Atualizações em direto
  • Ataque de colonos israelitas contra palestinianos na Cisjordânia faz um morto. Israel demarca-se de "minoria extremista"

    Pelo menos uma pessoa terá morrido na sequência de violentos ataques lançados esta noite por colonos israelitas contra uma povoação palestiniana nos territórios ocupados da Cisjordânia, de acordo com a BBC.

    O episódio violento — apenas o mais recente numa escalada de violência dos colonos israelitas contra os palestinianos da Cisjordânia desde outubro do ano passado — ocorreu na noite de quinta-feira na vila de Jit, quando dezenas de colonos israelitas, muitos deles usando máscaras a cobrir o rosto, atiraram cocktails Molotov e incendiaram casas e carros na povoação palestiniana.

    Entretanto, as autoridades israelitas já vieram condenar os crimes cometidos pelo grupo de colonos israelitas. “Os responsáveis por qualquer ato criminoso vão ser apanhados”, prometeu um comunicado do gabinete de Netanyahu.

    Já o Presidente israelita, Isaac Herzog, garantiu que os autores da violência são uma “minoria extremista” que coloca em causa “a comunidade de colonos obedientes à lei e o colonato como um todo”, bem como “o nome e o estatuto de Israel no mundo num período particularmente sensível e difícil”.

    As Nações Unidas dizem que desde outubro do ano passado já houve mais de mil ataques levados a cabo por colonos israelitas contra palestinianos. Pelo menos 107 desses ataques levaram à morte de palestinianos.

    Entretanto, também o líder israelita da região da Samaria (designação administrativa de Israel para a zona norte da Cisjordânia ocupada), Yossi Dagan, já veio dizer que os autores do ataque são um grupo marginal, composto maioritariamente por jovens extremistas oriundos de fora da região.

  • Ministros dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido e França visitam Israel

    Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de de França visitam esta sexta-feira Israel, onde terão um encontro com o homólogo israelita.

    A visita de David Lammy e Stephane Sejourne tem como objetivo conter a escalada de violência na região, numa altura em que se antecipa um possível ataque do Irão a Israel.

    Os três responsáveis deverão falar sobre os esforços que estão a ser feitos com o objetivo de ser alcançado um acordo sobre a libertação de reféns, mas Israel também deverá colocar em cima da mesa as sanções que quer impor ao Irão, na sequência dos programas nuclear, de mísseis e de drones do país.

    O encontro decorrerá em simultâneo com as negociações que têm lugar no Qatar e que têm em vista um cessar-fogo.

  • Negociações para o cessar-fogo prosseguem no Qatar sem o Hamas

    Depois de um dia de negociações “construtivas”, as negociações para o cessar fogo prosseguem esta sexta-feira no Qatar, ainda sem a presença do Hamas, que fez saber que não vai negociar novas condições para acabar com o conflito.

    Esta quinta-feira estiveram reunidos no Qatar representantes dos Estados Unidos, Qatar e Egipto, que se reuniram com a delegação de Israel.

    John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou, citado pela AFP , que o dia de ontem teve avanços “importantes” mas que ainda há “muito trabalho” pela frente, dada a complexidade do acordo que as partes querem alcançar.

  • Bom dia. Arranca aqui um novo liveblog sobre o conflito entre Israel e a Palestina, num dia em que prosseguem no Qatar as negociações para o cessar-fogo. Pode ler aqui o que se passou ontem no Médio Oriente.

1 de 1