Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia, este liveblog fica por aqui. Se quiser continuar a acompanhar a evolução da Covid-19 em Portugal e no mundo, a informação será esta quinta-feira atualizada ao minuto aqui.

    Obrigado por ter estado connosco, continue com o Observador.

  • Covid-19. PSD e PCP compreendem demissão de vereador em Lisboa, CDS diz que não faz sentido

    Os vereadores do PSD e do PCP na Câmara de Lisboa afirmaram hoje compreender a demissão de Carlos Castro por ter recebido a vacina contra a Covid-19, enquanto o CDS-PP considerou que não faz “qualquer sentido”.

    Carlos Castro renunciou ao cargo de vereador da Proteção Civil na terça-feira, depois de ter sido vacinado contra a Covid-19 quando foram administradas doses que sobraram dos lares.

    Para o vereador do PSD João Pedro Costa, Carlos Castro “sempre esteve muito presente no terreno, até mais do que [o presidente da Câmara, Fernando] Medina, mas cometeu um erro numa matéria em que tinha de ser exemplar”.

  • Covid-19. Doentes hospitalizados apresentam lesões no coração após alta

    Um estudo hoje divulgado revela que mais de metade das pessoas hospitalizadas com Covid-19 grave, e com níveis elevados da proteína troponina no sangue, apresentam lesões no coração que foram detetadas um a dois meses após alta clínica.

    O estudo, divulgado na publicação European Heart Journal, da Sociedade Europeia de Cardiologia, envolveu 148 doentes de seis hospitais de Londres, capital do Reino Unido, dos quais 80 (54%) apresentavam cicatrizes ou lesões no músculo cardíaco (incluindo miocardite, enfarte do miocárdio e isquemia).

    As lesões foram detetadas em exames de ressonância magnética feitos aos pacientes um a dois meses depois de terem alta hospitalar.

  • Covid-19. UGT favorável a confinamento até à Páscoa se for necessário

    O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou hoje que o que sucedeu no Natal não pode repetir-se na Páscoa, manifestando-se favorável à manutenção do confinamento até à nova quadra festiva se tal for necessário.

    A questão do confinamento tem de ser mantida […]. O que a UGT deu nota é que aquilo que aconteceu no Natal não se pode repetir na Páscoa. Ora a Páscoa é no primeiro fim de semana de abril e, portanto, se o confinamento tiver de ser prolongar até depois da Páscoa que o façam”, disse Carlos Silva no final de uma audiência com o Presidente da República.

    O secretário-geral da UGT afirmou ainda que o confinamento não deve ser entendido pelas pessoas como uma decisão antidemocrática ou que põe em causa os direitos, liberdades e garantias, acentuando que a principal garantia que o Estado tem de dar aos cidadãos é “a defesa da saúde”.

  • Covid-19. Humidade produzida pelas máscaras pode reduzir gravidade da doença, revela estudo

    Os resultados de um estudo do National Institutes of Health concluíram que os níveis elevados de humidade “atenuam a gravidade da gripe”, o que pode ser aplicado à Covid-19.

    Covid-19. Humidade produzida pelas máscaras pode reduzir gravidade da doença, revela estudo

  • Covid-19. Régua com centro de vacinação que amplia capacidade no Douro Norte

    O centro de vacinação contra a Covid-19 da Régua entrou hoje em funcionamento, dispõe de um médico contratado pelo município e reforça a capacidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Norte, que já vacinou 5.650 pessoas.

    Instalado no pavilhão multiúsos do Peso da Régua, o centro recebeu hoje cerca de 150 idosos. Fernando Cardoso, com 95 anos e residente na Cederma (Godim) foi o primeiro a receber a vacina contra a covid-19.

    O presidente da Câmara do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, afirmou aos jornalistas que o município “criou condições” para ultrapassar limitações do ACES Marão – Douro Norte, nomeadamente a nível de recursos humanos.

  • Covid-19. GNR encerrou restaurante em Ílhavo com cinco pessoas no interior

    Em Ílhavo, no distrito de Aveiro um restaurante que estava a funcionar com cinco pessoas no seu interior e que consumiam bebidas alcoólicas foi encerrado pela GNR por violação das normas em vigor.

    Covid-19. GNR encerrou restaurante em Ílhavo com cinco pessoas no interior

  • Covid-19. Metade das instituições de voluntariado suspenderam ações presenciais

    A Confederação do voluntariado (CPV) revelou hoje que metade das instituições voluntárias que responderam a um inquérito tiveram que suspender atividades presenciais e passar a dar apoio à distância devido à pandemia.

    O inquérito realizado pela CPV, representante de entidades que dependem do voluntariado, teve resposta de 54 instituições, que reúnem mais de 100 mil voluntários.

    Os resultados, divulgados pela CPV em comunicado, mostraram que do total das respostas, 27 instituições, por grande parte dos voluntários serem grupos de risco à Covid-19, tiveram de suspender, parcialmente, as ações de ajuda, apostando mais em atividades de apoio distância, por computador ou telefone.

  • Covid-19. Pavilhão do Cevadeiro usado como centro de vacinação em Vila Franca de Xira

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, vai utilizar o Pavilhão do Cevadeiro, localizado no centro da cidade, como ponto de vacinação contra a Covid-19, anunciou hoje a autarquia.

    Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira explica que a montagem da estrutura irá estar concluída até ao final da semana, tendo capacidade para o funcionamento de oito postos de vacinação em simultâneo.

    Contudo, a autarquia ressalva que a entrada em funcionamento deste centro municipal de vacinação está dependente da chegada de vacinas que permitam “intensificar este processo junto da população”.

  • Covid-19. Museu PO.RO.S em Condeixa-a-Nova com visitas online em direto

    O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, iniciou esta semana um novo serviço online de visitas guiadas em direto para os alunos que se encontram em regime de ensino à distância, foi hoje anunciado.

    Segundo aquele município do distrito de Coimbra, proprietário do espaço museológico, esta iniciativa destina-se a responder de forma “criativa às circunstâncias de confinamento” causado pela pandemia da Covid-19.

    O Museu PO.RO.S passou a realizar as habituais visitas de grupos escolares à distância, através dos meios tecnológicos que atualmente permitem, por exemplo, a realização da atividade letiva não presencial”, refere Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal.

  • Covid-19. Catarina Martins espera que não haja mais atrasos nos apoios aos pais

    A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que o Governo “veio muito tarde” no alargamento dos apoios para pais em teletrabalho com filhos pequenos e, apesar da medida ser positiva, espera que não haja mais atrasos na implementação.

    Nós registamos claramente com satisfação que o Governo percebeu aquilo que dizia a Provedora de Justiça ou que o Bloco de Esquerda propôs: quem está em teletrabalho e tem crianças pequenas não consegue estar a trabalhar ao mesmo tempo que toma conta das crianças e, portanto, percebeu que tem de alargar a opção de licença para tomar conta das crianças quando as escolas estão fechadas a quem tem acesso ao teletrabalho. Essa é uma decisão importante”, respondeu aos jornalistas Catarina Martins no final de uma visita ao Centro Escolar dos Riachos, em Torres Novas, distrito de Santarém.

  • Covid-19. Maioria dos países europeus ignora doentes mentais nos planos de vacinação, revela estudo

    Apenas quatro de 20 países europeus incluíram os doentes mentais graves na prioridade de vacinação contra a Covid-19, apesar de provas científica de que se trata de um grupo de alto risco, indica um estudo hoje divulgado.

    Os autores do estudo, publicado na revista científica Lancet Psychiatry, analisaram os planos de vacinação, incluindo o de Portugal, e contactaram médicos de 20 países e chegaram à conclusão de que apenas a Holanda, a Alemanha, a Dinamarca e o Reino Unido reconheceram a “doença mental grave como uma condição médica de alto risco elegível para vacinação prioritária”.

    Esta pesquisa foi iniciada por um grupo de trabalho do European College of Neuropsychopharmacology (ECNP), uma sociedade independente com sede na Holanda, e contou com a colaboração de várias instituições de saúde e de investigação que se dedicam a esta área na Europa.

  • Covid-19. Oliveira do Hospital disponibiliza 250 mil euros para apoiar comércio

    A Câmara de Oliveira do Hospital vai apoiar financeiramente o comércio local afetado pela pandemia da Covid-19 com um montante que pode chegar aos 250 mil euros, foi hoje anunciado.

    Em comunicado, a autarquia liderada por José Carlos Alexandrino informa que o executivo aprovou por unanimidade, na semana passada, o Programa Municipal de Apoio ao Comércio Local, designado PACK’L.

    Está em causa a sobrevivência do nosso comércio e de muitas atividades económicas do concelho, pelo que, paralelamente às ajudas que o Governo tem vindo a disponibilizar, a Câmara Municipal, dentro das suas disponibilidades financeiras, tem o dever de apoiar os nossos empresários”, afirma o autarca, citado na nota.

  • Covid-19. Mealhada apoia com 37 mil euros micro e pequenas empresas

    A Câmara da Mealhada anunciou hoje que vai apoiar micro e pequenas empresas do concelho”, elegíveis e beneficiárias dos programas Apoiar+ e Apoiar Restauração.

    O confinamento, determinando no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, levou ao encerramento/diminuição da atividade económica em restaurantes, cafés e quiosques e, por isso, o município da Mealhada, no distrito de Aveiro, vai apoiar as empresas com o objetivo de “aliviar os seus encargos financeiros e contribuir para que tenham condições para retomar a sua atividade económica”, explicou o presidente da Câmara da Mealhada.

    Até ao momento já foram aceites mais de 33 candidaturas a esta ajuda que totaliza um valor superior a 37 mil euros.

  • Covid-19: Madeira regista 72 novos casos e 87 recuperações

    A Madeira registou hoje 72 novos casos de Covid-19, 87 recuperações e 181 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde (DRS), referindo que o arquipélago passa a contabilizar 1.553 infeções ativas. Entre os novos positivos, 71 são de transmissão local e um é importado, proveniente da Polónia.

    De acordo com autoridade de saúde, a região autónoma passa a contabilizar um total cumulativo de 6.621 casos confirmados de Covid-19 desde março de 2020, com 1.553 ativos, sendo 34 importados e 1.519 de transmissão local.

    Até data, o arquipélago registou 62 óbitos associados à doença.

  • Covid-19. PCP apela ao Governo para comprar de vacinas a outros países

    O PCP apelou a que o Governo compre vacinas a outros países, para além dos abrangidos pelos acordos com a UE. Partido defende que, caso contrário, não haverá imunidade de grupo no final do verão.

    Covid-19. PCP apela ao Governo para comprar de vacinas a outros países

  • Covid-19. PCP apela ao Governo para comprar vacinas a outros países

    O PCP apelou a que o Governo compre vacinas a outros países, para além dos abrangidos pelos acordos com a UE. Partido defende que, caso contrário, não haverá imunidade de grupo no final do verão.

    https://observador.pt/2021/02/17/covid-19-pcp-apela-ao-governo-para-comprar-vacinas-a-outros-paises/

  • Confederação do Turismo: as medidas foram "muito importantes", mas "estão ultrapassadas"

    O presidente da Confederação do Turismo de Portugal diz ser “urgente” novas medias de apoio às empresas uma vez que as atuais “estão ultrapassadas” e “gastas”.

    Confederação do Turismo: as medidas foram “muito importantes”, mas “estão ultrapassadas”

  • Covid-19. Mulher de 106 anos foi a primeira a ser vacinada em Coruche

    Uma mulher de 106 anos foi a primeira a receber uma das 250 doses da vacina contra a Covid-19 que serão administradas a utentes com 80 ou mais anos até sexta-feira em Coruche, Santarém.

    Covid-19. Mulher de 106 anos foi a primeira a ser vacinada em Coruche

  • Rastreio nas escolas permitiu detetar meia centena de casos entre alunos, docentes e funcionários

    O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, revelou hoje que no rastreio à Covid-19 nas escolas realizado durante as duas semanas de interrupção letiva foram registados 25 casos positivos entre cerca de 13 mil funcionários.

    Na comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, onde está a ser ouvido, Tiago Brandão Rodrigues precisou que entre os 12.800 testes antigénio realizados nas escolas de referência para acolhimento a docentes e não docentes, apenas 25 foram positivos, o equivalente a cerca de 0,2%.

    Antes da interrupção letiva, já tinham sido realizados rastreios em escolas localizadas em concelhos de risco extremo, com mais de 960 casos por cada 100 mil habitantes no acumulado dos últimos 14 dias.

    Segundo o ministro, no âmbito desses rastreios, que permitiram testar três mil alunos do ensino secundário e funcionários, foram detetados também 25 casos de infeção pelo SARS-Cov-2.

1 de 3