Atualizações em direto
  • Dois soldados israelitas foram mortos no sul da Faixa de Gaza

    O exército israelita dá conta da morte de dois soldados das Forças de Defesa de Israel no sul da Faixa de Gaza, durante combates.

    O comunicado citado pela Al Jazeera refere o nome de um dos soldados, um homem de 35 anos, e referiu que o segundo ainda não tinha sido identificado.

    O exército não esclareceu como é que a morte ocorreu.

  • Soldados israelitas continuam a marcar presença na "zona tampão" da Síria

    Órgãos de comunicação sírios estão a noticiar que tropas israelitas têm marcado presença em aldeias da Síria na chamada “zona tampão”, nos Montes Golã.

    O canal Daraa 24 deu conta de que, esta segunda-feira, soldados das Forças de Defesa de Israel entraram na vila de Ma’ariya e interrogaram os habitantes. Já esta terça-feira, também entraram soldados israelitas em Saidah.

  • Kallas otimista pede à UE para aproveitar "janela de oportunidade"

    A alta-representante europeia para os Negócios Estrangeiros disse esta segunda-feira estar com um “otimismo cauteloso” sobre a situação político-social da Síria e defendeu que a União Europeia (UE) tem aproveitar esta “janela de oportunidade histórica”.

    No arranque de um debate no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, Kaja Kallas disse estar com um “otimismo cauteloso” depois da queda do regime que vigorou durante mais de cinco décadas na Síria.

    “Há aqui uma janela de oportunidade histórica e nós, europeus, precisamos de aproveitá-la de maneira decidida”, acrescentou a Alta-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança perante os eurodeputados.

    Kaja Kallas acrescentou que é necessário respeitar princípios para que a Síria consiga virar a página, nomeadamente, a “soberania, estabilidade e integridade territorial da Síria”.

  • Irão aguarda "condições necessárias" para reabrir embaixada na Síria

    O Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros garante que a embaixada do Irão na Síria será reaberta assim que estiveram reunidas as “condições necessárias”.

    “A reabertura da embaixada em Damasco exige preparativos, o mais importante é garantir a segurança da embaixada e da sua equipa”, apontou o porta-voz do ministério, Esmaeil Baqaei.

    Recorde-se que, em abril, as Forças de Defesa de Israel bombardearam o edifício da embaixada do Irão em Damasco, provocando várias vítimas mortais.

  • Israelitas protestam à porta da sede do partido do governo para pedir libertação dos reféns

    Os familiares de reféns israelitas detidos na Faixa de Gaza estão, segundo a Al Jazeera, a manifestar-se em frente à sede do partido Likud, que está no governo, para que haja um acordo que garanta a libertação de prisioneiros.

    Os manifestantes já bloquearam uma rua em Telavive e estão a gritar palavras de ordens, algumas delas dirigidas a Benjamin Netanyahu.

  • Israel até pode ganhar, mas conseguirá alcançar a paz?

    Bruno Cardoso Reis explica que o conflito na Palestina se tornará vantajoso para Israel, mas sublinha: o histórico não antevê um cenário de paz. Na Ucrânia, vai ser mais difícil do que Trump faz crer.

    Israel até pode ganhar, mas conseguirá alcançar a paz?

  • Biden promete trabalhar para libertar todos os reféns

    O Presidente dos Estados Unidos da América garantiu que vai continuar a trabalhar para assegurar a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza.

    “Eu tirei mais de 100 reféns. Não vou parar até trazer cada um deles para casa”, sublinhou Joe Biden, citado pelo Times of Israel.

  • Ministro da Defesa diz que Israel terá controlo de Gaza e "total liberdade de ação"

    Israel Katz, o ministro de Defesa de Israel, sublinhou que depois da derrota do Hamas, Telavive terá controlo de Gaza e “total liberdade de ação, tal como aconteceu na Judeia e Samaria”.

    “Não vamos permitir nenhuma organização contra as comunidades israelitas e cidadãos israelitas vinda de Gaza. Nós vamos permitir um regresso à realidade anterior ao 7 de outubro”, escreveu na rede social X (antigo Twitter).

  • Bom dia. Vamos concentrar neste liveblog as últimas notícias relacionadas com o conflito no Médio Oriente.

    Deixamos, aqui, a ligação para o liveblog de ontem, segunda-feira, dia marcado pelo regresso de uma delegação israelita ao Qatar para discutir a libertação de reféns.

    Delegação de Israel discute libertação de reféns com mediadores no Qatar

1 de 1