Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Obrigada por nos ter acompanhado.

    Boa noite

  • A inteligência artificial dominou e o ("mais fino") dobrável chegou. As principais novidades da Google para o futuro

    O anúncio do primeiro dobrável só chegou no final. A Inteligência Artificial marcou o Google I/O, onde foi anunciado um tradutor capaz de dobrar vídeos e corrigir o movimento dos lábios das pessoas.

    A inteligência artificial dominou e o (“mais fino”) dobrável chegou. As principais novidades da Google para o futuro

  • O Google I/O, conferência anual da tecnológica para anunciar novidades para o futuro, deste ano já terminou. Como esperado, o evento foi marcado, principalmente, por novidades relativas à Inteligência Artificial.

  • CEO da Google "orgulhoso" do Android, mas volta a destacar Inteligência Artificial

    O CEO da Google, Sundar Pichai regressa ao palco para terminar o evento, mostrando-se “orgulhoso” da evolução do Android. Uma vez mais, destacou a necessidade de a Inteligência Artificial evoluir de forma “responsável”.

    “A mudança com a IA é tão grande quanto possível, e é por isso que é tão importante tornar a IA tão útil quanto possível”. A Inteligência Artificial “pode transformar a pesquisa”, bem como os restantes produtos, garante o CEO.

  • Preço do Pixel Fold finalmente revelado: começa nos 1799 dólares

    O Pixel Fold, o primeiro dobrável da Google, que foi hoje anunciado tem um custo que começa nos 1799 dólares. Tal como o Pixel 7A, a pré-venda começa hoje e o envio no próximo mês.

    Aqueles que encomendarem na pré-venda um Pixel Fold vão receber, gratuitamente, um Pixel Watch.

  • Google anuncia oficialmente o Pixel Fold, que diz ser o dobrável mais "fino" do mercado

    Como era expectável, a Google anunciou o lançamento do seu primeiro dobrável: o Pixel Fold. É o telemóvel mais fino da Google e, segundo a empresa, o dobrável mais fino do mercado.

    “O melhor dos dois mundos” — não só um smartphone quando é “conveniente”, como também quando aberto se transforma num tablet e permite fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Tem resistência à água e, como tinha sido avançado pela imprensa internacional, usa o chipset Tensor G2.

    A Google falou ainda sobre o Pixel Tablet, que tinha sido anunciado no ano passado e que, sabe-se agora, estará disponível em três cores, em pré-venda a partir de hoje e começará a ser enviado a partir do próximo mês. Está disponível a partir de 499 dólares.

  • Smartphone Pixel 7A disponível a partir de hoje, a partir de 499 dólares

    O Google anuncia que o smartphone Pixel 7A, o mais recente dessa série, fica disponível a partir de hoje, a partir de 499 dólares. Para aqueles que optarem por comprar pelo site há uma cor exclusiva: coral.

    De acordo com a empresa, o sensor da câmara principal do 7A é 72% maior do que o do 6A.

  • "À medida que IA se torna mais útil, os Pixel tornam-se mais populares"

    As novidades do Android continuam, desta vez relativamente aos telemóveis Pixel que têm, segundo a Google, a “Inteligência Artificial no centro”.

    “Provavelmente, não é de surpreender que, à medida que a IA se torna cada vez mais útil, os nossos dispositivos Pixel se tornem cada vez mais populares”, considera a tecnológica.

  • Será possível colocar emojis como imagem de fundo dos smartphones da Google

    A partir de agora, será possível colocar diversos emojis como imagem de fundo dos smartphones da Google. Quando o utilizador toca nos emojis (sejam quais forem), eles reagem e mexem-se.

  • Google quer impedir uso abusivo de localizadores

    Fazer a monitorização dos seus dispositivos também será mais fácil: agora, no “find my device” será possível adicionar também os seus auriculares e os tablets. Se, por exemplo, deixar os fones no ginásio os outros Android que estejam por perto podem ajudar a localizá-los.

    Para combater a utilização indevida de dispositivos de localização por Bluetooth, como AirTags, para perseguir pessoas, a Google anunciou que vai encriptar as informações de localização. E os telefones vão alertar a pessoa quando forem detetados “localizadores desconhecidos”.

    “É importante que estas coisas funcionem com o seu telemóvel Android, mas também noutros telemóveis”. Por isso, os alertas de localização desconhecida funcionarão também em iPhones, naquela que é uma parceria entre a Google e a Apple.

  • WhatsApp ficará disponível nos smartwatches com Wear OS

    O WhatsApp ficará disponível este verão nos relógios inteligentes com o Wear OS, como é o caso do Pixel Watch e do Galaxy Watch.

    A Google anunciou que, apesar de o Wear OS 3 ainda não ter sido totalmente lançado, o Wear OS 4 chegará ainda este ano com uma maior duração de bateria e novos recursos de acessibilidade.

  • "Android utilizou a Inteligência Artificial para proteger os utilizadores" de spam

    Apesar de a apresentação já se encontrar no segmento “Android”, continua a falar-se de Inteligência Artificial. Sameer Samat, vice-presidente de gestão de produtos, revela que o Android utilizou essa tecnologia “para proteger os utilizadores de mais de mil milhões de mensagens e chamadas de spam”.

  • O segmento de Inteligência Artificial terminou, mais de 1h30 após o início da apresentação. Seguem-se as novidades no Android.

  • Tradutor universal: altera áudio dos vídeos e movimento dos lábios para novas línguas

    Um tradutor universal — que só estará disponível para parceiros autorizados para evitar que seja utilizado para a criação de deepfakes — também foi anunciado.

    Através das imagens que foram mostradas durante a apresentação foi possível ver como um vídeo com um áudio em inglês foi dobrado para espanhol. E o movimento dos lábios da pessoa do vídeo original também foi mudado para ‘acompanhar’ a nova língua.

  • Imagens geradas por Inteligência Artificial terão "metadados" e "etiqueta"

    Uma vez mais para evitar a propagação de desinformação, a Google diz que se vai certificar de que “cada uma das nossas imagens geradas por Inteligência Artificial terá metadados e etiquetas para dar contexto” se os cidadãos se cruzarem com elas fora das plataformas da Google.

    “Outros também poderão utilizar estes metadados e marcações”, sendo possível ver uma “etiqueta” em imagens do Google Search em como foram geradas por Inteligência Artificial.

  • Nova ferramenta dará contexto às imagens para evitar desinformação relacionada com a Inteligência Artificial

    Voltou-se, uma vez mais no evento, a falar na importância de construir uma Inteligência Artificial “corajosa”, mas com uma “abordagem responsável”.

    Para combater a desinformação relacionada com a Inteligência Artificial, a Google anunciou duas formas que ficarão disponíveis nos próximos meses para as pessoas avaliarem as imagens com que se cruzam. Com a ferramenta “sobre esta imagem” na pesquisa de imagens do Google será possível ser “informação importante como quando e onde imagens semelhantes apareceram”. A informação foi avançada por James Manyka, responsável pelas áreas de tecnologia e sociedade.

    E, ainda este ano, poderá pesquisar uma imagem ou captura de ecrã no Google Lens e nos websites no Chrome.

  • Além do “Vertex AI” haverá também o “Duet AI”, um novo modelo alimentado por Inteligência Artificial para ajudar os programadores e os utilizadores da Cloud, oferecendo-lhes sugestões e ajudando nas revisões e inspeções do código.

    De acordo com a Google, o Duet AI “transforma fundamentalmente a forma como os utilizadores da Cloud constroem novas experiências”.

  • Google Cloud anuncia três novos modelos, incluindo um de conversão de voz em texto

    O CEO da Google Cloud, Thomas Kurian, começa por falar de três novos modelos, além do PaLM2, que estarão disponíveis no “Vertex AI” (uma vez mais com recurso à Inteligência Artificial):

    — Codey: modelo de conversão de texto para código, que pode ajudar a os programadores com a geração e o preenchimento de códigos;

    — Imagen: o modelo de conversão de texto para imagem;

    — Chirp, o modelo de conversão de voz em texto (para mais de 300 línguas), que ajuda as empresas a interagirem, por exemplo, com os seus clientes estrangeiros nas suas línguas “mãe”.

  • Após as novidades da pesquisa, seguem-se os anúncios relativos à Google Cloud.

  • Há também novidades na pesquisa, onde foi adicionada a Inteligência Artificial generativa

    Cathy Edwards, vice-presidente de engenharia da Google, dá conta das novidades na pesquisa com a Inteligência Artificial generativa. “A pesquisa continuará a ser o ponto de partida para o que torna a web tão especial”, começa por explicar.

    Na pesquisa, mesmo antes de aparecerem os links correspondentes aos temas procurados, aparecerá uma resposta gerada com a ajuda da Inteligência Artificial para responder às dúvidas dos utilizadores (a resposta contém informação encontrada em diferentes fontes e o site para esses sites).

    O mesmo acontecerá quando os cidadãos procurarem por um produto, por exemplo uma bicicleta. Primeiro, ainda antes dos links, vão aparecer as melhores opções para comprar (juntamente com os seus preços). Será ainda possível fazer questões específicas ao modelo para obter respostas mais direcionadas.

1 de 2