Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia Covid-19 ao longo desta sexta-feira.

    Pedimos-lhe que continue a seguir a atualidade através desta nova ligação.

    Argentina estende e agrava quarentena mais prolongada do mundo

    Muito obrigado por nos acompanhar.

  • Trump não sabe onde apanhou o vírus

    Trump disse que “não sabe onde apanhou o vírus”, mas foi ele que decidiu sair mais cedo do hospital, de acordo com a entrevista que deu à Fox News.

    Admitiu ainda que admite que “adoraria doar plasma” do sangue e que testou outra vez, não dando detalhes sobre os resultados.

  • Trump está "muito forte"

    Donald Trump disse este sábado em entrevista à Fox News — a primeira depois de ter estado internado –, que se sente “muito forte”, após ter sido internado devido a ter contraído Covid-19.

    Confessa que “não se sentia forte” antes de ir para o hospital, mas que o “cocktail” de anticorpos que tomou o deixou “muito melhor” após 24 horas. Voltou a frisar que tornará acessível a terapêutica a todos os americanos.

  • Biden considera a atitude de Trump "irresponsável"

    Joe Biden, candidato democrata às presidenciais americana considera a conduta de Trump “irresponsável” na sequência do seu diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

    O democrata acrescenta que a incapacidade de se proteger a si próprio dado o seu estado clínico é uma razão pela qual o atual presidente não deve liderar o país.

  • Casa Branca impede normativa que impõe uso de máscara em transportes públicos

    A Casa Branca bloqueou uma normativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças que imporia o uso de máscara a todos os passageiros e empregados de transportes públicos e comerciais a usarem máscara, ao que apurou fontes oficias ao The New York Times.

    Quem negou a normativa foi a força de intervenção da Covid-19 na Casa Branca, liderada pelo vice-presidente Mike Pence, que decidiu que a escolha da utilziação da máscara deveria ser responsabilidade dos governos federais.

  • Debate entre Trump e Biden cancelado

    A Comissão de Debates Presidenciais decidiu cancelar esta sexta-feira o segundo debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden, que estava marcado para quinta-feira, em Miami, avança fonte oficial ao The Washington Post.

    Os dois candidatos estarão, no entanto, presentes no debate de 22 de outubro.

    Esta decisão surge após a Comissão ter proposto organizar o debate online, depois de Trump ter testado positivo à Covid-19. Trump rejeitou. Depois, o presidente norte-americano decidiu adiá-lo uma semana, o que Joe Biden rejeitou.

  • Cabo Verde reabre para voos comerciais internacionais na segunda-feira

    Cabo Verde vai iniciar voos comerciais internacionais a partir de segunda-feira, ao fim de quase sete meses, tendo os passageiros de apresentar testes negativos para a Covid-19 com pelo menos 72 horas de antecedência, foi esta sexta-feira anunciado.

    Segundo avançou em conferência de imprensa, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, o tráfego comercial aéreo de passageiros, com destino e partir de Cabo Verde, será retomado a partir das 00h do dia 12 de outubro.

    No mesmo dia, será também retomado o tráfego comercial marítimo de passageiros, bem como operações de escala técnica e de abastecimento de aeronaves nos aeroportos nacionais.

  • Mais 27.444 infeções no Brasil

    As autoridades brasileiras registaram 27.444 novos casos de coronavírus esta sexta-feira. Já são mais de 5 milhões de infetados desde o início da pandemia.

    O número de óbitos está quase nos 150 mil, com mais 682 nas últimas 24 horas.

  • Trump vai estar presente em comício na segunda-feira

    Donald Trump anunciou no Twitter que estará presente, na segunda-feira, num comício na Flórida. Será a retoma à campanha eleitoral e a um evento presencial, depois de ter sido diagnosticado na passada sexta-feira com Covid-19.

    Para além disso, Donald Trump receberá um evento na Casa Branca, no sábado — sendo que o presidente norte-americano apenas estará a assistir da varanda, não estando próximos dos visitantes, divulgou fonte oficial à CNN.

  • Espanha. Vox apela para que os espanhóis saiam à rua para "exigir a renúncia do governo das máfias"

    O presidente da Vox, Santiago Abascal, afirmou em mensagem vídeo que “Espanha sofre com o pior governo de sempre, que só traz ruína e morte”, e encorajou os espanhóis a saírem à rua “nos seus veículos” para “exigir a renúncia do governo das máfias”, referindo-se ao Executivo liderado por Pedro Sánchez, que tem sido criticado pela sua gestão “negligente e indecente” da pandemia e do país. O apelo surge como resposta à decisão do governo central de implementar o Estado de Alerta na Comunidade de Madrid.

  • Subiu para 79 o número de estudantes de Erasmus da U. Porto infetados

    O número de estudantes do programa ERASMUS da Universidade do Porto infetados com covid-19 subiu para 79, revelou esta sexta-feira a instituição, acrescentando que os casos positivos se “distribuem por várias faculdades e vários cursos”.

    À Lusa, o gabinete de comunicação da Universidade do Porto (U. Porto) avançou que foram detetados esta sexta-feira mais 38 casos positivos, passando de 41 para 79 o número de estudantes do programa ERASMUS [de mobilidade académica entre estudantes de todo o mundo] infetados.

    Num comunicado divulgado na quinta-feira à noite, a U. Porto esclareceu que os seus casos positivos se “distribuem por várias faculdade e vários cursos”.

    Isto “reforça a convicção das autoridades de saúde de que o contágio ter-se-á dado fora do contexto de aulas ou de outras atividades no interior da universidade”, acrescenta.

    A U. Porto afirmou ainda que, até ao momento, não foram registados casos de contágio “dentro das instalações”.

  • Cabo Verde anuncia mais dois óbitos e 92 casos positivos

    Cabo Verde anunciou esta sexta-feira mais dois óbitos provocados pela covid-19, aumentando para 73 o número de mortos associados à doença no país, que registou mais 92 novos casos positivos, passando a ter um acumulado de 6.809 infeções.

    Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da covid-19 em Cabo Verde, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, informou que os dois óbitos ocorreram na cidade da Praia e são dois homens, de 68 e 69 anos, que tinham outros problemas de saúde associados.

    O país passou assim a contabilizar um total de 73 óbitos associados ao novo coronavírus.

    As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram ainda mais 92 novos casos positivos de covid-19, de um total de 530 amostras analisadas na quinta-feira nos laboratórios de virologia do país.

  • Portugal quase todo laranja, Lisboa a vermelho: o novo “semáforo Covid-19” da União Europeia

    O mapa de cores organizado pelo European Centre for Disease Prevention and Control foi divulgado esta sexta-feira e pode ser utilizado por países da UE que queiram impor restrições de viagens

    Portugal quase todo laranja, Lisboa a vermelho: o novo “semáforo Covid-19” da União Europeia

  • Angola regista 73 novos casos e quatro mortes pelo novo coronavírus

    Angola registou, nas últimas 24 horas, 73 novos casos positivos de Covid-19 e quatro mortes, atingindo o cumulativo de 6.031 infeções e 212 óbitos, informou o Ministério da Saúde.

    Os dados sobre o quadro epidemiológico do país, apresentados pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, dão conta que do total de casos das últimas 24 horas, registados nas províncias do Huambo, Benguela e Luanda, 37 são do sexo masculino e 36 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 4 meses e 65 anos.

    No que se refere aos óbitos, foram todos registados em Luanda, capital de Angola, sendo quatro homens e uma mulher, com 51, 60, 66 e 69 anos. “No entanto, 50 pessoas foram recuperadas hoje – sete na província do Bié e 43 em Luanda”, referiu Franco Mufinda.

    Com os dados de esta sexta-feira, o país lusófono soma 6.031 casos positivos, 212 óbitos, 2.685 recuperados, 3.134 ativos, dos quais 14 se encontram em estado crítico, 20 graves, 84 moderados, 425 leves e 2.591 assintomáticos.

  • Subsídio Covid-19 no Orçamento do Estado de 2021

    O Orçamento do Estado para 2021 inclui um subsídio extraordinário de risco para os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que equivalerá a 20% da remuneração base, não podendo, no entanto, ultrapassar os 219 euros, avança o Público.

    O subsídio dura até existir pandemia em Portugal.

  • Madeira assinala sete novos casos e um total de 84 infeções ativas

    A Madeira assinalou esta sexta-feira sete novos casos de Covid-19, dez recuperados e 13 situações suspeitas, totalizando atualmente 84 infeções ativas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASaúde), sublinhando que um dos positivos é profissional de saúde.

    “Hoje há sete novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 270 casos confirmados de Covid-19”, refere a entidade em comunicado, esclarecendo que o profissional de saúde infetado esteve ausente do arquipélago e realizou um segundo teste após o regresso por apresentar sintomas. De acordo com o IASaúde, 17 contactos foram já identificados e a investigação epidemiológica do caso continua em curso.

    Em relação aos sete novos casos identificados nas últimas 24 horas, um é de transmissão local e seis são importados – dois provenientes de França, dois da região de Lisboa e Vale do Tejo, um da região Norte e um da região Sul de Portugal.

    O IASaúde reporta, por outro lado, dez casos recuperados e 13 situações que se encontram esta sexta-feira em estudo, todas identificadas à chegada à região.

    “São 84 os casos ativos, dos quais 77 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e sete são casos de transmissão local”, esclarece.

  • Póvoa de Varzim encerra cemitérios municipais entre 31 de outubro e 1 novembro

    A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, informou esta sexta-feira que os cemitérios municipais do concelho estarão encerrados entre 31 de outubro e 1 novembro para evitar novos focos de propagação da Covid-19. Num despacho assinado esta sexta-feira pelo presidente da autarquia poveira, Aires Pereira, é explicado que a decisão de encerrar os recintos no tradicional “Dia dos Fiéis Defuntos”, e na sua véspera, decorre “da situação epidemiológica atual que torna imperiosas medidas de caráter temporário e excecionais”. “Com essa medida, em vez da habitual romagem, que geraria aglomerações altamente suscetíveis de potenciar focos de propagação da pandemia, devem as famílias programar as visitas aos cemitérios de forma que se respeite as diretrizes da Direção-Geral da Saúde”, pode ler-se no despacho da autarquia poveira.

    No mesmo texto, a Câmara Municipal vincou que a iniciativa foi tomada depois de ter sido auscultada a Autoridade de Saúde local.

    Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, desde o início da pandemia, o concelho da Póvoa de Varzim registou 607 casos de Covid-19.

  • Subiu para 28 número de alunos infetados na Universidade de Aveiro

    O número de alunos infetados com o novo coronavírus na Universidade de Aveiro (UA) subiu esta sexta-feira para 28, estando a ser testados 124 “contactos de risco”, informou fonte académica.

    Numa nota enviada à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, informa que as autoridades de saúde “confirmaram infeção por SARS-CoV-2 de mais oito estudantes”, desta instituição de ensino.

    “Dos oito casos novos, sete estão relacionados com o contágio já identificado pelas autoridades de saúde, existindo ainda um caso isolado”, lê-se na nota.

    Na sequência deste contágio, o reitor diz que estão a ser testados 124 contactos de risco, numa ação conjunta que envolve a Universidade de Aveiro e as autoridades de saúde.

    A UA recomenda ainda a instalação da aplicação de rastreio da Covid-19 “StayAway Covid” e renova o apelo ao cumprimento das medidas de segurança, dentro e fora da Universidade.

  • Surto com 25 infetados em lar para pessoas com deficiência na Malveira

    Vinte e cinco pessoas do lar para pessoas com deficiência da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na Malveira, no concelho de Mafra, estão infetadas com Covid-19, confirmou esta sexta-feira a instituição.

    Dos 25 infetados na Obra Social do Pousal, 21 são utentes e quatro são colaboradores, estando a maioria “assintomática ou com sintomas ligeiros”, informou fonte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ao ser questionada pela agência Lusa.

    O surto começou na terça-feira, quando foi detetado o primeiro caso positivo, o que levou as autoridades de saúde a efetuar 180 testes aos 100 utentes da instituição e a 80 dos 113 funcionários, excluindo os que se encontram de baixa ou de férias.

  • Número de mortes na Misericórdia de Bragança subiu para seis

    O número de óbitos nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu para seis com a morte de mais uma idosa de 94 anos que testou positivo no surto de coronavírus, informou esta sexta-feira a instituição.

    Esta é a segunda morte registada na Misericórdia de Bragança esta sexta-feira, em que foram conhecidos os resultados finais dos cerca de 700 testes realizados a utentes e trabalhadores das diferentes respostas sociais, sem mais nenhum caso positivo entre os utentes.

    De acordo com José Fernandes, porta-voz e membro da direção o surto ficou circunscrito aos três lares onde se registou um total de 132 casos de infeção, a maioria entre os idosos, concretamente 102, seis dos quais morreram, e 30 trabalhadores.

    Os óbitos registados até agora dizem todos respeitos a mulheres com idades entre os 78 e os 95 anos.

1 de 4