Araghchi foi publicada depois de uma chamada telefónica com o homólogo italiano, Antonio Tajani, com quem teve uma “longa conversa focada na região”.

  • Bom dia.

    O Observador continua esta segunda-feira a acompanhar ao minuto os desenvolvimentos da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas.

    O liveblog de domingo fica arquivado aqui.

    Negociações no Cairo terminam sem acordo, mas mediadores continuam otimistas. Hamas dispara rocket para Telavive

1 de 1