Atualizações em direto
  • Governo de Valência pede a voluntários que não vão para zonas afetadas porque "as estradas estão a ruir"

    A Generalitat, o governo regional valenciano, pediu aos voluntários para que não vão para as zonas afetadas, pelo menos de carro, porque as “estradas de acesso estão a ruir” e têm de ser utilizadas pelos serviços de emergência.

    “Agradecendo profundamente a ajuda que está a ser prestada às populações afetadas, pedimos, por favor, que não se desloquem a estas zonas, uma vez que as estradas estão a ruir e os serviços de emergência não conseguem aceder”, escreveu o governo de Valência na rede social X.

  • Rei Filipe VI reúne-se esta manhã com Pedro Sánchez

    O Rei Filipe VI terá esta manhã uma reunião extraordinária com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, para discutir os recentes desenvolvimentos da tempestade DANA e analisar a situação das pessoas afetadas. A informação está a ser avançada pelo jornal El Mundo.

  • 80 ocorrências em Huelva

    Na província da Huelva a noite foi de chuva forte e foram registadas 80 ocorrências, indicou a Junta da Andaluzia. A maior parte dos incidente foram registados em Cartaya, Aljaraque, Punta Umbría, Gibraleón e na capital.

  • Alta velocidade entre Madrid e Valência poderá ficar restabelecida em menos de duas semanas

    À TVE, o ministro dos Transportes, Óscar Puente, indicou esperar que que o serviço do comboio de alta velocidade entre Madrid e Valência fique restabelecimento em menos de duas semanas. Segundo indiciou, o túnel de Torrent não está tão danificado como se acreditava, já no túnel de Chiva os danos são piores do que os esperados.

    Já nas linhas suburbanos, a situação está mais difícil, já que, disse, três das cinco linhas que servem Valência têm vários troços “destruídos”.

  • Pedro Sánchez visita Aemet depois de críticas de Feijóo à Agência

    Pedro Sánchez visitou, às 9 horas locais (mais uma que em Portugal), a sede da Aemet (Agência Estatal de Meteorologia). em Madrid. Isto depois de Alberto Núñez Feijóo, líder do PP, ter criticado a entidade de metereologia espanhola.

    Depois na agenda de Pedro Sánchez está prevista uma reunião no Comité Estatal de Coordenação e Direção do Sistema Nacional de Proteção Civil e visitará ainda o Centro Nacional de Acompanhamento e Coordenação de Emergências.

    A quarta reunião do comité de crise acontecerá, com a sua presença, a partir do meio dia.

  • Mais 500 militares chegam a Valência

    A ministra da Defesa, Margarita Robles, anunciou esta manhã que mais 500 militares chegaram à Comunidade Valenciana, para ajudar nas ações de busca e salvamento na zona afetada. Juntam-se aos 1.700 que estavam já no terreno.

    E admitiu que se necessário for serão enviados mais militares, “todos os que façam falta”, assim como garantiu que serão enviados todos os meios disponíveis para fazer face ao que apelidou, na TVE, de “tragédia horrível”.

  • Chuva forte durante a noite em Huelva inundou partes da cidade

    Durante a noite, Huelva foi fortemente castigada com chuva, inundando, segundo relatos dos jornais espanhóis, partes da cidade.

  • Litoral de Huelva continua com aviso vermelho

    O aviso vermelho no litoral de Huelva foi prolongado até ao meio dia, segundo avança o El País.

    A Agencia Estatal de Meteorología (Aemet) estendeu o aviso vermelho, projetando chuva com grande intensidade nas zonas onde o aviso está ativo.

    Em outras zonas de Huelva o aviso passou a laranja.

    No litoral de Huelva registou-se a queda de chuva de 70 litros por metro quadrado, quando estava prevista chuva forte de 40 litros. A precipitação acumulada em 12 horas poderá atingir os 140 litros.

  • Sem água, luz ou rede, em Paiporta vive-se “o apocalipse”. “Nunca pensei entrar num supermercado e roubar”

    Assaltos a supermercados, falta de água e, sobretudo, de ajuda. Como uma povoação nos subúrbios de Valência virou terra sem lei depois da tragédia.

    Sem água, luz ou rede, em Paiporta vive-se “o apocalipse”. “Nunca pensei entrar num supermercado e roubar”

  • Valência: "Pessoas queixam-se de falta de apoio"

    O Observador tem em Valência dois enviados especiais, Joana Moreira e João Porfírio.

    Joana Moreira já fez o ponto de situação esta manhã para a Rádio Observador.

    Valência: “Pessoas queixam-se de falta de apoio”

  • Bom dia,

    Iniciamos aqui um novo liveblog para acompanhar as principais notícias sobre as consequências do mau tempo em Espanha que já fizeram 158 mortos, segundo o último balanço.

    Fechamos o liveblog de ontem com os acontecimentos de quinta-feira.

    Mau tempo em Espanha. Número de mortes sobe para pelo menos 158 mas há “dezenas e dezenas de desaparecidos”, assume governo

    Fique connosco

1 de 1