Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por nos ter acompanhado no Observador ao longo do dia de segunda-feira.

    Hoje, terça-feira, iremos atualizar neste outro liveblog as notícias sobre a pandemia.

    Iraque. Mais de 50 mortos em incêndio numa ala para doentes Covid-19

  • Lacerda Sales é candidato à presidência da Assembleia Municipal de Leiria

    O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, é candidato à Assembleia Municipal de Leiria, nas eleições autárquicas de 2021. O anúncio foi feito nas redes sociais por Gonçalo Lopes, o candidato do PS à Câmara Municipal. “É com grande honra e orgulho que anuncio que o António Sales aceitou ser candidato do PS à presidência da Assembleia Municipal de Leiria, nas eleições autárquicas de 2021”, lê-se na publicação.

    É com grande honra e orgulho que anuncio que o António Sales aceitou ser candidato do PS à presidência da Assembleia…

    Posted by Gonçalo Lopes on Monday, July 12, 2021

    Apesar do anúncio, falta a formalização, na reunião do secretariado da Concelhia — o que acontece já esta quarta-feira: “O seu nome será votado na reunião do secretariado da Concelhia, que se realiza na próxima quarta-feira”.

    Gonçalo Lopes aproveitou ainda a publicação do Facebook onde anuncia a candidatura de António Sales, para agradecer “a sua disponibilidade para mais este desafio político em prol do concelho de Leiria”. “É um privilégio poder contar com a dedicação e empenho deste leiriense, que tem desempenhado um papel fundamental no combate à pandemia e na defesa da saúde de todos os portugueses”, conclui.

  • Vacina da Janssen pode levar a aumento do risco de síndrome rara, mas recuperável

    Foram já identificados cerca de 100 casos suspeitos da síndrome entre pessoas que tomaram a vacina da Johnson & Johnson. Normalmente, a maioria dos doentes acaba por recuperar.

    Vacina da Janssen pode levar a aumento do risco de síndrome rara, mas recuperável

  • PSP põe fim a festa onde estavam cerca de 100 estudantes em Coimbra

    A festa, com estudantes a consumirem bebidas alcoólicas na via pública, sem cumprirem o devido distanciamento e sem uso de máscara, estava a decorrer na zona do Arco da Traição.

    PSP põe fim a festa onde estavam cerca de 100 estudantes em Coimbra

  • Hospitalizações voltam a subir em França

    Após vários meses de queda, as hospitalizações em França voltaram a subir assim como o número de pacientes graves nas unidades de cuidados intensivos, indicadores que mostram que a pandemia ainda não está controlada.

    A variante delta é o principal motor desta nova onda da pandemia após vários meses em que todos os indicadores desceram por todo o território francês. Na região parisiense, a taxa de incidência é já de 83 casos positivos em 100.000 habitantes.

    Há atualmente 7.137 pessoas internadas devido à Covid-19 nos hospitais franceses, com 267 novas admissões, mas 244 do que na véspera. Das pessoas internadas, 957 estão em unidades de cuidados intensivos, mais 10 do que na véspera.

  • Portugal dá vacinas da Pfizer à Noruega em troca de doses da Janssen

    Portugal está a negociar com a Noruega o envio de doses da vacina da Janssen, devido à falta de vacinas, avança a TVI. Em troca, Portugal irá enviar, mais tarde, vacinas da Pfizer à Noruega.

  • Graça Freitas em isolamento após "contacto de alto risco" com um caso positivo

    A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, está em isolamento profilático após estar em contacto com um caso positivo de Covid-19 na passada sexta-feira, dia 9 de julho, informa DGS em comunicado. A mesma nota lembra que que Graça Freitas “está recuperada da infeção” e “foi vacinada há mais de 14 dias”.

    “As autoridades de saúde que realizaram o inquérito epidemiológico consideraram estar perante um contacto de alto risco, dando cumprimento ao disposto nas normas da Direção-Geral da Saúde”, lê-se ainda.

  • Mendes: prazo mínimo para vacina de ex-infetados maiores de 60 desce de seis para três meses

    Luís Marques Mendes anunciou esta segunda-feira no seu espaço de comentário político na SIC que a task force propôs à DGS que o prazo mínimo para a vacina dos maiores de 60 anos que já tiveram a doença seja reduzido de seis para três meses (com a vacina da Astrazeneca).

    O comentador político anunciou ainda que os alunos que vão para o exterior ao abrigo do programa Erasmus já estão a ser vacinados, medida que tinha sido anunciada na segunda quinzena de junho.

  • Angola regista 97 casos positivos e quatro mortes

    Angola registou 97 novas infeções, quatro mortes e 30 recuperados, nas últimas 24 horas, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano.

    Com os dados das últimas 24 horas, o país contabiliza o total de 40.055 casos, 939 óbitos, representando uma taxa de letalidade de 2.3%, 34.357 recuperados, referindo-se a uma taxa de recuperação de 85.8%, e 4.759 ativos, dos quais dez se encontram em estado crítico, 11 graves, 47 moderados, 14 leves e 4.677 assintomáticos.

    Sobre o processo de vacinação, Franco Mufinda disse que hoje foram administradas 4.717 doses, totalizando, desde 2 de março, data do início da campanha, 1.586 milhões de doses.

  • Cabo Verde já recebeu 385 mil doses de vacinas

    Cabo Verde já recebeu 385 mil doses de vacinas e já aplicou 120 mil, correspondendo a 31% do total, informou hoje o diretor nacional de saúde, que voltou a apelar aos jovens para aderirem à campanha de vacinação.

    Na habitual conferência de semanal para fazer o ponto de situação da pandemia no país, o diretor Jorge Noel Barreto recordou que as últimas 150 mil doses foram recebidas pelo país há uma semana, doadas pelos Países Baixos, que também enviou uma equipa de técnicos para ajudar o país.

  • Cabo Verde regista 20 novos infetados

    As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais uma morte provocada pela Covid-19 em São Vicente, chegando assim aos 290 mortos associados à doença no país, que contabiliza mais 20 novos infetados em 24 horas.

    Por outro lado, mais 57 pessoas tiveram alta, com o país a ter agora 32.236 casos recuperados, de um total de 33.026 casos positivos acumulados, dos quais há ainda a contabilizar 480 casos ativos.

    Fazendo o balanço dos últimos 14 dias, o porta-voz do governo disse hoje o país continuar a ter uma diminuição do número de casos, sem haver diminuição do número de amostras analisadas, bem como uma melhoria da taxa de positividade, embora ainda acima de 4%.

  • Governo dos Açores destaca “evolução espetacular” do turismo

    O secretário dos Transportes, Turismo e Energia do Governo dos Açores destacou hoje a “evolução espetacular” dos indicadores turísticos na região em 2021 por comparação a 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19.

    “Há uma evolução espetacular relativamente ao ano passado. Vamos fazendo o caminho e vamos vendo a reação que o mercado vai tendo”, declarou aos jornalistas, questionado sobre as expectativas para o verão deste ano.

    Mário Mota Borges reforçou que já existem “sinais bastante positivos” quanto à retoma do setor turístico nos Açores, depois de, em 2020, a atividade ter sido bastante afetada pela pandemia.

    “Já conseguimos obter algum retorno do esforço do que temos vindo a fazer e esperemos, agora, que os passos seguintes venham a ter uma tendência cada vez mais rápida e que os resultados continuem a aparecer para que dentro de dois, três anos tenhamos reposto a normalidade”, assinalou.

  • Certificado essencial para entrar em quase todos os lugares em França. Macron pondera vacinação obrigatória para todos

    O Presidente francês anunciou as novas medidas que vão guiar o país no verão. Profissionais de saúde são obrigados à vacinação, medida que pode ser alargada a todos. Menores vacinados em setembro.

    Certificado essencial para entrar em quase todos os lugares em França. Macron pondera vacinação obrigatória para todos

  • Hospital Amadora–Sintra com ocupação a rondar 70%

    O Hospital Amadora–Sintra tem hoje 33 doentes Covid-19 internados em enfermaria e sete em cuidados intensivos, com taxas de ocupação a rondar os 70%, disse à Lusa fonte da unidade, indicando que a situação não é preocupante.

    “Hoje, houve um aumento significativo, porque recebemos mais sete doentes de domingo para segunda-feira, mas a situação não é preocupante. Estamos menos pressionados do que os hospitais de Lisboa”, disse a mesma fonte.

    Com 33 internamentos em enfermaria, o Hospital Fernando Fonseca tem uma ocupação de 68,75% das camas disponíveis (30 em enfermaria e 18 em urgência), enquanto a taxa na unidade de cuidados intensivos (UCI) se situa nos 70%, já que há 10 camas reservadas para os casos mais graves. Este número pode ser alargado para 15, se for necessário.

    A quarta vaga da pandemia, marcada pelo aumento de casos de infeção desde o final de maio, não teve reflexos noutras valências do hospital, que mantém a programação de consultas e cirurgias.

  • Moçambique regista mais 14 mortes e 1.687 infeções

    Moçambique registou mais 14 óbitos associados à Covid-19 e 1.687 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    O país sobe o número acumulado de mortes por Covid-19 para 996 e o de casos para 90.555, 81% dos quais recuperados da doença.

    O país tem ainda 15.675 casos ativos da doença, dos quais 374 internados.

  • Hospital Santa Maria em Lisboa regista ocupação de 94%

    O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, regista hoje 39 doentes Covid-19 internados em enfermaria e 18 em unidade de cuidados intensivos (UCI), com ocupação de 94% do limite de camas disponíveis, prevendo-se o alargamento da resposta a “curto prazo”.

    Fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHLN), que integra o Hospital Santa Maria, disse que o plano de contingência para resposta a doentes Covid-19, à data de hoje, tem como capacidade disponível 42 camas em enfermaria e 19 em UCI.

    Com prontidão e capacidade de antecipação às necessidades registadas durante a pandemia, o Hospital tem em curso o alargamento da sua resposta, a curto prazo, em enfermaria e em UCI”, apontando como “muito provável” que o reforço aconteça já durante esta semana.

    Em declarações à Lusa, fonte do CHLN adiantou que está prevista a abertura de mais uma enfermaria, com 21 camas, que se juntará às duas enfermarias já disponíveis (cada uma com capacidade para acolher 21 doentes), aumentando para 63 o número total de camas.

    Relativamente à resposta aos doentes Covid-19 em UCI, o reforço da capacidade vai ser “em função das necessidades”.

  • Alentejo com taxas de ocupação de 32,6% em enfermaria

    Os hospitais do Alentejo registavam, no domingo, uma taxa de ocupação total por doentes com Covid-19 de 32,6% em enfermaria e de 28,6% em unidades de cuidados intensivos, revelou hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).

    Segundo fonte da ARS do Alentejo, no domingo, na totalidade das unidades hospitalares da região encontravam-se internados 15 doentes com Covid-19 em enfermaria e outros seis em unidades de cuidados intensivos.

    “A capacidade atual de camas dedicadas à covid-19 é de 46 em enfermaria e 21 em unidades de cuidados intensivos”, sublinhou.

    A fonte da ARS do Alentejo assinalou que “a capacidade de resposta será sempre ajustada e tomadas as medidas necessárias” de acordo com a evolução da situação epidemiológica.

  • Governo britânico confirma grande alívio de restrições a 19 de julho, mas Boris Johnson admite voltar atrás

    A 19 de julho, as medidas de confinamento serão levantadas em Inglaterra, apesar da subida de novos casos diários. Boris Johnson admite voltar atrás e diz que pandemia ainda “não acabou”.

    Governo britânico confirma grande alívio de restrições a 19 de julho, mas Boris Johnson admite voltar atrás

  • Macron anuncia vacinação obrigatória de profissionais de saúde a partir de 15 de setembro

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que a vacinação contra a covid-19 vai passar a ser obrigatória para todos os profissionais que trabalham com pessoas frágeis em hospitais e lares a partir de 15 de setembro.

    Macron acrescentou que vai refletir sobre o alargamento da vacinação obrigatória para toda a população, caso continue a haver uma resistência por parte desta.

    O tema da obrigatoriedade da vacinação a profissionais de saúde está já a ser discutido pelas autoridades sanitárias francesas há algum tempo como sendo uma medida para enfrentar a variante Delta.

    Uma mulher de 39 anos, Johanna Cohen-Ganouna, pediu uma indemnização ao primeiro-ministro francês após o pai ter ficado infetado com Covid-19 no hospital e ter morrido na sequência de complicações da doença.

    “Espero que a vacinação passe a ser obrigatória para os profissionais de saúde que lidem com pacientes imunodeprimidos”, afirmou a mulher.

    “É um crime”. Mulher pede indemnização ao primeiro-ministro francês após pai ter contraído Covid-19 no hospital e ter morrido da doença

    Com Agência Lusa

  • Incidência acumulada continua a subir em Espanha

    A incidência acumulada (contágios) de Covid-19 continua a aumentar em Espanha tendo hoje atingido os 368 casos diagnosticados por cem mil habitantes nos últimos 14 dias, 52 unidades mais do que na sexta-feira, segundo o Ministério da Saúde.

    “A previsão é que continuará a aumentar e dentro de alguns dias estaremos acima dos 400 casos por 100.000 habitantes”, disse numa conferência de imprensa o diretor do Centro para a Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, acrescentando que, no entanto, “já se está a assistir a uma redução da velocidade de incremento”.

    Este responsável advertiu ainda que o aumento das infeções se deve, para além da falta de vacinação, ao facto de não estarem a ser observadas medidas para prevenir contágios da mesma forma que era feito anteriormente.

    Na faixa etária dos 20 aos 29 anos a incidência alcançou na passada sexta-feira números três vezes superiores à média nacional, 1.047 casos, enquanto na faixa entre 12 e 19 anos subiu para 891 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

    O aumento de infetados não se traduz, de momento, num aumento significativo da pressão hospitalar, uma vez que os doentes ocupam apenas cerca de 3,0% das camas hospitalares (2,6% na sexta-feira) e 7,8 nos cuidados intensivos (6,9%).

1 de 3