Olá

870kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Em direto/ Líder do Irão considera legítimos ataques contra Israel

Situação continua tensa na fronteira entre Líbano e norte de Israel, onde as sirenes de alerta voltaram a tocar esta manhã. Líder supremo do Irão considera ataque contra Israel "totalmente legítimo".

epa11623632 A handout photo made available by the Iran's Supreme Leader office shows, Iran's Supreme Leader Ayatollah Ali Khamenei  speaks to the crowd during a meeting with military personnel and veterans of the 1980-88 Iran-Iraq war, in Tehran Iran, 25 September 2024. Iran's state media reported that Khamenei said that Hezbollah in Lebanon will finally defeat Israel and that Israel cannot bring the Lebanese militant group to its knees by killing top Hezbollah commanders.  EPA/IRAN SUPREME LEADER OFFICE HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES
i

IRAN SUPREME LEADER OFFICE HANDOUT/EPA

IRAN SUPREME LEADER OFFICE HANDOUT/EPA

Atualizações em direto
  • Israel "tem mais surpresas reservadas" para o Hezbollah, afirma ministro

    O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, afirmou que Israel tem “mais surpresas reservadas” para o Hezbollah, numa altura em que continuam as operações terrestres no sul do Líbano.

    “O Hezbollah está a ser alvo de golpes muito severos, um após outro. Eliminámos Nasrallah e temos mais surpresas reservadas, algumas das quais já foram levadas a cabo e outras ainda o serão”, declarou.

    As reservas de mísseis e rockets “sofreram um golpe duro”. “Uma parte significativa foi destruída como resultado de uma operação precisa”, acrescentou.

    As IDF estão a realizar uma “operação” em várias aldeias no sul do Líbano e esse processo vai continuar “enquanto for necessário para destruir toda as infraestruturas a partir das quais o Hezbollah planeia lançar ataques”.

  • IDF dizem que mataram responsável pelas comunicações do Hezbollah num ataque em Beirute

    As forças de defesa de Israel anunciaram esta sexta-feira que mataram o responsável do Hezbollah pelas comunicações, o comandante Mohammed Rashi Sakafi, num ataque em Beirute, na quinta-feira.

    Sakafi comandava a divisão de comunicações do grupo desde 2000 e era próximo aos altos funcionários do Hezbollah.

  • Líder do Irão considera legítimos ataques contra Israel

    O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, com uma espingarda ao seu lado, afirmou hoje que o ataque com mísseis contra Israel na terça-feira foi “totalmente legítimo”, num discurso perante milhares de pessoas em Teerão.

    “A operação levada a cabo pelas nossas forças armadas há alguns dias foi totalmente legítima”, disse o ‘ayatollah’ Khamenei durante um sermão numa grande mesquita por ocasião das orações de sexta-feira, citado pela agência francesa AFP.

    Khamenei também descreveu como legítimo o ataque do grupo palestiniano Hamas contra Israel em 07 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito em curso na região.

  • Seis países árabes declaram neutralidade no conflito Irão-Israel

    Vários estados árabes asseguraram ao Irão a sua neutralidade no conflito entre Teerão e Israel, em reuniões realizadas em Doha, no Qatar, esta semana, segundo a Reuters. Os países receiam que uma escalada de violência possa ameaçar as infraestruturas petrolíferas.

    Em causa estão os Emirados Árabes Unidos, Bahrain, Arábia Saudita, Omã, Qatar e Kuwait.

  • Israel e Hezbollah ainda não esclareceram se possível sucessor de Nasrallah sobreviveu ao ataque

    Nem o Hezbollah, nem Israel ou os EUA indicaram se o alvo do ataque israelita da noite passada no sul do Líbano, Hashem Safi ad-Din, que é apontado como o possível sucessor de Hassan Nasrallah na liderança do grupo, morreu ou sobreviveu.

    O ataque ocorreu na noite de quinta para sexta-feira e apenas se sabe que teve Hashem Safi ad-Din como alvo, mas nenhuma das partes revelou o seu estado de saúde.

    As IDF revelaram, no entanto, que o ataque atingiu edifícios dos serviços secretos do Hezbollah.

  • Ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros aterra em Beirute

    Chegou a Beirute, no Líbano, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, esta sexta-feira, de acordo com os órgãos de comunicação estatais. A chegada aconteceu algumas horas depois de ataques aéreos atingirem localidades perto do aeroporto, avança a Reuters.

    Abbas Araghchi vai encontrar-se com o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, e o presidente do parlamento do país, que é próximo do Hezbollah, Nabih Berri.

  • IDF apelam a evacuação imediata de mais de 30 localidades no sul do Líbano

    Um porta-voz das IDF, Avichay Adraee, apelou no X à evacuação imediata de mais de 30 localidades no sul do Líbano e avisa que quem se aproximar de infraestruturas do Hezbollah “está a colocar a sua vida em risco”.

    “Qualquer casa usada pelo Hezbollah para as suas necessidades militares deverá ser visada”, avisa, sugerindo que os civis fujam para norte do rio Awali.

    “Saiam das vossas casas imediatamente. Tenham cuidado, não devem deslocar-se para o sul”, insiste.

    As localidades alvo de um alerta de evacuação são: Hanieh, Samaieh, Rashidieh, Maashouk, Al-Bas, Zaqouq Al-Mofdi, Shamlaya, Shabriha, Al-Barghliyeh, Qasmiyeh Camp, Nabi Qasim, Jabal Al-Batm, Ain Baal, Al-Bazouriyeh, Tayr Dibba, Mazraat Shad’it, Burj Rahhal, Sarbin, Bayad, Baflieh, Dahr Barieh Jaber, Jabal Al-Adas, Bastit, Arzoun, Shahour, Al-Sultaniyah, Donin, Toulin, Tamrieh, Majdal Salm, Al-Qusayr, Adshit Al-Qusayr, Deir Siryan, Deir Mimas, Qala’a.

  • Ataque israelita corta trânsito em estrada usada para civis fugirem do Líbano

    Um ataque israelita perto da fronteira entre o Líbano e a Síria levou à suspensão do trânsito, num local que tem sido usado por civis para fugirem de um país para o outro. Também é usado para o transporte de alimentos.

    O ataque destruiu a estrada em direção a Masnaa, de acordo com o ministro das Infraestruturas libanês, Ali Hamie, escreve a CNN Internacional.

  • Hamas pede “escalar do conflito” após 18 mortos na Cisjordânia

    O grupo islamita palestiniano Hamas apelou aos habitantes da Cisjordânia ocupada para se manifestarem hoje, para “escalar o conflito” com Israel, depois de um ataque israelita ter causado 18 mortos num campo de refugiados.

    “Apelamos ao povo da Cisjordânia para que saia às ruas em todas as províncias com demonstrações massivas de raiva, para trabalhar para escalar o conflito e enfrentar a ocupação”, disse o braço militar do Hamas, as Brigadas al Qassam, num comunicado.

    A organização defendeu a “necessidade de mobilização” hoje, ao mesmo tempo que classificou o ataque aéreo de quinta-feira contra o campo de refugiados de Tulkarem, no norte da Cisjordânia, como “uma escalada perigosa”.

  • Conselho de Segurança da ONU declara apoio total a Guterres

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas deu o seu apoio total ao secretário-geral da ONU, António Guterres, depois de ter sido declarado “persona non grata” pelo governo israelita.

    Na noite de quinta-feira, todos os membros do Conselho “sublinharam a necessidade de todos os estados membros (da ONU) terem uma relação produtiva e funcional com o secretário-geral e se absterem de qualquer ação que prejudique o seu trabalho e o dos seus serviços”, sem mencionar Israel.

    “Qualquer decisão que não envolva o secretário-geral da ONU ou as Nações Unidas é contraproducente, especialmente no contexto de uma escalada de tensões no Médio Oriente”, alertaram os 15 países, numa declaração escrita do Conselho, que em outubro é presidido pela Suíça.

  • Líder supremo do Irão conduz oração. É a primeira vez em quase cinco anos

    O líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, vai esta sexta-feira conduzir as orações e dar um sermão que pode dar pistas sobre os planos do país após o ataque com mísseis lançados contra Israel.

    Segundo o The Times of Israel, trata-se do primeiro sermão em quase cinco anos. A oração conjunta vai acontecer após uma cerimónia em homenagem ao ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, morto na semana passada pelas forças de Israel.

  • Israel emitiu apelos de evacuação no sul de Beirute

    As forças israelitas apelaram, na noite de quinta para sexta-feira, aos moradores nos subúrbios de Beirute que se retirem dessas áreas e permaneçam pelo menos a 500 metros, alertando que vai atingir a área.

    Uma das ordens de evacuação abrange o Hospital de Sainte Therese, que está num raio de 500 metros de um dos edifícios visados.

  • Israel acusa Hezbollah de lançar 230 projéteis na quinta-feira. Sirenes ativadas no norte

    As forças israelitas acusaram o Hezbollah de lançar cerca de 230 projéteis a partir do Líbano em direção a território de Israel na quinta-feira, segundo a CNN Internacional.

    O Hezbollah, por seu turno, alega que levou a cabo 32 ataques durante o dia, incluindo rockets contra bases militares israelitas e soldados que realizam operações terrestres no sul do Líbano.

    A tensão continua na fronteira entre os dois países. Já esta manhã as IDF indicaram que 20 rockets foram disparados do Líbano, sendo que a maioria foram intercetados. Entretanto, as sirenes de alerta fazem-se ouvir no norte de Israel, perto da fronteira.

  • Bom dia. Abrimos este liveblog para ir atualizando as notícias sobre a guerra na Médio Oriente. Para recordar os principais desenvolvimentos do dia anterior pode aceder ao liveblog que agora arquivamos.

    Homem que matou dois israelitas em 2000, tornando-se um símbolo da luta palestiniana, terá sido morto em Gaza

1 de 1

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.