Atualizações em direto
  • Trump não conseguirá ajudar com um acordo de paz na Ucrânia, defende ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia

    Dmytro Kuleba, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, tem pouca esperança de que Donald Trump consiga ajudar com um acordo de paz para a Ucrânia.

    Em entrevista ao Politico, Kuleba diz que “Putin ainda acredita que consegue apagar o Estado ucraniano e esmagar a Ucrânia enquanto democracia independente e ainda pensa que está a um passo de expor o Ocidente como fraco”.

    “A Ucrânia é uma obsessão pessoal para Putin, mas esmagar a Ucrânia também representa um meio de atingir o seu grande objetivo — mostrar ao mundo que o Ocidente é incapaz de se defender ou aquilo que representa.”

    A entrevista foi feita em Dusseldorf, na Alemanha. O ex-ministro também se mostra receoso de que Trump possa limitar as armas e e as munições para a Ucrânia. Se isso acontecer, diz Kuleba, “a linha da frente no Donbass irá colapsar e os russos estariam às portas de Dnipro, Poltava e Zaporíjia”. “Isso será o momento mais perigoso para a Ucrânia nesta guerra”, avisa.

  • Biden quer mais 24 mil milhões de ajuda à Ucrânia antes de deixar Casa Branca

    Joe Biden estará a trabalhar para pedir aos legisladores um pacote de ajuda à Ucrânia de 24 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros). A notícia é avançada pelo Politico, que obteve um documento sobre o tema.

    Segundo este site, Biden pretende obter a aprovação ao pacote de ajuda antes de abandonar a Casa Branca.

    Este montante seria usado para financiar mais armamento e equipamento à Ucrânia.

  • Delegação liderada pelo ministro da Defesa da Ucrânia está em Seul para pedir apoio militar

    Uma comitiva ucraniana, liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, iniciou uma visita à Coreia do Sul, onde tem agendados encontros ao mais alto nível, incluindo com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol. Um dos objetivos da delegação é pedir apoio militar ao país asiático, num momento em que a Rússia conta já com militares da Coreia do Norte no campo de batalha, noticia a Reuters, citando meios locais.

    Até agora os ucranianos já terão tido uma reunião com o Conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Shin Won-sik, havendo notícias de que haverá uma reunião com o presidente do país esta quarta-feira — uma informação não confirmada pelo chefe de Estado.

  • Bom dia, abrimos este liveblog para acompanhar as principais notícias sobre a guerra na Ucrânia.

    Neste outro artigo, pode recuperar tudo o que se passou ontem. Obrigado por nos acompanhar.

    Ministro dos Negócios Estrangeiros russo: “Estamos ainda muito longe de uma solução política e diplomática”

1 de 1