Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a Covid-19 ao longo desta sexta-feira.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!

    EUA aprovam vacina de dose única da Johnson & Johnson

  • IATA planeia com 33 países reabertura de tráfego aéreo com sistema comum de certificação de testes e vacinas

    Uma das estratégias passa por um sistema comum de reconhecimento e certificação de testes de diagnóstico e vacinas contra a Covid-19 que possa ser usado por passageiros para viagens internacionais.

    A IATA está a desenvolver uma aplicação de telemóvel chamada “IATA Travel Pass”, que pode ser usada como certificativo de teste e vacina, mas admite que existam outras aplicações de telemóvel com o mesmo objetivo.

    Covid-19. IATA planeia com 33 países reabertura de tráfego aéreo com sistema comum de certificação de testes e vacinas

  • Organização Mundial de Saúde quer fim de direitos de propriedade intelectual

    Organização Mundial da Saúde diz que este “é o momento de usar todas as ferramentas para aumentar a produção” de vacinas contra a Covid-19.

    Vacinas. Organização Mundial de Saúde quer fim de direitos de propriedade intelectual

  • Covid-19. Covilhã prolonga estacionamento gratuito e outros apoios até ao fim do ano

    A Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, vai prolongar a isenção do pagamento nos estacionamentos da cidade até ao fim do ano, como medida de apoio ao comércio local face à Covid-19, foi hoje anunciado.

    A decisão foi hoje comunicada e consta em despacho assinado pelo presidente daquela autarquia, Vítor Pereira.

    Assim, a par de outras medidas de apoio ao comércio tradicional e como forma de incentivo à atração de potenciais clientes após o confinamento, o Município prolonga a isenção já em vigor do pagamento do estacionamento tarifado, do Silo-Auto da Praça do Município e dos parquímetros sob a alçada municipal, até ao fim do corrente ano”, é referido em nota de imprensa.

  • Covid-19: Centro Hospitalar Cova da Beira estuda imunidade da vacina em idosos

    O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, vai iniciar um rastreio em larga escala, para analisar a imunidade conferida pela vacina da Covid-19 na população idosa deste território, foi hoje anunciado.

    Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade de saúde do distrito de Castelo Branco adianta que o estudo será desenvolvido com o objetivo de perceber a capacidade de resposta da população mais idosa face à vacinação, verificando a imunidade obtida.

    A informação refere que já estão a ser iniciados contactos com as várias instituições de apoio à terceira idade da área de influência do CHUCB.

  • Portugal terá administrado pelo menos 30 doses da vacina da AstraZeneca a maiores de 70 anos

    Portugal terá dado já, pelo menos, 30 doses da vacina da AstraZeneca a maiores de 70 anos, segundo um relatório do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC), que detalha pormenores sobre a vacinação na União Europeia, avança a TVI24.

  • Vacina da Johnson & Johnson’s aprovada nos Estados Unidos

    O painel de especialistas conselheiros da FDA (“Food and Drug Administration”), a agência federal do departamento de saúde americano, votou hoje a favor da autorização da vacina da Johnson & Johnson’s contra a Covid-19 para uso de emergência, segundo a Reuters.

    É provável que a FDA autorize a vacina para uso de emergência após a recomendação oficial do painel, tornando-a na terceira vacina disponível nos Estados Unidos, e a única que necessita de apenas uma dose.

  • Covid-19. Centro Hospitalar Cova da Beira lança programa de combate ao burnout

    O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai disponibilizar aos profissionais de saúde um programa de combate ao stress laboral e ao burnout, anunciou aquela unidade de saúde com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

    Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CHUCB frisa a importância da iniciativa como medida de apoio aos profissionais nesta fase de pandemia, em que todos os indicadores apontam “para o facto da grande maioria dos profissionais de saúde apresentar sinais de cansaço físico e psicológico, bem como altos índices de stress e ansiedade, decorrentes de uma exposição contínua a níveis de exigência sem precedentes”.

  • Covid-19. Óbitos em 2020 custaram mais de 25 mil anos de vida em Portugal

    A mortalidade prematura causada pela Covid-19 em Portugal no ano 2020 levou à perda de mais de 25 mil anos de vida dos portugueses, avança um estudo hoje divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

    O grupo de investigação responsável pelo Barómetro Covid-19 analisou a mortalidade e os anos de vida perdidos em oito países europeus — Portugal, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Suécia e Reino Unido -, tanto por força da Covid-19 como devido a outras doenças.

  • Covid-19. Promulgado diploma que permite ao fisco ceder dados para validação do Apoiar Rendas

    O Presidente da República promulgou hoje o diploma que permite à Agência para o Desenvolvimento e Coesão pedir à AT dados para verificar os requisitos de acesso ao programa Apoiar Rendas, segundo uma nota divulgada na página da Presidência.

    O Presidente da República promulgou hoje o decreto da Assembleia da República que confere à Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., a possibilidade de solicitar à Autoridade Tributaria e Aduaneira (AT) informações sobre dados que estejam na sua posse, para efeitos de verificação dos requisitos específicos de acesso à medida de apoio designada «Apoiar Rendas», no âmbito do Programa APOIAR”, adianta a referida nota.

  • Covid-19. AHRESP quer acesso facilitado a pagamentos prestacionais na Segurança Social

    A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje o acesso facilitado a planos de pagamento em prestações na Segurança Social, com dispensa da apresentação de garantias e simplificação da informação, face ao impacto da pandemia.

    Atendendo aos graves problemas de descapitalização das empresas após um ano de fortes prejuízos, a AHRESP defende que as empresas dos nossos setores possam ter acesso facilitado a planos de pagamento em prestações na Segurança Social”, lê-se no boletim da associação.

  • Covid-19. Guiné-Bissau regista mais 26 novos casos

    A Guiné-Bissau registou mais 26 casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.241, segundo os dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

    Os dados, referentes a quinta-feira, indicam também que o número de pessoas internadas desceu para 17, contra os 19 registados na quarta-feira.

  • Covid-19. Nice e Dunquerque iniciam confinamento ao fim de semana

    Nice e Dunquerque, assim como os seus subúrbios, iniciam hoje o confinamento ao fim de semana aplicado em regiões francesas particularmente atingidas pela Covid-19 e o país regista mais 286 mortes devido ao vírus.

    Até às 06h00 locais de segunda-feira, os habitantes das duas cidades e dos seus arredores vão ficar confinados, iniciando assim o primeiro fim de semana de confinamento local em França.

  • Covid-19. Angola com mais duas mortes, 64 novos casos e 69 recuperações

    Angola somou mais duas mortes e 64 novos casos de Covid-19 em 24 horas, assim como 69 recuperações da doença, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Dos novos casos, 48 foram registados na província de Luanda, cinco em Cabinda, três em Benguela, três na Lunda Norte, dois no Zaire, um no Bengo, um no Cuando Cubango e um no Huambo, com idades entre os 02 e 61 anos, e sendo 22 do sexo masculino e 42 do sexo feminino, detalhou Mufinda.

  • Covid-19. ACES Médio Tejo já administrou 23 mil doses da vacina em 11 municípios

    O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo já administrou mais de 23.538 doses da vacina da Covid-19 nos 11 municípios da região, disse hoje a diretora executiva.

    Segundo Diana Leiria, este número inclui profissionais de saúde, bombeiros, utentes e colaboradores de lares de idosos, bem como pessoas com 80 ou mais anos ou com 50 e mais anos e patologias associadas.

    A responsável fez ainda saber que oito mil destas pessoas já recebeu a segunda dose da vacina.

  • Covid-19. Madeira com 58 novos casos nas últimas 24 horas

    A Madeira regista hoje 58 novos casos de Covid-19, passando a contabilizar 7.144 doentes desde 16 de março de 2020, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

    Dos casos hoje registados, dois são importados de França e 56 de transmissão local.

    A DRS adianta haver mais 62 casos de recuperações e 64 óbitos associados à doença.

    São 1.346 os casos ativos, dos quais 27 são casos importados e 1.319 são de transmissão local” diz o boletim.

  • Covid-19. Governo são-tomense agrava medidas sanitárias para travar propagação da doença

    O Governo são-tomense agravou hoje as medidas restritivas contra a pandemia de Covid-19, encerrando escolas e proibindo missas e cultos para tentar travar a propagação da infeção, que “está a aumentar de forma acelerada”, indicou em comunicado.

    São Tomé e Príncipe registou hoje mais um óbito por Covid-19 e 26 novas infeções, aumentando o número de óbitos para 28 e os casos para 1.745.

    A taxa de infeção está a aumentar de forma muito acelerada com todas as suas consequências, tais como o aumento da taxa de mortalidade e a taxa de internamento”, disse o ministro da Saúde, Edgar Neves.

  • Covid-19. Grupo de voluntários leva refeições ao hospital de Leiria

    Um grupo de voluntários uniu-se e todos os dias confeciona refeições, que são entregues aos profissionais de saúde dos serviços Covid-19 do Hospital de Santo André, em Leiria.

    A página de facebook “Leiria Consumo Responsável” já existia e serviu agora para fazer crescer o número de voluntários que se disponibilizou para contribuir com uma refeição aos profissionais de saúde que combatem a Covid-19, explicou à agência Lusa um dos administradores da página, Cristiano Carter.

  • Covid-19. Penafiel recebe doentes de cuidados intensivos do Hospital de Braga

    O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com sede em Penafiel, recebeu hoje dois doentes de cuidados intensivos do Hospital de Braga, anunciou fonte da instituição.

    Em comunicado, a fonte destaca que, na altura de maior dificuldade na região do Tâmega e Sousa (outubro e novembro), o Hospital de Braga foi um dos que mais ajudou o CHTS.

  • Covid-19. Governo dos Açores levanta cerca sanitária a Rabo de Peixe para a semana

    O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje que a cerca sanitária a Rabo de Peixe vai ser levantada “com responsabilidade”, na próxima semana, e saudou a “grande adesão” da população local no combate à pandemia.

    “Para a semana não há cerca [a Rabo de Peixe]”, porque vai ser “levantada com responsabilidade”, disse o governante.

    Artur Lima falava no parlamento dos Açores, no âmbito da apreciação de uma iniciativa do PSD que recomenda ao executivo um programa de recuperação económica e social específico para as freguesias de Ponta Garça e de Rabo de Peixe.

1 de 4