Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 11
  • Bom dia,

    Vamos continuar a acompanhar, minuto a minuto, o avanço do surto do novo coronavírus neste novo liveblogue. O dia de hoje é esperado com bastante expectativa, já que o Conselho Nacional de Saúde reúne-se esta tarde para decidir medidas de contenção. Em cima da mesa está o fecho de escolas, que poderá acontecer através da antecipação das férias escolares da Páscoa já esta sexta-feira.

    Conselho Nacional de Saúde Pública decide hoje medidas de contenção

  • Grupo Lusófona suspende atividades na maioria das instituições de ensino superior

    O Grupo Lusófona decidiu suspender, preventivamente e até 24 de março, a atividade na maioria das suas instituições de ensino superior, devido à epidemia de Covid-19, visando “garantir a segurança de toda a sua comunidade académica”. “A suspensão, de efeito imediato e até 24 de março de 2020, abrange atividades letivas presenciais, provas académicas, eventos e atendimento”, refere o grupo de ensino superior, em comunicado divulgado na noite de terça-feira.

    A medida aplica-se às seguintes instituições: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, em Lisboa, Universidade Lusófona do Porto, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia e Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

    “Para já, e uma vez que se inserem em regiões do país onde não foram detetados casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus, mantêm-se em funcionamento o Instituto Superior Dom Dinis, na Marinha Grande, o Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria e o Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém”, indica a nota.

    Lusa

  • Setúbal suspende atividades em equipamentos municipais

    A Câmara de Setúbal anunciou que vai suspender as atividades previstas para os equipamentos municipais de utilização pública a partir desta quarta-feira, com o objetivo de prevenir a propagação do novo coronavírus.

    Segundo fonte do gabinete da presidência do município, não obstante não serem conhecidos quaisquer casos de contaminação com este vírus no concelho de Setúbal, a autarquia decidiu suspender as atividades previstas paras as salas de espetáculos do Fórum Municipal Luísa Todi e Auditório Charlot, bem como nos museus e equipamentos desportivos, incluindo pavilhões e piscinas, até ao dia 25 de março.

    Lusa

  • DGS atualiza Plano Nacional de Preparação e Resposta para o novo coronavírus

    A Direção-Geral de Saúde atualizou esta terça-feira o documento do Plano Nacional de Preparação e Resposta para o Covid-19.

  • Pais pedem intervenção do Governo após agência recusar cancelar viagens de finalistas

    Pais de cerca de 10.000 alunos que pagaram 595 euros pela viagens de finalistas a Espanha pediram esta terça-feira a intervenção do Governo, após a agência XTravel se recusar a cancelar as deslocações, na sequência da epidemia de Covid-19.

    Em carta aberta dirigida à ministra da Saúde, ao ministro da Educação e à Diretora-Geral da Saúde, os subscritores dizem que a XTravel emitiu um comunicado em que “recusa cancelar a viagem de finalistas/Festival Village (FV2020)” a Punta Umbría, entre 28 de março e 3 de abril.

    “Face às preocupações dos pais que pediram o cancelamento da viagem, a agência recusa assumir essa responsabilidade e responde com uma proposta, com quatro hipóteses, nenhuma das quais contemplando a devolução das verbas já pagas pelos alunos”, lê-se na carta publicada, pelas 19h, na rede social Facebook, contando, pelas 23h, com mais de 1.000 comentários.

    Imagem tirada do Facebook

    Lusa

  • Benfica anuncia medidas preventivas

    “No âmbito das medidas preventivas e de contingência à propagação do COVID-19, e na sequência das recentes recomendações e decisões provenientes da Direção-Geral da Saúde, Federações e Ligas das diferentes modalidades desportivas”, o Benfica anunciou uma série de medidas entre as quais o adiamento da corrida Benfica (que seria a 5 de abril); o encerramento dos complexos de piscinas e ginástica; a suspensão das visitadas ao estádio, ao museu e ao Benfica Campus; não realização das conferências antes e depois do jogo por Bruno Lage; e suspensão temporária do futebol de formação

  • Chile anuncia quarentena para quem vem de Itália e de Espanha

    O Chile anunciou que vai colocar em quarentena as pessoas que entram no país vindas de Espanha e de Itália num período de 14 dias, avança a CNN.

    O ministro da Saúde Jaime Mañalich confirmou que serão prestados cuidados médicos aos necessitados durante o período de isolamento.

  • Azul, companhia onde Neeleman é acionista, reduz voos para Portugal

    A Azul, a terceira maior companhia aérea brasileira, vai reduzir os voos para Portugal e para a Florida para responder aos riscos do surto do coronavírus do lado da oferta. Segundo o presidente executivo, John Rodgerson, as operações dentro do mercado brasileiro estão sob o controlo, mas a companhia vai cortar alguns voos domésticos no segundo trimestre.

  • Trump quer ajudar produtores de petróleo e gás

    Ainda pouco se sabe sobre o plano que administração de Trump está a preparar para relançar a economia, mas a Bolsa de Nova Iorque recuperou esta terça-feira uma boa parte das perdas registadas na véspera. O índice Dow Jones Industrial valorizou mais de 5%, contrastando com o ambiente negativo que ainda se viveu esta terça-feira na Europa.

    O Washington Post adianta que uma das medidas que está a ser ponderada é o apoio financeiro, através de empréstimos federais com juros baixos, a empresas de gás e petróleo americanas. Segundo o jornal, que cita quatro fontes, o presidente está preocupado com o impacto da forte queda do preço do petróleo nestes produtores, na sequência do braço-de-ferro entre a Rússia e a Arábia Saudita por causa dos cortes na produção.

    Esta situação está a afetar sobretudo as empresas que produzem gás e petróleo de xisto, uma matéria-prima que deixa de ser competitiva se o petróleo mantiver os baixos preços. Muitas destas empresas estão altamente endividadas e estão localizadas na Pensilvânia, estado que é apontado como um “swinger” (que oscila ente democratas e republicanos) que pode ser crucial nas eleições presidenciais.

  • Secretária de Estado da Saúde britânica infetada com Covid-19

    Nadine Dorries, secretária de Estado da Saúde, foi diagnosticada com Covid-19, noticiam os jornais britânicos.

    Dorries, de 62 anos, é a primeira política britânica a ser diagnosticada com o novo coronavírus e está agora em isolamento (os primeiros sintomas chegaram na passada sexta-feira).

    No Twitter, Nadine Dorries agradece os votos de recuperação e diz esperar que o pior já tenha passado. “Estou mais preocupada com a minha mãe de 84 anos que está comigo e que hoje começou a tossir. Amanhã vai ser testada”.

  • Ordem dos Médicos apela através do Facebook os médicos a reforçarem a Linha de Apoio ao Médico (LAM)

    A Ordem dos Médicos apelou através do Facebook que os médicos se voluntariem para reforçar a linha que dá apoio aos outros médicos.

    “Solicitamos que os médicos interessados em cooperar com a Linha de Apoio ao Médico (LAM) nos enviem mensagem privada (via facebook) com o seu nome profissional, cédula, contacto telefónico, e-mail e cidade de trabalho ou residência e que autorizem que os dados sejam partilhados com a tutela”.

    Num comunicado assinado pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, pede que médicos, de forma voluntária, ajudem a reforçar a Linha de Apoio ao Médico: “a Linha de Apoio ao Médico continua subdimensionada e com falhas graves, pelo que a DGS necessita de mais médicos para trabalhar neste serviço telefónico móvel”.

    O comunicado em forma de apelo acrescenta ainda que: “Como é do conhecimento público, têm sido noticiadas, a um ritmo quase diário, as dificuldades que esta linha está a ter. Perante o aumento exponencial do número de contactos sobre o COVID-19, a LAM não tem tido capacidade de resposta para o fluxo de chamadas”.

    Recorde-se que o bastonário esta semana já tinha feito um outro pedido aos médicos para que se disponibilizassem para voltar a trabalhar temporariamente no serviço nacional de saúde, caso a evolução da epidemia o viesse a justificar.

    Comunicado do bastonário da Ordem dos Médicos publicado esta tarde no Facebook.

  • Chiara Ferragni cria campanha de recolha de fundos

    A conhecida blogger e influencer italiana Chiara Ferragni e o marido Fedez lançaram uma campanha de recolha de fundos cujo dinheiro será destinado à “ativação de uma nova terapia intensiva no Hospital San Raffaele” em Milão. A campanha visa dotar os cuidados intensivos do hospital de mais camas e já angariou mais de 3.5 milhões de euros. O arranque foi dado pelo casal mediático que na segunda-feira fez uma doação no valor de 100 mil euros.

    Itália já regista mais de 10 mil casos de infeção.

  • Final da Algarve Cup cancelada para que seleção italiana volte ao seu país

    A final da 27.ª edição da Algarve Cup entre as seleções de futebol feminino da Alemanha e da Itália, marcada para esta quarta-feira, foi cancelada, devido à supressão de voos para Itália, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol.

    “Devido à situação de emergência que se vive em Itália e à consequente supressão de voos com destino ao seu país, entendeu-se que a melhor solução seria o regresso da comitiva italiana o mais rápido possível”, pode ler-se na nota publicada no site oficial do organismo.

    Desta forma, a organização do torneio decidiu cancelar a final que deveria realizar-se na quarta-feira, às 18h45, no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal (Lagoa).

    Lusa

  • Suspensas missas e outras atividades paroquiais em Felgueiras

    O bispo do Porto, Manuel Linda, suspendeu hoje a celebração de missas e de outras atividades paroquiais comunitárias no concelho de Felgueiras, devido à epidemia de Covid-19.

    Uma nota publicada na página na internet da Diocese do Porto, assinada por Manuel Linda, explica que a medida foi tomada após uma reunião realizada hoje, na qual o clero de Felgueiras pediu a “suspensão das celebrações e outras atividades paroquiais comunitárias, em linha com o recomendado pelas autoridades para a não difusão do coronavírus”.

    “Atendendo às razões invocadas, para bem do povo de Deus da Vigararia de Felgueiras, concedo autorização para a suspensão de todas as atividades comunitárias”, como litúrgicas, devocionais ou catequético-formativas, “com exceção de sacramentos muito urgentes e de funerais”, refere a nota, adiantando que, “nestes casos, participarão o menor número de pessoas”.

    Lusa

  • Turquia confirma primeiro caso de Covid-19

    O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, anunciou este terça-feira o primeiro caso de infeção por Covid-19. O paciente em questão está em isolamento e a respetiva família está sob observação.

  • Universidade Católica suspende aulas presenciais no Porto e em Braga

    A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou esta terça-feira a suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, e durante duas semanas, nos centros regionais do Porto e de Braga, devido à epidemia de Covid-19.

    Em mensagem dirigida aos estudantes, docentes e colaboradores, publicada na página na internet da UCP, a reitora, Isabel Capeloa Gil, explica que nos centros regionais do Porto e de Braga “são suspensas as aulas presenciais por duas semanas”, acrescentando que estas faculdades “comunicarão oportunamente as medidas adotadas para a substituição da lecionação”, mantendo-se “todas as outras medidas restritivas entretanto adotadas”.

    Na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, “são suspensos os eventos com participação externa (‘workshops’, reuniões, seminários, conferências) por tempo indeterminado”.

    Lusa

  • Adiada entrega dos Prémios Sophia do cinema português e festival MIL cancelado

    A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, agendada para 22 de março, foi adiada “até que o problema do coronavírus esteja solucionado”, anunciou esta terça-feira a Academia Portuguesa de Cinema, que atribui os galardões.

    A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia foi “adiada em prol da saúde pública”, lê-se no comunicado divulgado pela Academia.

    A 4.ª edição do Festival MIL – Lisbon International Music Network, que é também uma convenção dedicada à promoção e internacionalização da música dos países de língua portuguesa, anunciada para os próximos dias 25 a 27 deste mês, em Lisboa, foi cancelada, de acordo com o comunicado da organização, esta terça-feira divulgado.

    Lusa

  • Hospitais de Lisboa Central restringem visitas a doentes a uma pessoa por dia

    O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) decidiu esta terça-feira limitar as visitas aos doentes a uma pessoa/dia e num período único entre as 12h30 e as 19h30, como medida de proteção contra o novo coronavírus.

    Em comunicado, o CHULC, que agrupa os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, refere que estas e outras medidas constam do Plano de Contingência feito de acordo com recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e destinam-se a “acautelar a segurança, promover a continuidade da atividade da instituição e contribuir para as práticas de prevenção e controlo da infeção”.

    Lusa

  • Autoridades angolanas admitem sinalizar Portugal caso número de casos aumente

    O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola garantiu esta terça-feira que Portugal não integra a lista de Estados sinalizados pelo executivo angolano devido ao surto do novo coronavírus, mas admite que é algo que pode mudar “se continuarem os casos a aumentar”, garantindo que, por enquanto, este é um cenário que ainda não está em cima da mesa.

    “Sabemos que temos bastante comunicação aérea com Portugal, acompanhamos também essa cadência epidemiológica e isso poderá ditar a entrada ou não entrada” na lista de países assinalados, referiu o governante.

    Lusa

  • Estudo chinês indica factores de risco associados a morte em hospital. Idade e problemas de coagulação

1 de 11