Atualizações em direto
  • "Raid" israelita no sul do Líbano matou uma pessoa e feriu várias outras

    As forças israelitas lançaram um raid na cidade de Sidon, no sul do Líbano, matando uma pessoa e ferindo várias outras, informou hoje a Agência Nacional de Notícias do Líbano, reporta o The Guardian.

  • Hezbollah diz ter repelido incursão de tropas israelitas no Líbano

    O movimente xiita libanês disse hoje ter repelido por duas vezes tropas israelitas que tentavam infiltrar-se na cidade fronteiriça de Blida, no sudeste do Líbano.

    Numa outra declaração, o Hezbollah indicou ter acionado a artilharia contra soldados que tentavam avançar “às 4h55 [2h55 em Lisboa] em direção à zona fronteiriça de Labouneh”, no sudoeste do país.

    Por seu lado, o exército israelita disse ter intercetado “dois projéteis” vindos do Líbano, logo após as sirenes de alerta terem soado em várias localidades a sul de Haifa e no norte de Israel.

  • Pelo menos 20 pessoas morreram em ataques israelitas em Gaza durante a noite e madrugada

    Como avançámos anteriormente, 20 pessoas morreram em ataques israelitas na Faixa de Gaza durante esta noite e madrugada, segundo a Aljazeera, que fala em ataques a edifícios residenciais, instalações públicas e outras infraestruturas.

    De acordo com o meio de comunicação, entre as vítimas estão nove membros de uma família que morreram no interior de uma casa onde se encontravam abrigados. Eram do bairro de Shujayea, a leste do norte da cidade de Gaza.

    Outras vítimas, detalha a Aljazeera, são quatro membros de uma família (incluindo duas crianças), que foram mortos num ataque aéreo que teve como alvo a sua casa no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza. Uma outra família de quatro pessoas também foi morta dentro da sua tenda em Nuseirat, e uma família de três pessoas, incluindo uma criança, foi morta num bombardeamento no campo de refugiados de Bureij, nas proximidades.

  • Novos ataques israelitas em campos de refugiados em Gaza

    O jornal The Guardian está a avançar novos ataques israelitas no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza, e no campo de refugiados de Bureij, que se situa nas proximidades.

    Segundo a Associated Press, citada pelo jornal britânico, dois ataques aéreos israelitas atingiram tendas para pessoas deslocadas nesses campos. Os corpos de nove pessoas, incluindo três crianças, foram levados para o hospital de al-Aqsa, na cidade vizinha de Deir al-Balah.

    A Al Jazeera avança que pelo menos 20 palestinianos foram mortos durante a noite e nas primeiras horas desta manhã em ataques aéreos israelitas.

  • 400 mil pessoas “presas” no norte de Gaza, alerta o chefe da Unrwa

    O comissário-geral da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (Unrwa), Philippe Lazzarini, alertou para o facto de pelo menos 400.000 pessoas estarem essencialmente “encurraladas” no norte de Gaza, onde “o inferno não tem fim”, porque não há nenhum lugar seguro no território para onde fugir. A informação consta no jornal The Guardian.

    Segundo Lazzarini, muitas pessoas no norte de Gaza, em especial no campo de refugiados de Jabalia, o maior dos oito campos de refugiados urbanos históricos da Faixa de Gaza, recusam-se agora a cumprir as ordens de evacuação israelitas que lhes ordenam que se dirijam para sul.

  • Biden vai telefonar ao primeiro-ministro israelita para discutir “planos para atacar o Irão"

    Joe Biden deverá telefonar hoje a primeiro-ministro israelita para discutir “planos para atacar o Irão”, disse à agência Reuters uma fonte familiarizada com o assunto.

    O presidente dos Estados Unidos espera poder avaliar se a linha de ação decidida por Benjamin Netanyahu é apropriada, disse uma outra fonte, citada pelo mesmo meio.

    O Médio Oriente tem estado à espera da resposta de Israel ao ataque de mísseis do Irão na semana passada. Teerão afirmou que o ataque era uma retaliação à escalada militar de Israel no Líbano.

    Netanyahu já prometeu que o Irão vai pagar pelo ataque, mas os responsáveis iranianos afirmaram que qualquer retaliação será recebida com uma “vasta destruição”.

  • Bom dia,

    Bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação sobre a guerra entre Israel e o Hamas.

    Para recordar as notícias desta terça-feira confira o liveblog que agora arquivamos.

    Alvo do ataque israelita a Damasco era responsável por armas do Hezbollah. Número de mortos sobe para nove

1 de 1