Momentos-chave
- Irão quer alcançar “segurança regional partilhada” em encontro com países do Conselho de Cooperação do Golfo e Iraque
- Exército libanês detém alegado familiar de Bashar al-Assad, afirma fonte
- Turquia e Arábia Saudita discutem recentes ataques e tensão regional
- Presidente do Irão afirma que intimidar o país não vai resultar e acusa EUA de falta de humanidade
- Arábia Saudita anúncia suspensão da única rota de exportação de petróleo do país que contorna Estreito de Ormuz após ataques
- Houthis ocuparam instalação da ONU em Mocha, na costa do Iémen
- Irão confirma encontro em Omã com países do Golfo para discutir navegação no Estreito de Ormuz
- Controlo da costa do Iémen no Mar Vermelho pelos houthis ameaça rota crucial para a Arábia Saudita e para o petróleo
- Irão acusa diretor da agência de energia atómica de cumplicidade com a guerra do Irão
- Forças do Governo internacionalmente reconhecido do Iémen lançam ofensiva contra Mokha
- Modi pede segurança na navegação mundial
- Chefe do Comando Central dos Estados Unidos está na Arábia Saudita para discutir avanços dos houthis
- Putin acusa Ocidente de recorrer a "formas pouco dignas" para ganhar liderança mundial
- Preço do petróleo Brent chega aos 104,83 dólares
- Houthis afirmam que ofensiva contra Governo internacionalmente reconhecido foi "coroada de sucesso"
- Trump volta a garantir que Irão não vai ter uma arma nuclear. Hegseth afirma que Estados Unidos controlam o Estreito de Ormuz
- Exército israelita recusa sair do sul do Líbano
- Netanyahu felicita Trump pela pressão ao Irão e afirma que relação com EUA é "mais forte do que nunca"
- Houthis garantem segurança na navegação no Mar Vermelho e no Estreito de Bab al-Mandab
- Mísseis atacam porto de Mokha
- Conselheiro de Khamenei parabeniza houthis pela "vitória retumbante" no Iémen
- Após sanções do Reino Unido aos colonatos, Israel expulsa militares britânicos (que denunciavam violência de colonos) da Cisjordânia
- Confrontos no Iémen já provocaram 46 mil deslocados desde a semana passada
- Houthis conquistam ilha de Perim, junto ao Estreito de Bab el-Mandeb
- Ataques russos a postos de abastecimento em Kiev matam duas pessoas
- Presidente do Irão em Nova Deli para cimeira dos BRICS
- Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco está em Kiev para mostrar "apoio à Ucrânia"
- Houthis chegam a Dhubab, junto ao Estreito de Bab el-Mandeb
- Exército israelita diz ter matado comandante do Hamas em Khan Younis, Gaza
- Irão e países do Golfo reúnem-se segunda-feira para negociar trânsito no Estreito de Ormuz
- Sanções britânicas a colonatos israelitas dividem rabinos no Reino Unido
- Drones ucranianos atacam Saratov e provocam incêndios em refinaria e centro logístico
- Forças da NATO afastaram navios russos que treinavam para atacar cabos submarinos no Ártico
- Putin chega a Nova Deli para participar na cimeira dos BRICS
- Ataque russo com drones contra Kiev faz pelo menos oito feridos
- Trump diz que não se arrepende da guerra com o Irão e prevê fim do conflito após eleições intercalares
Histórico de atualizações
-
Bom dia, fica por aqui a cobertura desta sexta-feira das tensões geopolíticas e dos principais conflitos mundiais. Este sábado, pode continuar a acompanhar toda a informação, ao minuto, neste novo liveblog.
Fique connosco!
Kremlin garante que encontro Putin-Zelensky no G20 em Miami “é impossível”
-
“O terrorismo de hoje é diferente do início do século XXI”
O professor de Relações Internacionais da Universidade de Lisboa, Bernardo Valente, sublinha que o terrorismo mudou desde o 11 de Setembro de 2001 e que também os grupos terroristas se adaptaram. Ouça aqui o novo episódio de Gabinete de Guerra da Rádio Observador.
-
Putin alerta que envio de tropas europeias para a Ucrânia equivale a “guerra contra a Rússia”
O Presidente russo, Vladimir Putin, alertou hoje que qualquer envio de tropas europeias para a Ucrânia equivaleria a “uma guerra contra a Rússia”, ao mesmo tempo que garantiu que Moscovo não ameaça os países europeus.
“Atualmente, eles (os líderes europeus) dizem estar a analisar como enviar tropas para o território ucraniano. Isto significa uma guerra contra a Rússia”, vincou Putin, citado pelas agências de notícias russas a partir de Nova Deli, onde participava numa cimeira dos BRICS.
“Não ameaçamos nem temos a intenção de ameaçar os países europeus. Por que o faríamos? Ninguém se apercebe sequer de que não temos qualquer motivo para entrar em conflito com a Europa”, acrescentou.
Putin destacou ainda que os líderes europeus “assustam as suas populações com uma ameaça imaginária (proveniente) da Rússia”, acrescentando que “essa ameaça não existe nem nunca existiu”.
-
Irão quer alcançar “segurança regional partilhada” em encontro com países do Conselho de Cooperação do Golfo e Iraque
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Esmaeil Baghaei, afirmou que o objetivo do encontro regional em Omã, na segunda-feira, é alcançar a segurança regional partilhada, escreveu a Al Jazeera.
Esmaeil Baghaei disse, em declarações à emissora estatal iraniana IRIB, que o Irão e o Omã vão discutir a navegação no Estreito de Ormuz com os restantes países do Golfo e o Iraque.
O porta-voz terá culpado os EUA pela instabilidade no Estreito de Ormuz e pelo aumento dos preços dos combustíveis. “O Irão viu-se numa situação em que teve de agir para salvaguardar a sua segurança nacional”, declarou, citado pela Al Jazeera.
“A negociação é impossível se a outra parte não estiver disposta”, acrescentou.
-
Exército libanês detém alegado familiar de Bashar al-Assad, afirma fonte
O exército libanês deteve alegadamente um familiar do governante sírio deposto Bashar al-Assad, bem como o filho de um famoso traficante libanês, disse uma fonte anónima à AFP, segundo o The Times of Israel.
A fonte afirmou que os militares libaneses “prenderam três pessoas, incluindo Suleiman Hilal al-Assad, filho do primo do deposto presidente sírio, Bashar al-Assad”, depois de terem sido apanhados a consumir drogas na região oriental de Bekaa.
“Entre os detidos estava também o filho de Nouh Zaiter”, acrescentou a fonte, referindo-se a um famoso traficante libanês, capturado pelo exército no ano passado.
Os três detidos foram transferidos para o Ministério da Defesa do Líbano para interrogatório, segundo o jornal israelita.
-
Turquia e Arábia Saudita discutem recentes ataques e tensão regional
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, falou com o seu homólogo saudita, o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, segundo uma fonte diplomática turca.
Numa chamada telefónica, os ministros terão discutido os desenvolvimentos regionais e os recentes ataques contra a Arábia Saudita, relatou o The Times of Israel.
No mês passado, a Turquia, a Arábia Saudita e o Paquistão, assinaram um acordo de defesa conjunta que inclui uma cláusula de defesa mútua.
-
Presidente do Irão afirma que intimidar o país não vai resultar e acusa EUA de falta de humanidade
O Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que a “intimidação” não obrigará o país a render-se e acusou os EUA de falta de humanidade por atacarem as infraestruturas civis do Irão.
“Uma vez que os EUA não conseguem forçar o povo iraniano a render-se através da intimidação, procuram levá-lo à capitulação privando-o dos seus meios de subsistência e recursos essenciais; contudo, o povo iraniano não cederá”, disse Pezeshkian em declarações divulgadas pela agência de notícias semioficial Fars, segundo a Al Jazeera.
“Se são homens de guerra, que lutem contra os militares; o que têm a ver com o pão, os meios de subsistência e as infraestruturas do povo? Se tivessem alguma humanidade, porque cortariam o acesso do povo aos alimentos e à água?”, acrescentou ainda o Presidente iraniano.
-
Arábia Saudita anúncia suspensão da única rota de exportação de petróleo do país que contorna Estreito de Ormuz após ataques
O Ministério da Energia da Arábia Saudita anunciou a suspensão da sua única rota de exportação de petróleo, que contorna o Estreito de Ormuz, após “múltiplos ataques”.
Numa publicação na rede social X, o Ministério afirmou que iria implementar uma “suspensão preventiva” do oleoduto Leste-Oeste.
#Statement | East–West Pipeline shut down as a precaution following multiple attacks. pic.twitter.com/I9LWwsi53Z
— وزارة الطاقة (@MoEnergy_Saudi) September 11, 2026
Imagens de satélite sugerem que o oleoduto foi alvo de um ataque dos houthis durante a sua ofensiva para tomar o controlo total da costa iemenita do Mar Vermelho, segundo a Al Jazeera.
-
Trump recusou pedidos sauditas para atacar Huthis
O Presidente dos Estados Unidos recusou pedidos da Arábia Saudita para atacar os rebeldes Huthis do Iémen, durante os avanços militares no oeste do país, disse o portal Axios, citando dois responsáveis de Washington.
De acordo com o portal de notícias norte-americano, o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, ligou a Donald Trump na quinta-feira para o informar sobre a rápida deterioração da situação militar no Iémen, face à incapacidade das forças governamentais, apoiadas por Riade, em conterem os avanços dos Huthis em direção à cidade costeira de Moka e da aproximação ao estratégico estreito de Bab el-Mandeb.
Poucas horas depois, voltou a ligar ao líder norte-americano, instando-o a lançar ataques aéreos contra o grupo rebelde apoiado pelo Irão.
De acordo com uma das fontes citadas pelo Axios, Trump recusou os pedidos de apoio, embora tenha reafirmado a colaboração de Washington através dos serviços de informações, bem como a partilha de dados sobre alvos, sem considerar uma intervenção militar direta neste momento.
-
Houthis ocuparam instalação da ONU em Mocha, na costa do Iémen
A Organização das Nações Unidas anunciou que os Houthis tomaram controlo de uma instalação que albergava pessoal de agências da ONU na cidade portuária de Mocha, no Mar Vermelho.
Farhan Haq, porta-voz adjunto de António Guterres, afirmou numa conferência de imprensa na sexta-feira que todos os funcionários estão em segurança e já tinham partido anteriormente para cidades vizinhas antes do avanço rápido dos Houthis.
“O pessoal humanitário, as instalações e os bens devem ser respeitados e protegidos em todas as circunstâncias”, afirmou Farhan Haq segundo a Al Jazeera.
-
Irão avisa que o Mundo está a "perder confiança" no sistema financeiro dos EUA
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão diz que o Mundo está a “perder a confiança” no sistema financeiro dos EUA.
“O Secretário do Tesouro dos EUA tem-se gabado alegremente de querer empobrecer os iranianos e colapsar a nossa economia. Em vez disso, ele está sem poder e a ser exposto enquanto o mundo perde a confiança no sistema financeiro dos EUA. O colapso criado pelo custo de financiamento da dívida dos EUA é apenas o começo”, escreveu Abbas Araghchi na rede social X.
The U.S. Treasury Secretary has been gleefully boasting about wanting to impoverish Iranians and collapse our economy. Instead, he stands powerless and exposed as the world loses belief in the U.S. financial system.
Meltdown over cost of funding U.S. debt is only the beginning. pic.twitter.com/aUYLQHtPNz
— Seyed Abbas Araghchi (@araghchi) September 11, 2026
-
Modi reúne-se com Putin e Pezeshkian antes da cimeira dos BRICS
Narendra Modi realizou esta sexta-feira em Nova Deli reuniões separadas com Vladimir Putin e Masoud Pezeshkian, antes da cimeira do BRICS que se realiza este fim de semana na Índia, segundo a CBS News.
-
Irão confirma encontro em Omã com países do Golfo para discutir navegação no Estreito de Ormuz
O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano confirmou que se vai encontar em Omã na segunda-feira, com os países do golfo, para discutir a navegação no Estreito de Ormuz.
“Esta reunião destina-se a promover uma melhor compreensão entre os países da região e ajudar a reforçar a segurança regional partilhada”, refere o Ministério em comunicado, citado pela CBS News.
Esta manhã, o Financial Times tinha avançado com a notícia, sendo que a reunião deverá realizar-se em Salalah.
-
Controlo da costa do Iémen no Mar Vermelho pelos houthis ameaça rota crucial para a Arábia Saudita e para o petróleo
Grupo rebelde pró-Irão conquista posições no estreito que dá acesso ao Mar Vermelho e proíbe circulação de navios petroleiros sauditas. E ameaça gerar uma disrupção ainda maior no mercado do petróleo.
-
Irão acusa diretor da agência de energia atómica de cumplicidade com a guerra do Irão
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmaeil Baqaei, acusou Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), de ser “cúmplice” com a guerra do Irão, após a agência ter reportado o país ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
“Trata-se de um profundo fracasso institucional. Pior, [Grossi] tornou a agência cúmplice na preparação política de uma guerra ilegal de escolha – uma travada em promoção dos interesses e ambições de um regime genocida que continua a ser o único obstáculo para um Médio Oriente livre de armas de destruição em massa”, afirmou na rede social X.
The #IAEA Director General has transformed an institution whose authority rests on technical expertise, impartiality, and independence into a link in a chain connecting technical reporting to political justification, and political justification to war.
When IAEA reports become…
— Esmaeil Baqaei (@IRIMFA_SPOX) September 11, 2026
Na quarta-feira, a AIEA reportou, pela primeira vez em 20 anos, o Irão ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, devido ao incumprimento das obrigações e ao impedimento do acesso dos inspetores da agência às instalações nucleares iranianas.
Baqaei acusou também Grossi de ter transformado a agência num instrumento de “justificação política da guerra” e de falta de imparcialidade.
“Quando os relatórios da AIEA tornam-se matéria-prima para narrativas de ameaças e para a construção de um caso político e legal contra um país, a linha entre a supervisão técnica e a base para a agressão militar torna-se perigosamente ténue”, afirmou.
-
Forças do Governo internacionalmente reconhecido do Iémen lançam ofensiva contra Mokha
As forças do Governo internacionalmente reconhecido do Iémen lançaram uma ofensiva contra a cidade Mokha, que foi ontem conquistada pelos houthis, avança a Al Jazeera.
-
"11 de Setembro foi ponto de viragem na geopolítica mundial"
Bruno Cardoso Reis destaca efeitos que se mantêm ao dia de hoje devido aos ataques de 11 de setembro. Diz que Al-Quaeda ainda está em funcionamento, mas extremamente enfraquecida. Ouça aqui o novo episódio de Gabinete de Guerra da Rádio Observador.
“11 de Setembro foi ponto de viragem na geopolítica mundial”
-
Modi pede segurança na navegação mundial
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pediu que seja respeitada a segurança das rotas marítimas e afirmou que é uma condição para permitir o progresso do comércio mundial. As declarações foram feitas durante a cimeira dos BRICS, em Nova Deli.
“O progresso do comércio global só é possível quando as rotas marítimas são seguras, as rotas de abastecimento permanecem abertas e os marítimos são seguros. É por isso que a Índia é um firme defensor da liberdade de navegação e da segurança dos marítimos”, afirmou, citado pelo jornal indiano Hindustan Times.
Desde o início da guerra do Irão, dois cidadãos indianos foram mortos em ataques contra navios no Estreito de Ormuz.
-
Exército israelita nega testemunhos sobre uso de IA para bombardear Gaza
O exército israelita “rejeitou categoricamente” hoje que as decisões sobre bombardeamentos na Faixa de Gaza sejam sempre tomadas por inteligência artificial (IA), contrariando testemunhos no documentário “Naza”, estreado na véspera no Festival de Veneza.
As decisões relativas “à seleção e aprovação de ataques” são tomadas “exclusivamente por pessoal humano, de acordo com as diretrizes das Forças de Defesa de Israel, e não por inteligência artificial”, declarou o exército, em comunicado.
Baseado em 24 testemunhos anónimos de membros das próprias forças armadas e dos serviços de informações, o filme israelita “Naza” (“danos colaterais” na gíria militar) aborda a alegada estratégia seguida pelo exército para devastar o enclave palestiniano, com destaque para a componente tecnológica.
No documentário alguns oficiais afirmam que podem vigiar qualquer pessoa com um telemóvel. Outro entrevistado apresenta-se como o criador de um sistema que, utilizando algoritmos e IA, consegue determinar onde as pessoas se estão a concentrar dentro de um edifício.
Também há relatos sobre bombardeamentos que matam mulheres e crianças no caso de um membro do grupo islamita palestiniano Hamas ser detetado na mesma área.
Esta prática não é porém desconhecida no país dada a seriedade e sensibilidade do tema, de acordo com a agência noticiosa espanhola EFE, como é o caso da organização não governamental israelita de defesa dos direitos humanos Breaking the Silence, formada por ex-militares.
O exército israelita questionou ainda a veracidade dos testemunhos, referindo no comunicado que “incluem afirmações sobre estratégia nacional e militar que excedem claramente o conhecimento dos soldados de baixa patente”.
-
Chefe do Comando Central dos Estados Unidos está na Arábia Saudita para discutir avanços dos houthis
O comandante do Comando Central dos Estados Unidos, Brad Cooper, encontra-se na Arábia Saudita para a realização de “reuniões e coordenação” sobre as conquistas dos houthis no Iémen, avança uma fonte à Al Jazeera.