Atualizações em direto
  • Alto comissário da ONU "horrorizado" com afirmações de ministro israelita que disse justifica-se deixar habitantes de Gaza morrer à fome

    Continuam a suceder-se reações à afirmação do ministro israelita que sugeriu que se justificaria matar os habitantes de Gaza à fome.

    O chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Turk, mostrou-se esta sexta-feira “chocado e horrorizado” com os comentários do ministro das finanças de Israel, que sugeriu que poderia ser “justificado” matar a população de Gaza à fome para libertar reféns.

    Citado pelo Times of Israel, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos “condena veementemente as palavras, que também incitam ao ódio contra civis inocentes”.

    No início da semana, o Ministro das Finanças Bezalel Smotrich provocou reações por todo o mundo ao dizer numa conferência de imprensa que “ninguém iria deixar fazer com que dois milhões de civis morram de fome, mesmo que isso seja justificável e moral“.

    “Estamos a trazer ajuda humanitária porque não temos escolha. Estamos numa situação que exige legitimidade internacional para conduzir esta guerra”, disse Smotrich.

  • UE reforça apelos internacionais e pede conclusão de negociações sobre cessar-fogo na Faixa de Gaza

    A União Europeia juntou-se hoje ao apelo dos Estados Unidos, do Egito e do Qatar para a conclusão de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, cenário de uma guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

    “A União Europeia (UE) está com o Egito, Qatar e Estados Unidos da América no apelo para a conclusão, sem demoras, do acordo para um cessar-fogo e libertação de reféns”, escreveu o Alto-Representante cessante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, na rede social X.

  • Macron: "A guerra em Gaza deve acabar"

    Emmanuel Macron apelou ao fim ao fim da guerra em Gaza. Na rede social X, o Presidente francês escreveu que o fim do conflito “devia ser claro para qualquer um”. “A guerra em Gaza deve acabar.”

    “É crucial para a população de Gaza, para os reféns e para a estabilidade da região”, acrescentou, dizendo ainda que apoia as negociações que poderão começar já a 15 de agosto, caso o Hamas aceite retomar os encontros.

  • Yahya Sinwar. “É uma má escolha para liderar Hamas”

    Para o Major-General Arnaut Moreira, a escolha de Sinwar veio simplificar a tarefa de Israel. Alerta que se o novo líder for abatido, Israel tem motivos para declarar a vitória militar sobre o Hamas.

    Ouça aqui o novo episódio d’ “O Domínio da Guerra” da Rádio Observador.

    Yahya Sinwar. “É uma má escolha para liderar Hamas”

  • Israel volta a bombardear campo de refugiados de Jabalia. Ataque provocou 18 feridos

    Um ataque israelita no norte da Faixa de Gaza, no campo de refugiados de Jabalia, provocou ferimentos a 18 pessoas, avança a Al Jazeera.

    Para já, não há informações sobre a existência de vítimas mortais.

    Este campo de refugiados tem sido alvo de ataques por parte das forças israelitas ao longo dos últimos meses. No final de outubro do ano passado, por exemplo, um bombardeamento das tropas de Israel provocou a morte de 50 pessoas.

  • Israel anuncia novos ataques em Khan Younis

    As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram novos ataques em Khan Younis, sul da Faixa de Gaza. De acordo com o Times of Israel, as tropas israelitas justificam estes novos ataques com a presença de membros do Hamas naquele território.

    O objetivo destes ataques, referem ainda as FDI, é evitar que os membros do Hamas consigam reagrupar-se.

    Só no dia de ontem foram feitos 30 ataques aéreos por parte de Israel nesta zona.

  • Israel intercetou rocket lançado pelo Hamas

    As forças militares israelitas anunciaram que conseguiram intercetar um rocket lançado a partir do norte da Faixa de Gaza e que tinha como destino o território israelita. A informação foi avançada pela Al Jazeera.

    O sistema de defesa israelita é, aliás, conhecido pela sua eficácia. Chama-se Iron Dume e consegue intercetar cerca de 90% dos rockets do Hamas em segundos. Em poucos segundos o sistema determina se mísseis vão cair em zonas habitadas ou não.

    Iron Dome. Como funciona o sistema de defesa israelita que intercetou 90% dos rockets do Hamas em segundos

  • Bom dia. Abrimos agora este novo liveblog para que possa acompanhar as últimas notícias relacionadas com o conflito israelo-palestiniano. Pode recordar o que aconteceu ontem neste liveblog, que relata a luz verde dada por Israel para voltar às negociações para chegar a um cessar-fogo.

    Irão pode estar a reconsiderar um ataque em larga escala em Israel, escreve o jornal Politico

1 de 1